The Wedding Eve

The Wedding Eve

Resenhas - The Wedding Eve

Haag 24/08/2016

The Wedding Eve, obra em volume único que reúne 6 histórias curtas escritas pela autora Hozumi em 2012. Aqui no Brasil ele chegou agora em julho pela Panini.

Como comentar um mangá volume único que na verdade tem 6 histórias? É meio difícil, será que devo analisar história por história ou pensar nele como um volume inteiro e simplesmente falar de altos e baixos? Não sei mesmo, e até por isso vou só escrevendo o que vem na cabeça.

Vamos começar dizendo que essa é uma baita obra, o tipo que coisa que precisamos no mercado mais vezes. Eu sempre digo que não me importo com demografias e chorumelas desse tipo, que a única coisa que realmente me importa é em ter uma coleção com excelentes títulos.

E esse é um excelente título.

TWE consegue mostrar que mangás não são apenas “mais do mesmo” e que simples histórias cotidianas podem formar algo incrível dependendo da forma como são contadas. Outra coisa interessante é que não é uma obra que nos faz chorar ou “acerta um soco” no leitor como O Cão Que Guarda As Estrelas ou 5 Centímetros por Segundo, nada disso, ele apenas deixa a mensagem ali, no ar, e nós interpretamos como for melhor.

Agora vou falar um pouco de cada história, vou evitar ao máximo spoilers, mas é sempre um risco. Então, caso não queira correr o risco, pule até a próxima linha, embora eu ache que tenha conseguido evitar bem.

A primeira história é A Véspera do Casamento, obra que dá nome ao mangá e talvez até por isso tenha sido a mais decepcionante para mim, pois eu esperava mais da “história principal”. Acho que faltou um pouco de profundidade nela, na “grande” revelação a autora tentou colocar uma emoção mais forte, porém eu senti como se ela não tivesse preparado o terreno para aquilo, e meu sentimento foi de “tá, e agora?”. Sei lá, senti os personagens meio vazios.

A segunda história, Reencontro em Azusa nº 2, em compensação é a melhor, sério, foi aquela que eu terminei e minha cabeça explodiu, do tipo que o leitor fica uns minutos parado, olhando pra parede e “digerindo” aquilo que aconteceu. Aqui podemos dizer que a autora conseguiu enganar o leitor de forma perfeita, tudo fez completo sentido. Durante esse capítulo eu imaginei milhares de coisa, odiei e amei os personagens a cada mudança, e no fim nada era o que eu esperava e posso dizer que foi um desfecho muito melhor do que tudo que pensei.

Vem então Irmãos Monocromáticos, e talvez essa seja a história mais triste e reflexiva do volume, pois ela nos faz pensar em nossa relação com “os nossos”, tanto familiares como amigos, e em como muitas vezes não dizemos o que queremos (ou devemos) quando temos a oportunidade. Não é uma história que surpreenda no seu final, mas acho que de todas é a que mais nos faz pensar.

A quarta é a maior. O Espantalho Que Sonha é dividida em dois capítulos e também aborda o tema “véspera do casamento”, com um irmão que volta para a cidade onde cresceu (e odeia) por causa do casamento de sua irmã mais nova. Essa obra apresentou aquilo que eu senti falta lá na primeira história, a profundidade. Aqui temos um motivo para todo o sentimento envolvido, sentimos que tanto a tristeza quanto a felicidade mostradas tem um motivo para existir.

A penúltima história é O Pequeno Jardim de Outubro e admito que não sei muito o que pensar dela. É uma história bem diferente, e vou dizer para vocês que senti ela meio deslocada do contexto do volume. Embora seja uma obra que nos faça refletir sobre nós mesmos, eu sinto que ela “enveredou” para um caminho bem diferente do que todas as outras cinco tinham tomado. Ela tenta ser mais “cabeça” e complexa, e fugiu um pouco (ou até mesmo muito) do cotidiano que todas as outras vinham mostrando. Talvez Azusa nº 2 tenha sido a que chegou mais perto no tema, mas ainda assim, a primeira ainda era mais “realista” e simples do que esta aqui. Não é que seja ruim, não entenda isso, ela apenas é diferente das demais.

Para fechar o volume, E Então…, a história de um gato que tenta avisar seu dono sobre uma mensagem na secretária eletrônica. Parece estranho né? Mas não, até gostei muito dela, pois nós vemos um mundo “diferente” pelos olhos do gato, coisas que para nós fazem muito sentido como colocar uma coleira, para ele é tão desnecessa´rio e inconveniente. Aqui voltamos ao protagonista de A Véspera do Casamento, e novamente senti que ele é raso, mesmo que nessa história o foco seja no gato, mas ainda assim faltou um “tchã” no personagem para fazer a gente se identificar com ele, algo que tivemos em todos os outros protagonistas (e até mesmo no gato).

