Guerreiros da Tempestade

Resenhas - Guerreiros da Tempestade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Capives 18/08/2022

O júbilo da batalha
"O destino é inexorável! Assim falou o que pisa na terra (o andarilho), consciente das dificuldades, das chacinas selvagens e da queda dos familiares."

JoAo 08/07/2023

GUERREIROS DA TEMPESTADE
Gostei bastante, é bem perceptível que o autor já começa a preparar o terreno para encerrar a história, e gostei muito muito do final por causa de que o autor poderia ter feito de uma forma bem clichê só que ele me surpreende até os 49 do segundo tempo achei que ia ser igual a livros anteriores.

Vagner46 24/06/2016

Desbravando Guerreiros da Tempestade
Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores.

Como já é de praxe, no momento em que o autor Bernard Cornwell lança um livro novo das Crônicas Saxônicas/Saxon Stories eu já vou correndo atrás e tento ler o mais cedo possível, já que essa é minha série favorita e Uhtred de Bebbanburg é o personagem que mais gosto. O único problema depois disso tudo é ter que esperar mais um ano pela sequência, mas faz parte. hahaha

Depois de defender a fortaleza de Ceaster contra os ataques dos noruegueses liderados por Sigtryggr no final do volume anterior (O Trono Vazio), Uhtred e seus guerreiros têm uma nova ameaça à frente: o irmão de Sigtryggr, Ragnall Ivarson, um viking poderoso e que comanda única e simplesmente pelo medo (Kjartan 2), pronto para saquear as terras da Mércia e atrapalhar o sonho do já falecido Alfredo de juntar os reinos existentes e formar a Inglaterra que ele tanto queria.

"Ragnall Ivarson. Eu nunca me encontrei com ele, mas eu o conhecia. Sabia de sua reputação. Nenhum homem navegava melhor um navio, nenhum homem lutava mais ferozmente, nenhum homem causava mais terror. Ele era um selvagem, um pirata, um rei de lugar nenhum."

Velhos conhecidos aparecem e temos alguns dos seus destinos selados. Pessoas que eu nem lembrava direito onde estavam e o que faziam, mas que entraram no caminho de Uhtred por bem ou por mal e o nosso saxão terá negócios para resolver. Negócios sangrentos, digamos assim.

As descrições das paredes de escudos estão fenomenais, como sempre, e foi exatamente nesse quesito tão importante que o autor apostou para retomar a excelente narrativa do 7º livro, O Guerreiro Pagão. Narrativa essa que acabou se perdendo um pouquinho no seguinte, que acabou não sendo um dos melhores volumes da série. Warriors of the Storm não tem esse problema e os leitores podem ficar tranquilos quanto a isso, já que a carnificina rola solta e desenfreada por aqui.

"Trinta passos, vinte, e você pode ver os olhos dos homens que tentarão te matar, e ver as pontas das lanças, e o instinto te diz para parar, apertar os escudos. Nós nos contraímos durante a batalha, o medo enterra suas garras em nós, o tempo parece parar, há silêncio mesmo que milhares de homens gritem, e naquele momento, quando o terror ataca o coração como uma besta enjaulada, nós devemos nos jogar para dentro daquele horror. Porque o inimigo sente o mesmo. E você veio matá-lo. Você é o demônio dos seus pesadelos."

Tive algumas sensações nostálgicas durante a leitura, relembrando bastante do Uhtred lá dos 2-3 primeiros livros, que desobedecia todo mundo e fazia o que bem entendia. Dessa vez, novas ordens não são cumpridas e elas acabam trazendo algumas consequências. Tudo pela família, diga-se de passagem. Só que dessa vez Uhtred é um senhor da guerra, experiente, com reputação a mente, com pessoas a seu serviço e que dependem da sua palavra, e qualquer ameaça à sua família, por menor que seja, é considerada um ultraje sem precedentes e não deve jamais ser ignorada.

"Eu o faria gritar e assistiria enquanto sangrava, cortaria sua carne fresca em pedaços antes de me preocupar com Æthelflaed. Isso era pela família. Isso era por vingança."

Outro que é sempre bom ver por perto é Finan, que Uhtred conheceu há muito tempo no período em que era escravo. O irlandês é um lutador exímio e deixará sua marca em combates singulares.

