Six of Crows: Sangue e Mentiras

Six of Crows: Sangue e Mentiras Leigh Bardugo

Resenhas - Six of Crows: Sangue e Mentiras

-Koraline 01/04/2021

Incrível
Ambientado no mesmo universo de Sombra e Ossos, em Six of Crows acompanhamos a jornada de ladrões em, praticamente, uma corrida do ouro. O livro é dividido em seis partes, e casa capítulo é narrado pela perspectiva de um integrante da equipe diferentes, o que deixou a história muito interessante, dando voz e muita personalidade a cada personagem. Sendo impossível não comparar, gostei muito mais de Six of Crows que Sombra e Ossos, e seria incrível se a Netflix focasse mais nessa duologia para a série.
Jaciara.Aguiar 01/04/2021minha estante
Fiquei até com vontade de ler

Amanda 02/04/2021minha estante
Precisa ler sombra e ossos antes?

-Koraline 02/04/2021minha estante
Amanda, eu recomendo, mas só por que em Sombra e Ossos o universo é mais explicado

-Koraline 02/04/2021minha estante
Jaciara, esse livro é um surto, se vc é daquelas que gosta mais dos vilões, vc vai AMAR esse

Jaciara.Aguiar 07/04/2021minha estante
Adicionado a lista ?

Valen 08/04/2021minha estante
quero muito ler esse livro!!

Duda 08/04/2021minha estante
aaaaaa tô esperando o meu chegar

Lah Chase 25/04/2021minha estante
Não li S&O e estou amando SoC, não sinto muita falta de ter lido a trilogia antes, mas tem alguns detalhea que a pessoa tem que pegar no ar mesmo

juju;) 03/07/2021minha estante
Livro da minha vida

Lili 19/07/2021minha estante
Estou lendo agora e ao contrário de Sombra e ossos achei o livro muito dinâmico, com coisas acontecendo o tempo todo. Estou amando.

Isabela 04/08/2021minha estante
Amei o conceito que é um bando de criminosos aleatorios que querem ficar rico

Iza brekker 11/12/2021minha estante
É simplesmente incrível a autora sabe como te deixar preso nas páginas . Tem emoção e o mais importante n precisa ler a trilogia

Isadora880 13/01/2023minha estante
Soa como música para os meus ouvidos.

Renata 08/06/2023minha estante
Larguei S&O mas com certeza vou ler essa duologia, porque adorei o que eu vi na série na Netflix sobre eles ?

Iria.vitoria 07/08/2023minha estante
Eu quero muito ler esse livro!

.Ayshra. 13/08/2023minha estante
São 3 livros e esses 3 completam a coleção grisha, tem 2 livros que não fazem parte da coleção que se passam nesse mesmo universo (king of scars e rule of wolves) dentre essa duologia eu só tenho o primeiro (king of scars), mas se vc gostou dos livros do grisha eu recomendo ler a duologia que mencionei

larii_alves 22/09/2023minha estante
na série sombra e ossos da netflix tem pts desse livro tbm?
(qro mto assistir, mas tô acabando a trilogia primeiro)

Gabriela3740 09/02/2024minha estante
Meu livro favorito, ele é meio confuso no começo mas depois é incrível os personagens são maravilhosos e eu sou apaixonada por esse livro

Pam 01/06/2021

Uma das melhores leituras do ano!!!
A princípio devo dizer que li a trilogia Grisha primeiro e que em sua totalidade não é boa. Não que seja horrível, nem mesmo ruim para falar a verdade, só não é boa (se isso faz algum sentido).
Entretanto, em Six of Crows a Leigh Bardugo se reinventou completamente, a autora em apenas um livro (ainda não li o segundo), desenvolveu de forma incrível, não um, não dois... mas seis personagens principais com uma profundidade que ela não conseguiu alcançar em três livros com a Alina da trilogia Grisha.
Ela desenvolveu personagens reais e com os quais você pode até mesmo se identificar. Nenhum deles é 100% mau nem 100% bom, todos são apenas pessoas ?comuns? com falhas e motivações genuínas (pelo menos em boa parte do tempo).
O livro é ambientado na cidade de ketterdam onde em cada esquina você pode encontrar perigo e a possibilidade de perder tudo o que tem. Logo o maior objetivo dos protagonistas é serem espertos e sobreviverem.

Um adendo importante para quem assim como eu, leu a trilogia Grisha primeiro: Pegue tudo o que você acha que sabe sobre a autora Leigh Bardugo e jogue no ventilador, após fazer isso, leia Six of Crows.