O fato é que cada um das história tem suas particularidades, e ao mesmo tempo juntas formam um volume impecável. Daquele tipo de mangá que nós lemos, guardamos na estante, e algum tempo depois pegamos outra vezes para ler, pois a história não é do tipo que cansa e serve muito bem para dar uma relaxada.

Recomendo demais a compra, pois é um excelente mangá, tanto em sua parte de história quanto físico (que eu vou comentar mais pra frente), e que mostra algo diferente do que estamos acostumados a ter nas bancas, por isso eu sempre acho que quando coisas assim chegam, devemos comemorar.

Nota: 4,9 / 5

Bom, resolvi deixar o trabalho da Panini para o final, um dos motivos é que não tem o que destacar, vocês conhecem o ótimo trabalho das “edições de luxo” da editora.

O offset é muito grosso, em alguns momentos eu achei que estava virando duas folhas. Mas mesmo sendo grosso, não é aquele papel duro e que “deforma” quando você abre o mangá para ler. Também me chamou a atenção que não tive problema com ondulação nele, algo que ocorre muito atualmente com mangás offset que eu compro.

A capa é simples e linda, gostei muito de um detalhe que eles colocaram na lombada que é a ligação da capa com a contracapa, mas que não poluiu a lombada e nem deixou o desenho cortado como em Tokyo Ghoul por exemplo.

O preço dele é R$ 15,90, o que torna ele um título quase que obrigatório numa boa coleção. É uma obra para se criar uma prateleira especial e colocar junto com Sócrates In Love, 5 Centímetros por Segundo e Solanin.

site: https://itadakimasuanimes.wordpress.com/2016/08/24/review-57-the-wedding-eve-a-vespera-do-casamento-e-outras-historias/
Mandaloris 24/08/2016minha estante
Reencontro em Azusa nº 2 é mesmo de arregaçar, realmente fiquei uns minutos parado quando a verdade veio à tona... e com os olhos bem úmidos...

Amanda 12/09/2016minha estante
Putz falou tudo! Muito boa a resenha :)

Alex 14/09/2016minha estante
Falou tudo na resenha! Também achei a história principal MUITO FRACA. Tive até que reler para entender direito o que aconteceu. O reencontro em Azusa é sensacional. A do gato é legalzinha. A do espantalho também. A dos irmãos monocromáticos não gostei. O mangá bom, mediano, nota 3/5.

Adrya.Ribeiro 15/03/2017

Não sou uma pessoa de contos, mas esses me encantaram. Com uma simplicidade a autora falou de vários temas em estórias curtinhas, mas que me fizeram emocionar! Adorei!
Melhores Contos:
1) Reencontro em Azusa nº 2 - reencontro da filha com o pai depois de um tempo separados.
2) O Espantalho que Sonha - Partes 1 e 2 - reencontro e sentimentos do irmão que volta para onde morou para o casamento da irmã.
Decepção:
O conto que dá nome ao mangá foi raso e extremamente curto.
Aninha - Anita 31/10/2017minha estante
concordo! o unico que nao gostei muito foi o 'principal' haha

Jady 06/03/2021minha estante
Pois o primeiro conto foi meu 2° preferido. Minha irmã se casou gêmia se casou e na semana antes foi exatamente isso que aconteceu. Quando li a história chorei pra caramba por lembrar. Acho que o que faz o primeiro conto ser bom é incluir sua vivência nele e lembrar de quando alguém muito próximo seu se afastou e como foi essa despedida.

Bem kk minha opinião

Adrya.Ribeiro 06/03/2021minha estante
É mesmo Jady, acho legal isso, nossas vivências refletem na nossa leitura sempre

19/04/2017

É um apanhado de contos que tem como pano de fundo a família.

O que leva o nome do título desse mangá é sobre a véspera de casamento de uma mulher narrada pela visão do irmão (sendo que o tempo todo você acha que é ela narrando).

O que eu mais gostei foi da menina que recebe uma visita do pai e tudo dá a entender que é porque os pais dela estão separados, mas não. Bem bonito.

O mais chatinho aparece em duas partes. Fala sobre um menino americano e sua irmã que perdem os pais e vão morar com os tios no Kansas, mas como eles são indesejados por eles, encontram na figura de um espantalho que fica no milharal a família perdida.

No geral um projeto legal.
Larissa 21/10/2017minha estante
Concordo, em alguns contos acho que ele apelou demais para o drama e o melhorzinho deles é o da menininha e o pai.