Um dos pontos importantes a se destacar é a grande evolução de Uhtred ao longo de toda a série. Agora mais velho, com quase 60 anos, ele não tem o mesmo físico de antes e não tem como ser o primeiro cara a pular uma muralha, é mais lento que muitos dos seus adversários, mas compensa os seus defeitos com a sua experiência de anos na primeira linha das paredes de escudos dos saxões.

Muitos por aí dizem que ele é apenas um personagem com a profundidade de uma poça d’água, mas enganam-se ao não notar que as suas preocupações ao longo dos livros mudam constantemente, além de ter sempre aquela questão de gostar mais dos dinamarqueses do que dos próprios saxões.

As piadinhas com os padres continuam e são sempre hilárias, disso o leitor jamais poderá reclamar.

"Você é cristão?" "Mas é claro!" "Você acredita em milagres?" eu perguntei, e ele concordou. "Então é melhor você pegar os seus cinco pães e dois peixes," continuei, "e rezar para que o seu deus miserável providencie o resto."

Repleto daquele humor irreverente e das batalhas que tanto amamos ver nos livros de Bernard Cornwell, Warriors of the Storm é leitura obrigatória para todos os fãs das Crônicas Saxônicas e deve ser feita o quanto antes. O destino é inexorável, diriam alguns, e Uhtred parece estar se aproximando cada vez mais de Bebbanburg, a fortaleza na Nortúmbria que é sua por direito.

A edição brasileira do nono livro da série só deve chegar ao Brasil no 2º semestre de 2016, mas até lá temos o seriado baseado na série e que a BBC está produzindo. Intitulado The Last Kingdom, iniciou-se em 10 de outubro. Recomendo fortemente que todos vocês assistam o quanto antes!

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/10/resenha-warriors-of-storm-bernard.html
Ju 18/08/2016minha estante
Eu sempre sinto saudade daquele Uhtred jovem e desobediente!!! Comecei a ler hoje, e já estou degustando cada página pra não acabar logo!

Vagner46 29/08/2016minha estante
Aquele Uhtred era muito interessante, teimoso que nem uma mula, mas a gente amava do mesmo jeito. hauhuahuah

Bianca Mansur 05/09/2016minha estante
Ratinhaaaaa!!! PELA PUTA!!!

Bianca Mansur 05/09/2016minha estante
A melhor frase do livro kkkk

Vagner46 05/09/2016minha estante
Pela Ratinha!! AHUHAHUAHUAH

Thaina 15/01/2018minha estante
Pelas barbas de Odin! Morri de rir com o grito de guerra!

Oscar.Valeriano 21/06/2023

Ragnall um norueguês mais um nórdico que tenta conquistar a britânico, porém no caminho deles está Uthred.
Como diria o guerreiro "Pela Ratinha" quem vencerá a batalha.

Wania Cris 06/10/2021

PELA RATINHA!!!
Uhtred de Bebbanburg comanda a guarnição do burh de Ceaster, uma poderosa fortaleza no norte da Mércia construída pelos romanos. O poder da senhora Æthelflaed na região se expande, o que atrai olhos cobiçosos. Ragnall, o Cruel, reúne forças irlandesas e nórdicas no maior exército que jamais ameaçou o universo saxão. Com isso, a solução de Æthelflaed é colocar suas forças no interior de Ceaster para resistir aos ataques inimigos. Porém, quem será capaz de manter Uhtred entre as paredes de um burh quando sua filha, casada com Sigtryggr, irmão e inimigo de Ragnall, é colocada em perigo?

Esse livro já começa em alta octanagem, com Uhtred percebendo que a frágil paz da Mércia está em perigo. Então conhecemos Ragnall, norueguês disposto a conquistar a Mércia e toda a Britânia. Isso por si só já seria preocupante, mas quando Uhtred recebe a notícia de que sua filha está em perigo a mando do mesmo Ragnall a situação se torna ainda mais perigosa.

