Orlando: uma Biografia

Orlando: uma Biografia Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

Luiz.Antonio 27/02/2022

Orlando e os séculos
A história de Orlando, ou melhor, a biografia de Orlando perpassa séculos... Embora seja a mesma personagem do início ao fim.

Tal qual uma biografia natural, a história é a vida de Orlando. Mas a vida dele (que virará ela em certo momento) é longeva e cheia de reviravoltas.

É interessante na medida em que Orlando é um apaixonado(a) por livros e sua forma poética ainda mais.
Senti, porém, algumas passagens muito enfadonhas que não consegui vincular ao contexto da história.

Minha primeira imersão na literatura de Virgínia Woolf foi interessante. Um bom livro.

MelodyHoly 25/02/2022

foi uma leitura... incomum, pra dizer o mínimo
não estou nenhum pouco habituada com a escrita da Virgínia e isso com certeza fez com que eu me perdesse muito na leitura. Eu já sabia que é o tipo de autor que você lê aproveitando a viagem em si, sem se preocupar muito sobre o porquê de ela estar comentando sobre aquilo ou para onde aquele devaneio vai dar.
Mesmo assim, Orlando foi uma leitura arrastada. Basicamente precisei me forçar a ler o último capítulo e não sei bem como foi o fim mesmo agora, semanas depois de ter terminado.
Mas de forma alguma foi uma experiência ruim. Eu adorei grande parte do livro e estou ansiosa pelo momento em que vou reler (embora vá me certificar de estudar um pouco sobre a autora antes, e talvez ler outros livros dela). Foi confuso e interessante, e eu verdadeiramente gostei de Orlando, tanto do livro como da personagem.

rafinha 17/02/2022

Virginia como sempre uma força a ser reconhecida.
Livro revolucionário para a época e trata com muita sutilezas sobre a questão binaria de gênero e os direitos constitucionais femininos.
Incrível saber também sua fonte de inspiração ??

Nancy 08/02/2022

eu estava amando o livro e eu estava achando incrível todas as indignações que Orlando teve depois de virar mulher, mas após uns 75% da leitura eu comecei a ficar muito perdida com o que estava acontecendo, já não conseguia mais me identificar na narrativa e perdi todo o interesse - só persisti, porque já havia lido a maior parte.

Luiza 08/02/2022

apesar do fluxo de consciência ter feito minha cabeça explodir algumas vezes, valeu a pena demais a leitura! melhor ainda saber o contexto que a virginia escreveu, sendo Orlando uma homenagem para a mulher que ela amava, vita sackville-west

Bia 08/02/2022

O tudo e o nada da sociedade condensados em Orlando
Orlando é a personalidade fictícia cuja vida é descrita neste romance em forma de biografia de Virginia Woolf. Orlando nasceu numa família próxima à nobreza da Inglaterra no século XVI e a narrativa a segue até 1928, ano de publicação do livro.

Orlando é uma pessoa romântica, ligada à natureza, que tem desde a juventude a aspiração de ser poeta, levando séculos na escrita do poema “O Carvalho”. Orlando, apesar de sua incomum e perene juventude, que permite que presencie eventos que transformam a humanidade, também vive sentimentos comuns a qualquer ser humano.

Mas a longevidade não é o único acontecimento curioso na história de Orlando. Isso porque, tendo nascido com o sexo masculino, ela passa por uma súbita transformação para o sexo feminino. Assim como sua ausência de envelhecimento, essa mudança de sexo não é vivida com espanto por Orlando, que segue sendo quem sempre foi, mudando internamente apenas tanto quanto qualquer um muda com o tempo.

Ao final, há uma abertura para pensarmos que Orlando continua viva. Em algumas passagens, o biógrafo ressalta a influência do “espírito da época” sobre as ações de Orlando, como uma força que emana da sociedade que a circunda em cada tempo e que a induz, por exemplo, a se casar em determinado momento, embora não sem questioná-lo.

O biógrafo, ou narrador, também é digno de nota. Ele nos lembra constantemente de seu dever de imparcialidade, ao mesmo tempo em que faz diversas digressões e provoca o leitor, sem chegar a conclusões. Também é interessante porque, no estilo de fluxo de consciência de Virginia Woolf, ele se interessa mais pelos pensamentos de Orlando do que por narrar sua vida minuciosamente.

