Carolina

Carolina João Pinheiro

Resenhas - Carolina

Nane 24/03/2020

HQ perfeita! Lindas gravuras e o texto é um compilado do livro quarto de despejo. No final conta brevemente a história de Carolina.

Nane 11/08/2020

Perfeito
Depois da leitura do " Quarto de despejo", encontrei essa HQ, que reproduz o livro com imagens fortes e perfeitas.

OgaiT 11/10/2020

Carolina para novos leitores
Muito do que conhecemos lá em Quarto de Despejo, aparece novamente aqui. No entanto, foi justamente por isso que eu adquiri essa hq, pois ela uma maneira diferente de apresentar a obra de Carolina aos alunos. Além disso, os desenhos foram muito bem elaborados, gostei bastante.

Tinho.Silva 12/04/2020

HQ - Carolina - Sirlene Barbosa e João Pinheiro
Hoje eu trago para vocês uma super dica. Como vocês já sabem eu sou apaixonado pela escritora Carolina Maria de Jesus, desde que a descobri em “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, passei a pesquisar com afinco a sua história e a conhecer um pouco mais as suas obras também.

Numa dessas pesquisas, encontrei essa história em quadrinho que conta de forma lúdica e acessível, principalmente para o público mais jovem, contando um pedaço da vida dessa autora incrível. Essa obra tem como título “Carolina” e foi idealizada por Sirlene Barbosa, responsável pela pesquisa e argumento e João Pinheiro, responsável pelo roteiro e pelos desenhos.

O livro está dividido em três partes (Muito bem, Carolina; Escrevivências; Vedete da favela;), as duas primeiras partes narram o tempo que Carolina viveu na favela do Canindé, tendo como base os relatos contidos em seu livro “Quarto de despejo”, já no terceiro momento, a HQ mostra a ascensão da autora, como a publicação do primeiro livro transformou a sua vida e ela passa a estampar diariamente as manchetes dos jornais paulista tamanho é o sucesso do lançamento do seu livro, finalizando com o declínio e o “esquecimento” de Carolina.

[Alerta de spoiler] achei lindo o final do livro, por trazer à tona uma das mais belas passagens da história de Carolina, que é o encontro dela com o médico espírita Eurípedes Barsanulfo, ela que sofria fortes dores de cabeça é levada até o médico pela mãe e ele afirma que ela não tem doença cabeça, as dores de cabeça são causadas pelos excessos de pensamentos e por causa disso, ela no futuro será uma poetiza. A obra é extraordinária, eu simplesmente adorei a forma como os idealizadores reviveram as memórias da vida de Carolina, vale a pena conferir essa maravilha literária.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

Teder 12/07/2020

Carolina Maria de Jesus
Esse livro em quadrinhos traz a trajetória de Carolina Maria de Jesus, de sua vida na favela, de seus escritos solitários à descoberta e publicação de seu livro Quarto de Despejo. Leitura interessante para conhecer um pouco mais dessa autora ainda não valorizada como deve.

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#carolina de #sirlenebarbosa e #joaopinheiro , traz para os quadrinhos, a biografia de Carolina Maria de Jesus, autora de #quartodedespejo e tantos outros poemas e músicas. Através de pesquisa feita por Sirlene Barbosa a vida pregressa da autora Carolina, convivemos com sua rotina como catadora de papel que sonhava ter seus textos publicados. A história acompanha a escritora em alguns momentos difíceis, e narra como se deu o encontro com o jornalista Audálio Dantas que foi quem mudou sua realidade. A ilustração de João Pinheiro te deixa imerso e retrata de forma crua e bela uma SP dos anos 50. Material extra no final da HQ agrega valor a história dessa mulher que mostrou a realidade das favelas sem os estereótipos e maquiagens que são impostos por uma imprensa distante, e que conseguiu através de um ideal mudar sua realidade. Minha nota é 10/10.

site: https://www.instagram.com/p/BRPw27KBTyW/?taken-by=miojogeek
Pri Paiva 29/05/2020minha estante
Ótima resenha!

Tina Melo 09/03/2020

“Carolina” conta a história da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do clássico “Quarto de despejo”.
A Graphic novel foi lançada em 2017 e no mesmo ano indicada ao Prêmio Jabuti, na categoria Melhor HQ. Foi a primeira vez que o gênero apareceu no Jabuti e Sirlene foi a única mulher indicada.
A HQ revela a vida de Carolina em São Paulo, na antiga favela do Canindé, que não existe mais. Relata o seu cotidiano pelas ruas como catadora de materiais recicláveis e a sua luta para criar os três filhos sozinha até conhecer o jornalista Audálio Dantas, que revelou os seus escritos para o mundo.
O livro fala sobre a ascensão repentina alcançada pela escritora, mas mostra também as contradições do sucesso e o preconceito que Carolina sofreu, chegando ao fim da vida sem dinheiro e esquecida.
Apesar de ter muita vontade, nunca li um livro de Carolina Maria de Jesus. A HQ com sua história me instigou a providenciar pra ontem a leitura dessa autora tão importante para a literatura brasileira. Vou colocar no desafio!
Apenas o textos e a pesquisa da HD “Carolina” são de uma mulher. Mas sei que dentro deste “mercado” muitas autoras têm se destacado. Como parte do desafio @24por6, em breve vou trazer um livro escrito e ilustrado por uma mina brasileira.