O livro 9 vem na esteira de sucesso de seus antecessores, desde o livro 3, mas mais notadamente a partir do livro 6 o que torna sua análise mais criteriosa e o impede de ser considerado um livro perfeito, apesar de algumas baixas maravilhosas registradas ali. Algumas situações são resolvidas fácil demais (fácil pra mim que tava lendo e não lutando), e eventos importantes são narrados com rapidez, no entanto ainda é um livro altamente recomendável e Uhtred, na companhia do fiel Finan, a personagem mais cativante da literatura.

Que venha o livro 10 e Bebbanburg!

Machado 20/08/2020

Guerreiros da Tempestade
"O instinto nos diz que devemos parar, ajeitar os escudos. Nós nos encolhemos tentando nos afastar da batalha, o medo crava suas garras em nós, o tempo parece se imobilizar, há silêncio apesar de mil homens gritarem, e, nesse momento, quando o terror devasta o coração como um animal encurralado, é preciso se lançar ao horror."
E a guerra pela retomada da Inglaterra segue-se em um banho de sangue!

#ODestinoéInexorável

João Vitor Schulte 21/03/2020

Batalhas fantásticas
As descrições das batalhas fenomenais como sempre, detalhes, emoções, sentimentos. Parece que de alguma forma Cornwell viveu isso. E infelizmente já começa a bater a sensação de estar acabando. =(
Marcela Tchella 08/08/2020minha estante
To afim de começar essa série faz tempo, vale a pena então?

Fabricio.Oliveira 08/08/2020minha estante
Essa série é fenomenal!! Vai sem medo.

João Vitor Schulte 08/08/2020minha estante
Vai fundo, seu único arrependimento vai ser não ter começado antes.

Marcela Tchella 09/08/2020minha estante
???

Gabs 22/06/2020

Uhtred não envelhece
Por mais que o livro indica várias vezes que o Uhtred não é mais tão jovem, sempre vou imagina-lo jovem. As batalhas nunca me decepcionam. Mas o sentimento é que o final está chegando, e essa série maravilhosa vai acabar.
Leitura e . 22/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

Luan.Brito 23/10/2020

Mais um ótimo livro
Que livro maravilhoso, o final desse livro foi incrível. Correr agora para o décimo.

Campos 02/03/2021

Ótimo livro da saga
Eu adoro crônicas saxônicas, e leio sempre que posso o volume mais recente, esse ano me preparei para ler os volumes mais recentes que estavam atrasados. Devo dizer que no início sempre acho que a leitura não vai fluir, pois eu não lembrava de nada, porém logo começo a me recordar. Esse livro tem um ótimo desenvolvimento e usa muito bem o lado estrategista do protagonista para justificar vitórias épicas.

Mariane 01/08/2021

Melhor livro até agora, amo as notas históricas do final, a desse livro foi sensacional! Não queria que essa série acabasse :(

Lucas1429 17/03/2023

Caminhando para o final
Continuamos a excelente saga de Uthred, agora tomado de experiência e cascudo em situações políticas e de guerra.

Nesse, o homem já é um senhor da guerra, e precisa tomar decisões que vão afetar bastante a sua família.

Gostei muito da condução desse livro, você lê muito rápido querendo entender o desfecho. Recomendo.

Nilo10 14/09/2022

Pela Ratinha!!!! Hahahaha
Depois de tantas guerras é impossível não se envolver com Uthred. Cada livro que passa e estamos mais perto de Bebbanburg. As páginas voam e o experiente senhor da guerra mostra-se cada vez mais inteligente e adaptável as situações.

Este livro trouxe um dos melhores momentos das crônicas até aqui: Pela Ratinha!!!!! Pela puta! Hahahahaha impossível não dar risada nessa parte. Quem leu, sabe.

Por fim, excelente livro. Vale cada página.

Cesar Garcia 25/03/2023

Uthred sempre boas histórias
Mais uma vez as crônicas saxônicas contam um história fluida, divertida e com o nosso querido Uthred usando sua força e inteligência para vencer seus inimigos.
Um livro ótimo como sempre.
Miryan Jussara 28/03/2023minha estante
Uthred ??

Reinan.Barbosa 16/05/2022

Como é bom essa série, você acaba se apegando com alguns personagens torcendo para que não morram a cada parede de escudos querendo o melhor final para cada um deles, até aqui foram muitos batalhas e surgiram mais !!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6