Nada Mais a Perder

Nada Mais a Perder Jojo Moyes

Resenhas - O Grande Salto

Carlos 14/02/2020

Inspirador
Foi pra mim uma excelente surpresa. Peguei achando que seria um romance bobinho de conto de fadas e caí do cavalo. Foi meu primeiro livro da autora e confesso que já estou ansioso por mais. A escrita dela é ótima, e a estória é simplesmente linda. Irônicamente, não consegui me apegar à nenhum dos personagens, nem mesmo gostei muito deles. Ótima leitura. Vale muito a pena pra quem gosta do gênero.
Maria 14/02/2020minha estante
Já li, e me surpreendeu também

Carlos 14/02/2020minha estante
; )

Daniel.Malaquias 29/03/2022minha estante
Comecei a ler ontem, ainda não me empolguei, diferente de quando li Como eu era antes você.

Dete@65 01/01/2024minha estante
Livro maravilhoso como sempre nos prende é-nos envolve até o final.

Bru 17/05/2021

Nada mais a perder
Como sempre Jojo sendo extremamente humana em seus personagens. Que livro lindo. A maneira como ela traz as complicações da vida a adulta e a vida adolescente usando duas personagens extremamente fortes é cativante.
Natasha e Sarah ganharam meu coração e mostraram que por mais que vida não ande como a gente espera ou planeja, sempre tem um jeito de tudo dar certo.

Zilaine.Abreu 21/10/2021

Leitura cativante
Esse livro é simples, uma leitura que te move junto ao lugar, aos personagens, a vida deles. Amei como todos da Jojo
Marcela.Gomes 21/10/2021minha estante
Amo essa história ?

gigica 25/11/2023

Jojo Moyes
Acredito que Jojo Moyes já escreveu mais livros emocionantes que este. (Opinião própria)
Foi um livro bem difícil de terminar a leitura, além de ser longo enrolava muito para a história ser desenvolvida, confesso que esperava mais desse livro.
Quem sabe um dia eu volte a ler e tenha outra perspectiva e experiências com a leitura novamente.

Andressa 24/06/2021

Encantador
Se eu pudesse definir esse livro em uma palavra, seria essa: encantador.
Sofri junto com Sarah por tudo o que ela passou, assim como me emocionei com tudo de bom que aconteceu com todos e me surpreendi demais com o final.
Incrível como o amor sempre prevalece.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 08/11/2016

Por favor, não me afaste de novo.
Quando jovem, Henri Lachapelle foi um prodígio do hipismo. Tanto que, foi admitido na academia de elite do hipismo francês, intitulada como Le Cadre Noir. Tudo apontava que ele seria um astro e ficaria para a história da modalidade, até que ele comete um grande erro: se apaixona.
Mediante a diversas reviravoltas, arrependimentos e perdas, Henri agora vive em Londres, num simples conjunto habitacional, junto com Sarah, sua neta, a quem ele ensina rigorosa e diariamente todos os truques e artimanhas da antiga carreira, pela qual ele ainda é intensamente devotado. A garota tem 14 anos e é completamente dedicada, e apegada à seu cavalo, o qual ela nomeou de Boo, e apesar de frequentar a escola e ter colegas, sua verdadeira paixão se concentra em montar Boo, moldá-lo, ensiná-lo e entendê-lo.
Porém, mais uma vez o destino brinca com a vida dos Lachapelle, e Sarah se vê sozinha e abandonada à própria sorte. Mas mesmo com sua pouca idade, ela reúne todos os seus esforços para continuar com seus treinamentos e cuidar de Boo.

Natasha Macauley é uma advogada, especializada em representar crianças e adolescentes envolvidos em situações perigosas. Sempre resoluta e focada, ela se abala com um caso terrível, no qual sua convicção em "saber ler as pessoas" se mostra muito mais frágil do que ela imaginou. Abalada profissionalmente com o caso, ela ainda se vê em uma encruzilhada que promete desnorteá-la ainda mais: ela é obrigada a voltar a conviver com Mac, seu charmoso futuro ex-marido, enquanto esperam a venda da casa da família e a repartição de bens.

Por mais distintos que sejam, o caminho da adolescente e da advogada se cruzam, e segredos, antigas dores, e traumas vêm à tona, e só cabe à uma pessoa decidir qual caminho seguir.

