As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas - As Chamas do Paraíso

@procura_se_umlivro 17/08/2023

Ela sabia ? e a gente sabia que ela sabia kkk.
Cara, não entendo o povo criticando os livros, a leitura é muita boa e os únicos povs que eu detesto é o dos fanáticos pq não suporto fanatismo burro.

Kell 12/06/2023

Mais um livro muito bom
Esse livro seguiu uma linha muito parecida com a do livro anterior (que eu amei muito), mas trouxe muitas coisas interessantes sobre aprender mais da magia desse mundo, toda a historia do mundo dos sonhos foi muito interessante e expandiu ainda mais o universo magico dos livros. To gostando de ver o Rand tomando mais o lugar de lider, de ver ele lidando com as consequencias dele e obvio de ravienda kkkk. Mat me surpreendeu, apesar de continuar sendo levado pelas coisas e a Ninaeve tbm me surpeendeu, gostei de ver ela sofrendo um pouco e aprendendo que ela n é dona do mundo.
Enfim, mais um livro muito bom, 4 estrelas e meia pq eu acho que ele me perdeu um pouco ali antes do final, mas ainda assim eu amei.

Dougnuz 28/05/2023

Ela ja sabia de tudo, e eu chorei por isso...
Mais um volume para conta. Com esse quinto livro consegui sentir de vez a consolidação de muitas narrativas da história que veio sendo preparada desde o volume anterior, principalmente do que se trata da Nyneave, pois agora estou conseguindo gostar dela.

O começo do livro pode parecer arrastado e lento para alguns, mas eu já aceitei que isso é comum aos livros do Robert Jordan, logo essa questão não tem mais me afetado desde o livro 3. Os desenvolvimentos que o Robert traz para os personagens como o próprio Rand é incrível, por mais que não seja possível eticamente concordar com as atitudes dele, você entende perfeitamente o porquê tais ações foram tomadas (o que torna tudo extremamente interessante).

Uma continuação que por mais que eu duvide de que algumas coisas realmente aconteceram no final, foram acontecimentos que me emocionaram bastante, o que fez esse volume ser mais um dos meus favoritos.

esmp 28/05/2023

Desdobramentos
O livro mostra que toda decisão gera uma consequencia e a grande maioria foi bem ruim. Pessoas perdem o pode, outras morres, outras ainda não aprenderam que a arrogância não leva a lugar nenhum (tenho ranço com a Nynaeve, não adianta) e o Rand ainda está aprendendo que a jornada dele requer sacrifícios e escolhas não nobres.
Sem dar spoiler, o único destino que não me agradou foi o do Lan, mas vamos ver se no próximo livro mostra como vai ser a vida dele.

Snowxmann 10/05/2023

Muita enrolação...
Vivo uma história de amor e ódio com essa saga, eu amo a história, a fantasia, a mitologia mas é muita enrolação e repetição em coisas muito chatas.
Linhas e mais linhas sobre os bordados das roupas, sobre roupas transparentes quando as meninas pensam em homens, sobre como as mulheres não entendem os homens e vice-versa, uma história incrível chega se encolhe nessas repetições e os personagens mais interessantes são os que não tem ponto de vista, até a egwene tá sumidinha.
Enfim, é uma história maravilhosa para quem conseguir suportar o lenga lenga

Bruno 27/04/2023

Achei o mais fraco dos 5... Mas não é ruim.
Vamos lá... Jordan escreve com maestria, são tantos detalhes, que faz admirar o mundo que ele criou, mas ele peca em uma coisa. Esse livro é o mais enrolado dos 5, não que seja ruim, mas são 912 pags, poderia ser menor e sem muita enrolação. Mas vamos para as partes que n me fizeram largar a leitura, começando por os personagens: todos são personagens ótimos, principalmente Rand. A escrita de Jordan é muito boa, as cenas de batalhas são ótimas também, gostei do livro, mas esperava mais..

