Eram os Deuses Astronautas?

Eram os Deuses Astronautas? Erich von Däniken

Resenhas - Eram os Deuses Astronautas?

Fabio 14/07/2014

A Duvida
Eram os Deuses Astronautas? Uma pergunta que me fustiga desde a primeira vez que a ouvi. Desde então venho aguardando a oportunidade de ler este livro que levantou tantas polemica teóricas e cientificas.

O livro afirma que sim, aqueles antigos deuses eram visitantes espaciais e que deixaram de diversas formas seus rastros aqui na Terra. Desde marcas e monumentos gigantescos até mesmo os genes para a evolução humana.

Apontando diversas provas, teorias e supondo muita coisa Von Daniken tenta convencer o leitor de suas idéias. Algumas realmente absurdas outras porem reflexivas. Mesmo com grande curiosidade li o livro com o pé atrás, sem compromisso, buscando mais o entretenimento. No final, continuo com a pergunta sem resposta, Eram os Deuses Astronautas?

Lanzellotti 11/06/2014

"Nada é inimaginável. A palavra impossível deveria ter-se tornado literalmente impossível aos pesquisadores modernos".

Pietro 08/05/2014

"Eram os Deuses Astronautas?" é um livro que, apesar de já estar ultrapassado em alguns aspectos como, quando ele prevê a ida do homem a Marte em 1986; promove discussão sobre a existência de vida inteligente em nosso universo, além de nós mesmos. O aspectos filosóficos e matemáticos, como o número de galáxias estimados, são dignos de reflexão. Só não gostei muito, porque o autor é repetitivo, o que torna a leitura quase insuportável, além de ser tendencioso, ou seja, propõe só que as respostas dos mistérios apresentado sejam condizentes com seu ponto de vista. Sou muito crítico em relação a livros e gostaria que no Skoob tivesse a opção de 0 estrela para livros péssimos, que eu usaria para categorizar A Metamorfose de Franz Kafka. Avaliei com uma estrelinha porque a leitura é muito chata e por diversas vezes eu perdia o foco, mas ele só é meio chatinho e não um livro péssimo. Leia só as 40 primeiras páginas e você aproveitara o que "Eram Deuses os Astronautas?" tem de melhor, a parte filosófica.

Andreia 09/03/2014

Incrível
O autor conduz a pensamentos lógicos, porém sem afirmações .. muito pelo contrário... são feitas inumeras perguntas baseadas em fatos arqueologicos e históricos.. desafiando religiões e crenças embasadas em puro afirmativismo! IMPRESSIONANTE

Gabi 04/12/2013

O inimaginável não existe
"Desde os tempos imemoriais a curiosidade e a sede do saber sempre constituíram forças capazes de estimular o homem a viver em permanente pesquisa. As duas perguntas 'POR QUE ocorre algo?' e 'COMO ocorre?' em todos os tempos foram propulsoras da evolução e do progresso."

"Eram os Deuses Astronautas" de Erich von Däniken é um livro demasiado diferente, simples e rápido de ler. Suas páginas são repletas de perguntas, a maioria delas, sem resposta. As digressões são umas das principais características, e tornam a leitura suave e interativa, conduzindo o leitor as suas próprias reflexões.
Däniken é um escritor suíço que acredita piamente na existência de extraterrestres e na relação que estes possuem com fatos inexplicáveis de nossos antepassados.

"Há tempos remotíssimos, ainda incomensuráveis, uma nave espacial alienígena descobriu nosso planeta. A tripulação da espaçonave viu logo que a Terra possuía todas as condições para a formação de uma vida inteligente. (...) Os astronautas estranhos fertilizaram alguns exemplares femininos desses seres.(...) Milhares de anos mais tarde, os astronautas voltaram e encontraram alguns poucos exemplares do gênero 'homo sapiens'. Repetiram o processo (...) até finalmente formar um ser de grau de inteligência suficiente para lhe serem ensinadas regras sociais.(...)"

Para tentar provar sua teoria, o escritor lança mão de tudo que lhe pode ser útil: escrituras, pinturas rupestres, trechos da Bíblia, reportagens, etc. Não obstante, o livro gera discórdia quanto a sua veracidade. É por essa razão que digo que não é preciso concordar com Däniken para achar o livro interessante. Cada página é um pedaço de um passado que não conhecemos, e que muito pode nos surpreender.
É impossível terminar o livro sem, depois, passar a condizer com a ideia de que os tempos remotos estão envoltos em uma névoa de fatos misteriosos.

"Será mesmo mero acaso que a altura da Pirâmide de Quéops - multiplicada por um milhão - corresponda aproximadamente à distância Terra-Sol? (...) É um acaso que um meridiano que passe pelo centro da pirâmide divide dois continentes e oceanos em duas metades iguais? É um acaso que a circunferência da pirâmide - dividida pelo dobro de sua altura - tenha como resultado o famoso numero de Ludof, pi=3,1416?(...) Fantástico? Sim, certamente. Mas só por isso tem de ser impossível? (...) Parece-nos covardia fechar os olhos e ouvidos diante de fatos ou hipóteses só porque novas conclusões poderiam afastar a humanidade de sua mentalidade tradicional."

Mais do que provas, Erich von Däniken preza a necessidade de sempre estar perguntando e nunca se dar como satisfeito diante das respostas. Däniken preza, acima de tudo, a busca pela verdade.

"O positivo no cético é que ele julga tudo possível!(...) Afinal, qual é o objetivo da vida? Crer na 'verdade' ou PROCURÁ-LA?"

Felipe B. Cruz 01/11/2013

Um livro datado
O autor de "Eram os Deuses Astronautas" revolucionou no final da década de 60 ao lançar um livro onde apontava seres extraterrestres como os "colonizadores da terra". É uma teoria interessante. Tão interessante que até hoje é discutida.

O livro, no entanto, aponta um futuro que ainda não chegou. Ele fala de viagens tripuladas a Marte no final da década de 80 e isso nunca ocorreu. De qualquer forma, já conseguimos pousar um robô em Marte e levar uma sonda até a fronteira do sistema solar. O que já é muito.

O autor passa parte do livro tentando se justificar porque ele escreveu o livro. Ele parece que discute com prováveis críticos, ao invés de se ater a obra. Ele parte de muitas suposiçoes sobre objetos fantásticos e cita várias passagens e personagens interessantes da história. Ele peca num ponto ao tentar ligar tudo isso a prováveis visitas alienígenas. São muitas suposições, muitas perguntas, porcas resposta.

Aliás, é esse o objetio do livro. Lançar perguntas.

Uma das partes interessantes é quando ele analisa algumas passagens da bíblia e também quando analisa alguns casos de contatos com UFOs no século 20.

Porém, suas suposições são em demasia fantasiosas. Eu tenho em mente que as respostas mais simples são sempre as melhores para as perguntas mais complicadas. E o que autor mais faz nesse é livro é complicar as prováveis respostas.

Acho que vale a leitura. Mas é um livro datado. Muitas das coisas que ele já falou, já foram provadas em contrário atualmente.

Lucas 19/10/2013

Eram os Deuses Astronautas?
Nessa preciosa obra (principalmente para ufólogos), von Däniken (nome difícil; tinha que ser suíço, rimou ^^) defende a teoria de que nossos antepassados possuem origens alienígenas.
Eu não sei sobre outras edições mas essa (na foto), possui fotos e legendas como provas de sua teoria. Estas são: as linhas de Nazca, pirâmides incas e egípcias e (quase esqueci) os moais da Ilha de Páscoa. Sem contar com muitas outras obras arquitetônicas com grandes mistérios.
O autor defende também a ideia de que as civilizações antigas consideravam os extraterrestres divindades e que realizavam grandes cultos para suas presenças. O que então, acabava por acontecer (conforme Erich).

Minha opinião

Realmente um ótimo livro! Mesmo para os não interessados em ufologia é uma ótima fonte de estudo e conhecimento complementar. Recomendo! Boa leitura!

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/07/eram-os-deuses-astronautas-erich-von.html

General ELL 19/09/2013

Estava o autor no Mundo da Lua?
Mas é claro que sim! Pergunta mais besta, eu hein! Mesmo os Deuses não sendo astronautas não vou tirar o mérito do livro em ser uma leitura divertida, fica melhor ainda se fingir que o autor é o agente Mulder do Arquivo X escrevendo em pseudônimo (sério leia o livro assim, muito mais divertido!). MUITA. VIAGEM. NESTE. LIVRO. E muito 171 também então é óbvio que ele foi e é levado a sério até hoje por um monte de gente, só não mostre praquele seu vizinho agente duplo da ABIN/CIA que já está na sua captura faz tempo (não sabia não?) ou ganharás uma passagem direto pra Guantánamo por 'saber demais' (estou escrevendo de lá).

