A teus pés

Resenhas - A teus pés

1 | 2 | 3 | 4 | 5

prinmahnoor 28/06/2023

Delirante e identificável
Mulheres instáveis emocionalmente são sempre, por algum acaso, de um extremo talento e de uma comicidade que só... sempre me identifico.

Rafaela.Cruz 05/06/2022

Descobertas.
Ainda tenho pouca profundidade com poemas, mas esses textos? são confusos, doidos, incompreensíveis, reais? fantasmagóricos. Tocantes! Muitos em um. Quero continuar descobrindo sobre a autora. Sobre poesia.

Leticia 29/05/2022

Não consegui entender absolutamente NENHUMA palavra que essa louca escreveu .
Fui de base não tankei

juliana 15/05/2021

não entendi muita coisa mas o que eu entendi eu gostei.

Camila.Nunes 12/07/2023

Texto extremamente chato e desconexo
Eu nem consigo formular uma resenha a respeito do livro. As histórias não tem conexão, começo, meio ou fim. Talvez seja o que a autora queira passar? Talvez! Mas não entendi absolutamente nada. Pode ser que não seja um texto pra mim. Mas não me prendeu! Só não deixei de ler pois não largo livro pela metade. Não me identifiquei com a narrativa, me parece que a autora vivia uma relação de dependência com álcool, imagino que sa trate de sua própria vida na narrativa, ela introduz algumas partes do texto em inglês, outras em francês. Não sou trilíngue e não tenho paciência pra ficar lendo em três línguas. Péssimo.

Beaâ¨ï¸ð 15/01/2023

Simplesmente perfeito...
Se tornou uma das minhas escritoras favoritas, e com certeza, do gênero de poesia e nacional, já é a minha favorita! Estou encantada e sem palavras, um dos melhores livros que já li na vida

Gabriela Gonçalves 06/04/2024

Infelizmente, Ana C. não performou tão bem comigo. A autora fez parte da geração mimeógrafo (poesia marginal) e isso é bem perceptível no seu texto fragmentado e que a todo momento atravessa as fronteiras entre prosa, poesia e ensaio, entre o eu lírico e o eu biográfico. Terminei de ler e me senti como o Cacaso: "É muito bonito, mas não se entende [...] o leitor está excluído". E olha que sou uma leitora que gosta dos 'não ditos' de um texto, mas a poesia da Ana C. foi desafiadora, mas não de um jeito bom. Confesso que o texto tem um charme, tem um magnetismo misterioso e uma eroticidade nas entrelinhas que te prende e te faz ficar ali, lendo. Vou deixar essa leitura acalmar... Quem sabe eu não dou uma nova chance pra ela...

Adriano.Santos 16/08/2017

C. Ana Cristina
Bem variado no uso do vocabulário, jogos impensáveis de sentido, situações cotidianas com olhares incomuns, puro prazer estético.
Ana.Faria 25/03/2020minha estante
Literatura pode ser estética? Um quadro então poderia ser literatura? Vou pensar sobre isso. Interessante.

Charleees 27/03/2023

A TEUS PÉS - Ana C César
Queria falar da morte
e sua juventude me afagava.
Uma estabanada, alvíssima,
um palito. Entre dentes
não maldizia a distração
elétrica, beleza ossuda
al mare. Afogava-me

Em 2017 eu li Poética, obra completa da escritora e foi um mergulho surpreendente para mim que só conhecia Samba-canção de sua autoria. Tanto a poesia quanto a prosa, uma prosa poética de Ana é muito intensa e eu gosto disso em poesia, que o autor se derrame sobre as páginas, como ela mesma escreveu "sentir separado dentre os dentes um filete de sangue nas gengivas".
Em dezembro recebi do meu amigo Jhoni o "a teus pés" que está em Poética, mas dessa vez digo que o mergulho foi menor, dado o tamanho do livro, mas a imersão foi a mesma.
Ana não escreve facilmente, não entendi nem fui tocado por todos seus escritos, principalmente aqueles em que ela mistura trechos em inglês e em francês, mas no geral sua escrita é cortante e misteriosamente eu percebo tudo ali.
Ana é uma, senão a única poeta lembrada dentre o Movimento da Poesia Marginal, ali nos idos dos anos 70, morreu cedo, suicidou-se aos 31 anos e deixou além de sua obra uma áurea de mistério sobre si.

Ana C.: decifro-te, ou me devoras.
Italo Moriconi

a teus pés - ana cristina cesar
Livro 03 de 2021
Editora: Companhia das Letras

itym06 17/01/2023

acho que gostei
enfim, confesso que não entendi nada e não sei se foi problema comigo ou com o livro (provavelmente foi comigo mesmo). mas de qualquer forma, o pouco que entendi, achei um bom livro, gostei da forma que ela escreve e da divisão de cada poema. pretendo ao longo do ano ler com calma cada um e tentar analisar cada um deles. mas em geral, eu gostei da experiência da leitura mesmo sendo muito difícil pra mim entender e interpretar o que ela escreveu

Samuca 03/12/2022

Parece que li a mim mesmo.
Foi meu primeiro contato com Ana Cristina Cesar e estou apaixonado. Normalmente, leio autores que me atraem, e, dessa vez, não foi diferente. Adorei as poesias que foram muito reveladoras e muito parecidas com minha vida íntima, percebi um alinhamento entre nossas ideias. Ana Cristina permanece viva mesmo depois de morta.

Fiquei impressionado com a quantidade de leitores que não entenderam as poesias ou que acharam os poemas aleatórios, com palavras soltas. Me surpreendi mais ainda com a tentativa de uma leitora de comparar Dante Alighieri, um poeta humanista renascentista, com Ana Cristina Cesar, uma poeta contemporânea. A comparação é equivalente a comparar Madonna com Mozart ou Pupunha com Morango. Percebem? As propostas são inteiramente diferentes. Para mim, Ana C. é muito complexa, muito completa e digna de maior respeito. A teus pés é belíssimo!

Camps 23/01/2021

Difícil
É difícil eu gostar de livros de poemas, então não fiquei tão surpresa por não ter gostado. Não entendi muito bem o livro.

Juliaaa 24/09/2021

Poemas maravilhosos de outra dimensão
Bom para começar eu gostaria de esclarecer que este livro não foi uma leitura fácil, ela tem camadas e um acontecimentos biográficos, então você precisa ter um BOOMMM conhecimento prévio da autora (Ana Cristina) antes de começar a ler a obra, porque só assim você vai entender as angústias que ela tava passando e todas aquelas dúvidas e questionamentos internos sobre sua existência/valor em si.
Tendo isso em mente, conseguirá aproveitar e se aprofundar na leitura com muito mais facilidade! Quando você começa a entender os pensamentos do eu lírico você começa a se colocar no lugar ela e a compartilhar de suas dores, uma experiência muito única e incrível que muitos não conseguem ter ao ler suas obras por conta de não terem feito essa pesquisa prévia!

Carolina 23/09/2021

Pura poesia
É um livro de poesia, complexo, que consiste em a autora tentar se encaixar na sociedade, em busca da sua identidade. Para quem gosta de poemas é uma ótima opção.
Obs: leia a biografia da autora antes de ler o livro, ajuda muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5