Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

IGuittis 10/06/2020

Fraco
Acreditei que encontraria uma narrativa assustadora, uma história pertubadora ou seja lá o que acompanharia o enredo de um psicopata em formação.
Porém, foi decepcionante, nada prende a gente na história, tudo é extremamente confuso, e o final... bem, para mim não fez sentido algum.
Acompanhamos um garoto (Frank), que mora com o pai em uma ilha, e tem um irmão (Eric) que é louco e fugiu do manicômio. E ficamos acompanhando o Frank narrar as maldades que ele fez, e fica falando do irmão sem explicar o porque da loucura, quando explica, a explicação é meio besta...

Rapha.Bueno 09/06/2020

Intrigante
É profundo, ao ler a "mente" de um assassino, tentar entender as suas razões para os crimes. No final, uma reviravolta que deixa várias lacunas mal resolvidas.

Nathalia184 27/05/2020

Crianças são cruéis.
Fábrica de Vespas é uma ficção de tirar o fôlego.
É uma leitura brutal e cruel de uma mente psicopata em formação, fazendo você ficar ali na ponta da cadeira, se perguntando o que acontece nos próximos capítulos e constantemente perdendo o chão por conta dos acontecimentos.

Frank - nosso protagonista e narrador - leva uma vida na ilha, com seu pai. Ele foi ensinado pelo pai, em casa - que tem uma estranha fixação em pedir medidas e coisas semelhantes dos objetos que tem dentro da casa.
A relação com o pai não é exatamente das melhores, mas eles convivem com certa harmonia, "respeitando" o espaço um do outro.

Frank tem um irmão mais novo, Eric, que ouvimos falar durante todo o livro e temos o conhecimento de que ele enlouqueceu em algum momento no passado, entre outras coisas que Frank revela sobre seu passado. Quando finalmente chega na parte em que mostra a chave de Eric virando e ele perdendo a cabeça, fiquei igualmente chocada com tudo.

Frank já revela desde o início sobre impulsos que teve durante sua infância - em que assassinou três pessoas - e diz que não fará aquilo novamente, pois é uma pessoa diferente. Sua crueldade agora é especialmente voltada com animais - de insetos à mamíferos.
Ele costuma passar algum tempo com seu amigo Jamie, enquanto recebe ligações de Eric, que a cada novo telefonema, parece estar mais pirado que anteriormente.

É uma leitura um tanto desconfortável, em parte por conta dos ideais de Frank, em parte por conta da sinceridade com qual ele nos fala sobre as coisas que pensa e faz e em parte porque a descrição de certas cenas é de revirar o estômago.

Iain Banks criou uma narrativa e um cenário em que você se pega o tempo todo tentando adivinhar o que vem a seguir e sempre lidando de cara com um resultado diferente. E o final, ah, o final.

Essa é uma leitura que definitivamente estarei recomendando para pessoas que estivem a fim de encarar algo com esse nível de brutalidade e crueldade.

"Nossas vidas são símbolos. Tudo que fazemos é parte de um padrão que, pelo menos em parte, decidimos. O forte cria o seu próprio padrão e influencia o de outras pessoas, o fraco tem seus caminhos traçados por alguém. O fraco, e o azarado, e o idiota. A Fábrica de Vespas é parte do padrão pop que é parte da vida e ? até mais do que isso ? parte da morte. Assim como a vida, ela é complexa, por isso todos os seus componentes. O motivo pelo qual ela responde questões é que cada pergunta é um início procurando por um fim, e a Fábrica diz respeito ao Fim ? a morte, nada menos.
Não quero saber de entranhas, varetas, dados, livros, pássaros, vozes, pingentes, nada dessa porcaria. Eu tenho a Fábrica, e ela trata do agora e do futuro, não do passado."

Lê Silvério 13/05/2020

Uma boa leitura com um final explicativo diferenciado das narrativas que envolvem personalidades antissociais. Algumas descrições excedem e outras tornam mais vívidas o universo do personagem principal. Curti toda a loucura dessa família!

