Orlando: uma Biografia

Orlando: uma Biografia Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

jessi48 17/01/2022

Essa leitura (repleta de camadas) requer um compromisso do leitor com o estudo de seu contexto, que a transforma por completo.

"[...] a mais longa e mais encantadora carta de amor em toda a literatura."

And 17/01/2022

"Pois, uma vez instalado no organismo, o mal da leitura debilita-o de uma tal maneira que ele se torna presa fácil daquele outro flagelo que infesta o tinteiro e se alastra pela pena. O infeliz dedica-se a escrever."

---------------------------------------------------------------

"Viam que Orlando, muitas vezes, ficava sentada horas seguidas sem fazer absolutamente nada a não ser olhar para um lado e outro; davam com ela em cima de algum monte, olhando fixamente à sua frente, não se preocupando em saber se as cabras estavam pastando ou se desgarrando."

Celio.Junior 13/01/2022

Um marco, com certeza, de romance hitórico ficcional, com uma história densa e muito subjetiva. Exige um pouco do leitor, mas é interessante.

Rosie 10/01/2022

Confuso
"..."estou crescendo", pensou, segurando a vela afinal. "Estou perdendo algumas ilusões", disse, fechando o livro da Rainha Mary, "talvez para adquirir outras"..."

Não entendi absurdamente nada desse livro, me senti com 12 anos sendo obrigada a ler livros que eu não queria para escola. Talvez uma 2° releitura no futuro me ajude a entender melhor.

leticia1280 09/01/2022

genial
chega a ser difícil encontrar palavras pra descrever a genialidade da virginia, que escritora incrível. completamente a frente do seu tempo.
ler orlando foi uma das melhores experiências da minha vida, cada detalhe me fez amar essa obra, é o tipo de livro que sem dúvidas pretendo ler novamente.
e digo com certeza que é a maior e mais linda carta de amor.

marina510 06/01/2022

Original e transgressora demais!
Comecei esse livro sabendo do que se tratava, mas nunca ia imaginar os caminhos que ele iria tomar nessas 200 páginas. Como primeiro contato com Virginia Woolf ele é excelente: a linguagem é própria da época, mas super acessível, de fácil compreensão mesmo; a forma como ela usa do gênero biografia para fazer uma bela homenagem à Vita; o tom bem humorado com que ela fala dos costumes e problemáticas de cada era que Orlando atravessa; a ousadia e atualidade dos temas e reflexões que ela propõem; os cenários ricos e bem descritos; tudo, Virginia foi excelente em tudo. Eu tinha feito uma atualização de leitura dias atrás falando que nunca tinha pensado tantos pensamentos e sim, acho que foi um dos livros que mais me fez pensar (e questionar) sobre questões que ainda estão muito em voga, como gênero e suas expressões, a vida e a morte, questões de identidade e de subjetivação do(s) eu(s), natureza, etc. etc. etc. (essa edição podia ter um textos de apoio? sim, mas fazer o que, né?) incrível, que venham mais Virginias esse ano, porque começar 2022 com esse foi uma grata surpresa.

Anna.Beatriz 02/01/2022

Leitura obrigatória para mergulhar em Virginia Woolf
Orlando é possivelmente um dos romances mais marcantes de Virginia Woolf. Aqui temos o que Virginia classificou como uma biografia, nos contando a história de Orlando.

Acompanhamos esta enigmática persona desde os seus 16 anos até meado de seus 30. Só que há um detalhe fantástico, ou melhor, dois detalhes fantásticos que conferem a grandeza histórica deste romance: O primeiro é que, apesar do personagem envelhecer não mais que trinta anos, o enredo se prolonga por mais de 300 anos na história.
O segundo detalhe que confere glória à narrativa de Orlando - e que se tornou um dos tópicos mais discutidos acerca deste livro - é que ao longo da história o personagem passa por uma mudança de sexo/gênero. Orlando, antes um homem, como Virginia deixa bem claro logo na primeira linha do livro "Ele - pois não havia dúvida quanto ao seu sexo [...]", agora se vê acordando como uma mulher.

Esses dois elementos combinados, a vastidão temporal em que a obra se prolonga juntamente com mudança de sexo nos trazem todas as profundas reflexões propostas por essa obra. Nos mostrando como diferem as vivências baseadas em gênero, posição social, época, sociedade, etc.
Uma leitura obrigatória pra quem deseja conhecer a essência de Virginia Woolf.

