Os Marvels

Os Marvels Brian Selznick

Resenhas - Os Marvels

Giulli Patoléia 26/12/2023

A experiência de leitura proporcionada pelo autor/ ilustrador é surreal.
Nesse livro conhecemos um garoto que sobreviveu e construiu sua vida no teatro, deixando seu legado para as gerações que viriam a seguir.
Um livro lindo e que te conquista desde a primeira página.

mi.ria__ 25/12/2023

Sensível
"Os Marvels" foi o meu primeiro contato com o trabalho primoroso do Brian Selznick (mais conhecido pela Invenção de Hugo Cabret) e não poderia ter sido melhor.

Dividido em duas partes: a primeira completamente ilustrada feitas pelo próprio autor e a segunda completamente narrativa, Selznick amarra a história com tramas familiares entre o passado e o presente através da história com o herdeiro de uma família de atores que era renegado em 1900 e 1990 com Joseph Jarvis em 1990, que busca mais sobre a sua identidade.

A jornada de Joseph Jarvis lembra filmes natalinos dos anos 90 com uma figura adulta que é rabugenta que com poder da convivência amolece o coração - aqui representado pelo tio do protagonista, Albert Nightgale.

A parte textual é bem escrita com descrições detalhadas. De início, ficamos confusos como as duas partes vão se entrelaçar sem dar erro de continuidade, mas tudo ficou bem amarrado no final. Só queria mais detalhes sobre outros personagens secundários pra dar mais profundidade pra trama.

zarpe 25/12/2023

Marvelous
A primeira vez que li esse livro eu tinha doze anos, na época lembro de dizer que era o melhor livro que eu tinha lido na vida, mas eu não tinha lido muitos até então. Hoje, com dezesseis, ao terminar ele novamente, percebo que não tinha entendido metade do que o livro queria dizer. E agora que entendo, posso afirmar com certeza que é um dos melhores livros que já li na minha vida. É absurdo. Os detalhes, as descobertas, as sensações, tudo. Eu indico esse livro demais. Ele é rápido de ler e me fez refletir sobre a vida, as relações, a família e o tempo. Tudo nesse livro é incrível e descobrir que tem elementos de uma história real nele me trouxe sentimentos indescritíveis.

Adriana Naves 19/07/2023

Mais um acerto de Selznick
Em cada livro do autor temos temáticas diferentes, "A Invenção Hugo Cabret" falou sobre a história das fantasias no cinema, "Sem Fôlego " é uma declaração de amor aos museus e neste a homenagem vai ser ao teatro e aos artistas que se dedicam a ele. Uma história que embora não seja real não é uma mentira. E foi tão lindo, tão emocionante ver a relação do Joseph com o tio dele, o Albert. É uma pena que não tenhamos mais livros do autor lançados por aqui.

Gabs 05/04/2023

Ou você vê, ou não vê
O livro inicialmente é narrado através de ilustrações que contam a história de uma família de atores prestigiados em Londres, os Marvels. Mas um acontecimento deixa a história inacabada e a partir daí acompanhamos o protagonista, Joseph, muitos anos no futuro, querendo descobrir mais sobre seu passado e sua família.

Eu li o posfácio e vi que foi inspirado em pessoas reais. Mas caramba, não esperava que fosse tão inspirado assim. Eu tinha achado o plot twist meio decepcionante até perceber que foi basicamente o que aconteceu na vida real com as pessoas que inspiraram o livro. Claro, não é uma cópia total, mas é tão evidente e tão idêntico em tantos pontos, sla.

Isso me deixou meio dividida. Por um lado, eu não gostei nem um pouco do autor manter a história real e tratar a realidade nua e crua no livro também. Eu acho que ele podia ter se aproveitado da criatividade do homem que inspirou o livro pra dar continuidade à história que ele começou, e não destruir e deixar tudo como apenas histórias. Entende? Mas por outro lado, também acho legal isso dele preservar a importância das histórias e o valor da família, do jeito como ele mostrou cuidado com os Marvels e etc. Como ele criou uma reflexão sobre a infinidade de histórias caminhando por aí e como todas elas podem ter um pinguinho de verdade se acreditarmos o suficiente; e também sobre como elas podem guardar pedaços de nós.

Enfim, é um livro muito bom. Foi pra um lado que eu não tava esperando de jeito nenhum, pq pensei mesmo que fosse alguma espécie de fantasia ou algo assim. Mas mesmo assim gostei.