P.S: Esse universo criado pela Bardugo inspirou a série Shadow and Bones lançada esse ano pela netflix.
Bart 01/06/2021minha estante
Show!! ????? Li o 1° livro da trilogia, e vc descreveu meu sentimento, não consegui voltar ainda p/2° livro. Em compensação, vejo que qm lê essa duologia, diz q é fascinante!!
Parabéns pela resenha, entendi o q vc quis dizer qnt a trilogia kkkkkkk
?????
Obg!!

annacê 01/06/2021minha estante
Nossa eu li apenas o primeiro da trilogia grisha e não foi um dos melhores livros que eu li, mas quero continuar pra chegar em six of crows e agora a sua resenha me deixou mais motivada a acompanhar

Pam 02/06/2021minha estante
Muito obrigada, Bart!
A duologia vale muito a pena, inclusive, estou ansiosa para ler o segundo.

Pam 02/06/2021minha estante
Fico muito feliz que a minha resenha tenha te motivado. Caso não queira continuar a trilogia, você pode sim pular para a duologia, isso não vai interferir na leitura. Porém, ainda assim eu acho uma boa ler a trilogia, só pra que você entenda as referências.

Pam 06/06/2021minha estante
preciso ler o segundo logo

Gisele 03/06/2021

Eu amo vocês crows.
Kaz Brekker, o meu criminoso favorito, é contratado para liderar um assalto importante que pode causar um caos devastador se der errado. Para ganhar uma fortuna, ele aceita e monta sua equipe: Uma espectro, um fugitivo perito em explosivos, um atirador viciado em jogos, uma grisha sangadora e um prisioneiro que busca vingança.

O que esperar dessa equipe? Cada personagem é único. Cada personagem tem sua personalidade, suas habilidades, seus traumas e seus objetivos. Pela primeira vez eu me apaixonei pelo os 6 protagonistas de um livro, apesar de ter os meus crows favoritos, todos sem exceção são incríveis. Os personagens possuem sentimentos reais que você acaba se identificando. Leigh Bardugo foi perspicaz no desenvolvimento da história e dos personagens.

Durante a narrativa você consegue entender o ponto de vista de cada personagem, suas motivações e sentimentos. O universo é único e eu nunca li nada igual. A amizade que surge entre os personagens e romance acontece aos poucos, mas quando acontece... É impossível não se apaixonar.

Esse livro sem dúvidas é a melhor fantasia que eu já li na vida e considero meu livro favorito.Tudo nesse livro é tão bem construído, rico e cheio de detalhes. Uma história que vai além de 6 criminosos e essa missão vai mudar a vida de todos.
Dayanne 04/06/2021minha estante
Os crows são tudo na minha existência cr

bibis 31/08/2021

tô com preguiça então não sei se vai ficar boa, mas vamo lá.

minhas espectativas estavam MUITO altas, muito MESMO. E mesmo assim eu continuo em dúvida se deixo 4,5 ou 5 estrelas.

Achei a escrita bem melhor do que sombra e ossos, não tem toda aquela enrolação. Passa bem mais rápido e da mais vontade de ler. O livro me prendeu bastante do início ao fim (talvez não tão no início pq eu tava voando)

Os personagens, sério, tudo pra mim, virei cadela de todos eles, no início eu fiquei "não é possível que eu possa passar pano pra isso"
mas passei

(Inej perfeita, nunca errou, pode me bater e eu peço desculpas ?)
meumundinhodoslivr 31/08/2021minha estante
SIM AMO

meumundinhodoslivr 31/08/2021minha estante
AMEI A RESENHA

bibis 31/08/2021minha estante
OBG MEU BEM ?

Sabrina 31/08/2021minha estante
Amei a resenha, linda demais !!! E sim, a Inej pode cuspir na minha cara e roubar tudo o que eu tenho mas ainda sim eu vou continuar amando ela mais que tudo

bibis 31/08/2021minha estante
exatamente

Gabs 02/10/2021

No mourners. No funerals.
Oq dizer? A construção do mundo e dos personagens é incrível!! Estava com receio de ler esse livro pois não li a trilogia Grisha e lendo o livro vi que não é necessário, sem falar que as resenhas da trilogia não são tão positivas.. tive apenas a série como "base" e bastou.
bea ::triz 12/10/2021minha estante
Esse livro -??

Debora.Mello 20/06/2021

Inventarei um novo truque...
Ah sem dúvida um livro muito bom!
Bem diferente dos outros livros da autora em relação a trilogia de sombra e ossos.
Tanto a história em si por assim dizer. Como em relação a divisão dela. O que gostei bastante, pois aqui podemos ver o ponto de vista de vários personagens, oq eles estão pensando, oq passaram. Outra coisa bem legal, q não passou despercebida foi a questão da autora, colocar os personagens em determinadas situações que os faziam lembrar da sua infância difícil e do que tiveram que enfrentar para estarem onde estão. E isso foi ótimo pq ela faz uma pequena retrospectiva do que levaram a eles serem do jeito q são. Espero muito que na continuação cada um tenha um desfecho digno.
Rubens.Memari 22/06/2021minha estante
Débora, gostei da resenha! Vou colocar o livro na minha lista. Ainda não li os livros dela, vou começar por este.

