Curtindo a Vida Adoidado

Curtindo a Vida Adoidado Todd Strasser

Resenhas - Curtindo a Vida Adoidado

Raffafust 10/03/2017

Ferris é um adolescente de 17 anos que tem costume de matar aula. Ele acha bacana enganar os pais e ficar curtindo a manhã toda por aí enquanto eles acham que ele está estudando. No último ano da escola isso tem ficado ainda mais frequente e certo dia ele tem a brilhante ideia de ir mais a fundo, inventa mais uma vez uma descula esfarrapada para seus pais, ele se sente tão especialista que enquanto toma banho faz um discurso para sua plateira fictícia de como matar aula é um dom.
Pode parecer uma babaquice essa história, mas se vocês ainda não ligaram o nome à pessoa, certamente lembrarão de um filme com o mesmo nome que entupiu de reprises nossas sessões da tarde onde o tal Ferris parava Chicago para em cima de um carro entoar uma música dos The Beatles. Recordaram?
O filme que completou 30 anos ano passado somente em 2016 chegou traduzido às livrarias nacionais, apesar de ser um sucesso de venda lá fora por causa do filme. No papel de Ferris, Matthew Broderick - agora um senhor de cabelos grisalhos- era o rei de cabular aulas, levava seus amigos juntos e debochava dos adultos. No livro é a mesma história, claro que tive prazer de recordar de tudo, mas quando criança e com a idade dele - 17 anos- eu achava tudo engraçado, hoje não acho tanta graça em mentir para os pais que saem para trabalhar, é fiquei velha, virei a tia da galera.
Acho que hoje pareço mais com Jeanie, a irmã mais séria, que se irrita quando todos vão lamentar pelo estado do irmão dela e ela sabe que mais uma vez ele está mentindo e acha absurdo como só ela perceba isso.
Mesmo Ferris conseguindo tirar de casa seu amigo depressivo Cameron, é notável o como enquanto ele é o malandro que se diverte horrores, o amigo é o oposto, ele não acha graça, nem na vida nem nas malandragens de Ferris. O que impressiona aqui é que tem tem problemas em casa não é o rebelde que não quer assistir aula, mas o amigo mais sério que parece ter tudo mas lhe falta o principal, o que veremos mais à frente em uma conversa dele com o pai.
Não leia esse livro pensando no óbvio: "Que idiotice destruir uma Ferrari". Assim sou eu hoje em dia, a Raffa de 15 anos certamente leria esse livro como viu o filme "Ah, é só mais uma Ferrari, que irado!"e acho que é essa a graça do livro, não julgar o protagonista, ele é um adolescente, ele sai dirigindo achando que pode tudo ( lembrem-se que nos EUA é permitido dirigir a partir dos 16 anos) e se lembrem sempre que como ele diz "A vida passa rápido demais". Essa história é a prova disso, quanto tempo conheço Ferris...

Gustavo 28/02/2017

resenha completa no blog Scorch Books
Em comemoração aos 30 anos do filme de John Hughes, o clássico dos anos 80 de mesmo nome, e um dos meus favoritos da vida! Curtindo a Vida Adoidado nos trouxe Ferris Bueller, um ícone quando o assunto é aproveitar o dia e matar aula rsrs. No início do dia, Ferris Bueller, decide que faltará aula e precisa fingir estar doente para que isso se concretize. Vista embaçada, mãos suadas e uma febre falsa foram sufiecientes para que seus pais acreditassem na lorota e o deixassem em casa. É claro que curtir o dia sozinho não teria graça alguma, Ferris precisa de seu fiel amigo, Cameron, esse está realmente de cama, e também sua namorada, Sloane, que já estava na escola. E para Ferris, o mais difícil seria tirar Cameron de casa! Com uma edição caprichada pela Editora Gutenberg, diagramação ótima, entrou no hall das edições mais bonitas da minha estante, parabéns à editora pelo belo trabalho! Por ser um fã do filme, eu sabia o que me esperava, mas tenho que dizer: fui surpreendido! Uma narrativa extremamente fluída, bem humorada, que perdi até a conta de quantas vezes caí na gargalhada durante a leitura, o filme romanceado veio para aumentar as bagagens de seus personagens, o que me fez criar um empatia até pela irmã do Ferris, a Jeanie. E ainda, existe algumas diferenças entre o filme e o livro, que provavelmente existiam no roteiro original e foram deixadas de lado no script final. Um livro que acima de matar aula, passa uma ótima mensagem a respeito da vida e sobre amizades.

site: http://scorchbooks.blogspot.com.br/2017/02/resenha-curtindo-vida-adoidado-todd.html

Vanessa Sueroz 16/02/2017

Neste livro vamos conhecer Ferris Bueller, ele é o irmão do meio de uma família de 4 filhos, uma família grande, mas que tenta dar bastante atenção a todos. Em um dia como outro qualquer Ferris decide tornar o dia perfeito e inventar uma doença para não ir a escola. Claro que não é difícil enganar os pais neste caso e ele tem o dia livre para aproveitar a vida.

“A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo.”
Logo Ferris liga para o melhor amigo Cameron – que realmente esta doente – para que possam sair e se divertir. Depois de algum esforço ele consegue tirar Cameron de casa e começa a bolar um plano para tirar a namorada da escola, Sloane. Não demora para ele começar seu dia perfeito com a namorada e o melhor amigo.

