Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado

Resenhas - Tieta do Agreste

Rafael 25/02/2023

Sobre o valor das coisas não precificáveis.

Tieta é o terceiro livro de Jorge Amado que li, e para mim, fica cada vez mais claro que esse simpático baiano é o autor brasileiro que mais gosto de ler. Com grande sensibilidade ele consegue descrever nos seus livros as dores e as alegrias do povo brasileiro, mostrando-se inconformado com as injustiças sociais e denunciando com sutileza as muitas mazelas que assolam nossa sociedade.

O livro Tieta do Agreste retrata a simplicidade de um pequeno povoado localizado no norte da Bahia (e que faz fronteira com o estado de Sergipe), e tem como características as suas belas paisagens que são compostas por rios, dunas e praias paradisíacas, ainda que seja um local de difícil acesso. Nesse cenário, Jorge Amado contrasta as belezas naturais com o isolamento e a pobreza material e moral das pessoas de Santana de Agreste.

Como personagem principal, temos a Sra. Antonieta Esteves, conhecida em Santana do Agreste como Tieta, que no auge da adolescência foi expulsa da cidade por seu pai, após ter suas aventuras sexuais expostas pela sua irmã Perpétua, conhecida por sua religiosidade. Depois de muitos anos e de ganhar muito dinheiro em São Paulo, Tieta volta para a sua cidade natal em meio a uma polêmica que assola a população de Agreste: a possibilidade da instalação de uma fábrica altamente poluente na cidade que pode trazer prosperidade a população, mas também pode trazer inúmeros transtornos devido ao potencial de destruição dessa indústria.

O livro é bem divertido, inteligente e como costumeiro nas obras de Jorge Amado, com um teor bastante sexualizado. A história ainda destaca com humor a hipocrisia de uma população bastante conservadora nos valores, mas que no fundo escondem diversos deslizes morais.

Por fim, li muitas críticas ao tamanho da obra, entretanto, confesso que hoje em dia estamos acelerados e ficamos facilmente entediados com tudo que flui em um ritmo mais lento. Vejo que essa é a proposta real do livro, mostrar a pacata rotina de uma população habituada com a vida numa cidade onde o tempo corre sem pressa, onde todos se conhecem bem e onde há pouco conforto (imagine que é um local pobre na década de 60). Ainda assim, a história nos conduz a refletir sobre o grande valor de coisas que não podem ser precificadas, como por exemplo, a preservação ambiental, o ar puro, a saúde mental da população que vive em um ambiente sem ansiedade, sem estresse e sem grandes cobranças, a paz e a segurança do local, dentre outros fatores que o progresso ainda não comprometeu. Cabe mencionar ainda que o sucesso dessa obra literária pode ainda ser estendido a uma novela que teve grande êxito no final década de 80 e um filme protagonizado por Sônia Braga, que acabam por confirmar a beleza dessa história repleta de brasilidade e reviravoltas.
Katia Rodrigues 25/02/2023minha estante
???

Japa :) 19/01/2023

"ninguém morre de amor, de amor se vive"
Começo a resenha com esse trecho do livro, pois sem dúvida foi o que mais me marcou e vou levá-lo para a vida.

Tieta do Agreste é um livro que em minha visão é o melhor de Jorge Amado. No livro ele com seu jeito simples e coloquial de escrever, consegue passar para o leitor as dificuldades que uma cidade parada no tempo passa e consegue igualmente nos fazer sentir raiva daqueles que carregam dentro de si um falso moralismo, cheios de sacrilegios e entre outros pecados mundanos como a ganância e a inveja.

O enredo tem uma forma surpreendente de nos prender fazendo assim viajarmos para as dunas de mangue seco, as terras do coronel e até mesmo para a pequena venda de Astério. O desenvolver do livro é bem empolgante, por mais que existam algumas partes meio sonolentas!

esse livro com certeza me deixou saudades da Bahia e de uma bela baiana, igual a Tieta :)

Ale 19/01/2023

No fim achei hilário
O decorrer do livro é um fingimento que só, a gente sabe que tem algo estranho acontecendo.
Há muita enrolação, o autor às vezes conversando com o leitor, às vezes falando sozinho...
Aí quando tudo se revela é uma correria, o ritmo muda de forma tão brusca, parece que estamos todos fugindo da cidade.
É uma experiência muito legal!! Recomendo muito!!!

