Eram os Deuses Astronautas?

Eram os Deuses Astronautas? Erich von Däniken

Resenhas - Eram os Deuses Astronautas?

Silvana 21/12/2012

Na época em que li, minhas crenças religiosas ficaram abaladas.

Fábio Matos 08/12/2012

É aquele negócio: o Däniken trabalha com teorias que fazem todo o sentido nesse livro.
Seguindo o raciocínio dele, e pensando enquanto se lê, você admite que fazem muito sentido as teorias usadas.
Por outro lado, o Däniken é o autor que chamo de "empolgado" nessa área. Não faz uma análise objetiva, e "dos dois lados" sobre o assunto. Pelo contrário, é completamente empolgado, e "convicto" do que se diz (como vários outros que aparecem no History Channel, p. ex.). Aí não existe um equilíbrio e um trabalho que poderia ser sério, e bem embasado (como os do Charles Berlitz), é na verdade objeto de escárnio.

Essa é minha opinião sobre o autor. No fim, acho ele engraçado. Fazer o quê...

Resumindo: Däniken à parte, as teorias abordadas nesse livro fazem todo o sentido, pena o autor ser tão parcial, e "empolgado" assim...
Poly Corrêa 28/03/2013minha estante
Concordo perfeitamente com você!

CrisFleur 05/11/2012

Será que os monumentos históricos como as Pirâmides e grande parte do legado arqueológico são obras de vidas extraterrestres? Däniken nos mostra sua visão de que grande parte do conhecimento adquirido a milhões de anos pelo homem vem da experiência trazida por aqueles que vieram de outros planetas. Ele prova sua teoria através de experiências ocorridas em diferentes épocas e culturas.

Dani 10/07/2012

Para loucos
O livro é para quem adora ficção científica, meio confuso mas é uma boa leitura.

Claudio Alcipre 23/04/2012

Quem veio primeiro?!
Este livro foi o primeiro de ficção que li e por isso grande responsável pelo gosto deste gênero que demonstro hoje. Vejo um pouco dele em uma série de livros posteriores. Dúvidas e "respostas" foram dados/gerados por este livro e, tenho certeza, muitas obras foram escritas baseadas em informações deste livro... que o diga nosso Indyana Jones e suas caveira de cristal!!!
Nato 06/06/2012minha estante
O deserto em que vive o homem hoje, o deserto da grande metrópole e da? longa? estrada, é inquietante e opressor, porque interrogações novas, sem número, povoam seus lábios e agitam seu coração. Mas ninguém lhe pode dar uma resposta. É impossível conversar com um computador. Desse modo, nessa nova ilusão, nessa nova prisão, o? homem procura por toda parte alguém que lhe diga a verdade, quem possa estabelecer com ele uma relação significante. Então ele começa o movimento tradicional.
Sente a necessidade de? povoar o seu deserto de novos gênios e de novos? superpoderes, de seres misteriosos que venham do além cosmos, seres supraterrestres dos quais os? romances de ficção científica e agora estudos com pretensão científica tiram seu sucesso. É a mesma situação das origens, é a mesma necessidade que conhecia o primitivo, será a mesma atitude,especificamente religiosa, conduzindo a explicações não idênticas, mas comparáveis.
O céu povoado? de antenas, poluído de fumaça, permanece ainda o? lugar de onde nos virá o socorro.

sonia 28/03/2012

teoria ufologiasta
o autor defende a tese de que a Terra foi colonizada por seres extraterrestres de alto grau de evolução; para provar sua tese usa desde textos bíblicos, textos antigos de outras culturas e religões, passeia por diversos sítios arqueológicos (esta é a parte mais interessante do livro) onde há achados intrigantes: ilha da Páscoa, a planície de Nazca, esculturas incas, as piramides do Egito etc....

Valéria 12/03/2012

Marcou minha adolescência. Tese com a qual simpatizo até hoje. Daqueles emprestados que não voltaram mais...

baroncelo 03/01/2012

Iniciei a leitura a pouco tempo, mas o que posso dizer por momento é: causa incômodo a muitas pessoas, é um livro antigo e muita coisa já foram comprovadas mesmo que seja de forma oposta à apresentada neste livro.

Mas coloco como uma forma esotérica de entender de uma forma mínima de como surgiram estes debates, que de certa forma, diversos aspéctos neste livro são estudados em escolas iniciáticas (ou sociedade secreta), por mais que para uns sejam uma porcaria, para outros pode ser um início ou complemento de estudos para entender diversos aspéctos de como os estudos eram e de como estamos hoje.

Curiosidade: Pela quantidade de pedras que se tem a pirâmide de Queops, com o tempo de contrução dita ter sido contruida em 20 anos, cada bloco foi colocado a 4 minutos cada, como isso? Nem a ciência moderna consegue responder até o momento.

Sobre Atlântida, o melhor livro que li foi "Um habitante de dois planetas" não é um livro de fácil acesso, interessados procurem a Ordem Rosacruz AMORC. É um livro que explica toda a Atlântida, des da parte social, política, educacional, hierarquia, meio de transporte, fonte de energia, formas de conhecimentos, crenças religiosas, influências em civilizações do passado e/ou atuais até a sua queda. Dependendo da pessoa que for ler o mesmo pode encarar como um livro de ficção que para os ocultistas poderá ser uma fonte valiosa para se entender melhor sobre esta Cidade tão polêmica.....

Paulo Rodrigo 08/10/2011

Pseudocientífico e desatualizado
Gostei muito de ler "Eram os deuses..." na época. O documentário feito pelo Däniken também é bom. Porém vários fatos científicos já foram descobertos depois dele escrever o livro e refutam muito do que ele disse. Aliás, ele mesmo abre o livro dizendo que se trata de pseudociência...

Não recomendo a leitura. Foi bom na época em que foi lançado. Agora está desatualizado.

Nati 20/07/2011

Em 1968, "Eram os Deuses Astronautas" saiu da mente de Erich von Däniken e veio diretamente às mãos de leitores curiosos. Digo curiosos porque para ler este livro é preciso ser curioso: o autor o é.
Com uma tese que vai contra todos os paradigmas arqueológicos e teorias já estabelecidas acerca da pré-história do homem, Däniken vai longe. Das pirâmides egípcias vai às incas, das linhas de Nazca à ilha de Páscoa: o autor dá-nos especulações que cancelam qualquer vestígio de coincidência, atribuindo-as à vontade dos alienígenas que na Terra teriam estado.
O título é explicado por uma outra teoria Danikeniana: esses extraterrestres, que por aqui estiveram nos visitando, foram considerados divindades pelos antigos povos terrestres.
A extrapolação é visível: parece que a mente de Däniken não deixa que a ponderação entre em ação, fazendo da imaginação triunfante. Mas o sucesso do livro não deve ter sido sem motivo. Däniken tem um incrível poder de persuasão que, se não convence o leitor, pelo menos o faz pensar na possibilidade de os deuses terem sido mesmo astronautas.

Andre Dedeco 11/07/2011

Primeiro Livro
Depois de livros escolares (Machado de Assis e Clarisse Lispector), cheguei a maior idade, e mesmo sem ler o resumo (sinopse), comprei este livro, simplemente foi AMOR À PRIMEIRA VISTA, o mesmo foi devorado em 03 (três) dias, e isso faz bastante tempo, contudo, eu recomendo ...

Andrew 25/06/2011

Um bom livro para pensar
Esse é um dos poucos e maravilhosos livros que depois que voce acaba de ler deixa uma duvida gigante em nós: será que os antigos "deuses" eram apenas astronautas nos visitando ou sera que é apenas uma grande coincidência. Eu recomendo esse livro para todos que acham que tem muitos misteerios ainda nao resolvidos nesse planeta e anseiam por respostas, o bom desse livro é que ele em momento algum faz uma afirmação, ele sempre deixa uma duvida, o leitor é que decide se ele esta certo ou nao.

Naelton 15/05/2011

um monte de informações distorcidas
faz parte da trilogia do mal da divulgação astronômica junto com Shecin e Verlikovsky... muito mentira transvestida de ciência...

JPHoppe 13/05/2011

Instigador
Däniken, ao longo de ao menos quatro décadas, publicou mais de 20 livros a respeito de extraterrestres em contato com o planeta Terra, em tempos antigos.

Suas evidências podem ser divididas em:

* Artefatos históricos, como um pilar de ferro "inoxidável" na Índia, o mecanismo de Antikythera e os moais e ahus na Ilha de Páscoa.
Bem, o pilar POSSUI áreas enferrujadas, o mecanismo não possui nada de extraterreno e os moais são claramente obras de polinésios, como estudos no local (ver, por exemplo, "Colapso", de Jared Diamond; ou o filme Rapa Nui) demonstram;

* Obras de arte que possuem similaridades com astronautas, como capacetes esféricos com visores, posições na decolagem e afins.
Uma palavra: anacronismo.

* Descrições nos canônes das religiões poderiam ser descrições de tecnologias de exploração espacial extraterrestres, como humanos alados, pássaros-trovão e afins, a Arca da Aliança como meio de comunicação, o aviso para Ló e sua família...

Na época em que foi escrito, deve ter sido um instigador para pesquisas e respostas. Hoje, não passa de um amontoado de declarações infundadas, pseudocientíficas e fraudes.

Ainda chega a citar Carl Sagan, declarando que a Fobos, uma lua de Marte, é oca por dentro e, portanto, artificial. A história é um pouco mais complicada:

* Shklovsky, um astrônomo russo, com base em dados coletados e na translação de Fobos, de que o satélite deveria ser oco por dentro;
* Sagan afirma que "luas não podem ser ocas";
Aqui, Däniken conclui que Sagan dá suporte à hipótese da lua oca. Não o mais lógico: que as observações estão erradas.
E realmente estavam erradas. Não foram levados em conta que poderiam haver erros metodológicos, discrepâncias nos valores e efeitos gravitacionais entre o satélite e Marte. De fato, Fobos é "oco", mas não da maneira proposta: simplesmente é um corpo bem poroso.
Aliás, Sagan foi um dos maiores críticos das hipóteses de Däniken.

Mas a gota d'água é quando cita favoravelmente "Mundos em Colisão" de Velikovsky. Nesse momento, toda a pouca credibilidade que vinha mantendo é perdida. É apelo demais recorrer até ao mais fantástico possível. É o equivalente literário de "jump the shark".

Enfim, um livro que fornece explicações alternativas. Se você gosta de teorias da conspiração e tem uma quedinha pelo fantástico, esse é o seu livro.