O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Fernando Lafaiete 05/11/2017

O Rei do Inverno: O livro que me decepcionou por diversos motivos!

Bernard Cornwell é o autor que os meus amigos mais me indicavam. Todos afirmaram que as descrições dele eram fantásticas, que as cenas de batalhas eram épicas e sanguinárias e que os livros eram viciantes ao ponto de uma vez começada a leitura, abandoná-la seria algo impossível de se fazer.

Sabe qual é o problema deste tipo de indicação? - A criação de uma expectativa absurda que dificilmente um autor consegue suprir.

O Rei do Inverno é um livro bem realista, onde através da narrativa de Derfel Cadarn, vamos conhecendo a história de Artur, o famoso rei Artur, que na verdade nunca foi rei, somente o filho bastardo do rei Uther, que ao falecer, designa a proteção do verdadeiro herdeiro do trono à Artur.

A narrativa é em primeira pessoa e logo no início, Derfel (o narrador e protagonista) deixa claro que ele poderá fazer algumas alterações na história que está contando a princesa Igraine. Derfel foi membro fiel da cavalaria de Artur e por isso, mesmo diante de contestações, ele afirma que tudo relatado de fato ocorreu. Gostei de Derfel, mas tê-lo de maneira solitária como narrador me fez ter uma visão bem limitada de tudo que ocorria. Óbvio que diante da estruturação narrativa escolhida por Cornwell, isso faz total sentido; mas ainda assim, me incomodou bastante. Sou muito mais a favor da polivalência narrativa do que da monopolização narrativa. Algumas cenas de batalhas quando não sofriam um corte abrupto por parte do narrador, eram descritas de maneira bacana, mas não o suficiente para se tornarem completamente imersivas pra mim. Não me senti em nenhum momento junto com os personagens vivendo aqueles momentos tensos.

Fiquei durante as viradas de páginas, o tempo inteiro querendo saber o que ocorria nos outros reinos citados pelo autor. A limitação do narrador me irritou e fez com que parar de ler a qualquer momento passasse longe de ser algo difícil de se fazer.

Artur é um bom personagem, carismático, bom caráter e leal ao Príncipe herdeiro. Mas confesso que ele é bom demais e um pouco inativo. Queria um Artur mais presente, mais decidido e mais real. Tanta bondade fez com que ele se tornasse irreal até demais. Para uma trilogia denominada de "As Crônicas de Artur", apresentá-lo como coadjuvante foi mais uma coisa que me incomodou. Faz sentido? Sim, faz. Mas em vários momentos me senti cansado durante a leitura devido a limitação do narrador e a ausência do famoso e lendário "Rei Artur".

Agora vamos falar das personagens femininas... Que decepção!!

Temos neste livro as seguintes personagens:

Morgana, a irmã "feiticeira" e deformada de Artur. Ela é uma personagem mal aproveitada, nula, apagada que me foi tão mal apresentada que eu tive dificuldade de visualizá-la. Nimue, a "feiticeira amante" do mago Merlin, tem um início sem sentido, onde o autor me apresenta alguns diálogos e situações com a intenção de explicar o apego emocional que tal personagem tem com um determinado local. Mas foi uma introdução tão rápida que quando ela toma uma decisão crucial de permanecer neste local, não senti pena da personagem, apenas a vi como uma idiota. Guinevere, a princesa decadente que se torna a esposa de Artur é preconceituosa, fútil, manipuladora e mal caráter. Ou seja, é uma pessoa horrorosa. Ceinwyn, princesa de Powys é outra personagem apagada, que acreditei durante muito tempo que ela fosse muda, já que não abre a boca pra nada. Essa minha teoria cai por terra, quando quase no final ela fala meia dúzia de palavras. Outra "muda" do livro é Elaine, mãe de Lancelot, outra inútil. Norwenna, mãe do herdeiro do trono é burra, teimosa e grossa. Outra personagem difícil de se gostar. Ladwys, amante do rei Gundleus de Silúria, é uma coitada que só sofre e é estuprada. Igraine a princesa que escuta a narração de Derfel não fede e nem cheira. E Aillean, amante de Artur até é uma personagem interessante, mas é descartada e nem chega a ter a chance de crescer na história. Não existe nenhuma personagem feminina deste livro que tenha de fato me agradado. A Nimue cresce ao longo do desenvolvimento, mas não o suficiente pra eu considerá-la uma boa personagem. Segundo alguns leitores do autor, ele escreve para homens e não para mulheres. Independente pra quem ele escreva, tratar personagens femininas com negligência é algo que nunca irei aceitar, seja quem for o autor. E cenas de estupro deslocadas é outra coisa que me irrita. Algumas eu relevei por questões históricas... Mas outras me soaram forçadas e injustificáveis.

Lancelot, o famoso e leal membro da Távola redonda, é descrito por Bernard Cornwell como covarde, manipulador e mentiroso. Outra figura retratada de maneira negativa.

E o que achei do tão amado Mago Merlin?

