Os Inconfidentes

Os Inconfidentes Carlos Alberto de Carvalho




Resenhas - Os Inconfidentes


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Nati 16/12/2021

Eu amo romance histórico, em que conta de maneira romanceada a história de pessoas reais (mesmo com enfoque em personagens fictícios). Então, quando vi na sinopse que iria contar a história de amor 😍 de personagens reais da Inconfidência Mineira minhas expectativas estavam lá no alto.
Porém, o livro quase não entregou a história de amor prometida, o romance ficou em terceiro plano em uma descrição objetiva de fatos históricos de maneira romanceada, mas sem despertar em mim aquela sensação de ser transportada para dentro da história. E para piorar tudo, o final trágico (e mantida a fidelidade histórica) trouxe à leitura um gosto amargo de desilusão.
A melhor parte foi as que contaram curiosidades históricas que não encontramos em livros de história, mas não dissipou a frustração de esperar algo e me decepcionar.
comentários(0)comente



Simone 09/01/2021

Os Inconfidentes
A Inconfidência Mineira é um marco histórico que precisa ser lembrado, e esse livro mostra essa importância com simplicidade.
comentários(0)comente



Bela 14/07/2021

Muito bom
Uma história fácil e gostosa de ler. Achei incrível o jeito em que pessoas reais, e o contexto histórico, foram trazidos. Bárbara é sem dúvidas uma personagem maravilhosa, inteligente e cativante.
comentários(0)comente



Solaine 26/08/2016

Na verdade tá mais pra 2,5.
A verdade é que parte da minha decepção foi pura frustração porque queria que essa história fosse muito mais do que ela foi (provavelmente ainda influenciada pela hype de Hamilton), mas teve muita coisa fraca nesse livro, infelizmente. A história é contada em fragmentos em que vemos, principalmente, a vida da Bárbara e do José, algumas vezes vemos a rainha (quase cantando da da da dat da dat da da da da ya da) ou temos uma focalização no Tomás Antônio Gonzaga (que pareceu a mais jogada de todas, mas acho que o autor estava mais interessado em representar, nestas partes, o que levou à elaboração de Marília de Dirceu do que qualquer outra coisa). O problema é que são fragmentos tão curtos e pontuais durante todo o livro que você não tem tempo de se sentir próxima de nenhum personagem. Não ficamos sabendo muito sobre as relações da squad dos Inconfidentes (e quando sabemos é mais pelo que o narrador fala do que realmente é mostrado), então o que poderia ter sido super comovente no final fica bem "ok, já vi isso nas aulas de história". A Bárbara é uma personagem muito interessante, talvez a presença mais forte nesse livro, e eu queria dar uma estrelinha pro autor por ter apresentado ela dessa forma, mas eu ainda queria saber mais sobre ela, queria mais da relação dela com a Ana, mais de como ela se apaixonou pelo José...
O livro é bem escrito e acho que poderia ser muito mais do que foi, principalmente se fosse mais longo, porque parece que tudo ficou corrido para não passar de um certo número de páginas.
No fundo fica tudo muito superficial, sem ter explorado mais das lacunas que dariam um encanto maior para o lado fictício desse romance histórico. Mas eu diria que ainda vale a pena a leitura, porque é bem bacana ver a Bárbara sendo parte do grupo dos Inconfidentes mesmo que indiretamente.
comentários(0)comente



Anna 26/06/2021

Resenha depois da segunda releitura :))
O problema é que o livro acaba pecando em não explorar dois pontos; o romance do casal e o contexto histórico. Esses dois pontos acabam ficando rasos demais e ficamos esperando que pelo menos um desses pontos seja mais explorado. Isso é uma pena mas mesmo assim gosto muito do livro e recomendo para qualquer um que esteja estudando a inconfidência mineira, dá uma visão legal!
É curtinho então já li três vezes e todas as três em uma só sentada
comentários(0)comente



@uaitolendo 19/10/2016

Os Inconfidentes
Vamos la!! Se voce for ler esperando ter mais informacoes sobre a Inconfidencia Mineira,vai cair do cavalo. O Movimento e so um pano de fundo para a historia principal que e o amor de Barbara e Alvarenga Peixoto.Na minha opiniao o autor poderia ter explorado mais a Inconfidencia,elaborado o tema,o livro ficaria muito melhor. Uma coisa que pra mim ficou muito vago e foi enchecao de linguica e a parte que se passa em Portugal. Achei desnecessario. A luta de Barbara e Alvarenga ficou muito vaga. Mas na parte amorosa dos personagens o autor fez o que se propos.
comentários(0)comente



