Antes de Casar

Antes de Casar Bárbara Machado

Resenhas - Antes de Casar

1 | 2 | 3 | 4

chrisakie 25/06/2017

Cat, personagem única e divertidíssima!
Catarina estava pronta para passar o relacionamento pro próximo nível e conseguir aquele final feliz tão desejado. Mas, a sua vida vira de cabeça pra baixo quando o namorado dos sonhos termina o relacionamento que parecia tudo certo. De volta às pistas, entre baladas e trapalhadas amorosas, ela se redescobre e o seu conceito de amor transforma totalmente.

Assim como dizem "Há males que vem para o bem", o término do relacionamento abriu os olhos de Cat.
Ela amou demais, e acabou se perdendo e deixou que a outra pessoa a moldasse.

"Mas assustador mesmo é perceber que você se perdeu. Colocar alguém num pedestal e abandonar a sua essência."

Mas quantas pessoas já não permitiram isso mesmo sem querer?

Felicidade não depende de outra pessoa, mas de você mesma. Que o relacionamento não é completar o parceiro, mas acrescentar ao outro. Antes de qualquer amor, o mais importante é o amor próprio. Assim, você pode ter um relacionamento saudável com a outra pessoa.

Esses ensinamentos através de situações hilárias aliadas a várias referências nerds tornaram a leitura muito gostosa. Emocionei, sofri e dei altas risadas com a Cat.

"A verdadeira Catariana gostava de se divertir sem pensar na opinião dos outros."

A Cat é uma personagem carismática, louca, independente e que muitas podem se identificar com ela. Em relação a sexualidade achei ela tão bem resolvida que fiquei admirada demais.

História sobre auto-descobrimento, como ela aos poucos se acostumou a sentir-se bem consigo mesma e assim até dar chance a outros amores. Gostei muito da ambientação da história na cidade, fiquei com vontade de conhecer a Vitória.
Chick-lit nacional maravilhoso que tenho certeza que você vai adorar!

site: https://www.instagram.com/p/BVihH7blrhW/

Daniela Colaci 24/06/2017

Uma leitura leve, gostosa e MUITO divertida!
Em Antes de Casar conhecemos Catarina, uma jovem publicitária meio nerd que vive em Vitória. Cat, que tinha planos de se casar com o namorado e logo entrar na vida adulta com o pé direito leva um pé na bunda daqueles no seu terceiro aniversário de namoro. Arthur, que Catarina acreditava ser um príncipe, tava mais para sapo.

Após curtir um período de fossa, Catarina está de volta ao mundo dos solteiros e disposta a curtir tudo que deixou de curtir nos últimos 3 anos! O projeto é ser feliz, tomando algumas tequilas e curtindo com os amigos sempre que possível.

Enquanto se redescobre, Cat percebe que tinha se anulado durante o namoro. Arthur tinha apagado nela traços da sua personalidade que ela tanto gostava. Para ele, sair para beber ou jogar paintball, não era coisa que uma mulher comprometida deveria fazer. Só que cega de amor, ela não tinha percebido isso antes. Adorei acompanhar todo o processo de amadurecimento e redescoberta da Cat. Como mulher, fiquei muito feliz em ver a Cat se amando mais e com a autoconfiança reconquistada!

A escrita da Bárbara é uma delícia e os personagens são ótimos! Tanto a família quanto os amigos da Cat são super gente boa, do tipo que ganham a nossa simpatia logo de cara. Catarina também é uma personagem bem agradável, mesmo sendo um tanto quanto teimosa às vezes.
No decorrer das suas descobertas ela passa por situações muito inusitadas, que nos causam boas gargalhadas. Com muitas referências nerds, o bom humor é a chave desse livro! Amei também todas as referências a cidade de Vitória. Bárbara descreve cada cantinho da cidade de um jeito único, nós nos sentimos como moradores antigos da cidade!

Antes de Casar é uma história tão próxima da realidade que é impossível não se identificar com alguns acontecimentos e isso faz com que a leitura seja tão bacana! É como se nos tornássemos mais um integrante do time de amigos da Cat e vivêssemos com ela todas as aventuras descritas no livro.

Quem gosta de chick-lit no estilo Sophie Kinsella, não pode deixar de ler! A Bárbara já estreou no mundo da literatura arrasando e eu já estou torcendo para que ela publique o seu segundo livro logo!

Nota: 4,5/5

site: instagram.com/resenhasdealgodao

Laís 10/05/2017

Em Antes de Casar, conhecemos Catarina: doce e sonhadora, ela não vê a hora de juntar as escovas de dente com seu namorado, Arthur.

O grande dia chegou e Cat se produziu toda: desde o cabelo a unha do pé, ela se preparou para o esperado pedido que estava crente que ia acontecer. Mas, para sua surpresa, ao invés de um anel, Arthur oferece outra coisa: o término. Sem muita explicação, ele diz que quer dar fim ao namoro. Existe balde de água fria mais potente que esse?