Debora.Mello 22/06/2021minha estante
Dos comentários que já vi, essa duologia é melhor do que a trilogia de sombra e ossos. Mais a escrita dela é muito boa. Flui bem.

Queria Estar Lendo 23/07/2016

Resenha: Six of Crows: Sangue e Mentiras
Eu sei que estou sempre falando isso quando um livro me impressiona muito, o que foi o caso de Six of Crows. Então vamos lá: o novo livro da Leigh Bardugo, lançamento da editora Gutenberg, foi a minha melhor leitura do ano até agora. E, definitivamente, uma das melhores coisas que já li na vida!

Seis criminosos, um alvo. Uma recompensa imensurável em troca do resgate de um prisioneiro numa das mais fortificadas prisões de todo aquele mundo. Uma chance de começar de novo para cada um deles, e uma oportunidade de deixar suas marcas na história como foras da lei implacáveis. Six of Crows é a história sobre um grupo de criminosos tentando salvar o seu mundo.

Ainda estamos no universo da trilogia Grisha, mas em outra parte do mapa. A ilha de Kerch tem como principal cidade a portuária Ketterdam, onde mercadores e apostadores procuram bons negócios nos bairros mais sombrios. Em especial, o Barril, antro dos mais vis e perigosos foras da lei daquela região. Kaz Brekker é dono de uma casa de apostas, tem contatos em todos os lugares e é um nome temido e adorado por todos no Barril. Ele é um órfão sombrio, perigoso e ambicioso. E quando uma fortuna lhe é oferecida em troca de um resgate, Kaz resolve aceitar o risco. Afinal de contas, ele tem ao seu lado os melhores criminosos de toda Kerch. Com sua astúcia e ideias mirabolantes quase suicidas, porém geniais, Kaz é o líder da empreitada até um território hostil muito fortificado.

Uma ameaça paira sobre sua realidade, uma droga capaz de aumentar e potencializar imensuravelmente o poder dos Grishas. Um Sangrador pode dobrar homens e evaporar o sangue deles, um Aero pode voar e um Hidros pode se dissolver e atravessar espaços sólidos. A droga é um perigo nas mãos das pessoas erradas, e todos que estão atrás dela são errados; a missão desse grupo é resgatar o criador da droga de uma prisão e trazê-lo de volta para Kerch, onde ele encontrará abrigo seguro para escapar dos criminosos que querem a fórmula do poder supremo.

"Quando todo mundo acha que você é um monstro, não é preciso perder tempo fazendo monstruosidades."

Kaz e sua bengala com uma cabeça de corvo na ponta. Inej e seu conjunto de facas mortíferas. Jesper e suas pistolas que nunca erram um tiro. Wylan e seus mapas e explosivos. Nina e seu poder Grisha. Matthias e sua memória, fé e convicção. Seis indivíduos habilidosos, seis símbolos. Esse é o grupo, esses são os protagonistas. Nenhum deles é mais importante que o outro; todos pertencem e movem a trama.

"Inej uma vez tinha se oferecido para ensiná-lo a cair. "O truque é não ser derrubado", ele lhe disse com uma risada. "Não, Kaz", disse ela, "o truque é se levantar de novo."."

Kaz e Inej são uma balança equilibrada. Onde Kaz é sombrio e soturno, Inej é séria e radiante. Inej era uma escrava do prazer, castigada por um erro tolo, e encontrou sua liberdade quando o chefe de Kaz compra seu contrato. Ela agora serve ao Barril, e se torna a Espectro. Uma ladra, uma assassina, uma sombra impiedosa nas noites. Inej se torna os olhos e os ouvidos de Kaz, sua melhor aposta, sua melhor lutadora e defensora. A força e a coragem de Inej estão em seus passos e em seus pensamentos, na sua fé por deuses que nem sempre respondem suas orações, na sua fé em si mesma. Inej é uma garota quebrada pela vida, mas uma mulher fortificada por ela. Diferente de Kaz, fechado e solitário, Inej é aberta às circunstâncias e às pessoas, amiga dos companheiros de luta, apaixonada pela liberdade. Ela é um raio de sol onde Kaz é a noite escura. Apesar das poucas palavras com maior carga emocional trocada entre eles, seus gestos e trejeitos e ações mostram como um depende do outro.