Até a metade do livro, tive uma leitura mais lenta, mas, a partir do momento em que Orlando muda de sexo, tudo ficou mais interessante e grifei vários trechos. Comento mais sobre eles no post que escrevi (link abaixo).

site: https://www.daspalavras.com/2022/02/orlando-virginia-woolf.html

Gabriele182 04/02/2022

Segue Favoritado
Reli morrendo de medo de não sentir o gosto pela escrita aqui, pos pra mim a escrita da virgínia e o que torna a estória grandiosa, mas estava enganada eu amei ainda mais, pude pegar coisas que passou batido na primeira leitura quando tinha 16 anos(agora 19 ),minha mente se expandiu-se nesse tempo ,Orlando segue sendo um personagem quebra cabeça (vi alguns filmes pra me fazer engrena na história quando me perdia nas palavras complexas demais da Wolf),por aqui vemos que eu rasgo amores por esse livro .

Ainda preciso reler o mesmo algumas outras vezes daqui alguns vários anos

Haryadne.Moreto 30/01/2022

Que livro desafiador e difícil. Passei longas páginas querendo entender o livro em si, e nada. Aí quando já tinha lido mais da metade e já estava decidida a abandonar, assisti um vídeo no canal ?Ler Antes de Morrer? da Isabella e finalmente consegui entender e querer ler o livro até o final. Ainda bem que fui até o final. O livro só dá para entender um pouco no final, não dá para entender o livro na íntegra pq é um livro muito filosófico. Não amei o livro mas iria me arrepender de não ter terminado. Pena que é um livro muito confuso no começo e tira a vontade de terminar.

Arthur Sanches 29/01/2022

Este foi meu primeiro livro lido desta autora gostei bastante, principalmente das partes que não se desenvolvem em fluxo de consciência. É um romance abstrato, cheio de inovações para a época e merece ser visitado.

caiohlp 27/01/2022

Cativante, poético e sublime
A história se desenvolve de maneira fluente e agradável em um estilo autobiográfico no ritmo de consciência de Orlando, talvez a personagem mais icônica de Virgínia, não só por deter, dessa vez, sem longa burocracia, nas cortes literárias, o título de multifacetado(a), mas pela magistral forma de fazer o leitor se apegar do início ao fim pela leveza e misto de emoções que é Orlando, ler essa obra é responder a voz de Virgínia e dos gênios da literatura com a própria voz.

gabriela cardoso 25/01/2022

orlando
?Entre a felicidade e a melancolia não medeia espessura maior que a de uma lâmina de faca.? ?O amor, ao qual podemos agora voltar, tem duas faces: uma branca, outra negra; dois corpos: um liso, outro peludo. Tem duas mãos, dois pés, duas garras, dois, na verdade, de cada membro, e cada um é o exato oposto do outro"

souvIaki 21/01/2022

confusão com misto de genialidade
embora eu tenha demorado a me acostumar com o uso de palavras robustas e metáforas comuns em todo o livro, são elas que trazem maior genialidade a esse trabalho, que é considerado até hoje uma das maiores obras da literatura mundial.

trabalhando com a ironia biográfica, sexualidade e teoria queer antes mesmo do surgimento do termo, virginia conseguiu escrever uma das mais belas cartas de amor já existentes. sendo bastante confusa a quem não está acostumado a ler obras desse tipo, acho que uma releitura futura eliminaria grande parte das dúvidas que tive durante a leitura.

vivyannb 19/01/2022

Orlando: Uma Biografia
A narrativa começa a ser desenvolvida em torno do século XVI na qual Orlando é um jovem que descende de uma família aristocrata inglesa de prestígio. A partir daí passamos a acompanhar sua trajetória no decorrer dos quatro séculos seguintes, destacando uma das grandes marcas de Woof na presente obra que é a questão da passagem do tempo quanto a subjetividade do relógio. Além disso, é possível identificar a questão da transgressão do conceito de gênero com a transformação pela qual passa Orlando, ao mudar de sexo.
Nesse aspecto Virginia foi muito perspicaz ao satirizar a certo modo muitos dos padrões - e contradições - sociais ingleses da época através de metáforas e alusões que no final reiteram que tal mudança em nada alterou a essência de Orlando.
Orlando foi meu primeiro acesso à literatura de Virginia Woolf que com certeza é uma das mais notáveis escritoras do modernismo do século XX, e embora tenha demorado mais que o habitual para finalizar a leitura - acredito que seja normal pela densidade da história em si - foi muito interessante.
"Pois tem razão o filósofo ao dizer que nada mais espesso do que a lâmina de uma faca separa a felicidade da melancolia" confesso que já tinha lido essa frase em algum lugar, e puder finalmente entender o contexto.