Testemunha Ocular do Crime

Agatha Christie

Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime

shay 20/04/2024

A Testemunha Ocular do Crime
Pra, mas como podemos ter uma velhinha de seus 90 anos ser tão astuta a ponto de solucionar um caso???? Sim Mas Marple é quem desvia os crimes mais astutos.

Annaplima 20/04/2024

“(…) No início a pessoa não pretende cometer um assassinato, nem mesmo pensa nisso. Começa apenas sendo gananciosa, querendo mais do que lhe é destinado.”
Ótimo livro.

Catarina273 15/04/2024

Gostei bastante do livro, fiquei um pouco desapontada com as poucas aparições de Miss Marple, na verdade, esse é um dos primeiros livros que leio da autora em que a polícia protagoniza boa parte da investigação. Isso não é ruim, só esperava ter visto um pouco mais da velhinha que tudo sabe e que tudo vê (rsrsrs). No geral, gostei da resolução simples da história, a motivação simples do crime, não deixa de ser bom por conta disso. Eu adivinhei o culpado, justamente por eliminação: para chocar, era preciso excluir as opções mais prováveis e restavam poucas dessas. Acho que isso mostra o quanto o desfecho dessa história em particular não é nada mirabolante, mas, de novo, isso não tira os demais méritos da leitura, que é fácil, confortável e fluida. Uma coisa que eu preciso elogiar nos livros dessa mulher é que ela consegue deixar muito clara a personalidade de personagens com poucas aparições, o pouco que vemos deles já é o suficiente para nos sentirmos como se os conhecêssemos e eu acho que isso é uma prova de sua escrita sagaz. Enfim, o livro é bom, nem de longe um dos melhores que li dela, mas é bom.

caroline.Andreia 14/04/2024

Instigante, mas não incrível
A ideia da testemunha ocular foi genial e a leitura até chegar no corpo eu amei.

Agora, a dinâmica familiar eu não amei tanto assim. Não tinha jeito de descobrir de quem era o corpo, fiquei extremamente chocada com a revelação no final, não me dei conta que seria essa pessoa a assassina.

Ainda estou sem entender as outras duas mortes, será que eram mesmo necessárias?! E porque não a morte do verdadeiro empecilho para o dinheiro?

Senti falta da Miss Marple aparecendo mais no desenrolar das investigações, achei a presença dela muito sutil.

fla.leiturass 11/04/2024

Mais um da gata triste que tem meu ??
ágatha e suas obras têm hm lugar muito mais que especial no meu coração. Li por acaso o 1º livro dela (se não me engano era E Não Sobrou Nenhum) e depois disso, só ladeira a baixo kkk não posso ver que quero comprar e ler!

ronaldsilvadev 11/04/2024

É o meu quarto livro da autora e confesso que esse me surpreendeu demais. Sem comparações mas pra mim até o momento esse foi o melhor.

O mais legal é como Christie joga com a gente, fazendo achar que todo mundo é suspeito, desde o médico até o cachorro (ok, talvez não o cachorro). E as reviravoltas? Meu Deus, é de cair o queixo realmente ? A autora tem o dom de te fazer suspeitar até da sua própria sombra, te envolvendo em uma teia de pistas falsas, até chegar a um final surpreendente que, sério, você NUNCA vai adivinhar.

Deixo registrado aqui além do meu entusiasmo pela leitura fascinante, que me cativou desde do início a forma que ela conduz toda a narrativa com tiradas humorísticas que te faz rir a cada trecho e muitas das vezes consegue perceber um estilo até britânico de humor ?.

Mas além disso, essa leitura foi especial pois fiz uma leitura em conjunto com uma pessoa especial @leticiafontescd que me incentivou a ler Ágatha Christie que acabei virando fã. Foi uma experiência incrível que vou sentir e lembrar pra sempre tmj #theladyinred??
Letícia 11/04/2024minha estante
Hahahahaha só verdades! Ela é demais, né ?! Uma mente brilhante ????
Que bom que gostou da experiência. Depois podemos escolher outro dela pra fazer mais uma leitura conjunta. Aliás, ser feitos de trouxa de novo kkkkkk ??????

ronaldsilvadev 11/04/2024minha estante
Ameeeei, vamos sim. Ficarei ansioso pra saber qual a próxima aventura ?

Letícia 10/04/2024

Tapeada mais uma vez!
Não há muito o que dizer... Mais uma vez o leitor se pega elaborando 1001 teorias e, no final, descobre que passou longe da verdade. O que é ótimo!

Na história temos uma família perversa, onde o pai tem zero afeição pelos filhos (o que é recíproco). Ninguém se abala com morte e parece não dar a mínima aos entes (que deveriam ser) "queridos".