"E o que você quer, então?"
As velhas respostas vieram fáceis à sua mente. Dinheiro. Vingança. Silenciar para sempre a voz de Jordie de minha cabeça. Mas uma resposta diferente ganhou vida dentro dele, alta, insistente e inoportuna. Você, Inej. Eu quero você."

O mais poderoso na relação de confiança entre eles é isso; o quanto, apesar de parecer o mais cruel e perigoso e inquebrável membro do grupo, Kaz é extremamente frágil perante a Inej. Ela o dobra, ela o quebra, ela rouba o seu coração. E ele não é capaz de entender isso, quanto mais lidar. Kaz viveu muito da dor e da angústia para entender das coisas boas. No decorrer do livro, no entanto, vemos o avanço do que pode ser algo mais. Algo impensado e inesperado e incrivelmente importante. Algo que vai definir os rumos da trama do segundo livro, com toda a certeza.

"Isen ne bejstrum", ela completou. A água escuta e entende. O gelo não perdoa."

Nina e Matthias dividem um passado turbulento. Por causa dela, Matthias estava preso. Por causa dele, Nina quase foi morta. O povo de Matthias caçava e matava Grishas, e Nina é uma. No agora, no entanto, apesar da mágoa e da sensação de que ambos se amam, mas se afastam por essas traições, as interações se tornam mais intensas e gentis com o andamento da trama. Apesar de serem de raças diferentes e de pertencerem a culturas diferentes, ambos dividem um amor pela vida e pela justiça. Matthias é um convicto atrelado à sua fé, e a sua fé nunca ditou nada sobre crueldade e morte. Nina é mais uma libertina, dedicada à própria força, determinada a retornar para casa, onde existe verdadeira paz.

"Eles a temem como um dia eu a temi", ele disse. "Como um dia você me temeu. Todo mundo é o monstro de alguém, Nina."

Ambos viveram guerras diferentes, mas guardam consigo o que os empodera. E o amor sutil que existe entre os dois pelo passado renasce ali no presente. Matthias é o guia do grupo, o cérebro por trás das passagens secretas e do mapa do castelo que precisam invadir, e Nina é o truque na manga, a mágica que aparece quando precisam de sua ajuda, uma Sangradora forte capaz de dobrar homens diante de si. O final dos dois foi tão intenso e incrível! A Nina é tão maravilhosa, tão cheia de si, tão determinada e confiante. Eu amo a força dela, suas nuances de fraqueza e de incerteza e como ela batalha contra isso, e amo como o Matthias a ama e em certos momentos deixa isso incrivelmente óbvio.

Jesper e Wylan são a última dupla compondo esse grupo desigual. Jesper é um personagem canonicamente bissexual, Wylan é homossexual e isso é extremamente importante. Em um livro que possui críticas sobre preconceito racial, a luta contra uma droga destruidora e a inclusão de pessoas tidas como diferentes em uma sociedade rígida, ter representatividade assim é indispensável! Six of Crows é uma fantasia realista, e que os céus abençoem Leigh Bardugo por tudo que ela faz neste livro!

"Sem luto."
"Sem funerais."

Wylan é filho de um mercador importante, de grande renome, e embarca como membro do grupo para provar seu valor e porque não tem mais nada esperando por ele em sua casa. Expulso por motivos misteriosos, Wylan é um gênio solitário, com um bom humor peculiar e um curiosidade inocente sobre o mundo. Ele nunca viu muito dele, nem mesmo da sua ilha natal, e essa viagem é uma inesperada surpresa, cheia de perigos mortíferos. Wylan é um garoto doce e querido e merece ser protegido a todos os custos! Do outro lado, Jesper é um fanfarrão. Apostador meio que viciado na jogatina, Jesper é também o melhor pistoleiro de Kerch, um dos mais habilidosos do grupo de Kaz. Jesper tem pontos de decepção e tristeza em sua passado, coisas que o guiaram até a vida de criminoso, e a ingenuidade dele se equilibra às suas ideias perspicazes. Amo como tanto ele quanto Wylan dividem umas rixas por determinados pontos de suas vidas, e compreensão por outros. Eles são um OTP lindo, e o que nasce entre eles durante o livro vai se expandir ainda mais no segundo volume - até porque de carga dramática amorosa, esses dois são os menos propensos a ficar chorando em vez de se beijar!

"Melhor verdades terríveis do que mentiras gentis."

A história é sobre esses personagens, e também sobre o resgate. As ameaças que pairam sobre o grupo são enormes e desconhecidas, tal como o terreno que eles precisam desbravar. As cenas de ação foram grandiosas e muito bem escritas, a narrativa é impecável e única para cada um dos personagens, e o final foi arrebatador. Do tipo "SOCORRO EU QUERO MAIS!". Leigh Bardugo é uma rainha mesmo, senhoras e senhores.