Nscalazans 26/12/2022

A PASTORA DE CABRAS
A maior, meu caros. Livro excepcional!!!! Tieta é sinônimo de humildade e libertação. Claro, o livro tem seus compromissos, mas muito divertido, interessante. Tramas complexas e bem elaborada, traz grandes debates a mesa. Sinto que deixa um gostinho de continuação, um final em aberto. Livro muito bem escrito. Queria mais.

Clarispectiana 25/12/2022

Leiam, pelo amor de deus!!!
Fantástico!!
Se você quer um livro leve para dar risada, mas que tenha enredo e uma boa história é esse!! Tieta, cabrita retada do interior lá do Agreste sai de casa ainda muito moça e só retorna anos depois.
Eu dei risada demais, sabe fofoca de interior? esse livro tem demais (kkkkkk), além de discutir questões importantes como as mudanças que ocorrem em cidades interioranas (luz elétrica, fábricas, calçamento).

Sei dizer não viu, livro bom demais. E Tieta porreta é muito a minha personalidade, ave-maria.

Leiam, pelo amor de deus!!!

Karen 12/12/2022

Punh&teiro
Seguindo a linha direta do autor, o título da resenha só poderia ser batizado com esse nome.
Inicio ótimo, idílico. O meio, pura encheção de linguiça. Ultimas páginas 100% fim de novela com tudo se resolvendo em 2 capítulos.
Livro pra mais de 600 páginas - tendo 250 seria o suficiente.
Comparado à novela adaptada do romance... uma prima distante.
Mesmos personagens, desenvolvidos diversos, propósitos outros e finais sem a menor conexão com a obra.
Porém, Bafo de Bode, em ambas, as gargalhadas mais sinceras.
"Seja feita a justiça de Deus! Mete ferro, padrequinho!".

gr.will 02/12/2022

Que livro incrível! Mais um ponto pro Jorge Amado, no meio das inúmeras contradições que encontramos em sua obra.

O início do livro, devo dizer, achei bem incômodo. A sexualização e animalização de Tieta me pareceram elementos desnecessariamente excessivos. Em todas as passagens que o autor lançava mão desse recurso eu revirava os olhos durante a leitura.

O livro, porém, não pode ser anulado como um todo. De fato a trama se desenrola para além da sensualidade de Tieta, aliás, bem para além da personagem de Tieta. O Agreste toma vida à medida que vamos conhecendo cada um dos personagens. A discussão que o livro traz sobre Progresso também é um elemento que funciona muito na narrativa, dá movimento para a história, cria tensão entre os personagens e provoca o leitor a se posicionar também.

A narrativa em formato de folhetim também entretém bastante e torna a leitura muito dinâmica e divertida. Apesar das mais de 600 páginas, eu não conseguia largar o livro e sempre queria ler mais um capítulo, afinal são bem curtinhos cada um.

No geral, achei uma leitura muito prazerosa e repleta de conteúdo. Se insere, sim no hall de obras de JA que podemos (e devemos) problematizar, mas certamente também apresenta um autor experiente que sabe muito bem mobilizar vários elementos para compor sua narrativa e atingir os efeitos desejados.

Daniela742 24/11/2022

Ai, ai, Tieta...
É tanta coisa que eu tenho pra falar desse livro que nem sei como organizar meus pensamentos.

Primeiro de tudo: que maravilha de representatividade do nordeste brasileiro! Foi meu primeiro contato com o autor e é bom demais ler algo que representa tantas características regionais do local onde vivo.

Os personagens são um show a parte. Cada um carrega um mundo de personalidade, características e tanto desenvolvimento que ocupam lugar especial e de destaque na história.

A trama é igualmente maravilhosa, discute temas fundamentais como política, sustentabilidade e a liberdade sexual da mulher. Tudo isso em 1977!

Apesar de alguns pontos terem me incomodando ao longo da história, sigo extremamente curiosa para ler várias outras obras de Jorge Amado.

Jana 19/11/2022

Maravilhoso
Demorei pra ler Jorge Amado e agora quero ler toda a obra. O humor e a ironia narrando a hipocrisia e os preconceitos da nossa sociedade me fizeram rir sozinha em muitos momentos, até os títulos dos capítulos são engraçados e geniais.
Os temas tratados me chocaram um pouco, porém, é o retrato fiel da complexidade humana. Somos animais como os outros, a única diferença é que somos hipócritas haha. Ao contrário de muitos, adoro a linguagem chula tanto quanto a culta, ambas tem seu encanto. Achei o final acelerado (como o próprio autor relata), e fiquei com aquele gostinho de querer saber mais dos destino dos queridos personagens.