Jojo linda, você é minha rainha, sabe disso, certo?
MAS O QUE FOI ISSO? :(
Sério, ainda não me recuperei de como minhas expectativas foram frustradas.
No começo, o livro estava chato, mas como #JojoLover sei que alguns livros dela consistem em apresentar o cenário ao leitor, para somente depois engrenar a história. Mas aqui não foi assim, infelizmente.
Meus amigos, O LIVRO SÓ FALA DE CAVALO. Não tenho nada contra, mas SENHOR, é MUITA COISA DE CAVALO.
É narrado em terceira pessoa, focando principalmente em Natasha e Sarah. Quando era a parte da Natasha, a história ficava interessante, porque eu queria saber o que realmente aconteceu com ela e com Mac, da história dela com Conor, porque Jojo sabe, ah sabe mesmo, como fazer uma confusão romântica que deixa o leitor roendo os dedos de curiosidade. Mas não teve história. Infelizmente, aconteceram sim coisas graves mas a autora não destrincha. Porque?
POR CAUSA DO CAVALO.
Quando a Sarah narra, ALGUÉM ME AJUDA, porque meus olhinhos imploravam para dormir. Já tenho dificuldade para ler livros sob perspectiva infantil, que costuma citar muita coisa desnecessária, e aqui a menina VIVE, RESPIRA EM TORNO DO RAIO DO CAVALO.
Ainda assim, continuei, como a linda fã que sou, focando na parte de Natasha, Mac e Conor, e achando que apesar do excesso de "cavalo", o livro traria uma bonita mensagem sobre casamento, sentimentos, etc...
Mas não trouxe não. Acontece tão rápido e corrido, e sem explicação... eu fiquei tipo "OI?" e antes de chegar na interrogação o livro tinha terminado. Tcharam.

Talvez o público mais velho, mais maduro, goste, aprove e sinta a mensagem (cuja eu não entendi) que foi passada, mas sério, NÃO ROLOU PARA MIM.

Vale também ressaltar o talento da Jojo em fazer adolescentes que me dão nos nervos. Aquela Lily de "Depois de você" era uma dissimulada sem noção, agora essa Sarah é ingrata e ingênua demais. Mas uma coisa a menina tem, eu admito. Determinação.

P.S.: demorei UMA SEMANA pra ler. Dava facilmente para terminar em três dias.

PPS.: Decepcionada? muito. Se eu vou parar de ler Jojo? DEFINITIVAMENTE NÃO.
Sou carrasca dessa mulher e da escrita dela. Um ou dois livros que não me agradaram não vão me fazer sair correndo.
Dani 08/11/2016minha estante
Ai... é péssimo quando isso acontece :( Já passei por isso com alguns autores que gosto muito, mas sigo firme com eles. Uma pena que não rolou :(

Kennia Santos | @LendoDePijamas 04/12/2016minha estante
Pena mesmo, mas não desisto dela!

vivi/mybookstation.com.br 01/01/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk Morri de rir com seu comentario... Sei que ha livros que esperamos demais e que nos decepcionam. Obrigada pela resenha, nao conseguiria ler um livro assim. Quem sabe em um outro tempo. Agora nao...

Doug 16/01/2017minha estante
Nossa, Kennia, vim aqui para a página das resenhas pra ver se só eu tinha me decepcionado com o livro. Fico feliz em saber que não fui o único (risos).
Sou fã da sra. Moyes, mas Deus, que livro desgraçado foi esse??? Conseguiu ser PIOR que "O Navio das Noivas".
Mas também não desisto. "O Som do Amor" é minha próxima vítima. Hahaha
Parabéns pela resenha! ;)

Kennia Santos | @LendoDePijamas 29/01/2017minha estante
Poxa Douglas, "O navio das noivas" é ruim? :((((
Tô com ele e O som do amor aqui, logo mais lerei, vou preparar meu psicológico rsrrs

Michele 04/07/2017minha estante
Hahahahahahahahahahahaha morri de rir lendo sua resenha pq me senti assim tb: Meu Deus não aguento mais cavalo. Confesso que pulei algumas partes aque eram Sarah narrando.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 22/07/2017minha estante
Michele, fiquei traumatizadíssima com os cavalos UHUAHUASHU

Valdirene.Perez 24/10/2017minha estante
Que bom que mais alguém não gostou. Estava me sentindo um monstro de ter arrastado a leitura. Vou deixar a Jojo de lado um pouco.