Matheus Peres 18/07/2013

Adoro história antiga, arqueologia e mistérios em geral. A teoria de Daniken é escrita de acordo com o que convém sua interpretação. Apesar de muitas de suas teorias serem debativeis, a aura de mistério ao redor das questões que o autor tenta dar respostas é algo atraente. Recomendo bem mais o documentário (vide Youtube), que mostra as imagens e muito mais.

Bruno 06/05/2013

Não estamos sós! Os ETs estão mais perto do que você imagina! Estão dentro de você!
Como exímio fã de teorias da conspiração, ocultismo e vida inteligente fora da terra considero-me um tanto suspeito para resenhar este livro, mas ele merece!

Erich Von Daniken deixa céticos e religiosos de boca aberta com suas considerações. Considerações estas que, longe de serem falaciosas, têm aspectos científicos, culturais, históricos e lógicos para servir-lhes de base!

O autor traz à tona provas da interferência extraterrestre na evolução humana, comprovando materialmente a interação destes povos com a humanidade, a influência deles no nosso modo de ser, na nossa tecnologia e até mesmo na nossa constituição física!

Com diversas remissões a pontos geográficos, arqueológicos, culturais a até mesmo bíblicos, Daniken põe em xeque dogmas incontestáveis, provando que muitos axiomas não são tão incontroversos como muitos pensam.

VALE MUITO A PENA!

Sandro 26/04/2013

Deuses?
Antes de começar a falar sobre o livro, preciso advertí-lo: Não leia este livro se você...

... se apega fervorosamente a preceitos religiosos, e não aceita qualquer informação/argumentação que possa abalar sua crença.
... está preso aos paradigmas e as noções de possível e impossível sobre o que já conhecemos de história do mundo, e não deseja ver o mundo de outra forma.
... ironiza e ridiculariza qualquer pessoa que levante, mesmo que remotamente, a possibilidade de haver vida fora do nosso planeta, e não quer mudar este conceito.

Se você passou por estes três filtros, e se considera capaz de se despir de preconceitos e ideias pré-estabelecidas para receber novas possíveis explicações para o que não se pode compreender até hoje, este livro é para você.

"Eram Os Deus Astronautas?" não é um livro de ficção. O autor busca dar argumentos àqueles que não se conformam com as verdades tão intrinsecamente presas a nossa cultura que são praticamente irrompíveis.

Embora, pelo fato de o livro ter sido escrito no fim dos anos 60, algumas das previsões tecnológicas por ele feitas não tenham se concretizado, maior é o número das que se tornaram realidade. Além disso, os fatos por ele apresentados são em sua maioria sólidos.

Sim, ele tem exageros, como todas as teorias os têm. Não concordei com tudo o que li. Mas o mais importante, sua essência, preencheu várias lacunas que eu, pessoa assumidamente analítica, sempre carreguei comigo.

Certamente voltarei a lê-lo, mas dessa vez como estudo, pois quero saber mais, aprender mais sobre tudo o que, através dele, tomei conhecimento.

Lacerda 01/03/2013

Ótimo livro.
Um belo livro para uma iniciação àqueles que acreditam na teoria dos antigos deuses astronautas. Sugiro ler o segundo livro chamado "De volta as Estrelas"

Nanda 05/01/2013

Classico
Clássico... na verdade, eu não sei se sai com mais duvidas ou menos depois que o li... =D
mas vale muito a pena ler...
Poly Corrêa 28/03/2013minha estante
Até vale a pena sim, mas dá preguiça, é muito repetitivo...

Eli 25/12/2012

"Pois afirmo que nosso antepassados receberam visitas do espaço sideral na mais recuada antiguidade...", "...não obstante proclamo que aqueles 'estranhos' aniquilaram parte da humanidade existente na época e produziram um novo, senão o primeiro HOMO SAPIENS"

Ótimo livro, repleto de perguntas até hoje não esclarecidas sobre nossas origens e o cosmo intergaláctico, inúmeros acontecimentos, e artigos pré-históricos, nos dão a total certeza de que não estamos sozinhos e ja fomos visitados por seres de inteligência superior à muito tempo atrás.