O Último Adeus

O Último Adeus Cynthia Hand

Resenhas - O Último Adeus

Yas (@vestigiosdesolitude) 26/04/2023

Recomendo!
De forma bem resumida, o livro narra a história de uma adolescente passando pelo luto e todas as suas implicações após o suicidio do irmão mais novo.

A história acabou se tornando bem monótona pra mim, não consegui me conectar tanto com os personagens o que foi diminuindo a vontade de ler e deixando a leitura cansativa e repetitiva, ao mesmo tempo penso que de certa forma foi proposital, porque o livro narra um período cansativo, desgastante, difícil que vai ocorrendo nesse processo de luto, com tantas questões que ficam pra tentar entender o suicidio, ao mesmo tempo que precisa-se seguir com a rotina, com a vida como um todo. A autora conseguiu expressar bem esse processo, conseguiu trazer temas relevantes e discutiu de forma bem sensível e responsável sobre o tema.

Gostei da leitura, mas tive essa dificuldade de me conectar com os personagens e por isso não consegui me envolver tanto na história, mesmo assim recomendo a leitura!

18/07/2020

"Cada dia de vida é uma página nova no livro do tempo"
Demorei para concluir essa leitura é difícil ler com a visão embaçada pelas lágrimas.o livro é tocante vc consegue sentir a dor de cada personagem.

Káh 19/04/2021

Gostei!
O começo do livro é meio lento e demorei a me envolver com a leitura.
É um tema difícil, pesado.
Mas do meio do livro em diante vai ficando melhor, apesar de cada vez mais intenso.
Nas últimas páginas chorei até falar chega.

A autora foi muito sensível pra falar sobre esse tema.
Porem, não recomendo pra quem possa sentir gatilho com o tema suicídio.

DebyCCruz 23/07/2022

Tenho nem palavras suficientes para definir a dimensão que esse livro me trouxe, a história extremamente dura e sensível, explicou as nuances das relações, dos fins inesperados e partidas. Eu amei esse livro e não sei como superar.

_narasrocha 09/01/2021

Nessa história nós começamos a Alexis, que está tentando lidar com o suicídio do irmão mais novo, a mãe que não sabe mais viver, o divórcio dos pais (que não é recente), o namoro que acabou e tudo mais que uma menina passa no último ano da escola.

Seu terapeuta lhe pede pra escrever num diário o que ela sente, os momentos felizes que ela teve com o irmão dela e tudo mais, já que ela não está muito aberta a conversar com ele nem com outras pessoas.

Alexis é inteligente (tipo gênia da matemática haha) o que faz dela uma pessoa muito racional e poucas vezes emocional, o que me incomodou um pouquinho, mas nada demais.

É uma história maravilhosa, com um desenrolar muito bom, tem um toque meio sobrenatural, que eu achei bem interessante e nos mostra muito sobre a dor da perda, que me emocionou bastante algumas vezes.

Apesar da temática pesada, o livro flui muito rápido e a leitura é super fácil.

Recomendo muito, e aviso para os gatilhos de suicídio.

Vanessa 27/04/2021

Culpa e perdão.
História sensível que emociona. Você se sente imerso nos sentimentos dos personagens, entende os acontecimentos.
Trata o tema de forma leve na medida do possível, focando em como lidamos ckm a culpa.
gigi alves 27/04/2021minha estante
sim!!!esse livro foi lágrima atrás de lágrima

Maxwell.Leal 23/12/2020

Favorito da vida ou tá muito cedo ainda?
"Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio" (pág 53)

Difícil comentar o que eu achei, já tentei escrever várias vezes e nada conseguiu transmitir o meu sentimento mais sincero à respeito dessa leitura. Então, resolvi ser o mais sucinto possível, sem enrolações.

Amei a escrita da autora, personagens imperfeitos (sentido positivo) e reais. A Alexis se aproxima tanto do leitor que parece que ela está conversando com a gente do nosso lado, pronta para receber um abraço de consolo.

Tanto o suicídio quanto o luto e o recomeço, foram tratados de forma delicada e bem direta, assim como acontece na vida real, não algo apenas existente na ficção, e sim algo que qualquer pessoa pode presenciar ou não em algum momento da vida.

