Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Julindgri 14/01/2019

Vale a pena um livro que só fica bom no fim?
Vamos ser sinceros aqui. Esse livro foi uma BOSTA!
O livro tenta, mas tenta muito, trazer o desconforto e a atmosfera psicótica, sufocante e perversa, mas não foi. Obviamente, tem momentos que o autor consegue mostrar a que veio, mas são tão ínfimos, parece um livro de consolo, parece que o autor não conseguiu construir tudo o que ele queria e saiu isso....não sei nem se estou fazendo algum sentido, mas no fim ficou muito tendencioso e nada inovador.
Perde muito tempo tentando dar um motivo para o rapaz ter se tornado um assassino, quando sabemos que nem sempre isso existe.
Existe pessoas que simplesmente nasceram ruins e com desejos deturbados em suas cabeças, tão confusas que a convicção e justificativas para seus crimes é o desejo primitivo de se sobrepujar sobre o outro. A antiga história do mais forte.
O final é chocante, mas nada que justifique todo o estresse, tédio e descontentamento com os infinitos questionamentos que é ler essa história.
Mais uma vez um livro que põe a psicopatia do personagem como uma resposta humana ao ambiente e a forma em que a pessoa foi criada. Eu quero algo novo, ou que se inove dentro de seu próprio tema ou clichê...não alcançou, e sim cansou.
Não recomendo. Leitura chata e massante, mais me irritou que entreteve....tenho certeza que conseguimos encontrar livros muito mais interessantes e realmente arrepiantes desse gênero.

Larissa @laridallabrida 02/01/2019

Primeiro de 2019
Leitura finalizada
?Nosso destino é o mesmo, no final, mas a viagem - em parte escolhida por nós, em parte não - é diferente para cada um, e se altera enquanto crescemos.?
2019 já iniciou com uma leitura boa e cheia de suspense.
Fábrica de Vespas é uma obra que mostra a vida de dois irmãos, Eric e Frank. Ambos com uma vida complicada, com pensamentos psicóticos e cheio de manias, toques e segredos. Iniciei a leitura achando que ia ser uma coisa e acabou sendo algo totalmente diferente. A psicopatia de Frank era totalmente diferente do transtorno de Eric, mas se completavam.
O plot twist no final foi bem surpreendente. Leitura flui muito bem, e o Frank é bem explorado, mostrando o quanto a mente é poderosa.
Se você gosta de livros que exploram a mente e suas psicopatias irá gostar dessa obra.

Gabriel 22/12/2018

Filho feio não tem pai
A nota do autor que introduz o livro já injeta um primeiro desconcerto. O que de melhor tem o autor para dizer sobre sua obra é listar suas motivações de maneira categórica e confessar que o material que estamos prestes a emergir é na verdade um prêmio de consolação por não ter conseguido Iain Banks se introduzir na camada da ficção científica, buscando o mais próximo de um híbrido desse estilo com uma narrativa psicológica.

Dois problemas se tornam evidentes após a revelação dessas vontades: o livo fala em tentar construir um "novo planeta" com sua cidade insular isolada, mas também falha como narrativa psicológica pois o protagonista é um amontoado de discursos decorativos e incoerentes. Primeiro, a ilha que deveria ser este microverso limitado no qual Frank goza do privilégio de poder percorrer como um fantasma, imune à lei uma vez que não possui registros, mal se apresenta. Uns poucos vislumbres translúcidos dão o contorno geográfico, mas o espaço é morto, não interfere, é mais próximo de uma maquete com a qual o menino principal se enfurece ou se entedia. O resto das matas, praias e dunas que ele visita e torna palco de seus rituais macabros também é pouco para dar a esse universo a unidade psicótica da perspectiva de um sujeito que só conhece aquilo do mundo.

Seus mecanismos sórdidos e memórias sobre assassinatos enquanto criança deveriam traçar o perfil perverso deste personagem, mas só o vemos tomar atitudes ansiosas e moralistas numa contradição que beneficia pouco a história. Enquanto faz um grande malabarismo lógico para nos convencer de que não enxera problema nos homicídios que cometeu ele também se enfurece que o irmão cometa delitos e torture animais - o que Frank faz a maior parte do tempo com religiosidade, mas ao mesmo tempo o desinteresse de reconhecer que escolheu estes símbolos e recursos por pura arbitrariedade.

Em muitos momentos o livro poderia se enriquecer dessa contradição, um protagonista em primeira pessoa raramente é algo próximo de confiável e este é um caso extremo pois acompanhamos um menino que se enxerga aleijado decifrando as motivações para seus crimes. Mas o final deixa a peteca cair em busca de uma tradução boba do que tornou Frank assim.

