A teus pés

Resenhas - A teus pés

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Livros e Pão 16/09/2021

Ana, tô a teus pés
Li em 2019 e achei uma delícia. A Ana e seus vampirismos são extremamente cativantes, ainda que numa primeira leitura você veja alguns poemas e fale "hã"?

Michele 27/11/2016

21 de fevereiro
Não quero mais a fúria da verdade. Entro na sapataria popular. Chove por detrás. Gatos amarelos circulando no fundo. Abomino Baudelaire querido, mas procuro na vitrina um modelo brutal. Fica boazinha, for; sábia como deve ser, não tão generosa, não. Recebe o afeto que se encerra no meu peito. Me calço decidida onde os gatos fazem que me amam, juvenis, reais. Antes eu era 36, gata borralheira, pé ante pé, pequeno polegar, pagar na caixa, receber na frente. Minha dor. Me dá a mão. Vem por aqui, longe deles. Escuta, querida, escuta. A marcha desta noite. Se debruça sobre os anos neste pulso. Belo belo. Tenho tudo que fere. As alemãs marchando que nem homem. As cenas mais belas do romance o autor não soube comentar. Não me deixa agora, fera.
Ana.Faria 25/03/2020minha estante
Não entendi nada ?

Maria 28/02/2023

Não entendi nada. amei. quer dizer, não sei. senti que amei mas não sei explicar bem por que. parece que uma amiga minha muito bêbada tá na minha casa fazendo associações livres sobre a vida dela às duas da manhã e eu tô tão bêbada quanto ela então por mais que o que ela diga não tenha sentido lógico, eu meio que compreendo

Mika 09/08/2021

Ana, você me leva para dentro de mim
Não sei se um dia vou ter agradecido o suficiente pela existência de Ana Cristina César. Muita gente não gosta de ler Ana por tê-la como hermética, confusa, distante? o fato de sua poesia parecer um diário (ou mesmo ser) incomoda. Bom, é normal não entender o que ela escreve, mas ela o fez colocando sua existência ali, admitindo a confusão, os sentimentos conflitantes, os pensamentos que a gente tem vergonha quando surgem na nossa cabeça. ?Eu tenho uma ideia. Eu não tenho a menor ideia?, ela diz logo no primeiro poema. E essa honestidade, esses diários, essas correspondências, foram exatamente as coisas que me fizeram querer desesperadamente ler Ana de novo e de novo, porque fiz do seu diário meu diário, risquei e escrevi nele. Chorei nele. Eu ri das ironias e achei ela engraçada, confusa, sozinha, inteligente. Então é isso, pra mim é bem pessoal. Tudo bem se você não se identificar, essas coisas não são simples e são naturais, mas desejo uma ótima leitura a quem quiser conhecer e recomendo que se vá desprendide de tudo o que você espera da poesia. Ana, minha transgressora favorita. Você me leva pra dentro de mim.

Rocier 04/03/2022

Me surpreendi
Conheci muito sobre a autora por este livro. Gostei muito, apesar de algumas coisas não ter entendido de primeira, outras até agora não entendi.
Ela escreve muito bem, não tem como negar. Gostei muito mesmo de alguns poemas, outros bem tanto, mas isso e normal se tratando de poesia, pois é algo íntimo. A prosa de Ana Cristina César se mistura, se separa e segue um fluxo diferente do comum, visto até aquela época.
Vale muito a leitura mas com ressalvas, é mais interessante ler sabendo a historia de vida da autora. Essa edição além de linda é muito bem organizada.

