O Alienista

O Alienista Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Alexia.Esperoni 24/04/2024

Amei
Apesar de ser uma leitura para o meu TCC, foi o meu favorito do autor até agora kkkkk amei a história e todas as camadas que ela atinge

Luyanne0 28/03/2024

Clássico e atemporal.
É incrível como o tempo ajuda a mudar certas perspectivas. Li essa obra na época da escola e achei um porre e agora após tantos anos, devorei e fiquei: uau. Mais um da série: as maravilhas que Machado nos trouxe.

thais 16/03/2024

Plus Ultra!
Simão Bacamarte é o médico (o alienista) interessado na ciência da mente humana, e para realizar pesquisas e tratamentos a respeito da mesma, ele inaugura em Itaguaí a Casa Verde, um tipo de centro de pesquisas científicas e manicômio, que gera um rebuliço na sociedade local, influenciando até mesmo as questões políticas da região.
O conto é rápido e gostoso de ler, me rendeu boas risadas com a ironia mascarada e sutil de Machado, que ironiza as questões sociais e morais do ser humano.
O que dizer do final? Mais um vez (comparando com a minha leitura anterior do mesmo: Quincas Borba) Machado de Assis deixa uma reviravolta no destino do protagonista que além de surpreender, provoca no leitor uma reflexão acerca da moral da história.
Recomendo esse livro para qualquer pessoa, mas especialmente para quem quer ter um primeiro contato com as obras de Machado, pois como um conto, torna-se rápido e divertido de ler, além de interessante objeto de discussão.

isisgabtw 14/03/2024

Simao bacamarte vc eh um maluco
Fiquei com raiva do alienista algumas vezes, mas amei como a história de desenrola é bem curtinha e não achei tediosa nem nada do tipo, primeiro livro do machado q eu leio, curti mt

NIMSAY 16/02/2024

Eu acho que quem merece ser internada sou eu
Cara que isso...ele é maluco ou sou eu que sou...ele queria só um prédio pra fazer um hospício e no final o prédio virou a cidade...tenho que dizer quem diria que uma duzia de loucos daria tanto dinheiro e tanta dor de cabeça...

criminAlogaliterAr 12/02/2024

De Santo e Louco todo mundo tem um pouco.
É uma obra de rápida leitura, integrante do que se define como Realismo Machadiano. O enredo é bem interessante e qualquer coisa que eu descreva sobre ela já seria um spoiler ?.

@brunologan7 22/12/2023

Loucura, loucura, loucura...
Nos tempos de Brasil Império, em uma cidadezinha chamada Itaguaí (RJ), um médico chamado Simão Bacamarte, ungido pelo poder e respeito oriundo do cientificismo, resolve abrir uma casa dedicada ao estudo e possível tratamento da loucura ? a saber, um manicômio.

Ao longo da trama, as coisas saem do controle e o leitor é levado a refletir sobre a complexidade da mente humana ? afinal, é fácil definir quem é louco? ?, relações de poder e o perigo de conferir grandes poderes a um único indivíduo que julga estar em posse dos melhores métodos. Afinal, é sempre bom lembrar que grandes poderes exigem grandes responsabilidades.

Gosto muito do questionamento de Leandro Karnal acerca desse livro: ?Estamos em um oceano de racionalidade com uma ilha de loucura, ou estamos em uma pequena ilha racional cercada por um oceano de insanidade??

Embora não esteja no meu patamar captar todas as críticas e intenções do autor, dei boas gargalhadas enquanto pensava sobre assuntos sérios e penso que para marcar o início da minha caminhada machadiana eu não poderia ter feito uma escolha melhor.

Talvez eu seja só mais um louco. Hahaha.

Angelica75 07/10/2023

Nota 5.
Genial e atemporal, poderia ter sido escrito ontem, característica comum aos livros de Machado de Assis. O autor escreveu esse conto/novela com o foco principal de sua fina ironia em cima do cientificismo tão em alta na época, e nas vaidades e egoísmo dos homens.

O médico Simão Bacamarte se esforça para entender os comportamentos e distúrbios psicológicos dos moradores da pequena Itaguaí, vila longínqua do RJ. Cria a Casa Verde, uma espécie de hospital para alienados, com o apoio dos políticos locais. Começa então sua jornada de analisar os cidadãos que, a certa altura, estão ali, 75% presos como alienados na tal Casa. Daí em diante são aulas y aulas do querido autor. Reviravoltas, mudanças para defibir quem é louco e quem não é, observação sagaz e cínica das trocas de poderes na cidade, tudo perfeito e delicioso de ler na linguagem simple e cativante do "Bruxo Velho".

Marcos5813 07/10/2023minha estante
Esse conto, ou novela, é fantástico! Não vou dizer que tem contos do "Bruxo Velho" que gosto mais, mas, não sua grande maioria, todos são obras-primas do Machado.

Naosabo 13/09/2023

A melhor introdução a Machado de Assis
O alienista é um conto absurdamente envolvente. Sua estrutura cativou-me desde o primeiro instante. Além de ser facilmente entendível, contém um delicioso humor sutilmente escondido nas entrelinhas dessa maravilhosa obra sobre a relatividade da loucura, caos e Casa Verde.

Lore 13/09/2023

Loucura
Sendo bem honesta, acho que li o livro certo no tempo errado, tenho certeza que se eu lesse esse livro no futuro teria gostado mais e entendido melhor.

O livro é muito bom, uma obra machadiana incrível!

Fiquei meio perdida em grade parte do livro mas no final tudo fez sentido, mesmo sem fazer sentido hehehe.

Recomendo que leiam mas com calma e prestando muita atenção, vale a pena se você souber aproveitar a leitura e tirar alguma coisa da história para levar para a vida!

Foi isso

Xx
- Lore.

Clara 23/08/2023

Magnífico, como sempre
é um livro do machado, tem seu humor refinado (eu gargalhei lendo isso aqui, sem exagero nenhum), tem suas críticas ácidas e muito bem colocadas, sua descrição inigualável, principalmente dos olhares. ele é sempre pontual, seja sobre a questão da loucura, política ou das relações sociais retratadas aqui. li muito rápido, gostaria de ter feito isso mais lentamente para poder passar mais tempo na história kkkkkk apenas leiam machado de assis.