A irmã de Ferris Jeanie foi a única que não acreditou que ele realmente estava doente e estava disposta a tudo para provar que ele estava mentindo, isso era seu ciumes falando mais alto.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/curtindo-a-vida-adoidado/

Bells - @brumbells 14/02/2017

Ferris Bueller é o irmão do meio numa família de 4 filhos (sim, no livro ele tem 3 irmãos, e não apenas 1 irmã, como no filme), que apesar de ser grande não deixa de dar bastante atenção ao garoto. Numa bela e comum manhã, Ferris acredita que um dia perfeito como aquele não foi feito para ir à escola e decide então fingir-se de doente para que os pais o deixem matar aula - e assim ele poderá aproveitar seu dia da melhor maneira possível. Conseguindo enganar os pais, Ferris resolve ligar para seu melhor amigo, Cameron - este de fato doente - para que juntos possam aproveitar aquela manhã como nunca, e após conseguir tirar o amigo de casa, Ferris bola um plano para conseguir tirar sua namorada, Sloane, da escola. Após enganar o diretor com um plano genial (e meio absurdo), Ferris, Cameron e Sloane conseguem enfim seu "dia de folga", onde pretendem aproveitar ao máximo - segundo o próprio Ferris.
Enquanto isso, Jeanie, irmã mais velha de Ferris, é uma das únicas pessoas na cidade toda - porque Ferris conseguiu com que todos acreditassem que ele estava praticamente morrendo! - que parece que não caiu na brincadeira de Ferris, e está tentando fazer de tudo para alguém perceba que o garoto está mentindo sobre sua saúde para matar mais um dia de aulas. Mas a verdade é que Jeanie tem ciúmes de Ferris por ele ser o mais paparicado na família e conseguir tudo o que quer, inclusive a admiração de toda a escola, dos pais, e de mais tantas outras pessoas.

Ferris, Cameron e Sloane, por sua vez, estão tendo um dia completamente inusitado! Andando numa Ferrari, aproveitando um bom jogo de baseball, almoçando num restaurante chique, se destacando numa grande parada, Ferris - e seus amigos -, está fazendo o que sabe de melhor: aproveitar a vida da melhor forma possível!

"Ferris percebeu que ele e Cameron basicamente tinham a mesma filosofia de vida. A diferença era que, em vez de tentar provar sua ideia por meio de equações matemáticas, Ferris simplesmente vivia. Se ele visse uma oportunidade, não deixava passar. Se ele queria se divertir, ele ia se divertir. Estatística e morte inevitável não tinham nada a ver com aquilo."
(Todd Strasser, p.87)

E assim continua a história, acompanhando um dia incrível na vida de Ferris e cia., bem como na de sua irmã Jeanie e o diretor Rooney, que tentam a todo custo revelar a farsa do garoto.

"[...] A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo."
(Todd Strasser, p. 157)

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2016/07/recensione-curtindo-vida-adoidado-todd.html

Catharina.Mattavel 09/02/2017

Resenha: Curtindo a Vida Adoidado - Todd Strasser
Curtindo a Vida Adoidado é originalmente um filme dos anos 80 que mostra um dia da vida de Ferris Bueller, um garoto que dá muito valor aos bons momentos da vida e por isso resolve enganar seus pais pela nona vez no semestre fingindo um tipo de doença. Apesar de considerar a pior encenação que já fez, logo os pais de Ferris acreditam e cedem o dia para ele descansar mas Ferris já planejava ter o melhor dia para aproveitar junto com sua namorada e seu melhor amigo, Cameron.

O livro foi escrito em comemoração dos 30 anos de filme pelo autor Todd Strasser em forma de romance seguindo exatamente o mesmo roteiro do filme que fez tanto sucesso e conquistou tantos adolescentes como eu mesma. Pensa em uma garoto que deu um grito na sala de aula ao ver a novidade desse lançamento. Sou apaixonada pelo filme, roteiro e principalmente por Ferris Bueller e para mim foi incrível poder ler o livro escrito em homenagem a um filme que me marcou muito e poder fechar a obra com muita satisfação.

O autor conseguiu manter a essência de cada personagem e a graça das cenas de uma forma que não imaginava ser possível. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos desde o momento em que Ferris finge uma doença até o momento em que ele chega correndo em casa para fingir que passou o dia em casa descansando. Poder ler além de ver as aventuras dos três personagens, foi uma bela experiência, digo como uma grande fã do longa.

Confesso que o medo de me decepcionar era bem grande, afinal não sabia o modo como o autor iria conduzir a história e se ele iria mudar algo, então li com um pé atrás mas logo me vi mergulhada nas páginas e ansiando por cada capítulo esperando aquelas cenas queridas serem descritas em papel, como por exemplo a clássica cena de Ferris cantando Twist and Shoud no meio da rua para quem quisesse ouvir.

O livro consegue nos passar mensagens assim como o filme, apesar de ser uma simples comédia. Aprendemos com Ferris a lembrar de que a vida não é só estudar e seguir regras mas também tirar um tempo para si mesmo e fazer o que gosta. Mas vamos combinar, é legal não sermos tão Ferris e nem tão Cameron e sim manter o equilibro e imagino que é essa a mensagem que o filme nos passa.

A edição está fanatística. A ilustração da capa me atraiu demais e ficou maravilhosa na estante e garanto que todo fã que passar por este livro, será incapaz de pelo menso não desejar tê-lo em casa. É uma leitura super rapidinha, cerca de 150 páginas com capítulos bem rápidos. Fãs, este livros foi escrito para nós. Quem ainda não assistiu, corra para ver e depois garanto que vão querer ter essa belezinha de livro.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2017/01/resenha-curtindo-vida-adoidado-todd.html