É um problema bem "Precisamos falar sobre o Kevin". São os pais responsáveis pela conduta dos filhos? Psicopatas são educados? Nesta obra a hipótese que nos resta é esta, justificando nas últimas páginas apenas (pela pura intenção de segurar o leitor num cliffhanger insatisfatório) a origem desta perversidade. Frank se confessa num misto de desgosto e arrependimento como se a revelação final pudesse alterar seu comportamento maligno.

Esse movimento de se justificar, de se explicar convulsivamente retira todo o fôlego que o livro vai administrando bem da metade pro fim. Troca essa energia por um moralismo fácil sobre castração e machismo.

amcpacheco 12/11/2018

Livro maçante, leitura pesada e devagar. Começa a ficar melhor depois da metade do livro e mesmo assim não é o suficiente pra animar a leitura. O final prometia ser bom, e realmente é chocante, mas não compensou todo o tempo gasto.

JEOA71 29/09/2018

Faltou algo, pelo menos pra mim...
Confesso que comprei esse livro no impulso, porque as edições da Darkside são primorosas, e todos nós sabemos o erro que isso é hahaha. Porém, há de se dizer que a sinopse é uma forte influência, principalmente citando Senhor das Moscas e Precisamos Falar Sobre o Kevin como primos da obra, te levando a pensar que irá se deparar com a construção de um psicopata descrita de forma esmiuçada e completa. Não acontece dessa forma.

O grande problema desse livro, como em muitos outros que vejo por aí, é: não saber utilizar o tipo de escrita que está sendo usado. O protagonista te leva junto com ele em suas andanças diárias, fazendo descrições de ruas, bares, da sua casa, dos personagens à sua volta (de uma maneira bem infantil, preciso pontuar) e, principalmente, da sua tão adorada Fábrica de Vespas. O único problema nisso é que este é um livro escrito em primeira pessoa. E, pelo menos para mim, livros em primeira pessoa são a oportunidade perfeita para desmembrar profundamente a psico do personagem em questão. Tudo que mencionei anteriormente pode ser descrito, sim, pelo personagem que está nos apresentando o mundo em que ele vive; porém, senti falta da sensibilidade e profundidade que um ser humano normalmente teria ao relatar todas esses coisas, pois o prisma do Frank não me passou quase nenhuma sensação enquanto eu lia. Minto, com exceção dos 3 acontecimentos que o marcaram, e de suas conversas com Eric ou Jamie - uma muito interessante, devo elogiar, quando ambos faziam algo bem corriqueiro, como jogar video-game -, ele não me passou quase nenhuma sensação.

É um livro bastante arrastado e enfadonho, considerando os temas que retrata - a psicopatia e os problemas de uma família desconjuntada. Talvez, eu gostasse bem mais do livro se o mesmo fosse enxergado através dos olhos de Eric, personagem que achei, disparado, muito mais interessante do que o nosso protagonista aqui. E, talvez, esse tenha sido o verdadeiro motivo para que eu não gostasse dessa história: a total falta de empatia que tive pelo protagonista, que, em nenhum momento, me fez querer saber mais de sua própria história. Eu realmente só levei esse livro até o fim pela curiosidade que eu tinha pelo personagem Eric, tão inconstante em suas ações, e seu último ato, junto de Frank, foi o que me fez ficar tranquila com a sensação de que tudo estava no lugar - pelo menos por um momento.

patriciamaffei 01/08/2018

Sensacional e Desconfortável
Frank tem muito mais carga e rituais psicopatas detalhados que outras crianças de livros do gênero, alguns comportamentos de revirar o estômago que o autor explora de forma excêntrica não necessariamente das mortes mas do seu cotidiano. A revelação da loucura de Eric é perturbadora e se não bastasse para um livro onde a sinopse é uma criança já cometeu três assassinatos o autor vai te dar um final imprevisível e sensacional.

Caio Gutt 27/06/2018

Fábrica de Vespas
O autor Iain Banks retrata os mínimos detalhes vivenciados por "Frank", nos fazendo imaginar a tamanha crueldade praticada, sem qualquer motivo que justifique a sua ação, tirando os delírios que o protagonista vivenciava.
Do início do livro até o meio você é pego se questionando o porquê da tamanha crueldade.
Chegando no final tudo é esclarecido e surpreendente; Frank foi criado como um menino, mas na verdade era uma menina. Digamos que ele mudou de gênero compulsoriamente, devido a experiência que o seu pai fez com ele.

Sem saber da sua real situação no início "Frank" no final do livro admitiu que sentia a inveja do pênis, o que fortalece a crença de que o protagonista não se sentia confortável com a sua "castração", acreditando que o seu órgão genital teria sido extraído pelo o cão.

Devido essa situação "Frank" desconta toda a sua frustração em seus atos violentos, o que não justifica a ruindade, demonstrando a sua psicopatia.

