O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Fernanda2407 08/07/2022

Personagens bem desenvolvidos
A narrativa de Cornwell é um pouco arrastada, bastante descritiva.
Porém os personagens são bem desenvolvidos e é fácil se apegar a eles. Isso faz com que a leitura fique melhor a cada capítulo que passa.

Thiago 06/07/2022

Cornwell e suas tramas perfeitas..
O contexto histórico do livro prende e nos faz mergulhar nesse universo que a loucura mais sã que o escritor poderia criar. Parece que estou ao lado de Derfel, ouvindo os brados de vitórias na parede de escudos, em cada diálogo com Arthur. É incrível a riqueza de detalhes BC trás para o livro. Ansioso para começar a ler o volume 2.

Steffâno 04/07/2022

Britânia, saxões e paredes de escudos
Muito na minha vida eu já ouvi falar do Rei Artur, ainda que nada muito certo. Grande Rei da Britânia, um lendário guerreiro que conquistou seu trono através de sua lendária espada, Excalibur, com a presença do lendário feiticeiro Merlin e seus feitiços aos Deuses, Lancelot e sua magnitude, enfim, tudo que sempre escutei sobre Artur era carregado de misticismo, religiosidade, milagres e lendas que retratavam a história sempre de maneira mitológica, e nunca real.
Cornwell destrói essa visão endeusada da melhor maneira que podia, que foi transformando Artur em um ser humano. Ambicioso, quase pendendo à ganância, ingênuo, apaixonado e alguns até o descreveriam como tolo, Artur não deixa de ser um grande homem, mas apresenta as incertezas, caprichosidades e necessidades de um homem comum, e acho que não poderia ter sido melhor inserido na história dele de uma outra maneira que não esta visão humanizada e palpável do Senhor das Guerras.
O autor é brutal em suas descrições de cenas. Não faltam corpos lacerados, cabeças em lanças e mil outras coisas que nomeiam com razão o período chamado de Idade das Trevas.
Um ritmo lento, mas muito envolvente permeia todo o livro, e passei pela sensação de ler uma centena de páginas, passar horas com o livro aberto e quando parar ter a sensação de que tinha acabado de começar. É fácil visualizar as personagens, e você se compadece de seus problemas, seus medos e quer ver cada vez mais de cada uma delas.
Derfel, nosso narrador, dá um show à parte, sendo um personagem extremamente cativante e interessante de se ler, e seu ponto de vista sobre a história torna ela muito mais real, transformando o livro em uma experiência bem mais cinematográfica do que eu jamais esperaria.
E temos as batalhas, que pra mim são de longe, muito longe, o ponto alto do livro. Cornwell sabe como construir a tensão pré-batalha centenas de páginas antes dela acontecer, e eu conseguia sentir o cheiro de suor e do sangue enquanto me sentia pressionado na parede de escudos quando elas aconteciam.
Um ótimo livro de introdução para a trilogia, que me deixa muito ansioso pelo que virá.

*Si* 02/07/2022

O Senhor da Guerra
Que livro maravilhoso! Uma jornada para além da minha zona de conforto. O primeiro desse autor e já quero mais.
Nas primeiras páginas minha dificuldade era encontrar a relação entre essa história e o mítico Brumas de Avalon. Minha sorte é que tenho péssima memória, logo engrenei na leitura compreendendo que são totalmente diferentes.
Derfel é o nosso narrador. Escreve anos depois as suas memórias. Igraine é a rainha que ouve atentamente as histórias do narrador. Assim mergulhamos nas crônicas de Artur, o senhor da guerra , aquele que nunca foi rei. Uma narrativa tão detalhada que vivemos as batalhas, sentimos o sangue nas espadas, como se fôssemos parte da parede de escudos. O cenário é a Britânia no século V D.C. Exércitos contra os invasores saxões. Reinos que guerreiam entre si. Disputas de poder, honra, religião. Pagãos e cristãos. Uma terra onde um druida é ainda muito mais respeitado que um sacerdote. Merlin é parte importante de tudo isso. O grande mago que detém o conhecimento sagrado do povo pagão. Uma história cheia de personagens incríveis. Muito bom!