Rubens 15/11/2022

O mesmo Jorge Amado
Esse é o segundo livro que leio do autor, e o maior. Não chega a ser cansativo, mas o maior acontecimento só vem nas últimas páginas; mas também não traz nada de incrível.
Um ponto que sempre me causa indignação é o fato do autor colocar o estupro como algo positivo para a vítima, "ela quis", me pergunto como Jorge Amado virou um clássico e como não se coloca em pauta todos os discursos fora de moda dele. Sei que foi escrito em outra época e com outro contexto social, mas nem por isso é menos problemático!

Josana.Baltazar 06/11/2022

Nem acredito que levei tanto tempo para ler o grande Jorge Amado, sem sombr de dúvidas o livro é maravilhosamente bem escrito e aquele detalhe do autor escrever de tempos em tempos uma conversa dele com os leitores é muito interessante, mas percebesse pelo tempo que levei para ler que não foi um livro que me prendeu, gostei dos personagens e da estória em si. Vou com certeza ler outros livros do autor para ver se me apaixono

Vanda 17/10/2022

Leitura antiga
Esse livro tem uma importância enorme na minha vida, não me sinto capaz nem de escrever sobre ele. Aqui Jorge Amado entrega uma novela muito bem feita, a leitura é gostosa, a imersão é tamanha que parece ser palpável todo esse universo de Tieta. Lembro-me de estar tão imersa com a obra ao ponto de sonhar com por diversas noites, e acordar triste, porque não era "real". Não entendo porque falam tão pouco sobre esse livro, pois para mim dificilmente outro do Jorge Amado conseguirá ser melhor. Não se trata apenas da história de Tieta, é sobre todo o Agreste, sobre a Bahia, sobre como o resto do país costuma nos ver e sobretudo como nós mesmos nos enxergamos. "O livro é item de primeira necessidade, como pão e água, no entanto querem vender como artigo de luxo". A frase que grifei não exatamente como no livro me marcou para sempre, acho que ela por si só consegue trazer muito da atmosfera dessa novela. Aqui apresenta-se ao leitor todo um embate do homem entre o que é o progresso e até que ponto ele deve ser priorizado e executado, entramos em contato com o grosso da sociedade da época retratada, esse livro é incrível! Emocionante e muitíssimo divertido, arranca ora sorrisos, ora lágrimas
Eu, como adolescente que li, lembro de ficar um pouco escandalizada com o erotismo da obra, os personagens são reais, dizem coisas reais e não são adeptos ao politicamente correto, diga-se de passagem. Portanto, não é uma obra para todos, há de ter uma mente muito aberta e sem preconceitos
Vania.Cristina 10/07/2023minha estante
Li agora. Concordo com você, livro emocionante e divertido. Na adolescência, li Capitães de Areia, e teve o mesmo impacto pra mim que esse teve pra você.

Thamirys Santos 29/09/2022

Primeiro Amado concluído com muito sucesso
Desde o início do ano me propus a ler clássicos da literatura, principalmente os nacionais. Decidi então ler algo de Jorge Amado, pois sei muito bem de sua influência e importância na literatura não só nacional. Sempre tive muito preconceito com suas obras baseada nas séries de tv e filmes inspirados nelas, mas nunca li nenhum livro seu pra falar com propriedade.

Eis que decidi começar com Tieta do Agreste, porque de suas obras mais famosas, essa foi a que mais me interessou a sinopse.

E que feliz surpresa tive em ler esse livro. Tudo bem que ele é desnecessariamente longo (o próprio autor brinca com isso no final da história), mas os diálogos e personagens são tão interessantes, que você vai lendo e se pega preso à história, na ansiedade de saber como as coisas vão acontecer e terminar.

Gostei demais e já coloquei outros livros do autor na minha lista de interesses futuros. Agora sim, posso dizer que meus preconceitos eram muito bobos, perto da maestria de Jorge Amado.

Fayracr 20/09/2022

Cansativo.
Já li outros livros de Jorge Amado que simplesmente adorei, porém não consegui me cativar por esse. Achei a história longa e arrastada, com intermináveis diálogos supérfluos que poderiam diminuir o livro pela metade caso não tivessem sido escritos.

