O Demônio e a Srta. Prym

O Demônio e a Srta. Prym Paulo Coelho

Resenhas - O Demônio e a Srta. Prym

Ruth 29/05/2011

Simples, objetivo, mais o final................
Falar de Paulo Coelho é complexo, adoro suas obras mais algumas vezes deixa a desejar. Falar desse livro é ainda mais complexo, não que fuja a temática de ensinamentos mais é que ele te faz absorver o conteúdo do livro e te levar a pensar, repensar, analisar suas opiniões sobre o bem e o mal. Até 3 folhas antes do final o livro é M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O. Mais o final há se não fosse o final, infelizmente deixou a desejar e pq não dizer que me decepcionou?! Sim me decepcionou. Mais é um ótimo livro. Se vc quiser ver os dois lados do bem e do mal recomendo esse livro.

"Sempre acreditei que as profundas transformações, tanto no ser humano como na sociedade ocorrem em períodos de tempos muito reduzidos. Quando menos esperamos a vida coloca diante de nós um desafio para testar nossa coragem e nossa vontade de mudanças; neste momento não adianta fingir que nada acontece, ou desculpar-se dizendo que ainda não estamos prontos.
O desafio não espera. A vida não olha para trás. Uma semana é tempo mais que suficiente para sabermos decidir se aceitamos ou não o nosso destino."

"As pessoas querem mudar tudo e ao mesmo tempo desejam que continuem tudo igual."
( PAULO COELHO)

Eli 11/05/2011

Pelo título, achei que seria algo sombrio, com mais misterios, com uma trama mais envolvente, fugindo ao estilo "Paulo Coelho", que é sempre carregado de lições e ensinamentos de alguma maneira. Engano meu. O livro repete as fórmulas já batidas pelo autor, onde a protagonista sobre com uma grave crise existencial, tendo sua vida atrelada a uma cidade pequena sem qualquer perspectiva. Fica dificil falar sobre o livro sem deixar spoleir (quem me conhece sabe que eu odeio dar spoilers), mas a presença do Senhor Rabudo foi muito estranha para mim. E o jeito que a Srta Pryn reage a presença do mesmo foi bizarra. Dos livros do Paulo Coelho foi o que menos gostei. Mas sempre digo, se você estiver com disposição, talvez você goste.

Regina 17/12/2010

desafios
Quando menos esperamos, a vida coloca diante de nós um desafio para testar nossa coragem e nossa vontade de mudança; neste momento não adianta fingir que nada acontece, ou desculpar-se dizendo que ainda não estamos prontos.
O desafio não espera. A vida não olha para trás.

RaphaellaKaoana 21/01/2012minha estante
Também amei esse trecho do livro! =D

Lucia Sousa 26/11/2010

Até que ponto a vingança pode chegar?
Esse livro é a típica estória da garota de cidade pequena,que sonha em ter uma vida diferente,etc.,etc.Até que aparece esse misterioso homem,oferecendo um mundo de possibilidades,desde que a cidade escolhesse o sacrifício ideal!
Nele vemos até onde a covardia e a ganância podem nos levar!
Foi um dos livros de P.C. que eu mais gostei!

Baby 11/10/2010

"O mal nunca trará o bem..."
Um ótimo livro, nos ensina muitas coisas, em certas partes (não sei se é pq me identifico com elas XD [é... só assim pra mecher cmg]) te comove e tem uma história que te prende até o fim.

"... Como isso nunca aconteceu, sua necessidade de ser amada se transforma num desejo surdo de vingança. No fundo, você gostaria de ser como os outros habitantes de Viscos - álias, no fundo, todos nós desejamos ser iguais aos outros. Mas o destino lhe deu uma história diferente..."

"... Estava na praia, sofrendo mas procurando desesperadamente acreditar que aquela dor teria um final, quando viu o pôr-do-sol mais lindo de sua vida. Foi então que o desespero voltou mais forte que nunca, chegou ao abismo mais profundo de sua alma - porque aquele entardecer merecia ser visto por sua mulher e filhas. Chorou compulsivamente e, pressentiu que unca mais voltaria do fundo daquele poço."