Daniela742 24/06/2022

Uma aventura épica
A lenda do Rei Artur ganha uma nova perspectiva pela escrita de Bernard Cornwell, e que incrível é conhecer essa história dessa forma!

O autor já é conhecido por diversas obras de ficção histórica, dentre elas, O rei do inverno, primeiro livro das Crônicas de Artur, já está entre as minhas favoritas.

Cornwell traz toda uma ambientação histórica, personagens marcantes e bem construídos e uma trama extremamente instigante. Tudo nessa história cativa e transporta para um universo de conflitos políticos, guerras, feitiços e crenças.

Os personagens são o ponto alto, Derfel, Artur, Nimue, Morgana, Merlin, Galahad, são tão reais, é como se após algum tempo realmente os conhecêssemos, e o desejo estar cada vez mais perto deles, acompanhando suas batalhas.

Minha felicidade é ter mais outros dois livros pela frente. Desde já, ansiosa pelo próximo livro.

Alex 21/06/2022

Detalhismo impressionante
Primeiro livro da primeira saga que leio do famoso autor Bernard Cornwell. Outro ponto de visão sobre a lenda do Rei Artur, com um nível de detalhes impressionante. A descrição das batalhas é um caso a parte.

Eudanilomaia 20/06/2022

A verdadeira história de Arthur
Sempre tive uma grande vontade de poder começar a terminar essa leitura, o Rei do Inverno é meu livro, dentre aqueles que todo leitor promete ler, mas por qualquer motivo acaba protelando. E o mais curioso se tratando de um livro que fala sobre as histórias de Arthur, é que esse é o primeiro livro que leio sobre ele, e estou realmente agradecido por ter me poupado durante todo esse tempo, tenho a sensação
de se tivesse visitado as brumas de avalon, a espada na pedra, ou tantos outros contos arthurianos, eu seria incapaz de gostar tanto da construção que o Bernard Cornwell produziu.

O Arthur de Cornwell não tem todo o misticismo, e magia dos outros contos, é uma narrativa mais crua, cética, visceral, e real, mas isso não faz da história esquecível, seus personagens são tão densamente arquitetados que vc se vê próximo de cada um deles, bem como de suas virtudes e defeitos.

Eu recomendo fortemente a leitura, qualquer canseira que o Bernard vier a dar, em algumas páginas, vão ser recompensadas com as melhores narrativas posteriormente, e apesar de não ser fácil vencer esse bebê de mais de 500 páginas, vc se vê desafiado e altamente disposto a descobrir o que essa história te reserva. E eu já quero pra ontem os próximos dois livros ?.

LucasGomes 17/06/2022

Livro Sensacional
Uma das melhores narrativas arturianas existentes, recomendo demais? com certeza farei uma releitura no futuro.

Caio 15/06/2022

É perfeito!
Como dizer que esse livro é perfeito?
Tem batalhas incríveis. Tem reis, tem magos, tem religião, tem política, tem amor, tem personagens marcantes. Tem uma escrita fantástica. Tudo que você pode pedir para uma história ele tem. O livro é maravilhoso. Se você busca por uma aventura com guerras, espadas, escudos... esse é o livro!
Michelle.Gandolfi 15/06/2022minha estante
Esse livro está na estante me tentando há um bom tempo!! Hahhah
Com essa resenha minha empolgação aumentou. ?

Caio 16/06/2022minha estante
Eu escolhi ler ele pela capa. Rs
E não me arrependi, pelo contrário, me surpreendi.

Somente Leituras 18/06/2022minha estante
Já foi pra lista.