Carol.Nascimento 11/09/2018minha estante
To lendo esse livro mas ta tenso, a história ta mto parada...apesar de adorar a JoJo, definitivamente esse livro não ta rolando :/

Graziele.Lima 10/01/2019minha estante
Meu primeiro livro de 2019 e estou sentindo exatamente isso: história arrastada, só foca no cavalo hahahaha Tô nas últimas 50 páginas, quase querendo abandonar hahaha. Obrigada pela resenha sincera.

wanessa 10/02/2019minha estante
Nossa, eu achei esse livro o pior da Jojo até agora, foi uma leitura arrastada, achei que o problema era comigo, tipo, não estava no clima, mas, ...pelo que eu li não rolou mesmo...Enfim, achei o livro muito chato!!

Suh 13/02/2019minha estante
Olá, comecei esse bendito livro ontem e tô morrendo! Já estou no capítulo dois e achei tudo muito chato, o cenário, os personagens... SÓ QUE eu fiquei curiosa: que segredo é esse que a Sarah guarda? E que consequências ele traz? Desde já, obrigada ??

Leh 28/02/2019minha estante
Não li muitos livros da Jojo, mas a expectativa é grande quando se trata de um bom autor, mas esse livro infelizmente também não me conquistou. A narrativa é chata, a Sarah, embora determinada, irrita em vários cenários... enfim, não me conquistou.
Enquanto você demorou 1 semana pra ler, eu levei um mês. UM MÊSSSS!!!
Espero que o próximo livro não seja tão maçante.
Adorei a resenha.
Bjos

Miri 23/09/2022

A história é linda, lhe prende muito a ela e lhe deixa muito curioso. Faz você torcer e muitas vezes achar que a história é real pela escrita tão boa da Jojo Moyes. Recomendo demais.

Gabi 03/02/2017

Jojo Moyes sempre perfeita
"Às vezes só eram necessárias algumas palavras de incentivo para reacender uma fagulha da confiança de que o futuro poderia ser maravilhoso, em vez de uma série infindável de obstáculos e decepções."

Sarah Lachapelle é uma garotinha que perdeu a mãe logo cedo e foi criada pelos avós. Seu amor por cavalos foi herdado do avô, Henri, um cavaleiro francês de Le Cadre Noir, que havia abandonado tudo por amor, muitos anos atrás. Ela tinha uma rotina rigorosa: todos os dias, antes de ir para a escola, Sarah passava num dos poucos estábulos restantes de Londres para treinar com Boo. A menina e o cavalo possuíam uma conexão e um respeito mútuos que ninguém parecia ser capaz de compreender, salvo Henri. No entanto, tudo desmoronou quando Vô sofreu um derrame.

Natasha Macauley é uma advogada durona. Ela passou a viver em função do trabalho depois que Mac, seu ex-marido foi embora de casa. Tash possuía uma rotina também, mas depois de um ano sumido, Mac resolveu aparecer. Parte da casa em que ela morava ainda era dele, uma vez que não haviam se divorciado. Sem outro lugar para ficar, Mac reivindicou seu espaço ali. Desesperada com a situação, Natasha saiu de casa para comprar uma caixa de leite que, na verdade, não precisava. Foi no mercado que ela se deparou com uma confusão: uma garotinha, a que tudo indicava, estava tentando roubar um peixe empanado. Ela logo teve pena da menina e se ofereceu para pagar e depois levá-la até sua casa.

Então, Natasha descobriu que Sarah estava à própria sorte já duas semanas, sem o avô. Sendo a profissional que era, tentou comunicar as autoridades, porém não havia nenhum lar disponível para receber a garotinha. Mac, teve a brilhante a ideia de acolher Sarah... e isso é apenas o começo da história.

Sarah se recusava a contar toda a verdade, e enfrentar tudo sozinha exigia mais do que ela poderia oferecer. Mac e Natasha teriam de lidar com roubos, mentiras e sumiços e, durante esse processo para tentar salvar a menina, os dois acabariam salvando a si mesmos.

"Será que as coisas eram mesmo assim tão simples? Se você amasse tanto alguém, o seu ambiente deveria perder a importância e todos os sacrifícios que você fez deveriam desaparecer no passado?"