No que tange aos motivos... Como diz a própria Agatha, um assassinato é motivado por dinheiro, vingança ou "paixão". Ou, quem sabe, os três juntos. Aqui, temos a todo tempo a desconfiança quanto a mais de um personagem, justamente por uma ou mais destas razões parecerem totalmente plausíveis a alguns deles.

A Lucy, novidade pra mim, foi uma grata surpresa. Não a conhecia de livros anteriores com a Miss Marple. Muito esperta e rápida nas respostas (sempre na ponta da língua). Seria legal vê-lá novamente em outro livro.

O Alexander e seu amigo foram uma atração à parte. Gostei deles! Kkkkk

Enfim... Uma trama muito bem elaborada! Pensei que acertaria o(a) culpado(a), mas Agatha é PhD em nos fazer de trouxa... Faz jus ao título de Rainha do Crime. Perfeita!!! ??????

ronaldsilvadev 10/04/2024minha estante
Ágatha te fez de palhaça ? novamente né, rs. Estou ansioso pra terminar essa leitura fascinante. Preparando pipoca ? para aguardar o final surpreendente e depois me sentir um trouxa por ter errados todas as ?possíveis? deduções kkkkkkk

Letícia 10/04/2024minha estante
E pode preparar mesmo!
Já dá pra fazer um origami com nosso papel de trouxa ??

João Paulo 24/03/2024

Interessante!
Prefiro os do Poirot, acho a Marple incrível como personagem, mas as tramas do Poirot são melhores. No entanto, este, para mim, é o melhor dela! A premissa é muito interessante: um crime cometido num trem, e uma testemunha improvável: uma passageira que, no momento do crime, enxerga-o de sua janela do vagão, no exato instante em que este cruza com o vagão do assassinato, pois os trens vinham em direções opostas.

Naldo.Vieira 24/03/2024minha estante
Os trens vinham na mesma direção. Foi no momento que eles se emparelham que ela ver o crime

Malu 19/03/2024

Miss Marple
?Não é comum, acredito, alguém realmente presenciar um assassinato. Em geral é mera prova circunstancial. Mas neste caso as condições foram bastante raras. Existiu mesmo uma testemunha ocular do crime.?

Amanda 15/03/2024

Mistério perfeito.
Desde o início, fui cativada pela trama intricada e pelos personagens complexos criados por Agatha Christie. A forma como ela conduz a narrativa, mantendo o leitor constantemente no escuro e lançando pistas habilmente ao longo do caminho, é simplesmente genial.

Confesso que fiquei completamente surpreendida com o desfecho. A revelação do assassino foi tão bem construída que me deixou boquiaberta. Christie conseguiu tecer uma teia de mistério tão intricada que até o final do livro não consegui desvendar quem era o culpado.

"Testemunha Ocular do Crime" certamente se destaca como um dos melhores livros de Agatha Christie. Sua habilidade em criar enredos complexos e reviravoltas inesperadas é incomparável. Este livro, em particular, exemplifica perfeitamente por que ela é considerada a rainha do crime.

Andréia 14/03/2024

Maravilhoso!
A detetive Miss Marple, se vê diante de uma testemunha de um crime,mas um crime complicado. Pois,não há outra testemunha,não há suspeito e nem mesmo um cadáver. Miss Marple só acredita na testemunha,pois e uma amigan,entoar decide investigar.

Para começar a investigação,quem mais além da própria Miss Marple,levaria essa história a sério? Passam-se dias,e nada nos jornais. Então,a detetive,toma uma atitude: liga para a jovem Lucy,pedindo que se disfarce e ajudá-la na investigação,o que é prontamente atendida.

Lucy se infiltra na mansão da poderosa e conhecidíssima família local. Porque justamente eles? Porque parecem estar bem no meio do mistério. Quem será afinal a pessoa morta? O mistério só aumenta,quando surge um novo assassinato. Seria o mesmo criminoso? Qual seria a motivação dos crimes?

Miss Marple,agora montará uma armadilha para pegar o assassino. Será que conseguirá? Qual o motivo dos crimes? Eles tem ligação? Isso é o que Miss Marple descobrirá.

Isabella Astorga 12/03/2024

Agatha Christie usa a fórmula da melhor forma possível
Acredito que esse seja o meu 12º livro da autora, e é impressionante como eu sempre saio surpresa da leitura.
Mais uma vez, a pessoa menos esperada é a pessoa mais óbvia!
Excelente leitura, não é meu livro preferido dela, mas adorei!!!

Edilaine 13/02/2024

Ótimo livro
Amei a leitura. Mais apegada ao detetive Poirot, resolvi ler algums de Miss Marpple recentemente e estou amando. Esse tem uma história bem construída e você se apega a alguns personagens. Desconfiei de muitas pessoas mas nem por um instante do real assassino.