O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

gu6ustavo 27/08/2023

Na boa, leiam só os três primeiros livros.
Eu fiz todo um texto pra explicar o pq do argumento no título, mas o skoob simplesmente decidiu bugar e sumir com ele, então não vou explicar mais da msm forma tudo dnv.

Mas basicamente o quarto livro é um romance brega com fim meia boca, e o quinto planta umas dúvidas e conflitos, mas não dá desfecho pra nada (há não ser a um do terceiro livro), e o final é meio abrupto e ruim.

Aline MSS 10/08/2023

Não precisa entrar EM PÂNICO, pq vc NÃO entenderá NADA! ?
Uma das coisas mais nonsense q já li na vida. É o típico livro q do começo ao fim NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! É uma experiência e não uma leitura! ??

É simplesmente impossível resenhar oq aconteceu nesse livro. É ficção científica com pitadas do humor rabugento britânico e q com crtz não agradará mta gente. Tem q se desprender de qualquer raciocínio logico pra ler esse livro, já q nenhuma resenha disponível irá te resumir de maneira coerente oq se passa naquelas páginas. Sério!

Já começa q o livro se apresenta como uma "trilogia de cinco". Tipo? WTF? ??
É uma história q o começo não tem motivo, as aventuras não têm conexão, os personagens não fazem sentido, não existem explicação coerentes e o final parece o começo.

Tbm não é o tipo de livro pra ler sublinhando, pq o autor no msm parágrafo ou no seguinte já "desdisse" oq ele tinha acabado de dizer. Nada faz sentido e quem não tem isso em mente, com crtz não vai gostar desse tipo de leitura.

É ler e coringar! ? Não bebo, mas tenho uma imaginação fértil e gosto mto de Doctor Who, então me diverti com a leitura.

Oq tem no livro:
- São 5 volumes q não guardam mtas conexões entre si. Recomendo ler cada um intercalando com outros livros aleatórios p/ não se cansar!
- Poucas explicações p/ TUDO oq acontece;
- Mtas descrições e mtos diálogos;
- Poucos personagens;
- Viagem no tempo;
- Romance;
- Astrologia;
- Humor britânico (debochado, depressivo, rabugento);
- Citações cientificas sem qualquer embasamento teórico.

Li a edição capa dura da editora Arqueiro, q apesar de ser mto bonita é bem desconfortável pra manusear.

Recomendo essa leitura p/ quem não se leva à sério, p/ quem tem bom humor, não exige explicações p/ tudo e gosta de ter novas experiências literárias. É um livro pra sair totalmente da zona de conforto e eu dificilmente faria uma releitura.
Nilo10 10/08/2023minha estante
Melhor resenha hahahahahaha

Aline MSS 10/08/2023minha estante
???Obrigada, Nilo. Nem eu entendi! ?

Fabio 11/08/2023minha estante
Adorei a resenha Aline! ??????

Aline MSS 11/08/2023minha estante
Obrigada, Fabio. ??

italomalveira 12/08/2023minha estante
Será que foi escrito a base de drogas? kkkkk

Aline MSS 12/08/2023minha estante
Ñ sei te dizer, Italo. Mas o próprio autor confessa q ñ esperava tanto sucesso e nem queria escrever esses 5 volumes. Ele msm diz q não se lembrava de mta coisa enquanto ia escrevendo, então tu já imagina a "bagunça" q virou a história. ??

Abelita.Azevedo 15/08/2023minha estante
Esse livro é tão sem pé nem cabeça! Vc resumiu tudinho o que eu senti lendo! Tirando a parte que se divertiu, pq eu não me divertir em nada kkkk ?

Aline MSS 15/08/2023minha estante
hahaha, eu te entendo Abelita. Esse livro não é nada democrático, por isso eu destaquei q quem for ler tem q se desprender de toda racionalidade. Eu me diverti, pq é na vibe Doctor Who. ???

Wesley - @quemleganhamais 16/08/2023minha estante
Li esse livro neste ano e sua resenha descreve bem o que senti e qual e experiência para o futuro leitor! Muito bom?????

Aline MSS 16/08/2023minha estante
Obrigada, Wesley. Tirando o robô, acho q tivemos uma experiência parecida com esse livro. É bom e ruim. ???

Frank V 07/08/2023

Péssimo
Achei horrível, foi um parto pra terminar.

Será que vou perder minha carteirinha de nerdola?

Yara 07/08/2023

Quando pensei que tava entendo algumas partes do livro, na verdade eu não tava entendo era nada. Kkkkk
Na realidade a melhor parte do livro que achei foi o último livro, esperava por esse final? Claro que não. Mas me deixou completamente transpactada. Mas no final do livro senti falta do Zaphod.