"... A moça que lia um livro, sozinha, fingindo displicência, enquanto sua alma aterrorizava-se om a possibilidade de passar sozinha o resto de sua vida."

"... Talvez o duelo entre o bem e o mal existisse a cada segndo no coração de cada homem, o campo de batalha de todos os anjos e demônios; eles lutariam por muitos milênios, até que uma das duas forças finalmente destruísse a outra por completo."

"... lhe dera o bem para depois jogá-lo num abismo..."

"... não gostasse tanto dela - mas que importância tinha isso? Quem ama esperando retribuição está perdendo o seu tempo."

Jeff Valerio 01/10/2010

Surpresa e aprovação !!
=
Apesar de já estar convencido de que
não gostava da literatura do Paulo Coelho
um amigo me convenceu a ler esse livro
( que foi o 3º dele que li ).

Mas fantasticamente pra minha surpresa
(pra dizer o mínimo) o livro é muito bom
teve um efeito que até então só Anne Rice e
Nelson Magrini tinham me causado.

Ele me transportou pro livro de uma forma
não menos que mágica ( cheguei a sentir a angustia,
dor e frio dos personagens ).

-Jeffrey Wolowitz-

Roberta Nunes 25/09/2010

Não o melhor do autor, mas é bom.
A história do livro gira em torno da eterna luta entre o bem e o mal. Há passagens interessantes e o enredo é bastante criativo, o que é bastante comum para Paulo Coelho.

Não é um livro marcante como "O Alquimista" ou "Brida", mas é uma leitura agradável e fácil. Há partes tocantes, mas o mais interessante é poder desvendar um pouco mais sobre a alma humana e perceber que todo mundo tem o mal e o bem dentro de si, mas o que define o que vai predominar são as escolhas de cada um.

Indico a leitura para quem gosta de reflexões e admira o estilo do autor.

Pablo 24/09/2010

Paulo Coelho sabe criar histórias interessantes.
Nos dois livros que li dele isso acontece.

Mas me parece que o que faz ele ser amado pelas massas e odiado pelos mais "cabeça" é a simplicidade da sua escrita.

Os livros são quase sempre curtos e diretos.
E pra mim isso é um bom sinal.

Em "O Demônio e a Srta. Prym" é isso que acontece.
Um tema excelente, contado de uma maneira envolvente!
Pra mim isso é o suficiente para um livro ser bom!

Claro que uma evolução maior em relação aos personagens seria muito bem vindo, na minha opinião.
Mas a falta desse aprofundamento não tira os méritos do livro.

É um ótimo passatempo que ainda passa boas mensagens e te prende ao tema.

Fabio Shiva 08/08/2010

Há muito tempo vinha adiando a leitura de Paulo Coelho
Quero aprender com ele. É muito comum que Paulo Coelho seja crucificado como mau escritor, mas não creio que essa crítica tenha procedência. Alguém que consegue fazer com que tantas pessoas compreendam e apreciem suas palavras certamente não pode ser tachado como um mau escritor. O fato de eu mesmo já ter lido dois livros dele e não ter gostado não me desanima. Reconheço que a limitação é minha, e procuro superá-la.

Fui movido por alguns preconceitos a respeito de Paulo Coelho, principalmente com relação à sua parceria musical com Raul Seixas. Aliás hoje foi o dia de Raul, devidamente comemorado na capital baiana com shows de rock por toda a cidade. Que alegria descobrir que existe o dia de Raul na Bahia!!!

Por idolatrar Raul desde a adolescência, Paulo Coelho foi para mim sempre uma espécie de vilão difuso, traidor do movimento, o cara que parou de fazer as letras das músicas de Raul para escrever uns livros esotéricos. Nesse clima li “O Alquimista” e, tempos depois, “As Valkírias”.