Aline 21/04/2022

Os Inconfidentes
Obra que inicialmente parece ser um clichê romântico, mas não seria diferente, pois os casais enamorados, geralmente passam no início, por estes momentos clichês, devaneios e galanteios. Porém com o amadurecimento dessas relações e a inserção de fatos históricos, a narrativa cresce e passa a nos envolver e nos fazer torcer pelas personagens, mesmo conhecendo o fim real delas na História do Brasil. Excelente leitura para o feriado nacional em que comemora-se "O Dia de Tiradentes". Como próxima leitura para continuidade temática, seria interessante ler: D. Maria I.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ariadine 08/05/2021

Nn foi um dos melhores livros q ja li, mas tbm n foi um dos piores ! Quando eu ganhei ele eu pensei q seria "O ROMANCE", mas o livro me decepcionou mt, principalmente pq pula mts os anos eu ficava muito perdida ! Eu acho q o livro tinha td pra ser sensacional, mas a história foi muito "picada", vamos assim dizer, e eu achei o romance mt fraco, mt msm, ai eu pensei q o forte do livro seria mais a inconfidência mineira, mas achei q foi mt mal contada ! Como eu disse o livro tinha td pra ser otimo, mas o fato de cortar muitos anos e a história, e n ser contada detalhadamente fez o livro ficar faltando algo a mais !
comentários(0)comente



Denise Ximenes 29/12/2021

Mistura que agrada: História e Literatura
Um romance histórico que narra a Inconfidência Mineira e nos leva a conhecer melhor o cotidiano de brasileiros intelectuais de peso, como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Tiradentes.

Aqui, temos acesso a eventos importantes à nossa historia: os fatos que motivaram a revolta, as consequências terríveis disso; o contexto que levou o poeta árcade à elaboração de um dos poemas mais importantes da nossa literatura: Marília de Dirceu; bem como os caminhos injustos que levaram ao assassinato de Tiradentes.

Romances históricos me atraem: são uma forma prazerosa de compor, na nossa bagagem intelectual, essa imensa colcha de retalhos, que é a História do Brasil.

Recomendo! ?
comentários(0)comente



a.bookaholic 28/12/2016

Muito superficial
O autor poderia ter aprofundado muuuuuito mais a história! Ele não aprofunda nem na vida pessoal dos personagens e muito menos na questão política. É basicamente um apanhado geral das principais informações sobre o tema. Para quem está buscando uma leitura que vai a fundo nessa época, recomendo Um Poema Para Bárbara.
comentários(0)comente



Juliane.Teixeixa 25/03/2021

O livro é bom e bem escrito, mas não leria outra vez.

Fiquei confusa em algumas partes e me perdir em alguns nomes (tinha no tantos José e João hahaha).
comentários(0)comente



callmemadu 24/04/2022

não entregou o que prometeu
é um livro lindo, histórico que conta uma história importante. uma literatura nacional que deve ser destacada.

mas o romance é muito mal desenvolvido, rápido, os diálogos rasos, personagens apaixonantes que não tem espaço.
comentários(0)comente



Yasmin 03/03/2021

Leitura superficial.
A abordagem é uma forma de contas os fatos ocorridos e o sofrimento da mulher durante inconfidencia.
Superficial demais
comentários(0)comente



Wilza.Mary 14/07/2021

Poderia ter sido melhor
Oi gente!!!

Quem aqui já leu esse livro? Eu comecei a ler e estava com uma expectativa muito boa. Primeiramente porque era um nacional, segundo porque é um romance histórico e eu sou apaixonada mas no decorrer da leitura eu me via perdida no espaço.

?Os Inconfidentes? de Carlos Alberto de Carvalho lançado pela editora @universodoslivros

A capa foi um dos principais motivos para que eu sentisse desejo de lê-lo ? mesmo sabendo que não se deve avaliar um livro pela capa. Aí gente mas não resisti. Quem nunca não é mesmo?

Pois bem, para quem se lembra do que foi a inconfidência mineira a história fica mais fácil, inclusive para a compreensão dos diálogos e das cenas. Tudo acontece muito rápido sabe? Fiquei zonza. A história não é toda ruim, por assim dizer e se o autor tivesse dado uma prévia logo no início a narrativa teria sido diferente.
Dá para compreender?

Gostei dos personagens e a forma como foram construídos e principalmente do Alvarenga e a Bárbara que são os protagonistas. Deu para perceber a sintonia, força e amor entre eles.

Outro ponto que gostei foram dos poemas que o autor incluiu no decorrer do livro.

? Minha amada Bárbara, os seus olhos me são guias na escuridão que me encontro; o seu sorriso, o entusiasmo que perdi há muito; a sua boca, a alegria de um homem solitário.?

Por fim, para mim teria tudo para ter sido sensacional, mas mesmo assim a estrutura em sim é linda, com a mistura de ficção e realidade e com personagens fortes.

Se alguém já leu ou ainda vão ler,
adoraria saber da opinião de vocês.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR