Blink

Resenhas - Blink

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Passos 28/04/2021

Blink
Mais uma obra incrível de Malcolm Gladwell, que como de costume traz diversos exemplos de diferentes áreas para comprovar suas teses. Este é mais um livro que prende o leitor do inicio ao fim, com vários insights para nossas vidas.
LaAs74 01/10/2023minha estante
Um livro bastante interessante, que me fez pensar e refletir, sobre a forma que penso.

jack_delavega 10/08/2009

Review do livro Blink
Blink fala sobre o inconsciente adaptável, uma parte do seu cérebro que toma decisões rápidas, baseadas em uma série de experiências e dados que você possui em seu cérebro.

Imagine a seguinte situação: você está em uma floresta e vê uma árvore caindo em sua direção. Você acha que consegue pensar em todas as opções? É claro que não. O ser-humano não teria nunca sobrevivido por tanto tempo se todas as suas decisões fossem tão lentas quanto as que tomamos usando o racional. O psicólogo Timothy Wilson descreve que “a mente opera com maior eficiência relegando ao inconsciente uma boa parcela do pensamento sofisticado e de alto nível, assim como um moderno jato de passageiros consegue voar com o piloto automático com pouco ou nenhuma intervenção do piloto humano ‘consciente’. O insconsciente adaptável faz um excelente trabalho de avaliar o mundo, alertar a pessoa em caso de perigo, definir metas e inicar a ação de maneira sofisticada e eficiente.”

Pois bem, é deste tipo de decisão que o livro trata. Tanto das decisões que tomamos de forma acertada (por exemplo, quando julgamos alguém competente ou não depois de alguns minutos conversando com ele) como as que tomamos de forma equivocada (por exemplo, quando inconscientemente você associa negro à preguiça e mulher à familia devido aos padrões pré-estabelecidos de sua infância, meio ou mídia). O livro analisa como podemos tirar proveito dessas decisões e como podemos aprender a doutrinar o nosso inconsciente a não ser influenciado por tais padrões, aumentando ainda mais o poder de decisão que temos.

Não confunda isso com qualquer tipo de superstição. Não é. O autor em pouco tempo foi elevado ao status de o mais novo guru no mundo empresarial – pelo fato de apresentadar pesquisas de uma forma tão simples e “palpável” ao público leigo, deixando claro que podemos ganhar muito, seja na empresa ou em casa, com a namorada, se começarmos a ouvir nosso consciente adaptativo com cautela.

O livro começa com uma história incrível, onde diversos especialistas em arte, ao verem o Kouros (uma estátua Grega que estava sendo vendida ao museu Getty), sentiram que era uma falsificação, mas não sabiam porque sabiam disso. Um antigo diretor do museu Getty, Thomas Hoving, ao olhar para a estátua disse que ela era viçosa. E “viçosa” não era o que ele esperava de uma estátua de 2 mil anos de idade. Pediu para que o curador do museu não finalizasse a transação. Depois, uma das maiores especialistas do mundo em escultura grega, Evelyn Harrison, foi levada para ver a estátua e, quando o curador tirou o pano que a cobria, ela teve uma forte sensação que tratava-se de uma falsificação. Não sabia o porquê, mas sentia que a estátua não era verdaderia e também aconselhou que a compra não fosse efetuada. O museu começou a ficar preocupado e decidiu realizar um simpósio especial sobre esse tipo de estátua na Grécia.

Lá, mais avaliações negativas foram feitas. Mas como não havia provas (e não se aceita sensações como parecer), depois de vários meses de testes laboratoriais (testando idade, textura, etc), a estátua foi dada como verdadeira e adquirida pelo museu Getty por 10 milhões de dólares. Como as suspeitas ainda continuavam, mais testes foram realizados mesmo após a compra. Meses mais tarde a ciência finalmente verificou o que os especialistas tinham percebido muito tempo antes mas não sabiam explicar: a estátua era realmente uma falsificação.

O que todos os especialistas fizeram usando o inconsciente adaptativo foi fatiar fino. Sei que você certamente já fez isso. Sempre que sou apresentado para qualquer pessoa, durante os primeiros 5 ou 10 minutos fico observando a forma como ela responde às perguntas, a forma como ela fala comigo e geralmente tenho um grau de acerto bem grande para saber se a pessoa (a) é inteligente, (b) está se sentindo à vontade, (c) é falsa e (d) está interessada em se dar bem comigo e com os outros da mesa.

E para provar o ponto do fatiar fino, o livro conta a história de um psicólogo chamado John Gottman. Por incrível que pareça, ele consegue, depois de uma hora na presença de um casal, dizer com 95% de acerto, se o casal ainda estará junto daqui a 15 anos. Se ele observa o casal por 15 minutos, a taxa de acerto cai para 90% (ainda extremamente alta). E a ciência dele consite em filmar o casal e atribuir um código de emoção (lamentação, tristeza, teimosia, etc – cada emoção possui um peso específico) para cada segundo de interação do casal. É um fatiar fino científico. 10 minutos representam 1200 medições (600 para o marido e 600 para a esposa). Incrível não? Ele estuda há mais de 20 anos casais e continua acertando...

Na verdade achei tão incrível a ciência de fatiar fino ensinada pelo Blink e de quanto podemos ganhar no dia-a-dia se a utilizarmos corretamente que comprei o livro do John Gottmann “The Seven Principles for Making Marriage Work” (Os 7 Princípios para Fazer o Casamendo Dar Certo). A experiência dele, depois de fatiar casais durante esses mais de 20 anos, mostrou duas coisas importantíssimas:

O desprezo é muito mais crítico em um casal do que a raiva ou a tristeza, pelo simples fato de que, quando você fica triste ou com raiva, você ainda tem esperança e aposta naquela relação. O desprezo mostra que você já está “em outra”.

Como Gottmann também faz terapia de casal, tentando fazer os dois voltarem “aos eixos”, percebeu (novamente fatiando fino) que com 7 princípios básicos você poderia manter o seu relacionamento sempre em alta. Os que mais gosto são: melhore seus “Mapas do Amor” (ou seja, saiba o que o outro gosta e não gosta); Alimente sua Admiração pelo outro; Deixe seu Parceiro Influenciar Você; Resolva seus Problemas Solucionáveis (se você entende o ponto-de-vista do outro e está disposto a resolver, o problema é solucionável); e Lide com os Problemas Não-Solucionáveis (por exemplo, religiões e crenças diferentes).

Incrível! Mais um livro que provava o uso do inconsciente adaptativo e do fatiar fino a seu serviço. Agora estava certo que Blink realmente estava falando a verdade.

E o fatiar fino pode ser usado em quase todas as situações da vida. As entrevistas são um momento ímpar para se fatiar alguém. Ultimamente, passo os primeiros 5-10 minutos apenas conversando amenidades com o candidato para conseguir mapeá-lo para, então, preparar as perguntas e verificar se o que fatiei dele é correto. Acredite, a qualidade da minha avaliação cresceu abruptamente.

E Blink segue com diversos exemplos e casos incríveis sobre nosso inconsciente adaptativo.

As importantes conclusões do livro, para mim são:

Como o caso da estátua Kouros provou (e vários outros citados no livro), temos um poder incrível de tomar decisões muito mais rapidamente do que as decisões racionais – às vezes nos falta acreditar nas decisões.

Se eu (Dr. Zambol) fosse apresentado à estátua, provavelmente não emitiria opinião nenhuma ou iria errar por muito, tendo um sentimento que a estátua era verdadeira. Isso prova que o insconsciente baseia-se em nossas experiências e conhecimentos. Como não sei nada sobre estátuas, meu incosciente estaria navegando no escuro. Ou seja, acredite no seu inconsciente adaptativo somente se você tem conhecimento de causa sobre o assunto, senão, trata-se apenas de um feeling.

Nosso inconsciente é facilmente enganável por padrões de nosso meio. Mesmo uma pessoa não-rascista e não-machista, como bem fala o livro, pode ser influenciada em uma entrevista, por exemplo, ao avaliar uma mulher ou um negro devido a algumas ligações ocultas em seu inconsciente adaptativo. Tome cuidado, não estamos lidando com o racional. Portanto, mesmo que você não seja rascista (racionalmente) pode ter ligações contrárias em seu cérebro na parte não-racional. Aprenda a lidar com isso. Como bem comenta Malcolm em Blink, uma forma de aprender o que é isso e como você reage é fazer alguns testes IAT (Implicit Association Test). O livro apresenta exemplo de testes que você pode realizar.

A adrenalina e o taquicardia prejudicarão em muito seu poder de pensamento – qualquer um, o racional e o do inconsciente.

Para mim, Blink é um livro sensacional, muito fácil de ser lido e com lições para serem usadas no dia-a-dia tanto profissional como pessoal. Aconselho a leitura do livro para qualquer pessoa que queira entender mais como o nosso cérebro funciona e aperfeiçoar a sua tomada de decisão, a melhorar o processo de fatiar fino – extrair o máximo de um fato com o mínimo de informação no menor tempo possível.

Boa Leitura!

Yan336 25/07/2022

Estralo/Despertar
Não foi das leituras mais empolgantes que já tive, mesmo assim, acrescentou e despetou conhecimento e visão sobre as coisas, com as inúmeras histórias contadas e que as vezes nosso pré julgamento, nos impedem de ver as coisas como realmente são.
Aline 27/07/2022minha estante
Ficou me zuando, mas também tava parado né gracinha???

Yan336 29/07/2022minha estante
Parado jamais, caminhando em passos lentos... ?

Aline 01/08/2022minha estante
Kkkkkkkkk

Amaurijbarros 07/07/2021

Intuição
Um estudo interessante, mas complicado para colocar em prática pois precisamos está bem seguros das decisões tomadas.
Para um entendimento a respeito do assunto a leitura é válida.
Leitura recomendada.

Rafael Augustto 11/06/2020

Esperava um pouco mais
As colocações são interessantes, mas o livro tem 230 paginas sendo que as 60 primeiras já dá o recado, e resto acaba sendo apenas historias argumentando a ideia do autor. Isso não torna o livro ruim, mas perde um pouco a atratividade.

Gustavo 14/04/2021

Intuição pode ser melhor que racionalização?
Comprei o livro achando que era mais sobre como tomar decisões melhores. Descobri que vai além. Explica como as decisões rápidas são tomadas e quais os fatores que as tornam acertadas ou equivocadas. Contexto, experiência, tempo de reação, nível correto de estresse, quantidade de informação... tudo isso faz parte da complexidade da nossa cognição rápida, processamento de informações dentro do nosso cérebro em frações de segundos que muitas vezes nem sabemos explicar. Um aprendizado de muito valor sobre nossos julgamentos instantâneos, ou àquilo que damos o nome de intuição.

Julia 01/02/2023

Análises sobre os pré julgamentos
O livro traz passagens das quais o pré julgamento se saio de maneira incorreta mesmo quando tudo culminava para que fosse de fato a verdade. Além disso, o livro também nos mostra o que seria ?fatiar fino? nossas primeiras impressões.
Um livro ok mas não me impressionou tanto. Vale a pena pelas passagens e por histórias que ainda não tinha conhecimento.

Ana Gouvêa 10/05/2021

Não vai dar pra defender
Até tem umas passagens interessantes, mas quando o autor trata de pesquisas com autistas e ?pessoas normais? eu perco o respeito. Se você- assim como eu - é uma pessoa cega, não vale a pena. As análises tratam de decisões tomadas a partir do que se vê (ou seja, ksohrw como preconceitos e estereótipos alteram a tomada de decisão).

Bruno Mancini 28/11/2020

Conjunto de histórias
Conjunto de história e exemplos para justificar a compra errada de uma obra de arte por parte de um museu. Mais um livro complementar como o Corpo que Fala. Extenso e algumas vezes cansativo.

MiPaterno 14/06/2022

Livro didático e que explica como decidimos de forma inconsciente antes mesmo que nossa consciência se torne clara.

Um livro importante que faz a gente perceber que: que somos mais influenciados do que imaginamos e precisamos estar atentos a isso para não sermos guiados por preconceitos e pré-julgamentos.

Pra quem gosta desse tipo de livro que mistura: dados, ciência, histórias e fatos, vale muito a pena a leitura.

Aliás adoro o autor e recomendo também o ?Outliers - Fora de série?

Aialla 15/03/2021

Revelador
Aborda como nosso inconsciente é um tipo de piloto-automático, fruto de nossa evolução como seres humanos, que nos permite focar nossa atenção consciente em coisas mais relevantes. Mostra, por meio de uma linguagem extremamente simples e divertida, como esse ?inconsciente? pode nos ajudar ou nos enganar; como/quando ele pode ser mais acurado que uma deliberação detalhada ou deixar transparecer nossos preconceitos e levar a morte de uma pessoa.

Carolina.Netto 27/08/2023

Novo estilo
Estou iniciando no estilo dessa leitura, mas em resumo, o livro não me prendeu. Repetitivo, não finaliza os pensamentos, sempre retornando para maiores conceitos e ideias. Leitura cansativa.

Kelly tirelli 22/01/2023

Fatiar fino
Malcolm Gladwell mostra que existe maneiras mais eficientes de tomar decisão. Muitas vezes pensamos que quanto mais informação e mais tempo temos para refletir, melhores decisões tomamos, mas Blink traz diversas situações que mostram como fatiar fino (parte crítica da cognição rápida) é muito melhor para diversas situações que exigem uma decisão rápida. O autor coloca diversas situações para reflexão como, por exemplo, a tomada de decisão dos policiais em abordagens, quando agir e quando não agir, e quando ficamos cegos para as informações que estão nos sendo apresentadas. Um livro bastante interessante para repensar sobre o funcionamento da tomada de decisão.

Coelho 20/03/2021

Blink - uma abordagem a opinião e tomada de decisão
Foi uma surpresa imensa. Fiquei completamente absorvido pelo livro e não consegui parar de ler até acabar. Li em 5 dias e foi uma lufada de ar fresco nas minhas leituras diárias. Me ajudou muito com alguns conceitos pré-formatados e me despertou o interesse por mais livros do Malcom

Madeira 08/09/2022

Blink é poder
Mais um livro do Malcolm Gladwell pra conta! Ele e a incrível habilidade de narrar histórias e intercalar com exímias explicações científicas acerca dos detalhes. Os trechos abaixo refletem o quão maravilhoso é esse livro ?
?Levar a sério nossos poderes de cognição rápida significa que precisamos reconhecer as sutis influências que podem alterar, prejudicar ou desviar os produtos do nosso inconsciente.?

?Com muita frequência nós nos resignamos com aquilo que acontece num piscar de olhos. Não parece que temos muito controle sobre aquilo que vem à superfície do nosso inconsciente. Mas nós temos e, se podemos controlar o ambiente no qual tem lugar a cognição rápida, então nós podemos controlá-la. Podemos evitar que as pessoas que combatem nas guerras, trabalham em unidades de emergência ou policiam as ruas cometam erros.?
Recomendo demais!

1 | 2 | 3 | 4 | 5