Como procurar um cachorro perdido

Como procurar um cachorro perdido Ann M. Martin

Resenhas - Como procurar um cachorro perdido

1 | 2 | 3 | 4

Clara Mezzacapa 10/09/2020

Livro muito forte
A realidade de uma criança autista mostra o mundo de uma forma diferente, esse livro mexeu muito comigo, me fez chorar e rir, me apaixonei pela personagem e comecei a olhar o autismo com outros olhos.
Tenho que admitir que fiquei mal algumas partes da história.
A leitura é muito boa, e fluida, os personagens são extremamente marcantes e a história é inesquecível. Recomendo muito, consegui ler em 1 dia então acho que vale muito a pena

sherlydias 12/09/2020

Poça de lágrimas.
Este livro simples e sensível nos apresenta Rosa Howard uma garotinha com diagnóstico autista que é apaixonada por homônimos, números, regras e principalmente pela sua cachorra, a Poça, um dos únicos presentes que seu pai lhe deu, depois de encontrar a cadela em um dia de chuva. Não só conhecemos as paixões de Rosa como também adentramos por seus pensamentos, nos tornando ciente do seu dia-a-dia e do seu relacionamento com as pessoas que a rodeiam.
Rosa encontra dificuldades em se relacionar em diferentes áreas da sua vida, mas nenhuma é tão difícil quanto sua relação com o próprio pai, o homem vive em negação com o diagnóstico da filha ficando sempre distante e até mesmo ausente, buscando sempre que pode se esquivar das responsabilidades que vieram exatamente porque ela é diferente de outras crianças e em diversos momentos o homem se mostra até raivoso, vendo como suficiente o ato de conseguir colocar comida na mesa para os dois.
Porém, para suprir toda solidão e a falta de afeto a Rosa tem Poça, a cachorra é sua companhia de todos os dias em que seu pai prolonga fora em um bar próximo de casa e também é a calmaria quando as coisas saem de seu controle, a Poça é sua melhor amiga, é quem a compreende. Quem também busca compreender a Rosa e até toma por ela em diversos momentos é o seu Tio Weldon, é comovente como ele busca se encaixar no mundo dela, ajudando ela a encontrar homônimos pra adicionar em sua lista e então saindo com ela em busca da Poça quando ela desaparece em meio a uma tempestade.
A história é simples e fluí muito fácil, em diversos momentos coisinhas pequenas que a Rosa nos contava sobre sua vida ou seu cotidiano foram capazes de quebrar meu coração ou me aquecer por dentro e logo eu já estava conectada com a personagem e só queria poder protegê-la de qualquer dor, e ao longo da história eu percebi o quanto a garotinha era forte e de maneira singela passa lições sobre a sua visão do que é amor, cuidado e empatia. Todas as lágrimas que embaçaram a minha leitura valeram a pena.

Manu 20/10/2020

Tão lindo que eu realmente mandei um e-mail pra editora, depois que terminei
Vou dizer por que é importante que se leia livros com narradores/protagonistas autistas mesmo quando não se tem um autista na família ou no seu convívio diário: exercício de empatia. Para a pessoa que não tem que lidar com um autista no dia a dia, é muito fácil esquecer que eles existem e, por isso, pode ser difícil entender por que eles precisam de atenção da sociedade. É comum pensar que "deve ser difícil para uma pessoa neurotípica conviver com um autista, porque o modo como ele pensa é diferente e deve ser exaustivo lidar com as crises e não saber o que fazer", mas garanto que é muito mais difícil para o autista ter que conviver com vários neurotípicos que pensam diferente dele. As pessoas pensam que tem que ser muito especial para conseguir lidar com as necessidades especiais dos outros, mas tudo do que elas precisam é empatia, mesmo. Por isso, é importantíssimo que esse tipo de contato pela literatura seja disponibilizado para o público e que este se interesse pela leitura, mesmo que não tenha um autista na família. Eu fiquei muito emocionada com o livro (e admirada com o trabalho da tradutora com a adaptação dos homófonos) e gostaria que muitos pudessem e quisessem ler este livro, também.

1 | 2 | 3 | 4