O Demônio e a Srta. Prym

O Demônio e a Srta. Prym Paulo Coelho

Resenhas - O Demônio e a Srta. Prym

Milene24 03/04/2023

Passagens extremamente Criativas e Reflexivas
O livro é muito gostoso de ler, as fábulas com histórias são absurdamente criativas e interessantes. Espero ficarem gravadas em minha mente

- A fabula de Michelangelo é uma reflexão sensacional
- Ahab e sua forma peculiar de lidar com os pecados humanos e os fardos (pecados) de deus, sensacional
- A passagem do céu é uma lição de vida

E lembro que havia outras interessantes tbm

E amo livros que tratam de forma reflexiva sobre o bem e o mal
Vale a pena demais

?SPOILER ABAIXO?

Só não acho exatamente que o autor conseguiu passar a mensagem do "bem vencendo o mal". Na verdade, Chantal convenceu os moradores por meio do medo e da dúvida, e não pela bondade em si. E ela ainda saiu ganhando no final, não acho que foi merecidamente pois seria fácil apesar de arriscado

Ainda sim acho que vale muito a pena a leitura pelo ar reflexivo e pelas fábulas e passagens muito incríveis. Faz a gente pensar bastante e se surpreender em vários momentos da leitura

Mari Sousa 29/03/2023

Podia ser melhor
O autor faz uma ideia muito legal que dava pra ter um final muito bom só que ele vacilou e o final ficou meio besta, não pareceu ser a mesma proposta do início

Naomi.Yamauti 25/03/2023

Até que ponto somos bons?
Último livro da trilogia " e no sétimo dia.." sem sequência, mas todas com histórias marcadas por um grande desafio onde são forçadas a rever sua vida no período de 7 dias.

Essa história se passa em Viscos uma cidade pacata, poucos habitantes e onde todos os dias são iguais.
Tudo muda quando um estrangeiro acompanhado de um "demônio" decide colocar a prova a bondade das pessoas em troca de recompensa: 10 barras de ouro, se alguém aparecesse morto no final de 7 dias, o prêmio era de todos.
Afim de vingança, afim de no fundo se salvar e afim de acreditar que todos os humanos são essencialmente maus para "viver em paz" com seu passado.
"Embora meu sofrimento continue o mesmo, se todos sofrem, a dor é mais tolerável."

A Srta Prym, processou durante 4 dias toda essa informação antes de contar a todos.
E vemos uma luta entre o bem e o mal. Onde todos (uns mais que os outros) são obrigados a refletir sobre seus medos, cobiça, vingança e desejos.
E o livro em si trás muitas reflexões, embora não ache a história assim tão envolvente como achei que seria, continuei a leitura pela curiosidade de saber se matariam ou não, mas não gostei do final.
A senhora Berta também é uma parte boa do livro, acho que é a única com a cabeça no lugar ali, embora todos achem o contrário e a referem como bruxa, solitária e viúva que fala com o marido falecido.

A mensagem que passa é que todos nós temos a bondade e a maldade dentro de nós, e que embora tenha tentações, cabe a cada um escolher como quer viver.
"Era tudo uma questão de controle. E de escolha.
Nada além disso."

Outros trechos que gostei também:
"Cometia o crime na alma, mas não conseguia materializá-lo no mundo real"

" ... descontamos nossas frustrações em tudo que nos cerca. Uma vingança que nunca é saciada, porque se dirige contra a própria vida."

BrendaDi 22/03/2023

Vale a leitura
Acho que esse autor é um pouco estigmatizado no Brasil, mas essa história foi bem interessante, com suspense do jeito que eu gosto

Amy 06/03/2023

Nem bom nem tão ruim
Nunca havia lido nada de Paulo Coelho, depois desse livro com certeza nunca mais lerei.
Não é péssimo gente, mas tbm não me anima a me arriscar em outro título.

