A ordem do discurso

Resenhas - A ordem do discurso

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luis361 18/04/2024

Um bom começo
Não sei muito o que dizer

Quis começar a ler sobre análise de discurso e sempre achei que Foucault é um bom ponte de partida (e de caminhada).

Gostei dessa "palestra", vai me ajudar muito em continuar os estudos do método

Só as últimas páginas que são meio estranhas em comparação com o resto, mas entendo que é uma evocação de um estudioso que significava muito para ele.

@bookss505 17/04/2024

Li esse livro para minha aula de Discurso, Historia e Memoria e no momento estamos na parte do 'Discurso"

Foi meu primeiro contato com Foucaul e confesso que fiquei bem perdida no seu estilo de narrativa. Se fosse excluir divagações, repetições e floreios teriamos um livro de 20 páginas.

Tem um conhecimento riquissimo aqui e vale a pena a leitura, principalmente para entender o poder do discurso e como ele age na sociedade.

Joice.Helena 14/04/2024

A ordem do discurso - Michel Foucault
Obra curta que dá para ler em um dia, mas que precisa de mais tempo para ser compreendida. Foucault questiona tudo o que envolve o discurso, apresentando sua forma de analisá-lo, que também vem de seus estudos de outros autores.
Interessante e faz pensar no que entendemos como verdade e em como essa verdade é transmitida ou não para as pessoas. Não é uma obra para se ler apenas uma vez.

Avyla 13/01/2024

Gostei.
É um livro curto do Foucault no qual ele analisa como o discurso se constrói na sociedade. Ele parte de várias perspectivas diferentes para pensar em que pilares o discurso de embasa.
Os autores, a busca pela verdade, a utilização de ideias por determinados grupos, tudo isso e muito mais é analisado pelo autor.

manubooks 07/12/2023

35/60 ? foucault é mt incrível
Foucault fala sobre tantas coisas que é de explodir a mente. recomendo que leia depois de "foucault, simplesmente".

thais 15/11/2023

Eu, enquanto discurso
Me dispus dessa leitura devido a um trabalho acadêmico, e acho muito interessante a riqueza que ele me proporcionou (digo isso, porque somente a graduação e os seus afazeres me impulsionam - e obrigam - a buscar tais nichos); em específico, por se tratar de uma área tão rica como o discurso.
Composto não somente do significante, mas também do significado; não somente inclusivo, mas também - e principalmente - exclusivo. O autor se propôs a discursar de uma forma que não priorizasse o certo ou o errado, mas de expor os fatos sobre essa área atemporal e presente em nós enquanto indivíduos.
Ainda complemento que enquanto discurso, possuímos o eu e a língua - que andam lado a lado, evoluindo e crescendo mutuamente -, nada mais, nada menos, do que a vida viva.

Lu_Augusto 27/10/2023

Um livro curto, na verdade uma transcrição de uma palestra dada por Foucault.
Entretanto, mesmo sendo um texto pequeno nos apresenta informações relevantes acerca do modo como o discurso é formado e difundido.
É uma excelente obra que leva a reflexões como: por que o discurso de ódio é tão difundido por aí, principalmente nos últimos quatro anos; além disso, nos mostra também que esse discurso, assim como outros, são minuciosamente formados por poucos para serem propagados por muitos.

Messias 04/09/2023

Um livro simples, curto, de entendimento razoavelmente fácil. Do ponto de vista do conteúdo, acho bom, mas nada excepcional. O ponto positivo é que é curto, então não chega a ser cansativo. Gostei bastante do trabalho de edição.

Vinicius.Miranda 03/09/2023

Foucault e o jovem Foucault?
Texto que delimita as análises e os conceitos sobre os discursos. Não sou um especialista em Foucault, mas creio que ajuda a entender os seus trabalhos posteriores. Para quem estuda ordem e controle dos discursos, essa é uma leitura interessante.

najuliass 21/08/2023

"O autor é aquele que dá à inquietante linguagem da ficção suas unidades, seus nós de coerência, sua inserção no real."

Helena 09/07/2023

A ordem do discurso
Esse livro é referencial teorico do meu TCC e alugou um triplex na minha cabeça, ja tinha lido um outro livro do Foucault e esse achei mais facil.

lilasies 01/05/2023

Faz eu me sentir analfabeta
Não gosto de livro assim, nem quando é indicado por professor pra debater o tema pq simplesmente fala de uma forma tãooo chata, que li OITENTA PÁGINAS SEM ENTENDER. Parece que simplesmente estava passando o olho em um texto escrito em outra língua. Não vai servir de nada pra aula porque eu vou usar referências do google ou do YouTube, onde destrincham o que o autor quis dizer. Ruim demais sentir que perdi tempo lendo um livro inteiro e que outras pessoas conseguem entender essa linguagem e eu não.

Manu 24/04/2023

Analise os discursos que permeiam a sociedade
Foucault traz em sua obra A ordem do discurso diversos questionamentos acerca dos elementos que permitem com que falemos e que nosso discurso seja aceito socialmente.
Não é uma questão apenas de dizer, mas de quem, de onde, em que momento e para quem diz aquilo que se fala. Em sua obra ele mostra como o discurso pode ser perigoso, como pode ser manipulado e influenciado.
É uma obra para refletir sobre nossos discursos atuais, principalmente em redes sociais, que estamos sempre na ativa.
A leitura é leve e tranquila, apesar do tamanho ser pequeno, seu conteúdo e ensinamentos são gigantescos, não consegui ler tudo de uma vez só, pois estou estudando e analisando a obra.
Indico o livro para quem interessar entender o jogo de poder entre discursos ou que quiser apenas entender como funciona essa ordem, assim como os analistas do discurso.

Carlos 15/04/2023

Essa obra busca apresentar como se organiza e se manisfesta o discurso. Foucault nos apresenta os procedimentos externos (mecanismo para co-ordenar); os procedimentos internos (princípios de rarefação dos discursos); condições de funcionamento do discurso (mecanismos de ligação entre o sujeito e o discurso); os propósitos de Foucault enquanto professor e pesquisador do Colège de France; seu método (discussão crítica e genealogia); por fim os aspectos do discurso como acontecimento. É um livro muito interessantes, indico!

Cris 11/04/2023

Transcrição da aula inaugural de Michel foucault para o Collège de France, onde podemos ver algumas de suas ideias a respeito de como se dá o poder e em como o discurso muda a depender de quem detém esse poder.

1 | 2 | 3 | 4 | 5