Julhaodobem 12/09/2022

Mais um Amado
Quando peguei pela primeira vez um livro de Jorge amado em mãos nunca pensei que se tornaria uma leitura agradável e que me faria ter a vontade ler os outros livros do autor, uma vontade imensa de saber o que ele poderia criar, discutir ou relacionar com uma parte do Brasil que nós, paulistas estereotipamos até hoje. Ler Jorge amado nos mostra o quanto este homem marcou a historia da literatura contemporânea brasileira, sua forma de escrita, a forma com que fala dos personagens como se realmente eles existissem consegue transportar o leitor em um mundo que se sente parte das historias contadas por ele. A forma que o próprio autor participa da historia como um narrador consciente desse mundo e que faz parte dele só aumenta a forma que a literatura de Amado consegue colocar seu lugar na historia da cultura brasileira.

Até hoje existem pessoas que dizem que ler Jorge Amado é uma perda de tempo, "é uma completa putaria generalizada", "o cara só fala de 🤬 #$%!& ", "tem muita violência", "ele só coloca coisa de seita". Essas são as frases que ouvi enquanto conhecia a sua literatura, frases geralmente de pessoas brancas, inertes em um mundo de privilégios europeus que desconhecem a sua proporia nacionalidade, nem se dizem latinos e pagam a alma para o tio Sam. Sinto pena daqueles que negam a própria cultura e deixam as maravilhas do calor ardente do nordeste brasileiro para trás, com as historias de religiões afro brasileiras, a culinária baiana, a dor de órfãos lutando para sobreviver em uma cidade de cristos ou uma cidade presa no tempo onde belas mulheres andam, discussões politicas são colocadas e provam a mais alta experiência do que é sexo feito sem medo, sem preconceitos apenas procurando o prazer mais carnal e poderoso com uma vontade ardente.

Assim, é desta forma que começo falando do terceiro livro que li de Jorge Amado, Tieta do Agreste conta a historia da "pastora de cabras" Tieta, uma jovem garota de Santa Ana do Agreste que é expulsa do pai depois de fazer depravações nas praias do mangue seco, um lugar paradisíaco da cidade. Depois de 30 anos ela volta para Agreste para ver a sua família e tentar se reconectar com estas pessoas onde o único contato era uma mesada bem gorda para cada pessoa de seu sangue.

Podemos dizer que Tieta é a personagem principal do livro, mais uma vez uma protagonista feminina poderosa que tem uma força que inspira e causa pavor nos personagens. Diferente de dona flor em outra obra do autor ( Dona flor e seus dois maridos) aqui esta personagem já tem suas ideias independentes e poderes de fala logo no inicio que lutam contra o machismo e o preconceito por ser uma mulher pensante por si própria. Esta mulher é a personificação de uma mulher madura, consciente de seus problemas e não tem medo de abrir a sua boca para falar o que pensa, mesmo assim possui a falha da luxuria que todos os personagens do autor vivem, principalmente as mulheres, a vontade incansável ao sexo. Que até aqui para um leigo que nunca leu Amado possa entender como uma característica sem sentido e somente colocado pelo autor pela simples "Putaria", mas no fim entendemos que o sexo é basicamente uma vontade humana e natural em todo ser humano, uma forma de nos conectar novamente ao nosso estado primitivo.

O sexo é basicamente uma forma de prazer, uma vontade que já esta em nosso DNA, o que Jorge Amado faz por meio de Tieta e outros personagens neste livro é demonstrar isso mentalmente, com seus pensamentos, desejos e sonhos que não podem ter socialmente mostrados senão seriam julgados por conta de seus postos sociais. O que no fim é um espelho da nossa realidade, todos nos sentimos "tesão" em momentos inesperados e vontades de transar, e colocar isso em uma mulher desperta em nós leitores uma forma de reflexão, aqueles que acharem normais essa atitude entende que tanto a mulher como o homem podem sentir as mesmas coisas, agora se for contra, com certeza você terá ai dentro de seu subconsciente o puro e velho machismo colocado a prova, isto é uma sacada perfeita colocada pelo autor, e algo que muitos ainda não entendem, o uso do sexo como uma critica e também para normalizar certos atos carnais proibidos pelo patriarcalismo contemporâneo.