Cassiano 30/07/2023

Um dos melhores livros que já li, ótimos personagens, o típico humor inglês que se encaixa muito bem na história, com situações absurdas que são ao mesmo tempo cômicas e filosóficas, satirizando e ironizando a humanidade e os acontecimentos mundanos da sociedade, simplesmente sensacional.

kauãcrises 29/07/2023

GENIAL!!!!!
Simplesmente a minha saga de livros favorita! O 4 e o 5, admito, não me agradaram tanto quanto eu imaginava (o 6 nem é do mesmo autor então prefiro nem falar sobre...), mas os três primeiros livros são igualmente perfeitos, 10/10.

Acompanhamos um grupo nada convencional formado por dois humanos, um alienígena ? presidente intergaláctico ? e um robô um tanto niilista (meu personagem favorito) após o planeta terra ser literalmente demolido por uma espécie bem d#sgraçada chamada Vogon. A partir daí, os personagens se juntam pada desvendar segredos escondidos pela galáxia.

O livro é EXTREMAMENTE engraçado e aleatório, realmente me fez gargalhar em diversos momentos. Fiquei muito emocionado quando acabou, pois sabia que nunca leria uma aventura tão divertida quanto essa.

Recomendo demais! ??

milla_giancristofaro 28/07/2023

Geral: surpreendente a genialidade do autor, estava muito à frente do seu tempo. É literalmente o pai dos nerds e percursor de tudo aquilo que temos como ficção científica. É surreal pensar que foi escrito tempos atrás quando não existiam metades das coisas descritas e quando não se tinha nenhuma história sobre aventuras nas galáxias. Sua maior graça é não fazer sentido algum, ser peculiar e incoerente, inesperado e sem noção. Simplesmente não tem compromisso nenhum em seguir qualquer padrão, mesmo
Que tenha sido ele mesmo a estabelecer o padrão. Cheio de surpresas.

Comentarios especificos (com spoiler):

Livro 1: foi o mais marcante ja que eu nao tinha a minima ideia do que esperar. Toda a historia de destruiçao da terra, passeio pela galaxia, personagens completamente pancados da cabeça, os ratos cientistas usando a terra como experimento e a resposta universal 42.

Livro 2: o meu favorito disparado. Uma verdadeira confusao de viagem no tempo, com todos os personagens originais reunidos, cada um contribuindo para a historia a seu modo. Simplesmente genial a ideia do restaurante do fim do mundo e da vaca como garçom. Muito genial a sacada do restaurante ser no mesmo lugar mas em tempos diferentes. Desesperador o momento da morte iminente, uma pena terem deixado Marvin para tras, tudo era mais legal antes disso. Destaque tambem para quando o Zaphod se viu como o centro do universo.

Livro 3: Confesso que foi o que mais demorei a ler, achei a leitura menos fluida, mas ainda Manteve a Pegada dos dois anteriores. Muito legal todo o role com os robos preparados pra liberar o planeta que nao aceita a existencia de outros planetas. Me surpreendeu bastante ser o computador por tras de tudo, sendo ele o responsavel pela falta de conhecimento do povo. No final, uma nova surpresa quando Arthur vai arremessar uma bola e na verdade é uma bomba como uma ultima tentativa do computador.

Livro 4: achei o mais parado e monótono dos cinco, foca inteiramente na construção da relação do Arthur com a Fenny. Isso não o torna ruim, apenas não teve tantos acontecimentos e confusões quanto o restante. Gostei bastante da relação dos dois personagens, mas senti falta da dinâmica que acontecia previamente. Os outros personagens mal aparecem ou nem aparecem. Pontos de destaque foram a volta do planeta terra, a habilidade de voo dos dois e o final com ambos encontrando Marvin depois de séculos. Marvin sempre foi o melhor personagem e o mais injustiçado pelos demais, finalmente teve um descanso, mas fiquei muito triste com a sua morte. Gostei tambem da parte dos golfinhos agradecendo Pelos peixes e deixando os Aquarios.

Livro 5: confesso que nao entendi a necessidade do livro quatro ja que nada dele foi adiante e fiquei Esperando que Zaphod fosse retornar em Algum momento, mas o personagem ficou sem despedida Alguma. Acho que o que mais me surpreendeu no livro inteiro foi a filha do Arthur e da Trillian. Gostei muito de terem trazido pra historia uma terra paralela, com cada Trillian arrependida por ter seguido um caminho diferente. Muito aleatorio o Arthur fazendo sanduiches, achei muito engraçado. E que final aleatorio????????? Fez jus ao livro, mas meu deus definitivamente nao era o que eu esperava. Preferia outra coisa diferente de todos morrendo massss?

William Camargo 28/07/2023

A "trilogia em cinco volumes" começa de um jeito que você não sabe pra onde a história vai te levar, e termina igual o começo.

