Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Otávio 05/11/2019

Surpreendente
Este livro é um soco no meio cara, muito, muito bom!! Só não dei 5 estrelas porque o autor poderia ter retirado umas 100 páginas que não afetaria em nada a história, as vezes é meio arrastado.

E o que dizer do final??? Simplesmente inacreditável e fantástico, duvido que alguém tenha acertado antes de acabar. Não é um livro pra qualquer perfil, por isso entendo a nota não ser alta, ou é odiado ou amado, não tem meio termo. Só lendo pra saber de qual lado você estará!!!
Valeria.Mattioli 07/01/2020minha estante
Cheguei a reler o final pra ter certeza que era aquilo mesmo!

Helga 20/10/2019

Magnético
Descobri esse livro através do canal "Redatora de M".
A leitura dele foi intensa, mas não consegui ler de uma tacada só. O Frank só surpreende, de uma maneira ruim, em cada confissão e quando a gnt pensa que não pode piorar... descobrimos o que aconteceu com o doce Eric.
Cada contato com o Eric é mais angustiante.
A revelação final é a cereja do bolo.
Um livro muito interessante e que gera muita discussão.

Shadai.Vieira 17/10/2019

decepção!
primeiro que deveria vir com "Aviso: contém violência contra animais e crianças.
Eu não me choco fácil, então fui até o final. Já uma amiga abandonou quando o protagonista luta contra um coelho.

Para mim, nem foi a psicopatia do protagonista de 17 anos o grande problema desse livro. A descrição exagerada do cenário isolado por dunas a todo momento e a trama evoluir muito lentamente fizeram com que alguns dias eu lêsse um capítulo sequer, de tão chato que estava sendo.

Não sei se foi intenção do autor, mas, por causa da narração em primeira pessoa, eu me enganei achando que o aguardado plot twist no final seria do garoto ser ezquizofrênico, devido às cenas e diálogos estranhos com os personagens secundários mal desenvolvidos.

A edição é bonita e o marketing foi bem feito, só isso!

www.instagram.com/shachevelle
Drieli Devecchi 17/10/2019minha estante
O marketing foi muitíssimo bem feito mesmo. Esse foi um dos piores livros que já li na vida! Rapaz, o garoto ser esquizofrênico teria sido um final bem melhor do que o final que o autor deu pro livro. Além disso, que cara que escreve mal, sen or!

Shadai.Vieira 17/10/2019minha estante
te mandei msg inbox, para falar a respeito, pois super concordo!

Wardson 14/10/2019

Origem e e vida juvenil de um psicopata. Livro difícil de "mastigar", traz o tema de uma forma íntima, não com o propósito de justificar as ações psicopaticas do jovem, mas de mostrar como a vida não é simples como preto e branco, mas uma mescla de tons cinzas em cada um de nós. A leitura é arrastada, mas tem seu propósito em ser. E o final - sem exagero - in-com-pa-rá-vel! Nada igual, nada igual.

Danilo 16/09/2019

História lenta
Achei a história um pouco lenta até o capítulo 7 e 8.

Jaine Jehniffer 09/09/2019

Bom, mas poderia ser melhor
O protagonista Frank é um psicopata e tem um irmão internado em um hospício porque enlouqueceu. Frank acha que é normal e que o único doido da família é o irmão, apesar de o pai ter algumas atitudes muito estranhas também.

Apesar de ser do ponto de vista de um psicopata, a história não é muito assustadora, salvo alguns trechos nojentos e levemente aterrorizantes. Como o livro é do ponto de vista dele, podemos perceber como sua mente funciona, e ainda que ele seja um jovem de 16 anos, suas atitudes são muitas vezes de criança. Uma criança com ações bizarras e doentias, mas ainda assim uma criança.

Através do relato de como o seu irmão enlouqueceu, levanta-se a temática de até que ponto uma pessoa sã suporta ver o sofrimento sem perder a cabeça e ser internada em uma clínica.

Outro tema abordado refere-se ao feminismo que aparece através dos pensamentos extremamente machistas do protagonista, que acha que as mulheres são seres sentimentais em excesso e sem utilidade.

site: https://www.paginasetakes.com.br/l/fabrica-de-vespas-iain-banks/

Tayriny 22/08/2019

SÓ TEM DOIDO NESSE LIVRO
Fabrica de vespas
Você já comprou um livro pela capa? Eu já!
Comprei fabrica de vespas pela linda edição da @darksidebooks e me deparei com um livro perturbador. Já aviso que é um livro doido, com personagens doidos e historias doidas. SÓ TEM DOIDO NESSE LIVRO!!
Frank é um adolescente inteligente, frio e calculista que vive em uma ilha. Mas, não é só isso, Frank é um psicopata em formação. Tendo como hobby torturar animais, Frank não tem amigos e é obcecado por higiene pessoal. Ele mora com o pai, não tem identidade e nunca estudou em uma escola.
Frank tem sua rotina interrompida quando seu pai lhe avisa que seu irmão Eric fugiu do hospital psiquiatra onde estava internado. Com essa noticia Frank volta ao passado e nos conta como tudo começou. Ele fala da sua vida e também conta sua opinião sobre as pessoas e a sociedade e como ele odeia todos, principalmente mulheres e crianças.
O autor colocou na infância e adolescência de Frank alguns aspectos que assassinos em serie realmente tem. Antes de começar a ler eu li varias resenhas sobre esse livro e a maioria negativa, mas eu ao contrario da maioria amei esse livro e recomendo a quem gosta ou estuda psicologia. É doido? é! É nojento? é! ! Mas também é bem escrito e bem real sobre a formação de um serial killer.

