Bluets

Bluets Maggie Nelson

Resenhas - Bluets

Sofia.Brezolini 06/01/2024

Não entendi quase nada.
Olha, me esforcei para terminar. Meio interessante, bem esquisito e sem pé nem cabeça. Esse livro foi uma viagem, achei que não tinha tanto a ver com azul, não houve muito uma reflexão entendível na minha opinião. Mas até que foi uma experiência legal.

Lorena Almeida 29/12/2023

Não me identifiquei
Eu li esse livro achando que ele falaria de coisas azuis, que é minha cor favorita. Mas é só um melodrama de um relacionamento fracassado com um homem mediano e uma corna mansa, e que ela só conseguia relembrar das boas noites de sexo, literalmente m.a.i.s n.a.d.a. Ela só falava que o sexo era bom, me faz questionar se ela só nunca tinha achado alguém que fodia bem.E as vezes ela fala como gosta de azul.A maneira que ela fala do antigo """relacionamento"""" é patética e risível, e eu não vejo nenhuma razão pra ficar anos de coração partido pra um homem que arranjou outra enquanto ainda estava com você, não consigo ver nenhuma poesia e lírico apenas pena

caloregfs 11/12/2023

Uma leitura muito rasa, diversas palavras que não fazem sentido e várias referências jogadas, não sei como a lucy dacus do boygenius gostou

Jessica 02/12/2023

" I have been trying, for some time now, to find dignity in my loneliness. I have
been finding this hard to do.

It is easier, of course, to find dignity in one's solitude. Loneliness is solitude
with a problem."

ceci 07/07/2023

!!
I came back to my dark chamber each night empty-eyed, empty-handed, as if I had been panning fruitlessly for gold all day in a cold river. Stop working against the world, I counseled myself.
Love the one you're with. Love the color green. But I did not love the green, nor did I want to have to love it or pretend to love it. The most I can say is that I abided it.

nanaths 25/04/2023

"The story of indigo is, at least in part, the story of slavery, riots, and misery. Blue does, however, always have a place at the carnival."

Devorei isso com cada fibra do meu ser e me apaixonei.

Beatriz 01/05/2022

proposta interessante, execução esquecível.
Em uma mistura de prosa e poesia, Bluets formaliza a obsessão da autora com a cor azul. Para descrever essa relação, Maggie Nelson explora, além de passagens bastante pessoais, diferentes conteúdos de mesmo tema já produzidos. A seleção, apesar de muitas vezes bastante interessante, deixa claro como a proposta perdeu pontos por conta da execução - com textos de qualidade irregular e passagens esquecíveis. De forma geral, o livro é de leitura fácil e ritmo rápido, mas não sei se recomendo.

marcelo 22/04/2022

A estrutura fragmentária é interessante e há sim momentos de beleza neste livro, mas são raros: o resto é um acúmulo de referências bibliográficas (será que foi só pra fingir erudição?) jogadas sem qualquer trabalho em cima delas e muita reflexão rasa, ridícula, risível, digna de um perfil do twitter de um adolescente de 14 anos com 7 seguidores. Os fragmentos sobre sexo são, em especial, patéticos.

idkvixo 21/04/2022

"I am not interested in longing to live in a world which I already live. I don't want to yearn for blue things, and God forbid for any 'blueness'. Above all, I want to stop missing you"

Esse é um livro que além de conter uma pesquisa incrível sobre a cor azul e seus significados, é um livro que fala sobre tristeza, solidão e coração partido.
Eu gostei bastante da pesquisa sobre a cor, mas gostei mais dos ensaios filosóficos e pessoais sobre seus sentimentos. É um livro mais denso, não é difícil de ler, mas nao é algo tão rápido de digerir.

"We love to contemplate blue, not because it advances to us, but because it draws us after it"

Bianca_ 21/03/2022

Mais que um livro sobre a cor azul.
Um livro sobre coração partido e honestidade.
Um livro sobre ser humano e ter desejos.
O azul que tanto fez parte da vida da narradora é também a cor que vestem suas emoções. Lindo!

yas :) 11/11/2021

"As if we could scrape the color off the iris and still see"
Esse é um livro escrito para e sobre alguém, sobre melancolia e, como a autora tanto diz, sobre a cor azul. Os pequenos parágrafos são ou íntimos demais ou metódicos demais, mas são todos lindos e salvei várias partes pra reler.

(azul realmente é uma cor que merece ser o assunto de um livro)

Isa 27/04/2021

Esse livro foi uma mistura de emoções para mim. Sai da minha zona de conforto para ler esse livro. Escrito em postulados desordenados em inglês, esse livro é uma leitura que requer mais atenção e calma. Fiquei em duvida quanto a nota que daria porque ao mesmo tempo que existe postulados bem escritos e poéticos, há outros que não foram tão cativantes, uns até meio cafonas. Gosto muito da tematica das cores porque abre espaço para muitas reflexões.

alineaimee 26/08/2019

Lírico, sensível e informativo
"Bluets" (2009), assim como o último livro da autora norte-americana Maggie Nelson, "Argonautas" (2015), é um ensaio de teor, ao mesmo tempo, acadêmico e autobiográfico, escrito na forma de pequenos fragmentos. Nele, Nelson discorre sobre o seu amor pela cor azul, sobre as diversas relações e reflexões sobre essa cor que ela compilou desde que identificou esse apreço, e sobre a dor decorrente do término de um relacionamento.

A escritora examina e investiga os diversos significados atribuídos à cor azul ao longo do tempo, e procura estabelecer ligações com certos sentimentos e relações interpessoais. Ela ressalta o caráter impreciso de uma cor, já antecipando, de certo modo, as reflexões acerca de definições binárias que faria futuramente em seu livro mais recente.

"Goethe describes blue as a lively color, but one devoid of gladness. 'It may be said to disturb rather than enliven.' Is to be in love with blue, then, to be in love itself the disturbance? Or is the love itself the disturbance? And what kind of madness is it anyway, to be in love with something constitutionally incapable of loving you back?"

Embora apresente argumentos, insights e informações muito interessantes, o livro como um todo não me impressionou tanto quanto "Argonautas", especialmente porque este, além de mais coeso quanto à conexão entre os temas, busca perscrutá-los com mais intensidade. "Argonautas" também me proporcionou reflexões mais conectadas a debates sobre os quais a sociedade vem se debruçando com interesse nos últimos anos, como identidade de gênero e configurações familiares.

Devo dizer, no entanto, que "Bluets" tem todo um lirismo e sensibilidade que fazem dele um belo texto e uma leitura agradável ainda assim.

("If I were today on my deathbed, I would name my love of the color blue and making love with you as two of the sweetest sensations I knew on this earth."

site: https://www.instagram.com/p/B1oVYoxjZHO/?igshid=1e8f4i9sys3sh