Livros 18/12/2016

Esse mangá é divido em seis histórias, seis histórias simplesmente maravilhosas! Mas eu só vou fazer a resenha de apenas duas, pois não quero que essa postagem fique enorme!!! Primeiramente, devo dizer que essa mangá é um volume único, ou seja, o leitor não precisa se preocupar com continuações. Também devo dizer que de todos os mangás que eu li esse foi o melhor, definitivamente! Pois ele mostra que mangá pode ser mais do que parece, ou seja, eles podem trazer uma história cheia de amor e magia.

A primeira história conta a vida de dois irmãos que cresceram sozinhos, pois a mãe deles foi embora quando eles eram crianças. Mas mesmo assim o amor pela mãe prevaleceu no coração da irmã mais nova e por conta disso ela começou a chamar um espantalho de mãe. O tempo passou e os dois irmãos acabaram se separando, pois cada um foi viver sua vida. Mas depois de anos um casamento promete reaproximar os dois!

A outra história é de uma garotinha que só consegue ver seu pai apenas uma vez por ano, mas ninguém acredita que ela recebe visitas do pai!!! O motivo? Só vocês lendo para descobrir! Haha No meu ponto de vista a história dessa garotinha foi a mais triste, pois ela faz o leitor pensar no amor que somente a família pode proporcionar.

Porém, as outras histórias também são simplesmente maravilhosas! Ou seja, se você é o tipo de pessoa que deseja entrar nesse mundo de mangás, recomendo esse! E para os apaixonados por “gatinhos carinhosos”, a última história é contada através do ponto de vista de um gatinho nada carinhoso e muito metidinho! Haha

site: http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

Michelle Trevisani 19/12/2016

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha de mais um mangá (sério, tô viciando nesse negócio! kkkk... mas por enquanto estou lendo os mangás mais tranquilinhos, mais amorzinhos sabe?) e este é bem fofo - o nome é inglês, mas tá tudo em português dentro dele tá gente - The Wedding Eve, A véspera do casamento e outras histórias, publicado pela Panini e o autor é Hozumi.

O livro conta com 6 contos e todos eles tratam sobre relações afetivas e familiares. Os contos contidos no Mangá são: A Véspera do Casamento; Reencontro em Azusa; Irmãos Monocromáticos; O espantalho que sonha (parte 1 e 2); O pequeno jardim de outubro; E então...

Os contos que mais gostei foram "A véspera do casamento", que conta a história de dois irmãos, sendo que a irmã vai se casar e os dois sentem pela separação, já que se acostumaram a viver por tanto tempo juntos.

Leia o restante da resenha no meu blog >> Livro Doce Livro.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/12/resenha-wedding-eve-vespera-do.html

Aninha Pessoni 01/01/2017

Eu continuo meio perdida com as ilustrações dos Mangás, e no começo deste eu fiquei confusa porque não prestei atenção que eram várias histórias sem conexão direta umas com as outras, eu achei que era uma continuação e fiquei sem entender.
As últimas histórias me prenderam mais a atenção, e me tocaram mais.
Assim que eu me habituar mais com os Mangás eu vou reler este, e, provavelmente editar esta review!

Nat 09/01/2017

Manga de contos...!
Mais um livrinho de contos, são 6 ao todo. Todos falam de amor de alguma forma, e algum tipo de sofrimento. Mas não são necessariamente histórias tristes. O que mais gostei foi O Espantalho que Sonha, que fala de dois irmãos que foram abandonados pela mãe no sítio do tio paterno. A menina passa a conversar com um espantalho como se fosse sua mãe e, no dia de seu casamento, o irmão leva o espantalho para assistir a cerimônia.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Anelise 19/04/2017