Rodrigo505 21/07/2019

Extremamente lento
Tem algumas (poucas) passagens interessantes e o desfecho: "PELO AMOR DE DEUS" hein? Coisa mais nonsense. O livro no geral não acontece, é apenas uma narração chata da vida de um psicopata de 17 anos. A leitura não flui e quando terminei de ler, deu a impressão que o livro estava apenas começando, que a partir daquele momento iria começar a acontecer coisas importantes de fato. O autor se prende a detalhes chatos e insignificantes. Não recomendo.

Juliana.Queiroz 14/06/2019

Que decepção.
Livro chato, maçante, repetitivo demais
Foi difícil terminar, um pouco mais da metade pulei varios parágrafos nao aguentava mais.
@literatoando 26/12/2019minha estante
desisti de ler kkkkkkk

Marcos 14/03/2019

Frank é um jovem que tem uma vida conturbada. Ele mora com seu pai, que tem alguns comportamentos esquisitos e medonhos, em um vilarejo no interior da Escócia. Sua família toda começou a desmoronar quando seu irmão, Eric, foi internado em um hospital psiquiátrico. Ambos eram muito unidos desde pequenos, mas Frank sabia de todo o comportamento estranho que Eric tinha: ele gostava de colocar fogo em animais vivos e decaptá-los e colocar suas cabeças em estacas. Sua mãe os abandonou há alguns anos e, atualmente, Frank só conta consigo mesmo, e com sua perturbada mente, para viver. Porém, Eric foge do hospital e começa a manter contato com Frank. Isso começará a revirar o baú do passado dos dois e afetará ainda mais a visão que Frank tem das coisas.

Fábrica de Vespas é o primeiro livro de Iain Banks, escritor escocês que morreu em 2013 e está na lista de 1001 livros para ler antes de morrer, um dos meus projetos de leitura aqui do blog. Nele teremos uma abordagem da psicopatia da mente humana por sobre a ótica do próprio psicopata, do ser que tem de conviver com essa perturbação tão forte de forma cotidiana. Esse é, para mim, um dos grandes diferenciais do livro. Banks conseguiu aproximar o leitor da mente de Frank de uma forma natural, para que não somente se julgasse a ele mas, também, que vissem sua interpretação de mundo, como se ele quisesse que o leitor sentisse na pele tudo pelo qual o protagonista pensa e como ele v~e o mundo e as pessoas o seu redor.

O final do livro é surpreendente. Por mais que eu já tenha deduzido por alto o que o autor iria fazer com o protagonista, quando recebi a revelação de minhas suspeitas, foi um grande impacto na leitura, principalmente por esta ser a última sentença do livro.

Por mais que pareça ser uma leitura rápida, por ser um livro relativamente fino, Fábrica de Vespas é um daqueles livros que precisam ser lidos aos poucos, uma vez que seu texto traz muitas reflexões, muitos trechos perturbadores e cenas que te farão pensar por horas e horas. Fiz a leitura dele em uma semana, mesmo com meu ritmo de leitura ara livros com esse tamanho ser de um ou dois dias. Em algumas partes tive que largar o livro para respirar ou esfriar um pouco a cabeça, me desconectar de tudo o que li, para conseguir absorver aquilo tudo. É, sem dúvidas, um livro muto forte.

As descrições são, para mim, o principal ponto desse livro, ficando pari passu com a construção dos personagens, sobretudo a do protagonista. Em algumas passagens era como se eu estivesse sentindo em minha própria pele, em meu próprio corpo, tudo o que estava sendo descrito na cena. É perturbador. Isso só demonstra o quão bom escritor Iain Banks é. É muito difícil um escritor conseguir transformar esse sentimento tão forte em algo escrito e fazer com que ele chegue com essa tamanha intensidade no leitor final.

Recomendo muito a leitura desse livro a todos que gostem de histórias sobre psicopatas, como Precisamos Falar sobre Kevin, e a todos que estejam no momento para leituras fortes e que te farão penar bastante.

Asttha 27/02/2019

Fábrica de vespas
Um pouco arrastado no início mais ao desenrolar a história acaba de um jeito muito surpreendente

Alessandra.Melli 22/02/2019minha estante
Fiz a mesma coisa, por hábito, e li a última frase! Q chato viu! Tbm me dek um spoiler.. rs

Dave G. 06/02/2019

Surpreendente
Apesar de o livro ter uma narrativa lenta e que inicialmente se arrasta, o final pode surpreender. Nos primeiros capítulos, cheguei até pensar em abandonar a leitura, no entanto do meio para o final tudo se desenrolou de uma forma surpreendente.
Nunca esperaria um plot Twist como esse!