Esse “O Demônio e a Srta. Prym” começa de cara com o ótimo título, sugestivo e ganchudo. E chega trazendo questões interessantes: será que o homem é bom ou mau em si? Submetido à tentação, algum homem consegue escapar? O que será esse conhecimento do bem e do mal que acarretou a expulsão de Adão e Eva do paraíso?

[29.06.08]

Gostei!!!

No decorrer da leitura a estranheza inicial foi sendo superada. Quando dei por mim, eu já havia sido capturado pela história, e ansiava por conhecer o desfecho.

Paulo Coelho não é bobo, não. Ele cria um mosaico de referências que vão da filosofia à religião, sem que em nenhum momento seja possível dizer que ele está defendendo uma determinada postura ou corrente. Ao mesmo tempo, essa mistura que ele faz é temperada por afirmações fortes, que contradizem esse ou aquele sistema religioso ou filosófico que ele havia acabado de citar.

O resultado final é algo que reflete um ponto de vista muito pessoal, um olhar diferenciado e próprio, o olhar de Paulo Coelho. Talvez por isso ele tenha conseguido se tornar tão universal.

Do ponto de vista estritamente literário, Paulo Coelho é tosco. Faltam a ele os recursos estilísticos que estamos habituados a apreciar em autores mais habilidosos. Essa aparente limitação, no entanto, foi usada plenamente a seu favor. Percebi, e não pude deixar de admirar, uma tomada de posição de Paulo Coelho com relação ao ofício de escritor, pois sinto que ele abraça e assume com coragem e orgulho o seu despojamento estético.

Por não estar preocupado com tais sutilezas, Paulo Coelho fala diretamente ao coração. E a mensagem chega sem problemas para os seus muitos milhões de leitores.

(26.07.08)

Baby 30/08/2010minha estante
Bem, segundo o último livro sobre o Raulzito, lançado (Metamorfose Ambulante [de Mário Lucena com direção de Silvio Passos]), Paulo Coelho tinha o nome em algumas letras mas elas eram praticamente, de todo, da autoria de Raul... Segundo o livro, bastava Paulo por uma virgula e ele já tinha seu nome na letra.
Eu acredito porque realmente, as letras tinham totalmente o estilo e idéias do Raulzito... e Paulo só se interessou pela música por dinheiro... não que ele entendesse algo ou gostasse. Raulzito o chamou porque queria ajudá-lo, tirá-lo daquele "mundo"... Paulo era um Hippie afundando no mundo das orgias, drogas e coisas do "espírito ruim" (Marcelo Mota, respresentante de Aleister Crowley)... e Raul, como amigo, quis tirá-lo daquele mundo....

Ainda segundo livro, que eu adorei, conta toda a história do raulzito, todos altos e baixos... bem, Paulo não deixou Raulzito para escrever livros esotéricos XD mas sim, ele saiu do Brasil e foi para Londres se não estou enganada, curtir o que ele tanto queria e finalmente havia conseguido: dinheiro, muito dinheiro. Enquanto Paulo curtia muitas orgias e festas em um dos 5 estrelas de lá, Raulzito chegava ao fundo do poço aqui, estava com muitos problemas com seus vícios, entrando em depressão pois havia perdido sua família, a mulher e a filha haviam se ido. O dinheiro também, com os vicios. Raulzito tirou Paulo daquele mundo mas parece que Paulo conseguiu levá-lo ao lugar dele...
Bem, é mta coisa... rs, mas basicamente é isso. Paulo não é um vilão por ter abandonado Raul quando chegou ao "topo" as custas dele, mas sim, por ter levado Raulzito ao fundo do poço com as drogas, vicios e "coisas" com espíritos...

Fabio Shiva 30/08/2010minha estante
oi querida!
agradeço os comentários!
nossa, acho complicado falar sobre essa parceria, sobre quem fez o que, só os dois mesmo é que podem saber né! mesmo que a contribuição seja uma vírgula, pode fazer a diferença.
sou fã de Raul até a alma, considero ele um dos maiores artistas que o Brasil viu nascer!
mas acho que os sofrimentos que ele enfrentou ao final da vida foram frutos de suas próprias escolhas e atitudes. Não aprenderemos mais sobre Raulzito colocando uma auréola de santo em sua cabeça né!
beijos e muita música!

