O Demônio e a Srta. Prym

O Demônio e a Srta. Prym Paulo Coelho

Resenhas - O Demônio e a Srta. Prym

Kissia0 20/01/2023

Achei que não iria gostar do livro por ele não ser muito o meu tipo de leitura, mas eu gostei fala sobre muitas coisas que eu acredito e faz a gente pensar também.

Ketlin.Chaves 18/01/2023

Bem ou mau?
Viscos é uma pequena aldeia de 281 habitantes, um lugar separado do mundo onde todos olham a vida com alegria, tranquilidade e compaixão. Prym começa com a velha Berta, a mais antiga moradora do lugarejo, repetindo sua rotina de quinze anos - sentada diante de sua porta, observando o dia passar. Berta pressente isso quando vê o estrangeiro subir a ladeira íngreme que levava ao único hotel da aldeia. Usava roupas gastas, tinha cabelos compridos e barba por fazer - um homem comum, alguns diriam, mas Berta vê que ele não está sozinho.

O estrangeiro usará todos os seus trunfos para provar que sim, mas para isso, precisa de aliados. Chantal Prym, uma jovem órfã que passa os dias entre sonhos e o trabalho rotineiro no bar do hotel, é a escolhida. A proposta do estrangeiro é capaz de transformar para sempre sua vida, no entanto, para isso, ela terá de romper com alguns valores em que acredita. Prym está dividida entre o anjo e o demônio que, como todo mundo, traz dentro de si.

São muitas perguntas que podemos fazer antes de tomar uma decisão importante e que vai afetar a vida de outras pessoas. Prym, Paulo Coelho nos traz uma discussão de valores, de ética daquelas que podem levar a longas e acaloradas discussões. Para a nossa jovem protagonista, Chantal Prym, ser uma das últimas jovens do vilarejo de Viscos é algo realmente desanimador, nada para fazer e nenhum futuro promissor a espera naquele lugar. Quando o estrangeiro chega à cidade, ela vê mais uma chance e arruma uma maneira de se aproximar, porém o encontro não foi bem como ela esperava e o homem faz uma proposta muito tentadora à Chantal .

Ela pode mudar de vida e finalmente realizar o seu sonho de sair dali, mas o custo para outras pessoas vai ser muito alto. Esse dilema permeia toda a história da obra onde o estrangeiro tenta provar que não existe bem em mais nenhum lugar do mundo, que todos são egoístas e em algum momento abrem mão das suas convicções. A vida de Chantal, que tem uma semana para decidir o que responder para a tal proposta, se torna uma verdadeira agonia. Prym, se vê apertada e não vou dar mais detalhes sobre os sufocos que ela passa e o que ela decide, mas, mais uma vez o tema levantado por Paulo Coelho, é real e muito digno de reflexão.

Isso sempre me prende às obras dele, não importa quão ficcional o tema do livro possa parecer, sempre é sobre a gente, sobre a vida em nos faz refletir. Vemos, ainda mais nesse momento de pandemia, como realmente nossos pesos e medidas são bem variados. Muitas vezes ela fica adormecida quando vemos alguma injustiça ou porque podemos achar que não vale a pena se envolver ou que outra pessoa vai fazer o que é certo e eu vou garantir o que é meu. Vejo que está mais do que na hora de entendermos o quanto somos pequenos e quanto, mesmo assim, nossas atitudes podem fazer toda a diferença, para o bem ou para o mau, na vida das outras pessoas.

Lener J. 15/01/2023

Um mergulho profundo na consciência humana
O livro trás reflexões interessantes sobre a dualidade da alma humana. Ele explora o quão o ser humano consegue ir por suas ambições.
É bastante interessante, apesar da dificuldade de ler pela monotonia da escrita em alguns trechos, ele acaba por nos cativar com alguns personagens. Berta, por exemplo, é uma senhora simpática que roubou meu coração (mesmo sendo uma personagem secundária).

No fim, acho que é um bom livro. Daria umas 3.5 estrelas, mas não consegui fazer isso no PC pois essa plataforma é estranha.
Rafa 17/01/2023minha estante
Kkkkkkkk adorei ??

vampelly 11/01/2023

Primeiro livro que li depois de anos sem pegar em um livro e primeiro leitura que fiz de Paulo Coelho. Eu me senti completamente absorta pela obra, a leitura fluiu perfeitamente para mim.

O autor, como sempre, me trouxe muita reflexão e tenho certeza que se eu reler irei refletir mais e mais. Amei cada momento dessa leitura e cada pensamento que Paulo Coelho nos propôs aqui.

A pergunta "o homem é mau ou se torna mau?" caminha conosco ao decorrer da história e é isso que o viajante quer descobrir. É uma aventura imensa proposta por Paulo Coelho, definitivamente recomendo a obra.