Todo mundo me dizendo que o Merlin de Cornwell é o melhor Merlin de todos. Gostaria de saber em que sentido. Ele quase não aparece. Vive sumindo, aparece em momentos oportunos e some de novo. Não tive tempo de gostar ou de não gostar deste personagem. Ele é muito ausente e ainda não entendi o amor que sentem por ele. Espero passar a entender quando ler os próximos livros. (E sim... Continuarei lendo esta trilogia).

A magia do livro é inexistente e é uma arte de charlatões. Foi essa a impressão que eu fiquei deste aspecto da história. Não me agradou e apesar de ser algo que contribui para o realismo do livro, eu achei que isso so fez com que os druidas e as sacerdotisas parecessem um bando de loucos que afirmam falar com os deuses.

O livro tem bons momentos, trata de amizade, fidelidade, amor e a busca quase impossível pela paz. Mas embarquei na leitura esperando uma escrita mais bruta, mais sanguinária e uma narrariva mais ampla. Encontrei uma escrita simples, uma história tranquila e personagens femininas péssimas! O bom é que agora iniciarei a leitura dos próximos volumes sem esperar nada. Infelizmente, devido as minhas expectativas, sinto em dizer que O Rei do Inverno se tornou mais uma decepção do ano!
Paulo 05/11/2017minha estante
Concordo com você em alguns pontos, ainda não terminei este livro. Mais o que você diz é bem notório, também senti falta de personagens femininas fortes, a ausência de Arthur em grandes momentos e da história e o Merlin ainda não apareceu. O rei do inverno é um livro de altos e baixos, temos que ter muito paciência.

Paulo 05/11/2017minha estante
É a primeira vez que leio um livro do Bernard Cornwell.

Passo! Obrigado! kkkkk

Fernando Lafaiete 05/11/2017minha estante
Complicado Esdras... Como todo mundo ama, talvez você fizesse parte deste grupo se lesse! Por isso é complicado dizer com veemência: NÃO LEIA!! Mas pra mim não funcionou.... apesar de eu não considerá-lo um livro terrível como acho Piano Vermelho, A Febre, O Canto mais Escuro da Floresta e A Química.

Esdras 05/11/2017minha estante
Ahhh, não, não. Chega de passar raivas literárias esse ano. haha

Fernando Lafaiete 05/11/2017minha estante
Verdade... Li tanta coisa ruim este ano. Li coisas excelentes também... mas bati o recorde de leituras desagradáveis. Rrsrs

Estamos juntos nessa.
Que 2018 seja diferente.rs

Fernando Lafaiete 11/11/2017minha estante
Não havia visto seus comentários Paulo. De fato, pra ler este livro eu precisei de MUITA paciência. Achei bem mediano e não vi nada de tão incrível!

Lorena 07/09/2018minha estante
Estou nas cem primeiras páginas, mas já compartilho da sua opinião. Nossa meus amigos falaram tão bem, ao ler não entendi o que me foi dito por eles. Mas irei terminar pra solidificar minha opinião.

Fernando Lafaiete 08/09/2018minha estante
Eu de fato não gostei Lorena e até hoje meus amigos reclamam disso. Não funcionou comigo, mas ainda assim vou terminar esta trilogia e ver se ela melhora.

DeiaMolder 17/05/2020minha estante
Que pena que não gostaste, vai ver vc gosta dessa história mais romantizada. :)

Fernando Lafaiete 18/05/2020minha estante
Então Deia... nem da narrativa eu gostei tanto assim. :/

DeiaMolder 18/05/2020minha estante
Gosto é gosto. ?

Fernando Lafaiete 18/05/2020minha estante
Pois é... Em breve início o segundo volume. Ainda mantenho o mínimo de expectativa.

DeiaMolder 21/05/2020minha estante
Irei começa lo tbm, nos encontraremos novamente. :)

Pedro B Meirelles 22/11/2017

Ótimo livro!
História contada na perspectiva de um guerreiro que lutou ao lado de Artur na época em que a Inglaterra era invadida por saxões (séculos V e VI). O autor conta uma história diferente da que normalmente se é conhecida do rei Artur, onde aqui ele nem se quer chega a ser rei. A trama deste primeiro livro que faz parte de uma trilogia é cheia de aventuras e reviravoltas. Um ótimo livro para quem gosta da temática medieval e contos fantásticos e as descrições das batalhas são sensacionais.
Carolina 22/11/2017minha estante
Esse você curtiu mesmo hein... leu rapidão!!!

Pedro B Meirelles 22/11/2017minha estante
Sim, escrita fluida. Não é tanto detalhista igual GOT, dai flui mais.

Kind 26/05/2023

Um dos melhores livros que li este ano
Este livro é fantástico!

Confesso que estava arrastando no início da leitura. O começo do livro é muito descritivo e há muitos personagens sendo apresentados. Como eu gosto da mitologia arturiana e já havia lido boas críticas do autor, me forcei a continuar, e ainda bem que continuei.

O livro tem uma virada de chave por volta da centésima página que suga o leitor para o seu mundo. Tudo é palpável e crível. Os personagens são sensacionais e a trama é muito bem encaixada e desenvolvida.

Indico muito essa leitura.