"O sol estava brilhante, e Inej tinha virado o rosto para ele. O vento do porto levantou seus cabelos escuros, e por um momento Kaz era um garoto novamente, certo de que havia magia neste mundo."

Você pode ler Six of Crows se ainda não leu a Trilogia Grisha, aliás. É um spin-off interligado, porém independente. Alguns pontos da trama podem soar como spoilers para quando você for ler os outros livros, mas são pequenos easter eggs que a Leigh colocou só para nos fazer chorar em posição fetal lembrando a Alina e de outros personagens queridos. No mais, Six of Crows é essencial na sua estante. Acredite em mim.
mara sop 06/08/2016minha estante
Pelo que entendi, o livro se passa numa outra realidade, mas essa realidade é de época, tipo medieval ou algo do gênero?

Queria Estar Lendo 17/08/2016minha estante
Oi Mara :)
O livro se passa no mesmo universo da trilogia Grisha; é um mundo fantástico inventado pela autora. Teve inspiração na Rússia czarista e em cidades como Praga, mas é um mundo só dela ?

Himory 04/10/2018minha estante
Eu cheguei aqui por uma lista de recomendações de livros com personagens LGBT. Estava meio incerto com relação a este livro, mas essa resenha me convenceu a lê-lo assim que possível!

Josh7 25/02/2020minha estante
Amei esse livro, não li os outros e não fiquei perdido na história. Demorou pra m3 achar, mas nao fez falta os outros.

Queria Estar Lendo 25/02/2020minha estante
É uma duologia pra ser lida sozinha se quiser, por isso não tem a sensação de perdição. Mas tu pega muito mais do universo se tiver lido a trilogia antes, principalmente no 2 por causa de certos personagens que reaparecem :)

Josh7 26/02/2020minha estante
Um dia vou ter a coleção completa.

Ana 05/12/2020minha estante
To pensando em ler esse livro... os meus livros preferidos são os da Cassandra Clare, vc me recomenda esse?

bibia 31/12/2020

desapontada :(
ok vamos lá, eu tava com muita expectativa pra esse livro, comecei não entendendo nada do universo (já que é explicado na saga anterior mas não tive vontade de ler) então recebi 2 áudios explicando tudo e entendi, sobre a história eu achei a ideia muito legal mas eu real não consegui entender oque tava se passando no livro, a escritora crtz não me conseguiu me fazer "entrar" nela.
sobre os personagens, só apareceu o básico deles, eu quero saber mais!! eu li só por causa do "Kaz" e quando cheguei lá e olhei "é isso??" me desapontei demais com ele.
o romance nao era foco da história, porque se fosse eu daria -1 estrela
mas apesar de tudo teve umas cenas perfeitas que eu amei demais e eu acho que o livro valeu a pena por elas
Thai lendo 17/01/2021minha estante
a história, inclusive o passado de alguns dos principais, é mais explicada no segundo livro. Eu amei essa leitura, que pena que você não gostou amg

Gabriela 26/01/2021minha estante
Qual é a saga anterior? To querendo ler

Thai lendo 26/01/2021minha estante
a anterior é a trilogia grisha amg, o primeiro é Sombra e Ossos, Sol e Tormenta e depois Ruina e Ascensão.
Ai tem mais um spin off mas ele não lançou aqui no Brasil ainda

Leticia 01/02/2021minha estante
Como assim vai ter spin off da trilogia sombra e osso??

Leticia 01/02/2021minha estante
Eu pessoalmente acho que é muito difícil não gostar de um livro dessa autora, li o primeiro da trilogia e me senti imersa na leitura totalmente invadida. É realmente uma pena não ter gostado mas em contra partida te indico Sarah j. Maas, por mais que eu duvide que não tenha lido os livros dela pq afinal você parece gostar de fantasia. Boa leitura pra você! E boa sorte para encontrar a aventura certa para você, se bem que não será tao difícil é cada livro MARAVILHOSo por ai.

Thai lendo 01/02/2021minha estante
Lá fora já tem amg, é um sobre o Nikolai e outro sobre o Matthias. Acho os livros da Sjm muito bons também mas têm uma pegada diferente de six of crows.
É incrível ler six of crows depois de grisha pra ver os crossovers (apesar de eu ter lido soc antes, eu percebi que seria mt mais legal.)
Os livros de fantasia O príncipe cruel tbm são mt bons

Thai lendo 01/02/2021minha estante
os livros são King of Scars, do Nikolai e se passa depois dos eventos de Soc e S&b e o outro é Rule of Wolves do Matthias, personagem de six of crows