Lara 24/03/2021

Sentimentos no papel
Tive um estranhamento no começo, por nunca ter tido contato antes com esse tipo de escrita, mas, depois, fui meio que me deixando levar, sem ter a necessidade estética de entender sempre o que estava sendo dito.
Apesar disso, acho que me levou um pouco a refletir algumas situações da minha própria vida, a partir da reflexão (bastante sensível e sem papas na língua, diga-se de passagem) da autora. Involuntariamente eu sempre acabava adaptando a poesia ao que eu tava sentindo no momento. É um livro pra reler sempre e sempre achar significantes diferentes pros significados, ou simplesmente não achar nada.
Como ela mesma escreveu: "Fico olhando para o desenho e não vejo nada. Certains regardant ces peintures, croient y voir des batailles ['algumas pessoas que olham para essas pinturas pensam que veem batalhas', segundo o google tradutor]". Simplesmente, são sentimentos no papel, que podem tentar ser decifrados, a partir da sua própria experiência, ou não.
Em uma resenha anterior aqui no Skoob, alguém falou que parecia que a Ana Cristina Cesar tinha anotado alguns momentos em um caderno e depois juntado eles em frases que nos parecem um pouco desconexas. Eu senti isso em algumas partes, mas não achei ruim, achei até interessante demais.
A minha parte favorita foi com certeza "luvas de pelica", pela forma de escrita que engana como prosa mas que é pura poesia, extremamente sensível. Eu amei poder conhecer o escrever da Ana Cristina Cesar.

Priscila322 23/06/2022

Novos sabores
Ler poemas e poesias é algo que não costumo fazer e por isso é um tipo de leitura que não é fácil.

A linguagem, o ritmo que muda conforme a leitura, os textos complexos e que não são feitos para fazer sentido.

Tudo é tão novo, tão diferente que encanta e assusta.

Ana 04/01/2021

Que experiencia esse livro!
Muito dificil falar sobre um livro de poesias pq algumas partes sempre vão chamar mais a atencão do que outras... Gostei muito de Cenas de Abril e A Teus Pés. As poesias curtas são as que mais me impactaram, são frases e palavras calcadas em uma melancolia profunda que transborda nas páginas.

Recomendo muito a leitura acompanhada das lives de discussão que o canal Vá Ler Um Livro fez

"tenho uma ideia
não tenho a mínima ideia"

Olgashion 19/06/2022

Se não fosse o clube de leitura eu não teria lido. Parece algo que ela fez ali meio sem jeito e meio por fazer. Dps da primeira discussão eu entendi a beleza mas ainda é um livro que eu não recomendaria ?

jessyhehe 28/06/2020

Li o livro e não entendi foi é quase nada. Livro de poesia que não me fez sentir emoção alguma. :(
Natália Carolina 28/06/2020minha estante
Poxa, sério? Não li nada da autora mas sei que ela é super importante na escrita de mulheres... Está na minha lista para leituras futuras.

Se puder falar quais aspectos não gostou, gostaria de saber.

jessyhehe 28/06/2020minha estante
Pois é, eu acho que não me familiarizei com a escrita dela, com o estilo de poesia que ela vai construindo... pra mim foram palavras soltas, combinadas com outras que não fizeram sentido. Acredito que não tenha sido um bom momento para eu ler esse livro, talvez eu releia em outro momento...mas posso dizer que a escrita dela é bem complexa... :)

Natália Carolina 28/06/2020minha estante
Ah sim, entendi. Eu não li nada dela, mas talvez seja bom conhecer um pouco sobre ela para depois ler os poemas.

Obrigada por compartilhar sua opinião ;)

Gabriela Gonçalves 06/04/2024

Infelizmente, Ana C. não performou tão bem comigo. A autora fez parte da geração mimeógrafo (poesia marginal) e isso é bem perceptível no seu texto fragmentado e que a todo momento atravessa as fronteiras entre prosa, poesia e ensaio, entre o eu lírico e o eu biográfico. Terminei de ler e me senti como o Cacaso: "É muito bonito, mas não se entende [...] o leitor está excluído". E olha que sou uma leitora que gosta dos 'não ditos' de um texto, mas a poesia da Ana C. foi desafiadora, mas não de um jeito bom. Confesso que o texto tem um charme, tem um magnetismo misterioso e uma eroticidade nas entrelinhas que te prende e te faz ficar ali, lendo. Vou deixar essa leitura acalmar... Quem sabe eu não dou uma nova chance pra ela...

Leticia 29/05/2022

Não consegui entender absolutamente NENHUMA palavra que essa louca escreveu .
Fui de base não tankei

1 | 2 | 3 | 4 | 5