Tábata 12/06/2022

Romance histórico do lendário Rei Arthur
Por eu ser fã das lendas do Rei Artur embarquei nesse romance histórico que nosso incrível Bernard Cornwell nos presenteia. Com ótimas descrições de batalhas e visão mais humana de nosso herói Artur e demais personagens, fiquei encantada e já quero ler os próximos.

Derek 01/06/2022

Ótimo livro, baseado na história lendária desse personagem que é sempre referenciado em obras há anos.
O melhor da história é a forma como o autor tira os elementos mais fantasiosos e a visão maniqueísta dos personagens, inclusive e principalmente Artur, o que me fez não ter apreço por ele em diversos momentos e questionar suas decisões.
Além disso, as cenas de guerra são muito bem descritas, de maneira crua e imersiva.

Bi 31/05/2022

Mei bom Jesus, eu não sei nem por onde comçar, esse livro é simplesmente excepcional! Me dá vontade de chorar de tão maravilhoso. A escrita é deliciosa, fluida e fácil. Por ser uma história medieval e também considerada a mais fiel à História, propriamente dita, eu esperava justamente o contrário, mas fui muito surpreendida com a tranquilidade que fui acompanhando os acontecimentos.
O início possui algumas atrocidades medievais que me deixaram meio perturbada, até tive que dar umas pausas na leitura, mas também não tinha como esperar uma narrativa leve de conto de fadas. Mas eu senti que conforme a história foi seguindo o seu rumo, isso diminuiu.
Os personagens são tão humanos, você se conecta com sua maioria, sentindo suas dores, alegrias e aflições junto com eles. Não tem um que apareça que você pense "ah não, ele não" e torce para que a sua parte acabe logo pra seguir para os que te interessam. Todos eles com suas tramas pessoais são igualmente interessantes e importantes para a trama.
Em nenhum momento senti "a parte monótona da história" tudo segue uma linha tão clara, tão gostosa de seguir, tão amarradinha, ai, é incrível.
O final é saborosíssimo, transmite um alívio, uma conquista, mas já introduzindo novos conflitos, mostrando que a batalha foi vencida, mas que está longe de ser a última (até porque ainda tem mais dois livros enormes).
Recomendo demais que leiam a nota do autor, no fim. É bem interessante vê-lo comentando sobre suas pesquisas, fontes, sobre o que pode ter sido real e o que é mitológico.

Lucas.Rocha 23/05/2022

Dux Bellorum
Confesso que comprei o livro pela capa, nunca tinha ouvido falar ou sabia pouquíssima coisa sobre as obras do autor. Mas como sempre fui um admirador da figura de Artur (só na minha família tem 4), resolvi ler está obra. Pensei que seria uma leitura arrastada e que o autor inventaria muito, mas foi uma leitura leve e divertida. Isso porque, é cativante a narrativa, não cansa o leitor e você se apega aos personagens.

Sobre a figura de, Artur, o autor foi muito feliz na descrição e nas características, físicas e de personalidade do herói bretão. Não o tornou um deus intocável, mas o descreveu moderadamente e deu ao herói falhas compreensíveis. Já com Lancelot, o escritor não teve pena, ridicularizou o herói, que também é um dos meus personagens preferidos, nas lendas asturianas. Porém, da para relevar, porque é incerta a existência de Lancelot.

Esperava mais batalhas e guerras nesse primeiro volume, porem às poucas narrativas de batalhas valem a leitura, e também há mais dois volumes restantes. A religião está muito presente na narrativa e o autor não escolhe um lado, tanto o cristianismo, quanto o tempo paganismo/druidismo são exaltados e ridicularizados no livro. Personagens caricatos como os bispos salafrários e os druidas malucos, equilibram o contexto religioso

Em várias passagens do livro, me senti na antiga Grã-Bretanha, lamacenta e fria. Bernard Cornwell, com sua escrita, consegue transportar o leitor. É um bom livro de ficção histórica, espero agora terminar a trilogia e me aventurar em mais livros do autor.