Pedro 12/05/2020

Impactante
Fiquei pensando nesse livro por dias. Seu enredo e principalmente seu final marca o leitor de uma forma muito incisiva. Com certeza vale muito a pena a leitura!

Valéria Cristina 04/05/2020

Impactante
Como funciona a mente de um psicopata? Quais suas influências? Como se comportam? Neste romance poderoso, Iain Vamos tece sua tese sobre isso.
mcorvere 04/05/2020minha estante
quero muito ler!! adoro suspense sobre psicopatas.

Valéria Cristina 04/05/2020minha estante
É mais a descrição do comportamento do que um suspense, mas vale a pena

Lucas 20/04/2020

Puts...
Dei meia estrela por conta do projeto gráfico, única coisa que prestou!

Aline330 17/04/2020

A verdade é que nada acontece, literalmente nada além de descrições de eventos passados e novas torturas aos animais. O livro termina sem nada acontecer, o plot twist é idiota, totalmente desconectado com tudo. Esse pequeno "detalhe" pode até ser bastante relacionado com os problemas psicológicos do personagem, mas é uma opinião pessoal minha (e nem pode ser explicado aqui), acredito que o autor tenha tentado uma crítica completamente contrária. Enfim, não recomendaria a ninguém (o livro esteticamente é lindo mas caro demais pelo conteúdo)
Madu.Kobylinski 22/08/2020minha estante
Amiga, me dá spoiler desse final que todo mundo fala

Matt 10/04/2020

Fábrica de vespas
O livro é muito descritivo quanto à ambientação em que o personagem principal está inserido, tornando a leitura cansativa e até confusa em alguns momentos. Minhas expectativas eram altas, mas nenhuma foi suprida. Achei o final desnecessário e superficial, precisei ler mais de uma vez para entender que de fato era aquilo que eu estava lendo. Tive a sensação de que foi um final forçado e custei a "acreditar" que o livro ia terminar daquela forma...

Letícia 03/04/2020

Livro muito arrastado. O final consegue ser surpreendente mas o livro tem poucos momentos interessantes.

Valeria.Mattioli 07/01/2020

"...nunca sei exatamente o quanto ele se importa comigo...
Pensando bem, nunca sei exatamente o quanto eu me importo com ele...".

Uma família totalmente desestruturada: um pai bêbado, uma criança que até pode ser considerada psicopata, e seu irmão Eric, que deveria ser o personagem principal do livro, mas que acaba ficando apagado a história toda.

Passei o livro todo pensando: agoraaaaa vai, esse Eric vai fazer alguma coisa muito surreal... E daí nada... e mais nada. E a espera de algo que nunca chega... Ao ponto de me decepcionar um pouco.

Daí fica esse livro arrastado, que nunca flui... E eu ansiosa esperando mais do Eric, e até mesmo mais do próprio Frank, que até me esqueci da maldita porta do escritório, que quando finalmente é aberta, nos revela o final mais sem noção que já li em um livro! Sério! Cheguei a reler o último capítulo pra ter certeza que estava lendo aquilo mesmo.

Luisa 02/01/2020

Livro doido, sem sentido, um baita fuzuê.
Gabybadgirl 07/01/2020minha estante
Também não gostei

Rafa Ivanhoski 22/11/2019

Impressão ao ler Fábrica de Vespas
Não me foi uma leitura que me surpreendeu até seu último capítulo. Isso se da ao motivo de que as descrições do que Frank já chegou a fazer ou faz, já li em graus mais sombrios em outros livros (quando se lê muito thriller ou histórias que seus personagens centrais são psicopatas, não há muito que se surpreender no quesito matança).
Mas confesso que o final do livro me surpreendeu, eu nunca iria imaginar algo assim e nem me passou pela cabeça algo assim enquanto lia, o autor conseguiu me pegar direito com seu final.

Brenda.Luccas 17/11/2019

A fábrica
Esse é o clássico livro, ame ou odeie, Frank tem um passado complicado, onde suas ações são questionáveis, com um sadismo que de fato vai incomodar os mais sensíveis.
Tem partes do livro que são desnecessária o famoso enche linguiça mas de fato vale a leitura, tendo um final que nos deixa de queixo caído.