O Último Adeus

O Último Adeus Cynthia Hand

Resenhas - O Último Adeus

Wilgner 10/08/2020

Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.
A vida de Alexis anda conturbada após seu irmão cometer suicido. Foram muitos fatos que levaram até essa situação e Lexis não sabe o que fazer pois começa a sentir o cheiro do perfume de seu irmão e também começa a vê-lo. Sua cabeça fica em um turbilhão de pensamentos e ela se pergunta se está louca. Após seu terapeuta lhe dar uma idéia de escrever em um diário e repassar no papel seus sentimentos já que ela não consegue se expressar com outras pessoas ainda.

Larissa Tabosa 13/01/2022

Chorei.
E não foi pouco.

É muito doloroso ler livro sob o ponto de vista das pessoas que ficam. Toda a mágoa e a dor, o sentimento de que se tivesse feito uma coisa diferente poderia ter evitado tudo? Só quem já perdeu alguém consegue entender o quanto isso é ruim.

O que gostei é que, ao menos para mim, não há uma romantização do suicidio. E lendo os agradecimentos da autora é bem compreensível o porquê.

Enfim, um bom livro, mas leia ciente dos gatilhos.

Barbis 28/04/2021

Vale a leitura
Gostei da escrita da autora e de como conduziu a história. Achei genial que a medida que os capítulos foram passando o 'rabisco' que ilustra cada passagem do diário fica menor e menos emaranhado, como se a personagem ficasse menos confusa e mais em paz com seus próprios sentimentos.
Robs - @biblioteca.paralela 29/04/2021minha estante
Esse lance do rabisco eu demorei um pouco a notar mas tbm gostei disso, conforme ela vai aceitando melhor os sentimentos e tudo mais ele diminui, foi sutil.

Cristina117 11/09/2023

Sobre saudade
Lex é uma adolescente vivendo o luto pelo irmão suicida. Sentimentos de amor, saudade e até culpa a sufocam. Ela, em meio a tudo isso, tenta ajudar os pais lidarem com a situação. A história é sobre os meses que se seguem após o suicídio, de como fez para retomar a vida de antes.
Um livro que adquiri numa feira de trocas, me surpreendeu, fui flagrada chorando, adoro qd um autor acaba com meu psicológico.

leiturasdamafe 01/02/2021

doeu
Esse livro foi duro de ler. A temática dele é uma coisa que acaba sempre me tocando de uma forma que não consigo explicar. O livro conta a história de Lex, uma garota que está escrevendo um diário a pedido de seu terapeuta para que ela entenda melhor seus sentimentos. Há sete semanas, seu irmão Tyler cometeu suicídio, e ela não consegue se lembrar mais de como é se sentir feliz.
No ano passado, uma colega de sala e amiga cometeu suicídio, e eu não soube como lidar. Eu nunca tinha passado pelo luto porque nunca alguém tão próximo de mim havia falecido, e foi uma das situações mais difíceis que eu já passei. Eu procurava respostas, eu procurava um porquê, eu pensava o que teria acontecido se as coisas fossem diferentes, e até hoje eu penso nessas coisas. Esse livro foi meio que a resposta final pra mim.
Eu não perdi alguém tão próximo como a Lex perdeu, mas muitas das coisas que ela fala no livro, eu senti, e doeu ler esse livro. Esse livro não é pra todo mundo, ele é muito detalhado e sei que luto é um tema difícil para muitas pessoas, mas essa é uma história sobre lidar com a dor, como cada um lida com o luto de forma diferente, sobre amadurecimento e que, apesar de tudo, a vida continua.

Bella.Novaes 19/01/2021

muito pesado, muito gatilho, mas um livro incrível.
me prendeu do começo ao fim, os flashbacks que a Lex vai fazendo são perfeitos e no final tudo está explicado, nada deixou de ser dito ou ficou em aberto.
apesar do livro (claro) sempre girar em torno da morte do Ty, não é cansativo e tem partes que você quer saber cada vez mais o que vai acontecer e não quer parar de ler.
achei muito interessante que apesar de tratar sobre suicídio, não se torna um livro com uma visão negativa como ?13 reasons why? por exemplo.
o livro te faz pensar, te faz se colocar no lugar da Lex, como seria ter seu irmão mais novo morto por suicídio e não conseguir se despedir antes. é tudo muito forte, o final me surpreendeu e ele no geral é muito tocante.
Suh Oliveira 19/01/2021minha estante
Amei sua resenha! Já estou colocando este livro na minha lista de desejados por causa dela.

Bella.Novaes 20/01/2021minha estante
AAAAAAAAAA BOMM. ele é muito bom mesmo.
qual tu me recomenda?