Meu instagram literário: @mindrefugee

Isabella.Giolo 31/12/2021

Apaixonada
Terminando o último dia do ano lendo a "maior carta de amor" que eu poderia pedir, imagina o quão a Virginia admirava a Vita pra escrever tudo isso, e imagina ler algo assim sobre você? Tô apaixonada, agora vou passar mais um ano fissurada lendo as cartas que elas trocavam entre si aaaaa

SAN 29/12/2021

Espaço-tempo
Impossível não se identificar com o Orlando em algum momento da sua vida, afinal ele viveu [300 anos]. A narrativa é focada muito nos pensamentos do personagem, então anos se passam e você nem percebe ou acontecimentos extraordinários acontecem e os únicos relatos são os pensamentos do Orlando. Eu amei esse livro e pretendo ler em algum outro momento.

Mey 21/12/2021

Imagine ser homem em mulher em uma mesma vida, passar por séculos e anos, sociedades e pessoas diferentes? Essa é a história de Orlando, um jovem nobre que vive rodeado de mulheres, lutando e vivendo com todos os privilégios de ser um homem, até que um belo dia acorda como mulher, correndo o risco de perder as suas posses e precisando se adaptar a esse novo papel.⁣

Essa foi a minha segunda experiência com Virgínia Woolf, já li “Mr.Dalloway” dela, um livro que foi um grande desafio pra mim, por ser narrado em fluxo de consciência. Em “Orlando” a consciência também está presente, mas é uma narrativa mais simples que o anterior, sendo como uma biografia desse ser que vive por séculos, vivendo suas experiências.⁣

Virginia traz vários questionamentos interessantes nesta obra, ela fala sobre literatura, sobre as responsabilidades dos homens, as expectativas sobre as mulheres, as diferenças entre os dois sexos e como os dois são vistos em uma sociedade.⁣

O que mais me agradou nessa história, foi a naturalidade com que os personagens lidam com a mudança e a longevidade de Orlando, isso não é uma questão, apenas aconteceu. Todos aceitam essa transição de Orlando, apenas mudando a forma como tratá-lo. Achei que a obra tem muito a ensinar as pessoas, principalmente, se pensarmos nas pessoas trans, sobre tratar com naturalidade e respeitar o gênero que a pessoa se identifica.

Apesar de ser uma obra de 1928, “Orlando” é muito atual e mostra como a autora era uma mulher à frente do seu tempo, que trazia questões importantes para sua obra, gerando discussões e escancarando a sociedade em que vivia. Um livrão!⁣

site: https://www.instagram.com/p/CXuVdY0Iyc1/

pollyana27 20/12/2021

Esperava mais do desenvolvimento
Recebi muitas recomendações para começar Orlando, uma das obras mais famosas da Virginia Woolf. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi como o sexo não é retratado como um fato indiscutível biológico e
social, mas sim como papéis atribuídos pela sociedade. A única coisa que não me agradou foi a narrativa, achei massante, apesar de retratar algo de certa forma inédita para seu tempo.

Marcelo H S Picoli 19/12/2021

Orlando
?Entre a felicidade e a melancolia não medeia espessura maior que a de uma lâmina de faca.?

?E não chegou a saber se era o mais divino dos gênios ou o maior louco do mundo.?

Strange 30/11/2021

Terminado
Pela primeira vez li um livro de Virgínia Woolf! Gostei bastante da sua escrita, mas este livro não foi a melhor opção para iniciar o seu trabalho.

Um livro que retrata um homem que graças às Parcas, nomeadamente Átropos , corta-lhe o fio da vida e Orlando deixa de ser um ele e passa a ser A Orlando!

Desta forma está personagem acaba por entender as desigualdades de gênero, quando a autora descreve os seus pensamentos, e passo a cita-los:

"E depois que pise solo inglês, já nem praguejar vou poder! [...] Cair de um mastro só por ver os tornozelos de uma mulher; [...] E com tudo isto, eles ainda andam por aí convencidos de que são reis e senhores da criação! Fazem de nós ridículas! Somos mesmo ridículos!"

Um livro que aquece a mente!

???½ (3.5/5)

Ju 25/11/2021

Virginia Woolf.....
Meu primeiro livro da autora e posso dizer que curti bastante a leitura, e recomendo essa leitura. Tem várias partes que me fizeram pensar como hoje em dia as pessoas fazem um grande estardalhaço, quando as pessoas se assumem transexuais e como a Virgínia tratou isso de uma forma muito suave