Normalmente não costumo me alongar para resumir a história, mas neste caso, não tive opção. O enredo de Nada Mais a Perder é denso mesmo. Muita coisa acontece, muitas outras mudam e o que resta aos leitores é ficar de olhos vidrados, concentrados nas reviravoltas que as páginas trazem. As personagens também prendem atenção: a Sarah determinada e sonhadora te encanta; a Natasha, que de fria só tem a aparência, provoca compaixão; e Mac, já é um conquistador por si só. Esse trio se mostrou capaz de fazer horrores com o coração do leitor. Você torce por Sarah, você torce por Tash e Mac, você chora de torcer para esses três.

Entretanto, essa não é a única parte encantadora do livro: o amor entre Sarah e Boo é de destroçar qualquer um. Menina e cavalo, cavalo e menina. Por quantas coisas esses dois não passaram! Por quantas confusões Sarah não se meteu para não se separar dele... isso é tão cativante que, diversas vezes, me peguei chorando com a pureza dessa relação.

Embora a narrativa possa parecer um pouco arrastada no início, não desistam. Cada página, cada palavra, cada reviravolta vale a pena. Permitia-se chorar, torcer e roer as unhas por Sarah, Natasha e Mac. Tenho certeza de que eles são personagens que para sempre ficam guardados no coração de quem os conhece!

" – É uma coisa pequena.
– Nem por isso é menos maravilhosa."
Jania.Basei 17/09/2018minha estante
olá... você poderia me falar qual é o segredo que Sarah não queria contar para Natasha? Que trouxe várias consequências? Muito obrigada desde já!

Sheila Almendros 21/07/2021

Jojo sendo Jojo
Sempre tive um apreço enorme às obras de Jojo Moyes e com Nada Mais a Perder não foi diferente. Apesar de ter 0 familiaridade com a Equitação, a apresentação da autora aos seus personagens acaba te incluindo neste universo de maneira sutil e agradável, se fazendo necessária para você conhecer melhor os personagens Sarah e Henry.

Me emocionei bastante com o desfecho da trama, principalmente ao saber que a autora se inspirou em uma garota real para criar a história de Sarah (conheça a história de Mecca Harris nos agradecimentos finais do livro). Difícil também não ser cativada pela difícil história de Mac e Natasha, que assim como todo romance criado por Jojo, tem seus dramas e conflitos sem precisar deixar o leitor revoltado.

O delicioso deste livro é que você vai de encontro com dois núcleos distintos, ambos com seus conflitos a serem resolvidos, e que mostram para nós tão escancaradamente que uma boa comunicação ajudaria e muito todos a solucionarem seus problemas.

Indiara_ 06/05/2021

Boa leitura.
Nas primeiras páginas tive dificuldade de me conectar à história. Mas depois de um tempo o livro foi me cativando e gostei da leitura.

06/05/2021

Leticia | @lehbooks 04/05/2020

Muito bom!
Por já ter lido outros livros da Jojo, achei que esse poderia ser igual a outros que não me prenderam muito, mas esse livro é surreal de bom! A história que é retratada é muito linda, não é um romance clichê, é muito mais que isso. O livro tem a mistura de romance e laços familiares que são muito importantes para a construção do livro, eu gostei dos personagens, consegui me apegar. A escrita é boa, fisgou minha atenção desde o primeiro momento. SUPER INDICO!

Yuri 26/07/2021

Abandonei
Por que?
Pois a história ñ me envolveu foi o primeiro livro que li da Jojo Moyes,e ñ pretendo ler outro por enquanto.
Renata Louise 22/10/2021minha estante
Você deu azar de ter escolhido esse. Comece por Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás ou A última carta de amor. Até Navio das noivas ou Um mais um servem, mas esse aqui foi um suplício pra mim

Luminda 24/11/2021

Destemida
Sobre o livro, nossa! Nunca me decepciono com Jojo Moyes até o momento.
Nada mais a perder, é sobre querer algo e ter, se empenhar! A jovem do livro ama algo e quer aquilo, anos que li, mais uma história que leio só para ter o gosto de amar o livro!

Daniel.Malaquias 04/04/2022

Uma história inspiradora
A trama não começa muito motivadora, que te prende logo de cara, porém a partir da metade do livro, a narrativa ganha corpo, forma e te faz perceber o quanto a coragem, a confiança e principalmente o amor são ingredientes capazes de mudar toda uma vida, de fazer uma mudança no cotidiano das pessoas, tão benéfica e poderosa quanto o salto de um cavalo bem treinado. Obrigado Jojo por mais um livro incrível, você com certeza sabe como conduzir uma história, como inspirar.