Junto com esta questão do que seria o sexo, a trama causa um embate humorístico e social com a religião católica, que como sabemos proibi qualquer ato carnal antes do casamento e vê o ato do coito como uma forma de apenas procriação e somente o pensamento de faze-lo como prazer já é um pecado. A personagem que personifica com mais rigor a religião autoritária no livro é a personagem Perpetua, a irmã mais velha de Tieta, como o próprio nome diz ela esta presa para sempre como uma forma de visão de mundo. Viúva e devota a Deus, Perpetua é a personagem que segue a risca todas a regras da igreja católica, até colocando seus filho no meio disso. A luxuria como inicialmente podemos pensar não existe para ela mas no fundo é uma força que nasce por conta de suas atitudes secretas de estar acima de todo mundo financeiramente a todos momento, se mostrando como a irmã controladora, mais inteligente e sensata, mas no fundo ela somente quer ser mais a poderosa do que todos, pois se não pode ter o prazer pelo menos terá o dinheiro, o gozo do capitalismo que promove objetos, poder e influencia politica na cidade. Portanto, acaba tornado essa dualidade entre religião e luxuria como uma das formas mais interessantes durante a historia pois esta presente na maioria dos personagens, por mais religiosos que sejam, secretamente cada um tem a sua forma de luxuria, seja sexual ou financeira.

Com todo esse turbilhão de características e culturas é de esperar que em um livro de Jorge Amado a cidade faça um papel importante, uma força viva e consciente , que reflita nas atitudes e vontades dos personagens. o Munícipio de Santa Ana do Agreste é mais um lugar que o autor faz crescer e respirar junto com os personagens. Diferente da Bahia de Dona Flor e seus dois maridos, Santa Ana é um lugar que parou no tempo, um lugar que parece que não seguiu os rumos do progresso do pais, decidindo ficar como uma cidade velha e cada vez mais esquecida, como aqueles lugares que nunca sabemos que existia no mapa, como Bacurau ou Analandia. Mesmo assim é uma cidade que explora caraterísticas do tempo do coronelismo, uma população que se conecta com a cultura, existe uma comunicação saudável mesmo com as manchas de um liberalismo autoritário, sem a industrialização, o tóxico som alto de carros e pessoas gritando nas ruas como em grandes metrópoles.

Quando o famigerado "progresso" chega a esse pequeno lugar é possível ver claramente uma critica não apenas ao sistema capitalista que vai direto apenas ao lucro mas também na própria politica e esse progresso industrial que é colocado até hoje como a única forma de evolução, tenha carros barulhentos, prédios grandes, faça lucro com tudo e qualquer coisa possível, importe objetos caros de outros lugares do mundo, Europa sempre é a favorita. Assim, resumidamente é a forma mais clara que permeia até hoje que a felicidade a forma de prosperar de um lugar é ser de asfalto, aço e lucrar a todo momento para ser feliz junto com belas regalias do capitalismo, ser caipira não paga bem as despesas. Fazendo assim uma referencia ao que vivemos hoje, a cultura do interior é feita de desprezo e sem emoção, agora um objeto cultural de outro pais é abraçado com muito amor pois terá um lucro, para aumentar as contas do banco no final do mês.

Por fim não tem como não comentar sobre a questão ambiental que é o ponto alto do livro com discussões do cotidiano que existem até hoje, com o nosso mundo a cada dia tendo seus dias contados por conta desse progresso que tanto políticos proclamam, mas no fim destroem um lugar histórico da natura para sempre. Em Tieta do agreste isto é discutido como um exemplo da paisagem natural que existe no Agreste, que alguns dizem tudo bem ser excluída do mapa, tudo pelo futuro da industrialização. Mas não enxergam que a longo prazo isso ira sucumbir a própria cidade em desgraça, apagar a cultura rica que existe ali e cada vez mais aumentar a poluição. Esta é uma parte da trama que gira em torno de todos os personagens e critica o próprio sistema erguido da industrialização brasileira, que não controla empresas estrangerias em seu próprio território, um fato que parece ser de um romance literário mas que existe na realidade do pais até hoje.

Tieta do Agreste foi um livro que posso ter demorado para terminar, uma mera consequência da vida de um bixo universitário, mas me deliciei em cada parte com mais uma historia de Jorge Amado. Um autor polêmico mas um romancista famoso em todo o território brasileiro, por demonstrar uma parte do nordeste com a cultura, a religião e o comportamento social de um povo em sua forma mais pura e entre quatro paredes, foi o que foi demonstrado nesse livro, agora com um toque mais politico e militante, com pequenos tons de humor e sátira pois é a forma mais poderosa de criticar um sistema dominante que controla o mundo.