Maria 02/03/2023

O Demônio é a Senhora Prym
Vey no começo vc não dá nada, mas do nada vc recebe um belo de um tapa na cara. O livro parece sempre de ficção mas é uma puta filosofia de vida. E comenta muitas questões sobre o bem e o mal, a visão de Deus e a dos homens, o demônio e o anjo, a vida é a morte. Fala sobre coisas e pontos de vida que muitas vezes deixamos passar batido e que quando vistos parecem as coisas mais absurdas do mundo.
Lerei de novo kkkkk

Tammi.Mello 15/02/2023

O demônio e a Srta Prym.
Quando uma pequena aldeia recebe a visita de um demônio, que os confronta os moradores a lidar com a escolha do bem e do mal. A refletir sobre seus medos, cobiças e atitudes.
O livro trás uma reflexão interessante, sobre sobre como somos transformados, quando nos deparamos com situações que podem fugir do nosso controle e como lidamos quando estamos a mercê de um 'premio' que pode mudar os rumos não só na nossa vida.

Luh 07/02/2023

O bem e o mal dentro de nós.
Esse livro vai contar a história de uma cidadezinha que vive em paz e em harmonia. Aparentemente todos nela são bons e honestos.
Apesar de seus encantos e tranquilidade, Viscos é uma cidade muito ultrapassada e quase escassa de habitantes.
MAs tudo muda com a chegada de um estrangeiro, que propõe um desafio que irá melhorar a vida desses habitantes se eles conseguirem cumprir, mas também colocará a prova a bondade de todos eles.

Até que ponto somos bons?

Ao meu ver foi isso que o Paulo Coelho quis trazer nesse livro. Fazer ver o quanto à bondade e a maldade são separados por uma linha finíssima e que todos tem ambos dentro de si.
Mas que cabe a cada um escolher qual desses dois ira vencer.

Teve muitas coisas boas nesse livro, infelizmente não me sinto tão inspirada para escrever uma resenha que consiga externalizar tudo o que eu sentir ao ler esse livro.
Mas foi uma história que tocou muito em mim, com passagens e reflexões que te dão um choque de realidade na hora, e te faz perceber que você já sentiu aquelas coisas que o autor descreve nos livros, tornando os personagens ainda mais compreensíveis.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o final, esperava algo mais impactante, mas ainda assim isso não exclui o quão primorosa o resto da obra foi.

CONRADO0 03/02/2023

Décima primeira vez que releio
Tenho um carinho muito grande por esse livro. Foi meu primeiro livro que li na vida. Sempre gosto de revisitar Viscos. O sentimento nunca diminue

Ligia.Silva 29/01/2023

bom livro!
a história é legal, consegue ser bem desenvolvida apesar de não ter um final tão interessante - que na verdade, em razão da principal problemática do livro já estar "saturada" pra uma resposta, um final com maior detalhes ficaria cansativo! (é uma particularidade minha gostar de finais assim) -, ao decorrer da história é exposto algumas críticas que valem a reflexão do leitor.
é um livro que me prendeu quase todos os dias, recomendo até!

JIKINNIE 27/01/2023

a curiosidade mata o ...?
admito que comecei a ler esse livro porque era o único brasileiro que o bts seguia no Twitter, então quis saber mais sobre as obras desse querido. e apesar de falarem que essa não é a obra mais querida dele, eu fui bastante instigada a terminar essa leitura para matar a curiosidade. gostei bastante e indico.

Kissia0 20/01/2023

Achei que não iria gostar do livro por ele não ser muito o meu tipo de leitura, mas eu gostei fala sobre muitas coisas que eu acredito e faz a gente pensar também.

Ketlin.Chaves 18/01/2023

Bem ou mau?
Viscos é uma pequena aldeia de 281 habitantes, um lugar separado do mundo onde todos olham a vida com alegria, tranquilidade e compaixão. Prym começa com a velha Berta, a mais antiga moradora do lugarejo, repetindo sua rotina de quinze anos - sentada diante de sua porta, observando o dia passar. Berta pressente isso quando vê o estrangeiro subir a ladeira íngreme que levava ao único hotel da aldeia. Usava roupas gastas, tinha cabelos compridos e barba por fazer - um homem comum, alguns diriam, mas Berta vê que ele não está sozinho.