Resenha The Wedding Eve
Apesar de ser um mangá de "volume único", ele esta mais para uma antologia de histórias curtas de Hozumi, como diz na sinopse, sendo o principal The Wedding Eve.
Somos apresentados a várias história diferentes entre si, mas todas muito cativantes. Cada uma das história tem uma sensibilidade tão linda, que a gente lê quase num encanto. E mesmo que algumas sejam tristes, a gente ainda consegue sorrir. Tem coisas que tem sorriso mesmo na tristeza, por conta de lembrar-se com carinho do passado.
Vou citar cada uma das histórias, superficialmente claro.
A Véspera de Casamento conta sobre um casal de irmãos (e eu tava achando que eles eram casal) na véspera de casamento da irmã. Mostrando toda a ansiedade e em como o irmão foi carinhoso com ela neste dia muito importante para a irmão.
Reencontro em Azusa nº 2 é sobre uma menina e o seu pai, que só podem se ver apenas uma vez ao ano. (Se contar porque, é spoiler.)
Irmãos Monocromáticos é o reencontro de dois irmãos gêmeos e o tal reencontro acontece no velório de uma amiga de colegial, que faleceu em virtude do câncer. Os irmãos acabam saindo para beber e se perguntam, mesmo após a morte da amiga, de quem ela realmente gostava na época do colégio. Neste conto a gente vê como a vida pode mudar e em como a gente sempre fica se comparando uns com os outros.
O Espantalho que Sonha (Parte 1 e 2) também é sobre dois irmãos e onde a irmã também vai se casar. Porém, os irmãos estão afastados por outras razões e uns anos antes tinham apenas um ao outro, quando se mudaram para a fazenda do tios, após a morte dos pais. E o Espantalho foi uma fuga para a irmã, já que era o único momento de paz que tinham por ali, pois havia muitos problemas com os outros parentes. Eles realmente não se sentiam bem-vindos na fazenda.
O Pequeno Jardim de Outubro conta a história de uma escritor, com um bendito de um bloqueio. E ele encontra em um corvo e uma garota a inspiração para um novo livro.
E então... é continuação direta do primeiro conto, o irmão adota um gato e tudo é perspectiva dele. E é muito engraçado ver a visão felina sobre nós. Confesso que ele me lembrou muito o Shamisen de Suzumiya Haruhi no Yuutsu. =D
Recomendo o mangá até para quem não costuma lê-los. Sinceramente, daria uma série de episódios bem curtinhos. Uma delícia de leitura!

site: http://zodiacane.blogspot.com/2017/04/resenha-31-wedding-eve-manga.html

Nanda 28/03/2019

Pequenos Contos
São pequenos contos, onde o foco principal é o relacionamento entre irmãos, pai e filha e o homem e um gato. Nem sempre temos finais felizes, mas temos uma boa dose de realismo. A primeira história são dos dois irmãos que estão na capa, na qual a irmã está na véspera do casamento.

Não posso contar muita coisa, porque pode ser spoiler. Eu indico esse mangá para quem quer uma leitura rápida, para aqueles assim como eu está entrando nesse mundo agora.

Eu fui ler sem saber do que se tratava, então não rolou aquelas altas expectativas, por isso não me decepcionei com o mangá. Não é um mangá que se aprofunda na vida de cada personagem, afinal são pequenos contos de pouquíssimas páginas mas cumpre o seu papel. A história que mais gostei foi o segundo conto, do pai e da filha, apesar de triste foi a que mais gostei.

Tom 04/07/2019

Baita surpresa!
Peguei esse mangá só por pegar, estava barato e queria completar o frete, também por ser um one-shot, o que curto bastante, e no final se revelou uma baita surpresa!
The Wedding Eve – A Véspera do Casamento & outras histórias, é um compilado de seis breves contos simples, no estilo Slife of Life, mas que trazem reflexões sobre a vida e as visões de vários personagens através do passar do tempo... As coisas acontecem naturalmente, diálogos que parecem não ter nenhuma relevância trazem pequenos momentos onde nos deparamos com diversas situações em que a saudade, o perdão e a alegria da vida nos é mostrado em pequenos acontecimentos que muitas vezes nos passa despercebido.
Para quem curte esse tipo de narrativa onde parece que “nada está acontecendo” é um prato cheio!

site: https://www.instagram.com/p/By_XywHDgt2/

Felipe Mello 26/07/2019

Expondo a Realidade.
São belíssimos contos dramáticos que mostram todos os momentos, bons e ruins, da vida de maneira lírica e natural.

Mari 21/02/2020

Que delícia!
Sim, exatamente isso.
Cada história tocante, e inclusive com reviravoltas inesperadas.
Que arte fazer histórias tão boas em pouquíssimas páginas.
Amei!

Giuliano.Behring 30/08/2020

Contos fofinhos sobre família e amigos
Esse mangá é bem maneiro até, tem várias historias curtas que exploram temas basicamente familiares, muito divertido de ler, a arte é particularmente bonita pra falar a verdade. Gostei muito do mangá, leia caso goste desses temas

Aline 1st 16/01/2021

Assim como tudo na minha vida esse mangá não é como eu esperava que fosse, mas no fim das contas valeu a compra. Achei o traço muito bonito, bom, ele em si é todo bonito.

Gabi 16/02/2021

eu amei esse mangá, é uma leitura bem leve e rápida, de todas as histórias a minha favorita com certeza é a do espantalho que sonha