O mundo de Catarina vira de pernas para o ar. Perdida, tudo que ela quer agora é ficar debaixo de suas cobertas, assistindo um filmo enquanto come besteira. Suas amigas, porém, não acreditam que essa seja a melhor forma de superar um término e insistem para que Catarina volte a sair – ir para as baladas, bares, rir e beber sem moderação.

Novamente, a vida de Catarina sofre uma guinada: agora, tudo que ela quer é recuperar o tempo perdido enquanto se permitia viver um namoro que a podava o tempo todo. Nas festas e nas doses de tequila, Cat se redescobre uma mulher independente, forte e ainda mais sonhadora – agora ela não quer ninguém que a complete, mas sim, que a acrescente.

A leitura de Antes de Casar foi deliciosa. Talvez se eu tivesse o lido em outra fase da minha vida, Cat teria se tornado minha melhor amiga. Ela é, para mim, a representação da mulher moderna: independente e forte, mas também quer ser amada e protegida. O livro trata-se da procura pela sua essência, pois Cat estava determinada a ser dona do próprio destino.

A autora fala sobre alguns tabus da nossa sociedade, como o sexo casual e o “lugar” da mulher. Como é típico do gênero chick lit, é impossível não dar boas risadas com Cat e seus amigos. O livro contém diversas referências a Harry Potter, O Senhor dos Anéis e vários outros filmes e músicas de sucesso.

Eu acredito que muitas mulheres irão se identificar com a Cat e, encontrar nela, uma inspiração. A vida se torna muito melhor quando a gente troca as regras e os pudores, por risadas e amores.

Karol.Kaufmann 28/10/2016

Resenha do Blog Livro em Flores, Karoline Kaufmann
No livro "Antes de Casar", a publicitária Catarina leva um "pé na bunda" de seu namorado há 3 anos e se vê completamente perdida, já que seus planos de casar vão para o espaço.
Depois de muito tempo presa em seu quarto em meio a seus anseios, com a ajuda das amigas, resolve dar a volta por cima, voltando a frequentar as tão amadas festas que costumava ir antes do namoro. E é aí que começa a sua aventura no mundo dos solteiros novamente, vivendo as mais inusitadas situações, cômicas e trágicas, que a fizeram amadurecer, se redescobrir, divertir, sofrer e é claro, render boas histórias.

"No mundo real não existiam príncipes, apenas sapos. E parecia que eu estava decidida a esbarrar com um pior que o outro. Isso porque nunca fui de cometar o mesmo erro duas vezes, os cometia três, quatro vezes, só para ter certeza..."

É impossível não se envolver e se divertir com as aventuras de Cat, além de torcer por ela e um final feliz...
Eu, particularmente, adorei o vocabulário com gírias e piadinhas relacionados a publicidade, já que curso essa área e não precisei ler as notas do rodapé hahaha!
Enfim, a autora Bárbara nos traz muitas mensagens e ensinamentos, principalmente em relação a amar e sermos nós mesmos, independente da pessoa que escolhermos estar ao nosso lado.
Uma ótima leitura, super recomendo!

site: https://livroemflores.blogspot.com.br/2016/08/resenha-antes-de-casar.html

Laise Caroline 21/09/2016

Resenha Mundo Sublinhado
Catarina é uma mulher inteligente, geek, bonita e jovem que se apaixonou e se deixou levar por uma relação que a sufocava e ela nem se dava conta disso. Seu namorado mudou tudo em seu jeito e quando ele finalmente a deixou (em um momento bem inoportuno) ela entendeu que havia perdido sua essência e que não se reconhecia mais. Ela sofreu, sofreu bastante, mas suas amigas decidiram lhe ajudar, então ela começou a tentar superar a situação da maneira que conhecia, indo a bares, conhecendo novos homens e se divertindo com eles, sendo assim, ela conheceu muita gente boa, por quem valia a pena mais que uma noite, mas ela também conheceu muita gente ruim que a decepcionavam mais ainda. Entretanto, ela já sabia como se cuidar e como superar e assim foi levando, retomou a sua antiga rotina de trabalho, paintball, balada, amigas e após ter sua vida de volta e fazer uma análise sobre seu passado, percebeu tudo que tinha de errado e decidiu tomar novos rumos e amadurecer, reencontrar a verdadeira Catarina.

Minhas considerações

Ri muito com a história da Catarina, ela é hilária e como a maioria das mulheres sofreu uma desilusão amorosa que tirou o seu sorriso por algum tempo, mas como diria John Gren, “a dor precisa ser sentida” e após passar esse período, ela consegue se enxergar como ser independente e após uma jornada de autoconhecimento, várias decepções e boas surpresas da vida regadas a muita ceveja, ela se reencontrou e descobriu algo surpreendente sobre si mesma e sobre os homens que mudou a sua vida.