Gabriela3872 27/02/2023

Maravilhoso
Aconteceu tanta coisa nesse livro que dá vontade de ler de novo só pra ter certeza de que eu não perdi nada.

Senti muita falta do Perrin, é só decidi que eu gostei muito desse livro ao final, apesar de a única coisa que eu poderia apontar como ponto negativo seria a falta do Perrin rsrs.

Achei esse volume mais lento que o anterior, o que de jeito nenhum tira a diversão.

As coisas que eu mais gostei foram: tudo sobre Mat, pra mim ele é o personagem cuja mudança mais me agradou, eu detestava ele nos dois primeiros livros, e agora ele entra fácil no meu top 5 favoritos; Siuan, Leane, Min E Bryne, eu tenho um pouco de problema com pessoas autoritárias ao extremo, e eu não era muito fã da Siuan por esse motivo e passei a gostar muito dela pós estancamento, mesmo sentindo pena dela e da Leane, e a possibilidade de romance entre ela e Bryne, além de ser divertida a interação, me apetece, gosto muito desse tipo de romance que não é romance; Morgase, apesar de também se encaixar nas pessoas autoritárias ao extremo, passou por poucas e boas e com a ajuda do Tallanvor, cheirinho de romance que não é romance, e Lini, conseguiu se soltar de Gaebril e eu achei isso de muito valor. Acho que esses foram os meus "maiores destaques".

Em relação ao Rand, me faltam palavras, pq eu geralmente estou com pena dele, até mesmo quando ele tá arrasando com o poder, o coitado parece que nunca vai ter paz.

Nynaeve, também uma pessoa autoritária kkkkkk, era uma das minhas favoritas nos primeiros livros, e ainda gosto muito muito dela, ainda no top 5, mas algumas atitudes dela, de Egwene e Elayne igualmente, me fizeram dar uma desanimada, o que não muda o fato de ela ser foda. Egwene evoluiu tanto, com o poder principalmente, espero que ela tenha mais destaque no próximo livro. Elayne é a personagem que quando eu penso que vai... não vai.

Teve muita coisa nas partes finais e eu adorei de todo coração.

Sakurazuka 25/01/2023

Tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e tudo se ligando que olha, tem que respirar, da metade para o final é só aguenta coração. Terminei o livro já prevendo algumas coisas, mas outras me pegaram demais. Agora preciso respirar um pouco desse mundo.

Monise Nunes 24/12/2022

Como pode uma história tão boa com personagens tão chatos
Esse volume foi pura enrolação. Poucos acontecimentos realmente importantes, o autor se perde demais em descrições de acontecimentos que são completamente irrelevantes pra história.

Quem diabos quer saber das roupas que Elayne ou Nynaeve ou Birgitte estão usando, ou o tamanho do decote dos vestidos? Ou como diabos elas estão participando dos espetáculos no grupo itinerante? São tantas discussões bobas entre essas personagens que era um tormento ler os capítulos delas; pouco se extraía de importante. E agora Siuan se juntou a elas na chatice. Não sei de onde Robert Jordan achou que ler picuinhas entre elas seria minimamente interessante.

Outra coisa que é extremamente irritante é a teimosia e arrogância de Rand. A criatura acabou de se descobrir a pessoa que TEM que salvar o mundo e fica de picuinha besta pra cima de Moiraine ou de qualquer pessoa mais inteligente que ele (o que não é nada difícil), que tenta ensinar algo. E essa história besta dessas três mulheres atrás dele tá me irritando demais, Elayne só vive em função disso, Min é outra que só quer sair correndo pra onde esse macho chato está, a única entre elas que eu ainda gosto é Aviendha, ao menos ela não tá vivendo em função dele.
Mat continua sendo o mesmo chato desde o segundo volume (é uma reunião de personagens insuportáveis numa mesma saga, sabe...tenha piedade seu Robert).

