Gigantes Adormecidos

Gigantes Adormecidos Sylvain Neuvel

Resenhas - Gigantes Adormecidos

Dani 11/02/2017

Intrigante
Intercalei essa leitura entre o livro físico e o audiobook. Para quem sabe inglês, recomendo muito o audiobook. A narração foi feita com um full cast e o resultado foi um dos melhores audiobooks que já ouvi. Ouso dizer, que inclusive preferi o audiobook à leitura física.
Este é o inicio ( do que parece que será uma trilogia) de uma ficção científica contada de forma atípica, através de entrevistas, relatórios e diários. Esse formato inusitado gera algumas dificuldades no desenvolvimento da história e dos personagens, mas achei que o autor soube lidar muito bem com elas. Ele conseguiu introduzir alguma ação através das gravações e um certo desenvolvimento dos personagens através das entrevistas ( embora as entrevistas focadas no lado pessoal dos personagens possam parecer um pouco forçadas para esse objetivo).
A história é intrigante e levanta algumas reflexões sobre política, ciência e nosso lugar e importância no universo. Foi um tipo de leitura divertida e que, ouvindo ao audiobook, comparo à sensação de assistir a um bom filme de ficção.
Recomendo a leitura para quem gostou de livros como "Perdido em Marte" e "illuminae"
John 11/07/2017minha estante
Você comprou o áudio book?

Dani 11/07/2017minha estante
Não. Se não me engando, esse encontrei pra baixar em torrent pelo isohunt.to
Dê uma olhada se ainda tem lá que eles somem com frequência.

John 11/07/2017minha estante
Obrigado! Vou dar uma olhada!!

Geovanna547 03/09/2023

SEM OR
Eu tenho que acordar amanhã cedo pra ir pra escola, MAS COMO DORMIR DPS DESSE FINAL CARA!!!!
Eu tava "morrendo" de ressaca literária e vi esse livro numa banquinha de 15 reais, FORAM UM DOS MELHORES 15 REAIS JÁ GASTOS DA MINHA VIDINHA.

Eu li ele bem devagar até, a história é muito boa e muito fluída. No começo vc nn entende muita coisa por conta das quebras de tempo, mas dps que vc pega o ritmo da coisa ele vira uma das melhores experiências literárias que existem!!

Os personagens são extremamente cativantes (a Kara tem todo meu coraçãozinho), o desenvolvimento melhor ainda (principalmente o do Vincent), cheio de plots bons, que mesmo se vc achar previsível vai te surpreender pela forma que foi escrito.

Enfim, recomendo SUPER essa história, foi uma das únicas até hj que me fez vir aqui e ficar comentando a cada 5 linhas e eu realmente estou cogitando em comprar o resto da série.
Nickscole 04/09/2023minha estante
Incrível

Lorrany 04/09/2023minha estante
Eita

renanmendes 20/07/2016

Julguei o livro pela capa e acertei em cheio.
Sendo bem sincero, foi a capa de Gigantes Adormecidos que me chamou atenção na livraria. Foi por causa dela que o peguei pra folhear durante os 20 minutos de tempo livre que tinha pelo shopping. E que grata surpresa foi descobrir que esse livro é bom. Desde a temática, que me chama muita atenção, aos personagens e a construção da narrativa, Gigantes Adormecidos é muito interessante e te deixa curioso pra descobrir o que, como, onde, quando e o porquê de tudo. Apesar de não ter muita ação, principalmente pelo jeito como a história é contada, eu fiquei prendido nela o tempo todo. Acabei que li o livro em dois dias. E recomendo. O grande problema agora é esperar até 2017 (ou 2018, se sair depois no Brasil) pela segunda parte de não sei quantos mais livros que virão. Eu vou sofrer.
bisphool 20/07/2016minha estante
Estou com ele aqui no plástico! É uma de minhas novas aquisições literárias, mas ainda há outros títulos que merecem a minha atenção. Quem sabe daqui a alguns meses eu o pegue pra ler tbm? Valeu pelo post!

diggs 24/07/2018

Uma mistura de "Contato" com "Pacific Rim"
Fazia realmente muito tempo que um livro não me agarrava ao ponto de tirar o sono. Gigantes Adormecidos é uma mistura de Contato com Pacific Rim, narrado através de entrevistas e depoimentos. A premissa nós já vimos antes: Partes de um imenso robô são encontradas ao redor da terra, mas o desenvolvimento é focado na descoberta do motivo pelo qual esse robô estão aqui e no que a humanidade fará com isso. A leitura é bem ligeira, devo ter levado umas 12 horas no total e é difícil encontrar um ponto onde "parar para descansar", certamente uma das melhores leituras que fiz esse ano.
Weslei Barbosa 20/06/2019minha estante
Livrão

@tigloko 10/02/2018

Corrida Armamentista Robótica
Empolgada com sua bicicleta nova, Rose da um passeio pelo bosque quando acaba caindo num buraco e acaba desacordada. Quando acorda, bombeiros estão acima dela. E ela se vê em cima de uma mão gigantesca, emitindo uma estranha luz. Passados 17 anos, Rose agora PH.D em física, fica a cargo da missão de estudar a mão gigante. No decorrer da história começam a surgir outras partes do corpo gigante. E uma equipe é reunida para desvendar o que seriam essas partes, de onde vieram e quem os construiu. Mas principalmente seu uso como armamento...