Leticia 01/02/2021minha estante
Ah sim, nossa ainda bem que fiquei sabendo eu ia ficar muito triste se terminasse a trilogia e não ler o spin off. Tu vai assistir a serie vai lançar em abril! To doida pra ver

Thai lendo 01/02/2021minha estante
acho melhor vc ler os spin off depois da duologia tbm KKKK eu não li ainda mas aparentemente tem spoilers das duas.
Sim KKKK eu tô a quase um ano esperando vestígios dessa série, tô louca pra ver

Leticia 01/02/2021minha estante
@Thai ~ Não julgo essa autora escreve muito bem e vou seguir seu Conselho.

athos12 02/02/2021minha estante
ué você recebeu dois áudios e acha que entendeu do universo? você deveria ir lê-los. Ler só pelo Kaz é desperdício, amor. Ele é um p4ta personagem sim, mas se você tivesse lido antes, saberia que Leigh não escreve focado em romance e sim na política, estratégias e batalhas. Sinto muito que você não tenha gostado, mas por que não tenta ler a trilogia e depois tenta reler soc?

m4duh 19/02/2021minha estante
Então pra ler soc é melhor ler a trilogia de sombra e ossos antes?

Thai lendo 19/02/2021minha estante
sim duda, apesar de vc ainda conseguir entender o universo (como foi no meu caso) em soc tem vários spoilers do que acontece em grisha e vale muito mais a pena, já que você vai conhecer o universo um pouco melhor

m4duh 20/02/2021minha estante
aaaa, entendi. Obrigada ?

Isa 27/02/2021minha estante
Mas soc é ainda melhor que sombra e ossos

Sad ghost 20/03/2021minha estante
Eu simplesmente amei, do início ao fim. Uma pena você não ter curtido, mas o enredo foi muito bem elaborado, os personagens imensamente marcantes e os planos mirabolantes, as personalidades... Puts, tudo lindo d+.
É claro que no segundo deve ter mais coisa a se descobrir, mas tá para ter uma margem um pouco sobre o passado dos personagens. Mesmo que de leve. Afinal essa é a graça de uma duologia/trilogia. Você descobrir conforme lê todos os livros, se tudo tivesse só no primeiro não teria sentido algum. Certo?

E sei lá, apesar de não ser uma sequencia ligada direta a primeira trilogia do Sombra e ossos, o universo é o mesmo então é meio interessante a leitura para saber o que ao os grishas, as disputas que tiveram, a separação das "raças" e etc

Meio chato dizer que está desapontada quando parece que nem se esforçou pra entender o enredo, e o plot desenvolvido. Mas cada qual com sua opinião.

Espero que encontre livros que goste mais. ?

Mimi.Salgado 27/03/2021minha estante
meu eu tô lendo em inglês, não tô entendendo absolutamente nada do universo e da historia, querendo desistir aJkkkkkkkkn do inglês eu manjo mas a história em si n entendo nd

Thai lendo 27/03/2021minha estante
apesar de ter as duas histórias, provavelmente a história vai focar mais em shadow and bone amig

Tamirez | @resenhandosonhos 23/08/2018

Six of Crows
Primeiro acho que é importante deixar claro que esse livro se passa no mesmo mundo da Trilogia Grisha, anos depois dos acontecimentos do 3º livro, mas sem envolver os personagens da outra série. Estamos em outro lugar e não iremos a Ravka – cenário da outra história -. Mas o mundo está sim sofrendo as consequências do que aconteceu na primeiro trilogia e os fatos são mencionados para contextualizar o leitor.

Em Ravka escravizar o Grisha é um crime gravíssimo, já em Kerch é algo que acontece o tempo todo. Num momento onde essa raça passou por um grande massacre anos atrás, eles são cada vez mais raros e difíceis de capturar, e quem possui um grisha ou é muito rico ou tem vários contatos. Em compensação, em Fierda eles caçam essas pessoas e às condenam a morte, como se fossem demônios. Esses caçadores são chamados de Druskelles.

Raz, nosso protagonista central, é um dos mais altos “generais” de Per Haskell, o líder dos Dregs. Esse jovem que veio do nada conquistou sua fama através de sua mente esperta, das estratégias que traçou e da fama que construiu. Mãos Sujas é o seu nome de rua, e com ele vem o peso de sempre resolver, ser frio, calculista, nunca decepcionar e estar sempre um passo à frente. A pessoa mais próxima de Raz é Inej, um garota que é como uma sombra. Ninguém a vê chegando ou partindo e ela é a melhor espiã da cidade. Com uma lealdade que possui motivos questionáveis, Inej participa dos mais importantes golpes e ajuda Raz a se manter no topo. Porém, o que ela quer mesmo é conseguir dinheiro suficiente para quitar a dívida de sua compra pelos Dregs e ser livre para viver o que quiser. E essa oportunidade cai no colo dela, com a proposta que Raz recebe.