Para uma primeira leitura com esse autor, achei espetacular. Foi uma experiência e tanto para mim, a obra me impactou bastante.

Annayupd 01/01/2023

Uma boa leitura e alguns pontos de reflexão
Um livro bom, interessante. Bem melhor que Monte Cinco, na minha opinião (que por sinal eu não consegui terminar). Fala sobre o bem e o mal dentro do ser humano.
Fiquei muito curiosa pra saber quem ou se alguém iria morrer ou matar.

Nattiz 06/12/2022

Um estrangeiro chega em uma pequena Vila com objetivo de saber se as pessoas são naturalmente boas ou más. Para isso realiza um experimento no qual oferece a cidade dez barras de ouro, em troca a cidade precisa cometer um assassinato em até uma semana.
A personalidade de cada personagem, os desejos internos, a moralidade, os costumes da Vila postos a prova. Quem deverá morrer para salvar a Vila? O que cada morador fara com a sua parte do dinheiro, ir embora ou investir na Vila? Assassinato ou sacrifício?
São alguns questionamentos que os moradores se fazem e o leitor também, ao se colocar na posição dos moradores.

Lochan0 14/11/2022

Foi o primeiro livro que li do autor, foi uma indicação e gostei bastante. Diferente dos gêneros que mais gosto e leio, mas foi uma boa experiência ler, além de algumas reflexões que tive...

Sté 15/10/2022

Paulo Coelho sempre rende muitas reflexões.
Sou suspeita pra falar. Me tornei a adulta que consegue admirar todos os livros do autor. Sempre me tocam de alguma forma. É isso que acho fascinante em sua escrita.
Nesta livro, confesso ter ficado entediada em alguns pontos e querendo que acabasse logo pra ver o fim. Porém, a mensagem por trás da escrita é de muito bom grado. Inversão de valores, moral, conduta, crenças, estigmas, julgamentos, são alguns elementos que encontramos neste livro. Pessoas subjulgadas que mostram ser as mais coerentes com os seus valores. Pessoas com poder aquisitivo e de coesão, discursando pra massa alegando coletivismo, mas pensando apenas em si próprios. Escrito no século XX, considero este livro super atual. Gostei muito!

Shamon 02/10/2022

Não é um livro de terror
Esse livro foi um dos que apareceram em casa, não me lembro se foi meu pai ou minha mãe que ganharam de alguém. Ele permaneceu na estante durante um bom tempo até que ouvi minha mãe falar um pouco sobre o autor. Me despertou curiosidade e resolvi finalmente lê-lo.

Apesar de parecer um terror, não é, ele é mais uma história factual, que nos prende e nos cativa pelos seus personagens.

Foi o único livro do autor que li, até que gostei.

site: https://www.instagram.com/sergioramon7/

Tay 09/09/2022

Somos criaturas boas ou màs?
O livro traz bastante a discusão do bem e do mal, se os seres humanos são bons, ruins ou uma mistura. Fala sobre ètica e moralidade, o que seria preciso, ou o quanto seria preciso para sacrificar uma vida.
Eu gostei bastante da ideia do livro, porèm achei a leitura meio arrastada e o final ruim.

Karine.Campos 20/08/2022

Um linda reflexão sobre o bem e o mal e até que pontos estamos dispostos a fazer por riqueza. Recomendo.

Adriely.Yamamotto 18/07/2022

A batalha eterna entre o bem e o mal
A história é rápida e fluida, marcada pelo estilo Paulo Coelho.
Misticismo reflexivo? Não saberia definir..
Esse livro é sobre a batalha mais antiga da história: bem x mal disputando a alma dos homens... cá pra nós, a gente nem vale tanto trabalho mas é interessante de se pensar.
Gostei. 4 estrelas.

14/07/2022

O que o demônio te diz diariamente?
Eu comecei achando que ficaria c*gada de medo, pelo título, pela fama do autor. No entanto, foi mais um mergulho nas emoções humanas. Paulo Coelho sempre soube como construir uma narrativa, um roteiro que prende. É assim que ele usa seus poderes de mago.

Toda essa atmosfera criada para proporcionar ao leitor sensações como:
?o que eu faria no lugar do personagem??;
?siiim!! pensei nisso agorinha?; ou ?MEU DEUS! E AGORA??

É poético, provoca diálogos a parte, seu livro é seu amigo. Os debates são acalorados.

Por fim, gostaria de dizer que passou a ser um de meus livros favoritos dele, ganhou top 2.

Dilva 10/07/2022

Interessante...
O livro é sobre a luta entre o bem e o mal, como o ser humano vive um combate no dia a dia com esse 2 lados que fazem parte dos nossos instintos.
A história prende de tal forma que é quase impossível largar o livro sem saber o que acontecerá na página seguinte.