O livro é em formato de entrevista( tendo alguns diários e reportagens no meio) o que me agradou bastante. Deixando aquele ar de documentário mas de uma forma muito mais dinâmica. O clima de conspiração política é bastante presente. Como se fosse uma corrida Armamentista para quem vai obter posse do gigante. As explicações científicas não causaram dificuldade para mim. A não ser uma ou outra, não tive problemas com isso. Gostei da maioria dos personagens. Mas o entrevistador( ou consultor) foi o melhor. Aquele mistério em volta dele, de quem ele é. E ele tem as melhores tiradas do livro [risos].

Fazia tempo que não me empolgava de verdade em uma leitura, daquelas que você não consegue largar. E mesmo não lendo pensar na mesma. Uma ótima ficção científica/thriller, empolgado com a sequência.
Weslei Barbosa 10/02/2018minha estante
Toppppp

Milla Carvalho 14/05/2017

"Se alguém olha para o céu, sem dúvidas vai tentar chegar lá em algum momento, e espécies que conquistam o espaço precisam pelo menos estar abertas à possibilidade de que não estão sozinhos no Universo."
Eu ando repensando as séries/sagas e afins. Na verdade, ando cansada mesmo. E com pouco tempo disponível para leitura, encarar "Gigantes Adormecidos" foi minha última tacada. E ao contrário das minhas três estrelinhas (na verdade seria 3,8), foi uma leitura interessante e completamente fora da casinha/caixinha de minha parte.

É um bom livro, dividido em cinco partes e com uma narrativa bastante diferente do que já li. Sylvain Neuvel traz um livro em forma de arquivo (ou processo), criando uma atmosfera mais séria e cientificamente viciante.

Com um plot que se inicia com a descoberta de uma mão gigante enterrada em uma cidadezinha pacata nos EUA, foi realmente a capa que me fez cair neste livro e em sua história mega diferente. Eu não posso contar muito dela, mas a experiência que tive foi gratificante, melhorada ainda mais pelo seu final bastante esperado por mim!!!!

Então, o que não me "pegou"? O que foi inovador na escrita também me trouxe um pouco de cansaço. A trama se desenrola aos pouco, sendo importante que o leitor não perca nenhum detalhe. E como os capítulos são desenvolvidos de forma bem diferente, sem aquele contexto linear, há momentos que simplesmente tive vontade de passar a página ou seguir para o próximo arquivo.

Admito que estou curiosa com o que virá nos próximos dois livros, mas ao mesmo tempo não sei se terei paciência para continuar a leitura. Vou esperar para ver!

#LeituraForaDaCaixa
Ana Vidal 09/06/2017minha estante
concordo com vc. esse estilo q ele escolheu é cansativo e simplista demais. vc perde muita informação. achei o tema super hiper interessante, mas o formato q ele escolheu, pôs tudo a perder.

Portal JuLund 28/07/2016

Gigantes Adormecidos, @Suma_BR
Hey pessoas! Vocês já ouviram falar desse livro que a Suma de Letras publicou? Se não, vocês vão ficar felizes em ouvir agora, porque é uma Ficção Científica das boas. Vamos agora falar de Gigantes Adormecidos, de Sylvain Neuvel.

Há tempos eu não lia esse tipo de livro, por um período fiquei ligada nos romances e distopias e acabei deixando de lado o estilo que me tornou uma leitora voraz na adolescência, quando deixei os infantis e os clássicos (que amo) para ler ficção científica. Fiquei muito feliz com essa cortesia da editora, porque é um livro realmente muito bom, vou contar um pouco sobre ele.

Rose, cai em um buraco quando criança, dentro desse buraco tinha uma mão de ferro de uns 7 metros, ninguém sabia que estava ali, nem como o buraco foi aberto. Ninguém encontrou explicação para isso, por isso o artefato foi guardado por anos, quando uma nova parte de um “corpo” gigante foi encontrado acidentalmente por dois pilotos do exército.