Marcos.Alexandre 27/01/2022

A história do rei Artur como nunca foi contada anteriormente. Derfel o narrador/personagem e amigo de Artur vai nos guiando por esse lado desconhecido da história. Com cenas de batalhas realmente impressionantes. Narradas como se fosse um filme. Um livro imperdível pela riqueza de detalhes. Imperdível. Que venha os outros dois volumes da trilogia.

Emanuely58 30/01/2022

Esse livro é mt cheio de detalhes, cenas de guerra incríveis, não dá pra ficar entediada lendo!
Meu primeiro livro do autor e adorei ^-^

@solitude_e_books 08/01/2019

Nunca spoiler!!!
Tenho que confessar a vocês....se alguém tivesse me perguntando sobre esse livro enquanto estava lendo as primeiras 100 páginas diria que não estava gostando, diria que provavelmente esse seria o pior livro do Cornwell, pelo começo que achei muito arrastado ...E agora ao término desta obra só tenho que dizer que esse entra na minha lista de os 3 melhores livros do autor.

Um livro que tem um narrador protagonista chamado Derfel que através de sua ótica irá nos mostrar um novo Artur mais com o pé no chão, sem a mitologia que hoje em dia o cerca. Você irá encontrar também outros personagens conhecidos como Merlin, Guinevere, Lancelot e Morgana todos de uma forma muito diferente das que
conhecemos.

Que história fascinante!!!!

Por favor minhas amigas (os) leiam o Rei do inverno esse e magnético grandioso e com uma escrita super agradável, super leve.
Luana.Silva 08/01/2019minha estante
Eu comecei esse livro há uns 2 anos e parei antes da página 100... pensando em dar outra chance depois dessa resenha :)

@solitude_e_books 08/01/2019minha estante
As primeiras 100 páginas são duídas. Vai por mim sem dúvidas que vale apena dar uma segunda chance, vc vai se apaixonar S?

Cripta Da Leitura 09/01/2019minha estante
Que bom saber! Eu tenh, mas ainda não li, e apesar da fila de leituras ser longa, quero ler em breve!

Luana.Silva 09/01/2019minha estante
Darei :)

@solitude_e_books 10/01/2019minha estante
Tai... leitura super rápida mesmo o livro tendo mais de 500 pág. Escrita excelente do Sr Cornwell

Bruno 06/03/2021

Épico, épico, épico
Esse livro já está facilmente no top 3 do ano. Sangue, batalha, religião e personagens muito bons fazem desse um dos melhores livros que já li. Espero que as sequências sejam tão boas quanto esse. No mais, Derfel, Galahad e Nimue = melhores personagens

Elisiane 27/04/2022

O Rei do Inverno
Primeiro volume das Crônicas de Artur, esse romance conta as lutas de Artur contra os saxões para manter a Britânia unida, no Séc. V, após a saída dos romanos. A história é contada por Derfel, um padre já idoso, que havia sido soldado de Artur e nos dá uma nova e mais crível perspectiva de personagens como Merlim, Morgana, Guinevere, Lancelot e do próprio Artur. A narrativa inicia lenta, mas depois assume um ritmo bom e cativante.

Barbosa 03/09/2020

Eu acho que coloquei expectativa demais nesse livro pois eu fiquei um tanto quanto decepcionada pois esperava mais batalhas épicas e menos conversa e foi bem maçante pra completar. Mas eu gostei

Carol 16/07/2022

A escrita de Cornwell é bastante descritiva, o que tornou a leitura um pouco arrastada, porém deu uma boa visualização das batalhas e do contexto da época. É um bom livro, que conta a história de Artur de uma forma menos romantizada e buscando refletir o contexto histórico. Apesar de ter gostado da leitura, não acredito que seja muito o meu estilo e não sei se leria a continuação.

Lu 19/10/2020

Um livro impressionante. Confesso que achei o começo um pouco lento, mas conforme a narrativa ganha forma a leitura se torna muito fluida e prazerosa. Os personagens são muito bem construídos, totalmente reais e com características puramente humanas, muitas vezes desagradáveis...
Ansiosa para ler os próximos livros da série e muitos outros do autor.

Lucas Garcia 08/09/2022

Ficção?
Se o livro não se colocasse como uma ficção histórica, eu acreditaria facilmente que a história tinha acontecido na vida real.

Embora seja um livro grande, e isso possas assustar possíveis leitores, a leitura é super fluida, tem um ritmo muito bom até mesmo em partes com menos ação.

Eu como uma pessoa que não tem um conhecido grande da lenda do rei Arthur, senti que deixei algumas coisas passarem batido, quem tem mais conhecimento desse assunto vai aproveitar mais a leitura, mas esse detalhe não atrapalha o entendimento da história em nada.

Gabriel 13/09/2022

Brabíssimo
Uma leitura monstruosa e visceral sobre a história de Arthur. Cornwell consegue fazer mágica a partir de documentos históricos, criando uma narrativa tão épica que dá tristeza pensar que as coisas não aconteceram assim.

A leitura é um pouco cansativa em alguns pontos, mas com certeza vale muito a pena, principalmente nas batalhas e suas paredes de escudos.