Suh Oliveira 20/01/2021minha estante
Sou muito suspeita pra recomendar livros... Rsrsrs
Os do Charlie Donlea são todos maravilhosos, o meu favorito dele é Não Confie em Ninguém.
Os do Harlan Coben também são incríveis (todos sem exceções)
E um que tem um tema muito complexo e mexe muito com nossos pré conceitos mas que foi muito bem escrito é o Proibido da Thabita Suzuma

Malu 15/12/2022

A representação do luto e o vazio da culpa
Esse livro é ótimo, perfeito. Ele é a representação pura da destruição pessoal, do processo de luto. Para mim, foi o livro que melhor representou que, para o processo de cura, temos que estar destruídos, temos que nos deixar ruir, temos que nos perder, para depois podermos nos achar.
As vezes, nos guardamos, tentamos nos manter fortes, e isso nos destrói, não nos permitimos sentir, e, consequentemente, não nos permitimos melhorar, e isso se torna um limbo.
Essa autora representou isso, a saída do limbo, a destruição, o luto, o vazio, a culpa, a dor física que vem pela dor mental, pela dor emocional.
O livro é tão bom, que ao longo da leitura, você não só vê a resolução, você sente ela, você percebe. É realmente uma questão de a protagonista se deixar piorar para melhorar, e você acompanha todo esse processo, sofrendo junto e depois sentindo a calma que acompanha todo o processo de resolução.
Muito bom.

Sarah 10/03/2021

Angustiante
Li esse livro com um nó na garganta. É um livro que fala sobre o processo do luto, a culpa, a raiva e a aceitação. Além disso, aborda a temática do suicídio. É um livro lindo e soube abordar bem a temática. Eu simplesmente amei.

Clara.Cardoso 20/02/2021minha estante
ok eu aceito

Duda 20/02/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK ufa ?

jacke.alencar 25/03/2021

sinceramente, virou um dos meus livros preferidos! o livro acompanha a vida de lex, que perdeu seu irmão para o suicídio, e está tentando ajustar sua vida após o baque. a forma como a autora aborda essa questão e ainda o luto sofrido pelos entes (e também como afeta a vida das pessoas próximas dos entes) que o suicida deixa é retratada de uma forma muito sensível. e pra fechar com chave de ouro, também envolve uma questão chave que fica misteriosa no ar: a conexão com o espiritual. realmente muito surpreendente ?

Tatá 06/04/2020

Me surpreendeu. Fiquei meses enrolando com essa leitura e quando comecei não conseguia mais parar.
Achei meio parecido com Cartas de amor aos mortos. Você fica ansioso pra descobrir qual foi a mensagem que o Ty mandou pra Lex e por que ela terminou com o Steven e entre outras coisas. E foi exatamente por isso que não consegui largar, eu precisava das respostas. E também é interessante ver a evolução da personagem. Ela se via incapaz de se recuperar da morte do irmão. Se afastou das pessoas e tal. Mas é isso. Recomendo muito esse livro principalmente pra quem gostou de Cartas de amor aos mortos.

Elis 08/04/2021

A vida é importante.
Leitura profunda, mostra que jamais sabemos quando é a última vez que veremos as pessoas que amamos. Muitos condenam os milhares de indivíduos, que dizem eu te amo facilmente. Que o eu te amo parece desvalorizado.

Mas se pensarmos que agora pode ser o último momento com alguém que ama. Poderá ter perdido a oportunidade de dizer, porque crê que ele só deve ser dito nos momentos especiais. Então, agora tenho outra visão sobre as pessoas.

Jamais julgarei palavras de carinho ditas, porque se a pessoa disse, era o que ela sentia naquele momento. E se não foi de coração. O importante é como recebemos isso na nossa alma.

Sempre é um aprendizado tudo que vivemos, tudo que passamos. Hoje mais do que nunca, a vida é curta. E sermos quem somos é algo só nosso. Uns se blindam para sobreviver. Outros se atiram de cabeça.

Saiba que toda vida é essencial, porque a partir do momento que nascemos, passamos a fazer parte da história de outras pessoas, que vão se ligando a nossa própria.

Jamais saberemos quando diremos ou escutaremos palavras essênciais. Então ser verdadeiro consigo mesmo é o que conta. E também o que nos torna únicos nesse mundo.

Essa obra nos fala sobre o luto, o suicídio e a continuidade depois de perdermos alguém. Cada um encara de uma forma e busca o que lhe faz bem. No entanto família e amigos, são pessoas que podem fazer a diferença. Pedir ajuda não é uma vergonha. E cada dia que nasce, é uma página em branco. Ter páginas negras é normal, pois após elas tudo volta a clarear.

Como pode ver sou uma pessoa otimista. Tenho dias ruins, mas nada como uma noite de sono ou alguém que traga cor para minha vida. Gratidão por mais esse impacto na minha história, com essa leitura emocionante.

AllanR 25/04/2024

Tocante
O que falar desse livro , eu gostei muito é tocante e sensível e nos mostra como cada um lida com o luto.
Me emocionei em várias partes do livro que são bem triste.
Leiam 5?

Damy 09/04/2020

Intrigante, tocante
Uma leitura que prende, que mexe com a gente e o livro é estruturado de maneira muito dinâmica facilitando a conexão dos fatos.