Leia mais no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/gigantes-adormecidos-suma_br

@APassional 10/08/2016

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Primeiro livro da Trilogia Os arquivos Têmis, “Gigantes Adormecidos”, de Sylvain Neuvel, me conquistou primeiramente pela capa, mas adorei sua proposta e não pensei duas vezes antes de começar a ler. Essa é uma história repleta de decisões, desafios, ética, política, ciência, matemática e um pouco de história da antiguidade!

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/07/resenha-gigantes-adormecidos.html

André 24/08/2016

Uma boa ideia inicial, mas....
Comprei o livro porque achei muito boa a ideia inicial. No entanto a história não me chamou muita atenção.
Os mistérios vão aparecendo no livro, e enquanto se resolve um aparecem outros, me lembrou muito o seriado Arquivo X, com o personagem Canceroso atuando nos bastidores dos governos mundiais. Mas me deu a impressão de que não existia uma linha pré definida, tanto que o final acabou em "vírgula", isto é, com muitos mistérios a serem resolvidos e um gancho típico de final de seriado. Provavelmente outros livros virão para continuar a história.
O formato também não me atraiu muito. Ele é todo escrito em diálogos. Isso dá uma agilidade no texto mas o autor praticamente precisa se ater a dois personagens por capítulo.

Veronica @gatonolivro 26/08/2016

Quando eu li sobre o livro me interessei na hora, logo em seguida saiu no Brasil então comprei. O formato é diferente escrito quase todo em diálogos, mas isso não deixou o livro ruim, a leitura é rápido e cheia de mistérios que não deixa você parar de ler, o livro acaba no querendo saber mais, mas o próximo livro só sai em 2017.

Nilton.Junior 29/08/2016

Me identifiquei com o livro pela capa, e a sinopse me cativou mais ainda, até porque eu sou apaixonado por ficção científica.
A ideia do livro é muito boa, a história, os mistérios, e principalmente os personagens que te surpreendem a cada leitura.
Ansioso pelo próximo livro :)

ziemi 03/02/2024

é ok
Eu realmente gostei da premisa, da ideia por traz do livro, mas me pegou muito no desenvolvimento, por ser algo narrado por entrevistas, e ocasionalmente os diários, na minha opinião foi muito difícil me apegar a história e aos personagens, como nós não víamos o desenrolar na nossa frente parecia que ninguém tinha personalidade ou sentimentos reias sobre os acontecimentos, ou por exemplo, eu achei que a figura da Kara de sempre ser teimosa e rabugenta foi muito forçada ao longo da narrativa, o autor não conseguiu realmente se aprofundar nas coisas. Enfim, essa é a minha opinião sobre, e apesar de ter ficado um pouco curiosa com esse epílogo, não me despertou nenhum vontade de ter que ler outros livros nesse estilo arquivos de entrevista.

Luan 31/08/2016

Chato no início mas interessante no fim, Gigantes Adormecidos é uma divertida leitura
Falar de Gigantes Adormecidos é um pouco complicado pois o livro tem um início confuso e uma narrativa diferenciada. Mas depois de superados estes dois aspectos, ou seja, quando você se acostuma à história e também à forma em que ela é narrada, a leitura passa a ser prazerosa e divertida. Simpático e sem grandes pretensões, o livro tem claras intenções de apenas divertir e entreter o leitor. Consegue isso, apesar o início um pouco penoso. De forma geral, objetivo alcançado.

Misturando alienígenas e uma trama política, Gigantes Adormecidos, de Sylvain Neuvel, conta uma história em que a própria história é a protagonista. Embora o ponto de partida seja um acidente que acontece com a pequena Rose Franklin, que acaba tendo presença em todo livro, o protagonismo fica mais com "os gigantes adormecidos". Mas eu explico: Rose, quando criança, acaba caindo em uma grande cratera, local em que se encontra também uma grande mão de ferro. Anos mais tarde, ela se torna ph.D em física e também uma das responsáveis pelos estudos que quer entender do que se trata esse grande material metálico encontrado – acidentalmente - por ela anos atrás. A partir daí, nos é relatada a corrida para entender o que é o objeto.

Como a narrativa é escrita a partir de relatos em forma de entrevistas, diários ou relatórios, temos em mãos uma série de materiais coletados que documentam os fatos ocorridos. É por isso que eu digo que não temos exatamente um personagem protagonista e sim uma história que pega para si esse papel, embora haja sim personagens com mais ou menos importância. Apesar de um início um tanto quanto complicado por ter uma narrativa diferente, depois de ambientado, o leitor é conquistado. E ao fim é possível perceber quão bem o autor conseguiu montar uma história cronológica e muito bem contada fora do padrão normal de narrativa – que não em primeira, segunda ou terceira pessoa.