Vários ensinamentos podem ser aproveitados - a discussão acerca da depressão na adolescência, laços familiares, processo de luto e recomeço - mas o que mais me emocionou e foi responsável pelo choro incontrolado nas últimas 20 páginas, foi o modo como as personagens disseram "basta", deixaram as lamentações de lado e aprenderam a deixar tal ente querido partir, descansar em paz.

Na minha curta vida de leitor, acredito que este foi o que mais me marcou até o momento. Eu, que nunca havia me emocionado ao ponto de chorar com uma leitura, fiquei bem impressionado, acho que subestimei o poder das palavras.

Não é só mais uma edição bonita da Darkside que as pessoas compram e deixam de enfeite na prateleira, é um livro excelente e extremamente necessário ser discutido, escrito com maestria. Cynthia Hand, devo tudo a você!

Recomendo à qualquer pessoa que saiba ler e que saiba respeitar seus gatilhos emocionais. Caso esteja se sentindo desconfortável com a leitura, peço encarecidamente que a interrompa e a deixe para outro momento. Afinal, leitura é prazer!

Cris 16/04/2021

Meu deus
Gente que livro é esse, sério eu não sei por que temos que morrer, esse livro me fez refletir bastante sobre a vida e a morte.
Chorei e rir muito nessas páginas, fiquei com raiva e depois compreende e aceitei que nem tudo é como a gente quer, porque serio eu mesmo não tinha conseguido aceitar oque Ty fez.
Mais no fim conseguir aceitar e dar um último adeus não só a ele, mais também nos outros dezessete jovens que também suicidaram.

shinjo 11/03/2021

doloroso e incrível
Minha expectativa pra esse livro estava alta, a nota aqui era boa, a sinopse promissora e é um livro best seller, mas eu te garanto que a expectativa que eu tinha pra esse livro não chegaram nem aos PÉS do que esse livro realmente é.
A Cythia Hand escreveu as palavras com muita delicadeza e dor. Foi um livro que me fez chorar (o que é difícil), rir, me conectar com os personagens, sentir um pouco da dor deles. Foi uma leitura fluida, rápida e extremamente bem escrita.
Eu não sei descrever o quão bom é esse livro, juro. leiam. só leiam.

Leal 30/04/2021

Um livro muito bom
Um livro de leitura fácil
... Para refletir

callmedante 22/05/2021

aii aii dor
comecei esse livro com muitas expectativas. mas a escrita foi ficando muito arrastada e nao acontecia nada, fiquei um pouco triste pois queria muito ler ele. mas dps foi ficando legal de novo. e esse final-
TO DESTRUIDA
ainda tenho dúvidas sobre a nota pq ainda acho q o livro foi mt chato (no meio) mas gostei mt do final

Cris 06/08/2020

"Desculpa ,mãe,mas eu estava muito vazia"
"Desculpa,mãe,mas eu estava muito vazio" Era o que dizia o bilhete deixado por Tyler quando se suicidou.Agora a irmã Alexis e a mãe tem quw encontrar uma maneira de seguir com a vida mesmo quando uma grande parte delas morreu junto com Ty.
Alexis começa a escrever no diário seus sentimentos e suas últimas vezes com o irmão,esse foi o pedido de seu terapeuta Dave.Assim,que vamos conhecendo sua historia e os momentos que ela passou com o irmão.
Aqui teremos uma viagem pelas fases de aceitação de uma perda forte e importante.(Tayle é apresentado com contraponto de Lexie,a menina" nerd" e amante da matemática,com um garoto bonito,engraçado,querido,atleta e popular na escola.)características que as pessoas não acredita que sofre depressão.
Por fim,a meu ver o que destacou para mim,é a forma cuidadosa como o suicídio e o processo de luto foram retratados pela autora .a historia em si é o que vem depois da morte,quanto todo mundo está seguindo adiante com suas próprios vidas,meno quem perde uma pessoa querida.
(" O perdão é confuso,mas necessário para que possa seguir em frente .)
ps:O final foi emocionante ...chorei muito.?

Nathalia.Rosa 11/02/2020

?O perdão é confuso, Alexis, porque, no fim, tem mais a ver com você do que com a pessoa que está sendo perdoada.?

Um livro sensível que retrata bem a perda, me arrancou lágrimas e risos.

Acho que o único defeito é não ter explorado a depressão em si e os "porques" mas nenhum livro consegue ser perfeito.

Enfim, gostei muito e recomendo.

Clara.Cardoso 20/02/2021minha estante
ok eu aceito