Thais.Chromeck 04/03/2023

É o segundo livro do Autor que leio, depois de Hugo que me me marcou por muitos anos e é queridinho da estante. A capa é maravilhosa e quando vi que era escrito com ilustrações igual Hugo nem pensei duas vezes e já fui logo lendo sem Nem ver a sinopse e mais uma vez fui surpreendida!
A leitura é bem fluída e o mistério que envolve a narrativa te deixa preso até o final, me emocionei quando o mistério foi revelado e confesso que quase chorei rs.
Os personagens foram bem construídos e com certeza os Marvels agora também tem um cantinho especial no meu coração.

Isabella.Richter 16/02/2023

Os Marvels
Eu adoro o modo como a história da imagens se encontra com a história do texto, a reviravolta que é feito com o conjunto dos dois. Os personagens são muito bem desenvolvidos, me apeguei muito fácil. Resumindo, incrível!

Gi_caramaschi 12/02/2023

Lindo
Um livro lindo, tanto em relação a história quanto as ilustrações.

Uma história leve e ao mesmo tempo emocionante, você vai ser apegando aos persongens sem perceber conforme vai conhecendo mais sobre as histórias do passado e quando termina, queria não ter finalizado.

A virada que a história da mais pro final, com as explicações, eu tinha feito várias teorias, mas realmente não consegui prever o que era. Adorei.

Peguei o livro pra ler despretensiosa e acabei me surpreendendo com a história e o rumo que ela tomou. Super recomendo.

JoyD. 16/01/2023

Sentimento Puro
? "Os Marvels" é um livro infantojuvenil contado parcialmente através de palavras e parcialmente através de imagens, escrito pelo mesmo autor de "A Invenção de Hugo Cabret".

? Esse é um livro diferente dos demais, tanto pela maneira que é contada sua história, quanto pelos elementos que a compõem. Temos aqui personagens com quem é fácil se identificar e uma atmosfera diferente de tudo que eu já li na vida.

? Como sempre, o grande diferencial de Selznick está na delicadeza com a qual ele constrói dua narrativa. Sempre tenho um sentimento de nostalgia ao ler algo dele, mesmo sendo algo que jamais li na vida, e seus desenhos passam a mesma sensação de acolhimento que suas palavras.

? Essa é uma história sobre pertencimento, autodescoberta e imaginação, perfeita para ser lida no natal (embora o feriado não seja um elemento importante na história).

? Mais uma vez tenho a certeza de que vou guardar cada história contada por Selznick no coração. Recomendo muitíssimo ~

Mary(s) 27/11/2022

Aut Visum Aut Non.
Simplesmente incrível!
Confesso que fui atraída pela capa e por ser uma obra do Brian, e mesmo que tenha quase desistido chegou a um momento em que me prendeu de uma forma fantástica.
Com uma narrativa bem clara, uma história super atraente e cheia de emoções - literalmente vai do riso ao choque até o choro - personagens encantadores, ilustrações fascinantes e plots chocantes, Os Marvels prometeu tudo e entregou muito mais.

7anavi 18/05/2022

Brian Selznick, se eu já gostava tanto por Hugo Cabret, você se tornou o amor da minha com Os Marvels!
As ilustrações me levou a um passeio emocional lindo. E a história ser ligada com as imagens me fez gostar mais ainda, tudo amarradinho.
Eu esperava algo totalmente diferente e fiquei encantada.
A história é grandiosa nos desenhos e na narração, com temas de amor, devoção, compromisso familiar, herança. É um livro infantil perfeito!
Eu recomendo tanto, sério leiam, não vão se arrepender!

Samantha.gifalli 22/04/2022

Livro de uma delicadeza e tanto! Os desenhos sao magistrais e a historia é tão mágica quanto o ambiente que ele cria.

bru 13/01/2022

incrível!!
uma busca para encontrar seu lugar no mundo leva o protagonista, Joseph, a entender a verdadeira história de sua família.
durante as descobertas do menino, fiquei extremamente curiosa para saber como terminava a história! a leitura me prendeu por completo, e quando me vi, já tinha passado a tarde inteira lendo o livro!

a história é super acolhedora, a sensação que fica em todo momento é de segurança e conforto.
comecei a ler esse livro por curiosidade sobre a capa, e acabei me surpreendendo e amando a escrita!

é formado por uma escrita envolvente e ilustrações impecáveis, formando uma história maravilhosa e cheia de lindas metáforas.
achei maravilhoso e super recomendo ;)

Cinara... 15/12/2021

"Queria poder fazer milagres acontecerem."

Os livros do Brian Selznick vão além de uma simples leitura, são um evento!!
As ilustrações nos sugam pra dentro do livro!
Não imaginei que se passava no natal, li em uma época perfeita! O clima é completamente acolhedor mesmo nas ruas com gelo. E essa sensação é a que fica por toda a leitura, conforto e seguro.
Quantas vezes eu recriei todo meu passado como Albert Nightingale!! Favoritado pra vida!