O livro tem cerca de seis personagens mais recorrentes, entre eles a dr. Rose e um misterioso entrevistador, que não nos é revelado em momento algum, tampouco no fim do livro, que acabam se sobressaindo aos demais. Mas, tirando a piloto de aviões Kara Resnik, nem um outro personagem é detalhado mais profundamente. Não que eles sejam rasos, mas a vida pessoal deles acaba não importando tanto, justamente por aquilo que já falei: os personagens não são os protagonistas. Além deles, ainda é possível destacar Ryan Mitchell e o linguista Vincent Couture – aquele que consegue despertar no leitor alguma compaixão. Mas é o entrevistador o personagem que mais intriga o leitor, um homem misterioso e também aquele que comanda todo o audacioso e misterioso projeto que visa desvendar o mistério por trás daquela gigante mão e de tudo mais que ela traz consigo. Ele é um tipo muito bem construído, esperto, inteligente, irônico, sarcástico. O autor soube mostrar muito bem as nuances da personalidade dele quando ele é o líder de uma situação ou quando é subalterno em outra.

Como já comentei, a história aborda vários assuntos, começando do sobrenatural, passando por alienígenas e terminando e uma grande trama política, sem esquecer da abordagem de guerra entre nações. Ufa. E nada deixa a desejar conforme o autor vai avançando na história. Aliás, pelo contrário. A história só melhora e Neuvel consegue te convencer de quase tudo aquilo que está contando - há alguns exageros ali no meio. Sem dúvida, a segunda parte do livro é que a conquista, quando uma série de reviravoltas, revelações e novas tramas são contadas. É um livro que não se contenta com o pouco que apresenta na sinopse e vai muito além no desenvolvimento.

A parte ruim desta gostosa leitura é o início, ou, pode-se dizer, a primeira metade. O começo é lento, confuso, às vezes até tedioso. Li algumas páginas quase dormindo. Se era a intenção do autor, me desculpe, mas falhou. Mas isso é tranquilamente relevado ao fim da leitura, já que você é fisgado pela boa escrita e o ritmo ágil que ele emprega – lembrando, na segunda parte. Não fosse esse início enfadonho, o livro ganharia muito mais elogios de minha parte. Mas ele conseguiu, de forma geral, agradar e divertir sem grandes pretensões. Por isso, dou tranquilamente quatro estrelas ao primeiro volume desta série que terminou com um epílogo com gosto de quero mais.

Carla Maria 01/09/2016

Leitura arrastada, mas com um "final" surpreendente.
Gigantes Adormecidos é uma história completamente diferente. Já no início, percebe-se que a narrativa é atípica. Em forma de entrevistas, a história vai se desenrolando e os personagens vão se desenvolvendo lentamente. Nada de extraordinário, o que me deixou bastante frustada, já que eu esperava muito mais desse livro. Achei que os eventos demoraram bastante tempo para acontecer, e a melhor parte, aquela que ganhou realmente a minha atenção, foi exatamente aos 90% de leitura concluída.
Confesso que o final valeu pelo livro inteiro, não que a história seja ruim, mas o arrastar dos acontecimentos me irritaram bastante. O livro é bem escrito, a história foi construída em cima de um tema bastante comentado no mundo e nas telonas, os alienígenas. E é nesse universo que embarcaremos em uma jornada em busca de 14 peças (espalhadas pelo planeta terra) que formarão um gigante do tamanho de um prédio de 6 andares. Esse gigante é a chave para a descoberta de algo grandioso. Agora basta saber quem ficará e o que farão com tamanho poder.

raphaelrtw 01/09/2016

Agrada, mas falta um clímax
É evidente que o autor é um novato no ramo quando ele se aventura por diversos campos e não se foca em nenhum. O livro começa sendo uma promissora ficção científica, deixando evidente que houve um esforço do autor em pesquisar conceitos interessantes.

No entanto, a narrativa (muito bacana, feita na forma de diálogos e entradas de diários) descamba para uma mistura de romance, política e estratégia militar. O que não é de todo mal, pois os personagens são bem construídos. Entretanto, o personagem mais interessante (e talvez o mais importante) aparece muito pouco.

A história, no entanto, não possui um final satisfatório. Pouco após terminar o livro, descobri que foi estruturado para ser uma história em vários volumes - o que hoje em dia, infelizmente, parece ser o padrão. Por ser fã de histórias concisas, não gostei da ideia, mas fico aliviado de saber que a trama pode ser melhor desenvolvida.

Como fã de ficção científica, me decepcionei pois o livro não entrega o que promete - justamente, robôs gigantes. Minha sincera opinião: vale a leitura, mas não vale o preço. Eu não me vejo pegando este livro no futuro, e também não me vejo acompanhando a série com fervor.