Tirando isso, a história é bizarramente inacreditável e imprevisível, te leva pra lugares inimagináveis e te deixa com mais perguntas que respostas.

Matheus1063 16/07/2023

SIMPLESMENTE A PIOR LEITURA EM 2 ANOS
Bom eu sei que serei muito criticado por vocês que possam ver essa resenha . Mas não posso partir pro principal que é uma BOSTA DE LIVRO.
Nossa que decepção, que tormenta ler essa saga que para muitos é essencial para os geek/nerds .
Segui algumas recomendações dos booktubers e me arrependi.
Uma história rasa , chata , repetitiva com piadas PESSIMAS , personagens sofríveis e uma estrutura de leitura que não é nada além de uma viajem sem sentido .
Me sinto muito mal por isso porque eu fui com muita vontade e as expectativas lá em cima . E me decepcionou ler uma saga de 5 livros que APENAS O 1° livro se salva.
Por isso dei 1,5 ? porquê a edição capa dura é linda e serviu apenas de estante e o 1 livro é legalzinho , por quê depois é apenas ladeira a baixo e triste saber que muita gente exalta não sei se por seguir um padrão ou só pra dizer ( tô dentro da comunidade )
Mas enfim
Não recomendo e não vou reler esse livro
Não gostei
Ninguém do meu círculo social gostou
É uma pena ser só um enfeite de cabeceira!

Wesley - @quemleganhamais 08/07/2023

Para rir e não levar a sério
Esse é o livro completo com os 5 volumes da trilogia do "Guia do Mochileiro das Galáxias". Isso mesmo, 5 itens de uma trilogia. As piadas começam por aqui.
Arthur é um terráqueo que viajar "meio mundo" no universo com um editor do Guia, Ford.
O livro não tem uma linha cronológica fidedigna, e nem acho que foi escrito pra ser levado a sério. Para mim, o autor quis contar uma história e se divertir com ela, recheando com piadas sarcásticas, ironia, nolsense entre outras.
Existem mais personagens e o que mais gostei foi o robô chamado Marvin. Ele é divertido demais. Acho que me identifiquei pela melancolia e estado de espírito bem depressivo. Quando ele aparecia, dava boas gargalhadas.
Enfim, foi uma leitura longa, cheia de curiosidades e cuja resposta é 42.

MateusCantele 06/07/2023

Uma boa leitura e obrigado pelos peixes!
32ª leitura de 2023: Guia definitivo do Mochileiro das galáxias de Douglas Adams.
Reler esse livro foi uma das melhores escolhas do meu ano e eu poderia te dar 42 razões para ler essa obra prima o quanto antes, mas prefiro deixar o seguinte conselho: Não entre em pânico!

Nilo10 04/07/2023

Guia definitivo do mochileiro das galáxias
Confesso que pra mim foi uma decepção. Iniciei o livro com uma expectativa enorme. Várias resenhas positivas falando sobre o humor e sobre a escrita do Douglas Adams. Infelizmente foi muito longe do que esperava.

No início, a criatividade e o humor são bem interessantes. Diferente de tudo que já experimentei de literatura. Mas com o tempo o humor fica muito repetitivo, os capítulos arrastados e a história sem pé e cabeça. Alguns dos livros terminei com a sensação de não ter entendido o que era o início, meio e fim da história.

É isso, não indico a leitura desse livro em formato único. Acredito que se ler de um em um e com espaço de tempo entre eles, pode ser mais interessante do que em um único volume.

Infelizmente não indico esse livro pra ninguém hahahahaha
Matheus1063 16/07/2023minha estante
Eu te amo pessoa que tem a minha mesma visão . Eu simplesmente tive um parto para terminar esse livro. Achei muito chato e longo e sem noção . Eu tava pra desistir já no último livro . É superestimado eu dei 2 ? e olha lá . Eu não gostei de vdd eu fui com sede ao pote e voltei com mais sede e raiva porque me decepcionou tanto que eu não recomendo a ninguém ( e olha que sou uma pessoa que lê de tudo )

Gabriel Molotov 03/07/2023

Traiu ou não traiu?
Que livro incrível, mistura vários conceitos, inclusive tem um pouco de programação explicada como sabichão o que deixa a explicação melhor ainda, tem uma excelente escrita e cada capítulo termina no ponto exato de fazer você querer ler mais um, super recomendo, é uma leitura incrível.

Douglas Colácio 27/06/2023

Esse é um daqueles livros que eu quero ler novamente
Acredito que nunca tinha lido uma obra cômica com tanta desenvoltura e que faz, nós leitores, viajarmos por narrativas tão alucinantes e imaginativas quanto o Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias.
Nessa obra viajamos com os personagens em aventuras inimagináveis, a mundos complexos e cada aventura é uma nova surpresa e sempre recheado de gargalhadas.
Esse é um daqueles livros que eu quero ler novamente