O estrangeiro usará todos os seus trunfos para provar que sim, mas para isso, precisa de aliados. Chantal Prym, uma jovem órfã que passa os dias entre sonhos e o trabalho rotineiro no bar do hotel, é a escolhida. A proposta do estrangeiro é capaz de transformar para sempre sua vida, no entanto, para isso, ela terá de romper com alguns valores em que acredita. Prym está dividida entre o anjo e o demônio que, como todo mundo, traz dentro de si.

São muitas perguntas que podemos fazer antes de tomar uma decisão importante e que vai afetar a vida de outras pessoas. Prym, Paulo Coelho nos traz uma discussão de valores, de ética daquelas que podem levar a longas e acaloradas discussões. Para a nossa jovem protagonista, Chantal Prym, ser uma das últimas jovens do vilarejo de Viscos é algo realmente desanimador, nada para fazer e nenhum futuro promissor a espera naquele lugar. Quando o estrangeiro chega à cidade, ela vê mais uma chance e arruma uma maneira de se aproximar, porém o encontro não foi bem como ela esperava e o homem faz uma proposta muito tentadora à Chantal .

Ela pode mudar de vida e finalmente realizar o seu sonho de sair dali, mas o custo para outras pessoas vai ser muito alto. Esse dilema permeia toda a história da obra onde o estrangeiro tenta provar que não existe bem em mais nenhum lugar do mundo, que todos são egoístas e em algum momento abrem mão das suas convicções. A vida de Chantal, que tem uma semana para decidir o que responder para a tal proposta, se torna uma verdadeira agonia. Prym, se vê apertada e não vou dar mais detalhes sobre os sufocos que ela passa e o que ela decide, mas, mais uma vez o tema levantado por Paulo Coelho, é real e muito digno de reflexão.

Isso sempre me prende às obras dele, não importa quão ficcional o tema do livro possa parecer, sempre é sobre a gente, sobre a vida em nos faz refletir. Vemos, ainda mais nesse momento de pandemia, como realmente nossos pesos e medidas são bem variados. Muitas vezes ela fica adormecida quando vemos alguma injustiça ou porque podemos achar que não vale a pena se envolver ou que outra pessoa vai fazer o que é certo e eu vou garantir o que é meu. Vejo que está mais do que na hora de entendermos o quanto somos pequenos e quanto, mesmo assim, nossas atitudes podem fazer toda a diferença, para o bem ou para o mau, na vida das outras pessoas.

Lener J. 15/01/2023

Um mergulho profundo na consciência humana
O livro trás reflexões interessantes sobre a dualidade da alma humana. Ele explora o quão o ser humano consegue ir por suas ambições.
É bastante interessante, apesar da dificuldade de ler pela monotonia da escrita em alguns trechos, ele acaba por nos cativar com alguns personagens. Berta, por exemplo, é uma senhora simpática que roubou meu coração (mesmo sendo uma personagem secundária).

No fim, acho que é um bom livro. Daria umas 3.5 estrelas, mas não consegui fazer isso no PC pois essa plataforma é estranha.
Rafa 17/01/2023minha estante
Kkkkkkkk adorei ??

vampelly 11/01/2023

Primeiro livro que li depois de anos sem pegar em um livro e primeiro leitura que fiz de Paulo Coelho. Eu me senti completamente absorta pela obra, a leitura fluiu perfeitamente para mim.

O autor, como sempre, me trouxe muita reflexão e tenho certeza que se eu reler irei refletir mais e mais. Amei cada momento dessa leitura e cada pensamento que Paulo Coelho nos propôs aqui.

A pergunta "o homem é mau ou se torna mau?" caminha conosco ao decorrer da história e é isso que o viajante quer descobrir. É uma aventura imensa proposta por Paulo Coelho, definitivamente recomendo a obra.

Para uma primeira leitura com esse autor, achei espetacular. Foi uma experiência e tanto para mim, a obra me impactou bastante.