“O coração é uma flecha. Ele precisa de mira para acertar.”

Inej pra mim é a melhor personagem, ela é esperta, taciturna, sabe se virar, é durona, mas ao mesmo tempo possui um bom coração e sabe diferenciar o certo do errado. Por mais que algumas vezes tenha que fazer o duvidoso para sobreviver. Ela me lembrou muito o Sevro de Fúria Vermelha, só que com sentimentos.

Raz por outro lado é duro, seco e estrategista. Não deixa ninguém se aproximar e é cheio de segredos, a começar pelas mãos que mantém enluvadas. Nem mesmo Inej que está sempre por perto realmente o conhece. Eles são companheiros de gangue, parceiros de golpe, mas certamente não se qualificam como amigos. Raz sequer deixa ser tocado. Mas, de certa forma, há sim uma cumplicidade com ela que não há com mais ninguém.

“Os vivos exigiam mais de você do que os mortos.”

Nina e Mathias também são ótimos personagens com seus próprios segredos. Aliás, se há algo nesse livro são histórias ocultas. Cada personagem possui um passado e aos poucos vamos descobrindo o que cada esconde. Jaspes e Wylan são os menos carismáticos, mas tem seus momentos também. Toda a trama é desenvolvida como um jogo de xadrez. Por mais que tenhamos capítulos com pontos de vistas diferentes e estejamos olhando pelos olhos dos personagens, estamos sempre três ou quatro passos atrás do que eles estão pensando e somos constantemente surpreendidos pelas decisões que tomam. Especialmente Raz, que é uma completa incógnita.

Da missão impossível aos problemas que surgem no caminho, a relação entre eles se solidifica um pouco e vai revelando mais e mais sobre cada um. Nunca há uma explicação plena sobre tudo, somos conduzidos a fragmentos para montarmos um quebra-cabeça maior.

Acho que minha maior surpresa ao ler esse livro foi ver o quanto a escrita da Leigh Bardugo amadureceu da trilogia anterior pra cá. É quase como se estivesse vendo outra autora se apropriando do mundo dela para contar sua história. A trama ficou complexa, a escrita ficou mais rica e densa e o livro é um emaranhado de segredos. Cada parágrafo esconde algo, não há como ler rápido ou sem atenção sem perder algo relevante. Como já mencionei ali em cima pra outra coisa, volto a citar aqui Fúria Vermelha, pois a forma como Bardugo escreve esse livro me lembrou muito Pierce Brown na construção da sua narrativa em Red Rising.

Mesmo eu já conhecendo o mundo, tendo um background com a história anterior (que não é necessário), o começo do livro foi um pouco difícil. São muitas informações e muitos novos personagens apresentados. Ficava me perguntando quem era relevante, de quem eu precisava me lembrar. Foi somente entre as páginas 60 e 80 que a história se consolidou pra mim e pude mergulhar sem medo na leitura. Estava situada, conhecia o cenário e os novos personagens e compreendia pra que lado a história iria caminhar. Então, tendo isso em vista, a dica que fica é que se deve começar o livro com calma e avançar as primeiras páginas com muita atenção para não se perder no mar de informações em que você será atirado.

Acho que a palavra que define esse livro é surpresa. Não esperava uma mudança tão drástica no estilo de escrita e nem uma trama tão complexa. E, de forma alguma isso é ruim. Acho muito legal acompanhar a evolução da autora, principalmente quando é alguém de quem já sou fã. Mas, algo que vale mencionar aqui é que fiquei muito mais apegada aos personagens do que à história em que eles foram inseridos. Pra mim faltou alguma coisa, alguma reviravolta maior no final, um “bum”. Mesmo assim fiquei curiosa para o que virá no próximo livro, graças ao cliff hanger bem colocado no final.

Para os fãs do mundo criado por Leigh Bardugo há aqui uma nova oportunidade de viver nele, porém tenha em mente que a condução da história será muito diferente, e a leveza da Trilogia Grisha é deixada de lado para dar vida a personagens mais sombrios e à uma trama bem mais complexa. A autora me surpreendeu, me ganhou com personagens excepcionais e fico agora mais ansiosa para continuar acompanhando suas jornadas em Crooked Kingdom.

site: http://resenhandosonhos.com/six-of-crows-leigh-bardugo/

Cerry35 17/02/2021

Sem luto, sem funerais
"Um apostador, um criminoso condenado, um filho desgarrado, uma Grisha perdida, uma garota Suli q se transformou em assasina, um garoto do Barril q se tornou algo pior."

Jess 12/03/2021

Eu enrolo pra começar certas leituras e depois que as termino fico me perguntando: por que?