site: https://www.instagram.com/24por6/

Guynaciria 10/10/2017

Guerreira: Carolina de Jesus
Carolina de Jesus, catadora de lixo, moradora de favela, mãe solteira, escritora e sonhadora.

Essa mulher de personalidade forte tem sua história retratada nessa HQ, que conta alguns trechos de sua vida.

Ela estudou por apenas dois anos, mas quando descobriu que sabia ler, se encantou de tal forma pelo mundo mágico que encontrou nos livros, que simplesmente não conseguia parar.

Carolina, nunca se deixou desanimar pela vida dura, ela sempre teve o sonho de ter seus escritos publicados. Esse sonho se realizou em 1960, quando um jornalista a descobriu no lixão.

Ela ficou em primeiro lugar na lista de mais vendidos, chegou a vender um milhão de cópias, foi publicada em 20 países, 17 línguas diferentes. Carolina ganhou o mundo.

Infelizmente ela se viu alvo de preconceitos durante toda a sua vida. No lixão era menosprezada, por ser uma leitora avisa e por passar a ideia de que se considerava melhor do que os demais por isso. Nas ruas, era vista como a mulher negra e pobre. Mesmo depois de ganhar fama, Carolina notou que seus novos vizinhos de classe média, a desprezavam, por ser ex moradora de favela e ex catadora de lixo.

Mas essa mulher revolucionou a escrita no Brasil, ela veio de uma minoria e mostrou a todos que quando se tem um sonho, e se persiste nele, a pessoa pode sim realizar o seu intento.

Já havia visto resenhas sobre essa autora, a conheci um pouco mais através dessa HQ, agora quero ler seus livros, sei que eles vão me acrescentar muito.

Bjos!

site: https://wordpress.com/post/utopialiterariaentreamigas.wordpress.com

Cilmara 21/11/2017

"Estou escrevendo um diário para dizer tudo que sinto e presenciei aqui na favela.
Procuro registrar as maldades que outros praticam.
Se a pessoa é boa, eu escrevo, se é malvada eu escrevo.
Falo dos excluídos que vivem no porão da sociedade, das crianças com fome e velhos sem esperança...
E os que não conhecem a fome hão de dizer que quem escreve isso é louco e que não é a verdade, mas quem já passou fome há de dizer: Muito bem Carolina.

Toni 26/08/2019

Segundo a pesquisadora Raffaella Fernandez, estima-se que “Quarto de despejo” tenha vendido um milhão de exemplares ao redor do mundo (publicado em 40 países e traduzido para 14 línguas). Poucos meses após seu lançamento, em 1960, o livro desbancou o campeão de vendas, “Gabriela, cravo e canela”, e atingiu a marca de 100 mil exemplares. Ainda de acordo com a mesma pesquisadora, Carolina Maria de Jesus produziu mais de cinco mil páginas de memórias, diários, romances, contos, poemas e músicas — muitas das quais permanecem inéditas. Trago esses números à guisa de introdução para apontar o óbvio: ainda temos muito a ler, discutir e pesquisar sobre a primeira grande escritora da literatura brasileira contemporânea.
Essa sensação se torna mais patente com a leitura da HQ “Carolina”, da professora (e escritora) Sirlene Barbosa e do ilustrador João Pinheiro. Longe de ser apenas uma romantização em quadrinhos da vida de Carolina Maria de Jesus (o que já valeria a leitura), consiste, ainda, num palimpsesto que abrange um pouco do muito que a autora produziu; aqui, seu universo literário povoa cada página da narrativa, que incorpora versos de poemas, trechos do diário, passagens de memórias e samba-enredos para contar a história de uma “glória que durou cinco anos” ao fim dos quais “a classe-média que a consumiu como um produto” logo em seguida a descartou.
Esta bela (3ª!) edição da @editoraveneta conta também com um posfácio dos autores com muitas informações pertinentes a quem deseja começar uma pesquisa sobre nossa Bitita, com indicações biográficas e bibliográficas de grande valia. Texto e quadrinho se complementam, e testemunham a força da mulher negra Carolina — viva e renascente tanto nestas como em muitas outras páginas por vir.

Ariadne 22/02/2020

Bom quadrinho
Quadrinho bom para conhecer a história de Carolina de Jesus e para iniciantes na leitura de quadrinhos.