O livro não reserva segredos, é fácil descobrir como será o final, pois ‘Antes de casar’ é apenas um capítulo da vida de Catarina em sua jornada de autoconhecimento, mas posso dizer que essa jornada pode ser de grande ajuda para quem está passando pela mesma situação (pé na bunda). A Cat e as amigas dela são um tanto DOIDAS, mas é engraçado ver o quanto elas se divertem, defendem seu estilo de vida e o quanto se apoiam. É um livro para você se divertir. Espero que gostem da leitura!

site: https://mundosublinhado.wordpress.com/2016/08/22/antes-de-casar-barbara-machado/

Tami 31/08/2016

Case por amor, mas case com certeza. Seu cúmplice na cama, seu melhor amigo à mesa. Case com quem a conheça. Case com quem a enlouqueça.
Catarina Fernandes, uma capixaba de vinte e três anos, tem uma vida relativamente boa. Possui uma família feliz, trabalha com o que gosta e namora Arthur, por quem é perdidamente apaixonada. Só que no dia em que completariam três anos de namoro, Arthur dispensa Catarina sem mais nem menos. Inconformada, Catarina não sabe o que fez de errado e até se humilha para fazê-lo mudar de ideia, mas Arthur é irredutível.

Como não poderia deixar de ser, Catarina curte a fossa por algumas semanas, afinal, três anos não são três meses. Mas com a ajuda de suas amigas Alice, Carolina e Mariana, e de seus amigos, André e Eduardo, ela dá a volta por cima e começa a resgatar a Catarina que foi enterrada aos poucos, ao longo de seu relacionamento com Arthur, que não aprovava seu comportamento expansivo e divertido de levar a vida.

"Meu pranto tornou-se perfeitamente audível. Deitei na cama e me permiti chorar sem nenhum empecilho, por quase uma hora. Alimentava minhas lágrimas com pensamentos dolorosos, mil motivos pelos quais ele tinha me deixado. O imaginei com outra mulher, criei teorias e cenários que ardiam no meu peito e queimavam a minha garganta. Não há nada pior que um coração partido e uma imaginação fértil."

A partir daí, Catarina começa a juntar os pedaços daquilo que já foi um dia. Ao longo do processo, ela conhece muita gente bacana e começa a se envolver com pessoas novas. Sua primeira tentativa de um novo relacionamento falha e ela quebra a cara novamente. Desse dia em diante, Cat resolve seguir um novo lema: pego, mas não me apego. E é assim, de bar em bar, de mesa em mesa, de festa em festa, de partidas de paintball a partidas de Poser, de doses de tequila a garrafas de cerveja, que Catarina vai se redescobrindo, vai renascendo e, o mais importante de tudo, vai vivendo!

"Eu reconheci, na marra, a importância da autoestima e da dignidade. Finalmente compreendi que a minha felicidade não poderia jamais depender de outra pessoa."

Só que no meio do caminho surge uma pessoa que vai abalar as estruturas de Catarina. Com medo de sofrer uma nova desilusão, ela vai lutar contra esse sentimento com todas as suas forças, pois está amando levar a vida do jeito que está levando. Será que ela vai dar a sorte de encontrar alguém que a aceite do jeitinho que ela é?

"O amor era lindo, mas não era para todos. De repente, ele simplesmente não era para mim."

•••••♥•••••

Que. Livro. Gostoso.

Antes de Casar foi uma grata surpresa. Eu esperava me divertir, mas não pensava que iria me divertir tanto! Catarina não é uma personagem, é um acontecimento, gente! A mulher joga paintball, bebe cerveja e tequila como se fosse água, senta em um bar para assistir futebol com os amigos, não tem pudor para falar sobre sexo, faz sexo casual quando dá na telha e não está nem aí para o que vão falar dela! Como se já não bastasse, é fã de O Senhor dos Anéis, Star Wars, Harry Potter, entre outros, e joga Top Gear!!! Cês têm noção do quanto essa mulher é legal?

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG! ;)

site: http://meuepilogo.com/resenha-antes-de-casar-barbara-machado/

Literaturizando 21/07/2016

surpreendente
O melhor chick lit nacional que já li!

Um livro leve, engraçado e espirituoso.

#Ahistoria: Cat namora há três anos e está à espera do pedido de casamento. No exato dia de aniversário de namoro, o príncipe vira sapo e todas os planos são descartados, colocando- a de volta ao mundo dos solteiros com um coração partido e traumatizado.

A narrativa pode ser, em sua maior parte, sobre uma tragédia pessoal, porém a maneira absolutamente inteligente em que é feita e com grande porder de persuasão, nos aplica grandes e sábios ensinamentos, além de arrancar altas e sinceras risadas.

A leitura desse livro - além de me divertir - me influenciou diretamente.
Ser auto-suficiente não significa não precisar das pessoas, ser egocêntrico ou se isolar do mundo. Ser uma coisa não necessariamente significa não ser outra.
O que é falado aqui, é sobre ser inteiro, se bastar, ser feliz por conta própria pra posteriormente, pensar em ser feliz com alguém ou ser a felicidade de uma outra pessoa.
E isso faz todo sentido, não?

Um livro bem no estilo de "Não se apega, não", porém, pra mim, com um trabalho mais completo e surpreendente.
Não haveria forma melhor de conhecer a autora Bárbara Machado.

Amei.
Super recomendo.