Tô completamente obcecada por essa história e os seus personagens. Não saberia nem mesmo escolher um favorito (mentira, é Jesper Fahey).

A escrita da autora é tão mais fluida do que na Trilogia Grisha e eu só não li esse livro em um dia, ou menos, por conta de outros livros dos quais também tenho me ocupado.

Mal posso esperar pra ver esses personagens tão incríveis ganhando vida em abril, na Netflix.

Ana Heloísa 22/04/2021

Supera todas as expectativas e esmurra a trilogia anterior
?Pela Espectro!?

Amigos, que livro! Primeiramente, eu estava TOTALMENTE hypada com Six of Crows. Estava apaixonada pelos personagens antes mesmo de conhecê-los e depois de finalmente conhecer... Vejo algumas pessoas falando que não conseguiram engatar na leitura porque não entenderam o começo, então, acho que eu estava TÃO em êxtase e ansiosa para ler que acabei em 3 dias. A trama é muito bem desenvolvida, as histórias intrínsecas ao crime principal fazem total sentido! Os personagens com certeza são o ponto mais forte dessa leitura. Kaz, Inej, Jesper, Nina, Matthias e Wylan são um dos grupos mais incríveis que eu já conheci! Bem desenvolvidos, únicos e com uma sintonia absurda! Única parte que me desagradou foi a forma de organizar os flashbacks, às vezes eu não conseguia saber se estava lendo uma coisa antiga ou nova. Favoritei o livro e estou ansiosa DEMAIS para ler o 2!

Vou postar resenha completa amanhã (sexta) no meu bookgram @queenofvalhala
lu!za 22/04/2021minha estante
aaaa muito bom né e realmente six of crows >>>>>> trilogia

Mayara. 22/04/2021minha estante
Tem algo haver com a trilogia Grisha?

Ana Heloísa 22/04/2021minha estante
mayara, six of crows se passa depois da primeira trilogia grisha, no mesmo universo. alguns acontecimentos são retomados e alguns personagens são citados em six of crows.

Mayara. 22/04/2021minha estante
Obrigada!

vitoria c. 12/04/2023

"vamos informar a corte do gelo que os dregs vieram fazer uma visita."
kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas
o dono do cube do corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.

tudo nesse livro é incrível, os personagens, as histórias deles (por mais tristes que sejam), o objetivo de cada um deles, o motivo pelo qual eles aceitaram participar do assalto, o desenvolvimento de cada um deles, enfim... tudo!!!
adoro que o livro tem pov de todos os personagens, assim a história não se torna chata e monótona; estar na mente de cada personagem, saber os sentimentos, os medos, a história de cada um, de algum jeito, me torna mais próxima deles.
os plots do livro, principalmente na hora do roubo, me deixavam louca, quando eu achava que acabava as surpresas, apareciam mais.
aquele final... não aceitei, estou ansiosa pra ler o próximo livro e ver o que o kaz vai fazer para ter a espectro de volta.

"sem luto, nem funerais."

carolrhuana_ 01/03/2021

? SEM LUTO. ? SEM FUNERAIS!
Um livro com uma vibe muito peaky blinders (pelo Barril) e la casa de papel (pelos planos geniais), então se você gostou das séries muito provavelmente você vai gostar desse livro.

A escrita da Leigh Bardugo melhora muito em Six of Crows comparada com a trilogia Grisha. Amém irmãos??! ??

Em alguns momentos a leitura ainda é um pouco parada, porém, os personagens servem dmais e isso compensa tudo.

Em Six of Crows conhecemos a história de: "um apostador, um criminoso condenado, um filho desgarrado, uma Grisha perdida, uma garota Suli que se transformou em assassina, um garoto do Barril que se tornou algo pior", sim, são seis visões diferentes! e ainda assim você vai conseguir amar todos eles e sentir tanta empatia por esses "vilões" que até dói.

? E no fim disso tudo, o livro ainda te ensina que não é sobre ser derrubado, é sobre se levantar de novo. ?

PS: morri em várias partes desse livro, se ainda estou aqui é porque o meu fantasma ainda quer terminar de ler essa duologia e puxar o pé do brekker
Mari 01/03/2021minha estante
Esse livro é TUDO

Ellen256 01/03/2021minha estante
Caraca, eu gosto dessas duas series que vc comentou ?

carolrhuana_ 02/03/2021minha estante
então você vai gostar muito do livro amggg

Aleisha 11/04/2021minha estante
Não precisa ler a triologia Grisha antes desse livro né amg?

carolrhuana_ 11/04/2021minha estante
é bom ler pra pegar umas referências

Scar 22/04/2021minha estante
Ahh não vejo a hora de começar, sua resenha me deu uma animada hehehe