De resto, a gente só fica torcendo pra acontecer algo minimamente relevante pra história, o que só acontece nos últimos capítulos do livro; sempre bato na mesma tecla de que os eventos relevantes só ocorrem no final e é sempre tudo muito corrido e com desfecho simples, mas nesse livro os acontecimentos finais foram o que salvaram a leitura. Eu quero ler mais disso, mais desdobramentos da história, mais ação e menos o lenga-lenga tedioso desses personagens. Quero ler mais de Moiraine, de Egwene, que pouco aparecem e são de longe as melhores personagens nesse caldeirão de gente chata. Um volume inteiro sem Perrin foi péssimo, também é um ótimo personagem.

Ainda não vai ser agora que vou abandonar a saga, mas tô por um fio :(
Snowxmann 03/05/2023minha estante
To tendo a mesma relação que você com os livros! Eu amo a história mas tem tanta encheção de linguiça e picuinha chata

Monise Nunes 06/05/2023minha estante
É sofrível ler tanta enrolação, mas o volume seguinte tá perfeito

Jefferson Nóbrega 01/12/2022

As Chamas forjaram finalmente o Dragão
No quinto livro da Série, Rand depois da jornada ao Deserto Aiel é consagrado como ?Aquele que vem Com a Aurora? e ser torna o líder profetizado do povo Aiel, mas não sem oposição. Com os Shaido Aiel como inimigos Rand inicia sua saída do deserto e seus planos de lutar contra os Abandonados.

O livro conseguiu fazer bem a transição de Rand o garoto, para o Rand Dragão Renascido. Algo que sempre me incomodou foi como jovens camponeses do nada se tornaram líderes e lutadores ou espadachins consagrados, porém essa obra responde muito bem isso com Lewis Therin na cabeça de Rand e Mat com as memórias de generais passados obtidas em Rhuidean.

Aliás, se no livro anterior Perrin recebeu destaque e teve foco em seu desenvolvimento como Lorde de Dois Rios, nesse ele não aparece e Mat Cauthon faz a transição de um garoto em luta constante contra seu destino para general do Dragão Renascido.

Esse é um livro com muita ação, reviravoltas e cenas que conseguem prender o leitor. Porém mantenho minha crítica ao núcleo feminino.

A Torre Branca se dividiu, Siuan foi estancada, Nynaeve e Elayne viram peças chaves no núcleo de Tar Valon, porém o autor novamente as deixam presas em dilemas frívolos na maior parte do tempo. Não digo que seja um núcleo negativo, pelo contrário, Nynaeve tem papel importantíssimo na luta contra os Abandonados, porém não deixa de ser na maior parte do tempo chato.

Apesar disso, não é fácil chegar no quinto livro com a história em nível elevado, mas Robert Jordan consegue.

bibliotecadamalu 28/08/2022

Eu havia classificado o terceiro como o livro que menos gostei da série, porém esse quinto ganha de lavada.

O desenvolvimento dos personagens foi pra pqp
Nynaeve está mais calma, o que poderia ser bom, porém ao mesmo tempo, ela tá tão "fraca"?! (Teve umas cenas realmente muito estranhas)
Egwene continua sendo para mim uma personagem insuportável, e piorou muito nesse livro
Elayne, aparentemente toda a vida dela é baseada no Rand, e agora ela e a Min supostamente aceitariam dividir ele? ? O coisinha que eu não tô gostando nessa série é esse monte de mulher atrás dele, o bom é que elas não perdem a amizade por causa desse "amor".

E alguém pode me explicar como o Rand sendo TÃO poderoso, não consegue fazer nada direito ?
Deve ser um dos protagonistas com o pior desenvolvimento. E eu amo ele, mas que grande bosta viu

Tirando tudo isso, é um livro muito envolvente, a escrita do Robert é impecável. É o que salva esse livro.

Bekky.Marty 15/08/2022

Um livro muito bom, mas com capítulos muito longos e pov de personagens meio chatos. Em alguns momentos a leitura se arrastava, e em outros a hitória fluia maravilhosamente bem