Baby 30/08/2010minha estante
rs, concordo com você. Até por isso que adorei Metamorfose Ambulante, fala de tudo, dos altos e baixos, erros e conquistas... todas recaídas *--* maravilhoso, um dos poucos livros sobre o Raulzito que tbm mostra os GRANDES erros dele .-.
Ele nunca foi santo..... mas um Maluco Beleza genial *o* grande Metamorfose Ambulante...
É bom falar com quem me entende XD o problema é que as vezes escrevo "textos" XD #stopohere! haha'
Bjxx
e viva nosso eterno Rei do Rock nacional! ;D

Bell 26/07/2010

De volta
Ah, esse livro é bem legal, eu não abandonei pelo livro em si, na verdade uma amiga minha pediu emprestado e eu não terminei de ler, mas assim que tiver terminado de ler os outros da fila vou continuar lendo! Eu adorei
:D

Paola 14/06/2010

O Demônio e a Srta. Prym
é um livro típico do Paulo Coelho, uma história envolvente e muito boa, um enredo que prende a atenção de maneira pungente. As escolhas da Srta Prym podem afetar a vida de uma pessoa que será morta ou a vida do vilarejo todo. A tentação do Diabo de uma maneira inovadora, em que as pessoas realmente ganham algo na troca.

Lodir 27/03/2010

Um dos melhores romances do Paulo
Quando comecei a ler este livro, ele era o único do Paulo Coelho que ainda não havia lido. Confesso que pensei que iria ler um livro como qualquer um dos outros que já havia lido. Para a minha surpresa, me deparo com um dos melhores romances já escritos pelo autor.

Apesar do título que pode afastar algumas pessoas, como eu mesmo já ví, este é um romance interessante desde a primeira página. A narrativa é simples, direta e envolvente, levando o autor pelas páginas sem cansaço. A história é muito boa, se passa em uma pequena cidade no interior, com menos de 300 habitantes, que recebe a visita de um perigoso estrangeiro, que acaba agitando o lugar.

Paulo fez um livro sobre a escolha, como diz na contra-capa. E é uma escolha sobre seguir o bem e o mal. É um livro basicamente sobre isso: o bem e o mal que existe dentro de todos nós e sempre quer se manifestar. Para falar sobre o tema, Paulo criou uma história onde a ética de toda uma cidade é testada por apenas um homem, que tem o objetivo de provar se ainda existe o bem, ou se todas as pessoas têm o mal dentro de sí. Um desafio interessante, que com certeza já fez muitos dos leitores refletirem. Afinal de contas, esse é uma tema intrigante, que já parei para pensar em alguns momentos da vida. O desenrrolar da história é empolgante, e o final me surpreendeu, apesar de ser muito rápido.

Paulo prova com este livro como sabe escrever muito bem, apesar das constantes desaprovações vindas por parte dos críticos brasileiros. Nesse romance, cada vírgula está no lugar correto, assim como cada ponto e vírgula é usado de maneira adequada. As frases são bem construidas e dá para notar como ele se empenhou ao desenvolver cada parágrafo, para que ficasse sempre bem escrito. Paulo tem um vocabulário rico, mas ao mesmo tempo consegue escrever um livro simples e rápido, para ser compreendido por todas as idades.

É simplesmente gostoso e interessante de ler, além de trazer uma bela reflexão sobre o bem e o mal. Se você não conhece a obra do Paulo, este é talvez a melhor opção para começar.

cah 25/01/2010

Desfecho insuficiente
A história é boa, o desenrolar da história é melhor ainda, tive muito gosto pela leitura de O demônio e a Srta Prym, mas esperava mais, o final foi muito comum, deixou a desejar.