Seus atos violentos são interpretados pelo o fato das suas vítimas serem novas, frutos de uma procriação, o que seria impossível para "Frank" de realizar. "Frank" se sentia frustrado porque não era como os outros garotos, que poderiam futuramente criar os seus filhos.

O autor Iain Banks foi bastante detalhista quando montou a família de "Frank", totalmente disfuncional, não sendo aquela família padronizada e presente.
Há dois motivos que o levaram (Frank) para um comportamento estranho: a sua pré disposição a praticar atos ilícitos e a má criação que teve.

A fábrica de vespas dava poder ao "Frank" de manipular vidas, já que a sua própria vida não mantinha um significado.
As escolhas que as vespas percorriam são as nossas escolhas, o final é o mesmo para todos, mas os caminhos são diferentes.

A leitura corre com bastante fluidez e criatividade, estimulando o leitor a pensar como existem pessoas perversas, que muita das vezes inspiram diversos personagens cruéis, com ausência de culpa.

_____________________
Livro: Fábrica de Vespas
Autor: Iain Banks
Páginas: 234
Editora: Darkside
Rick 29/08/2018minha estante
Devia ter avisado do Spoiler....

JEOA71 29/09/2018minha estante
Epaaaa, faltou sinalizar que tem spoilers fundamentais do livro!

Binho 18/06/2018

Bem , sempre é mais ter sucesso na morte
Ian Banks nos tenta mostrar como funciona a cabrcc de um psicopata e assim surge nosso não carismático Frank,o nosso pequeno psicopata que narra com uma frieza macabra seus pequenos "delitos".As cenas em que ele narra as mortes de suas vítimas sejam elas pessoas ou animais são cruéis mas nos ajudam a perceber como esses psicipsias dissociam a frieza de seus atos .O livro é um pouco lento , os personagens são densos e não pense que vc chegar a um veredicto final , alias o final é bem revelador pelo menos para entender em parte a história de Frank, Erick e seu deskeoxade pai.

tati_loverock 12/06/2018

Fabrica de Vespas é um livro que achei bem interessante. A história pela sinopse pode parecer comum e até monótona, mas esta longe de ser assim. Frank é um garoto com sérios problemas familiares e com um comportamento fora do normal. Foi interessante ver como a família pode colaborar para o bem ou para o mal no desenvolvimento de uma pessoa. Fiquei bem impressionada com esse livro, achei algumas partes muito perturbadoras. O final para mim foi uma das coisas que mais me perturbou, pois não esperava esse desfecho. Acho que uma das coisas que ficou mais evidente nessa história é como a mentira pode ter um poder tão destrutivo na vida das pessoas.

Fabis 28/05/2018

Até depois da metade o livro é bem chato, se arrasta e os personagens são rasos e mal explorados. A partir da página 160 comecei a gostar da história, tem mais ação, e o Frank se torna menos entediante. Mas o final é horrível, sem nexo com a história, apresentando uma temática que não tinha aparecido antes no livro, deixando os problemas já expostos em aberto e criando uma justificativa falha para a psicopatia dele e a sua "condição". Me decepcionei muito porque havia criado muita expectativa sobre esse livro e achei que a psicopatia seria muito mais explorada e complexa.

kunstkato 21/05/2018

Não sei como lidar
Um livro bom, meio sem sentido em alguns lugares. Não é perturbador como deveria ser.

O motivo para explicar porque o menino se tornou um psicopata não é plausível. Ele se torna consciente no final. Fica algo em aberto sobre ele continuar seu sentimento assassino ou mudar de vida agora que a verdade foi revelada.

Davi.Elias 14/05/2018

A perturbação está na mente de quem lê.
Terminei de ler , e agora lendo as criticas de muitos críticos todos citam a obra como pertubadora é bla bla bla!!
Na minha humilde opinião... pode ter sido para época que foi lançado. Nao sei que pelo fato dos dias de hoje há tanta violência gratuita por todos os lados que acaba fazendo vc não enxergar tanta "perturbação" como os críticos dizem.
Mas continua sim, sendo uma ótima história!
rica em seus detalhes e ao que se propõe,causar estranheza nas ações de seu protagonista Frank .
Resumindo vale muito a pena só na acredite no lado "pertubador" segundo os críticos.
Agnaldo Alexandre 20/05/2018minha estante
O fato de não causar estranheza por vermos algo assim todos aos dias, não significa não ser violento. Se for assim, os gregos e romanos antigos leiam isso com naturalidade, visto a violência lá ser bem mais gratuita.

Mari M. 02/05/2018

Chato!
Lenga lenga...Esperei tanto por este livro pra me decepcionar logo nas primeiras paginas!Arrastado e chato....personagens sem sal, a única coisa "valida" pra mim foi o final,que contém uma revelação bombastica, então li saltando trechos até chegar lá.Meu conselho é leia logo o fim...
A idéia da historia é boa e o autor deixou passar de virar um livraço.