A viagem

Resenhas - A Viagem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Victoria361 12/02/2024

Muito da V.W
Esse livro é muito bom. Possui uma vibe mais calma, mas com contas camadas sociais sobre mulheres e seus sentimentos. Rachel merecia tanto. Apenas viva, criança.
Tem muito da Virginia nesse livro. Para um apreciadora de suas obras, pude enxergar muito da sua história, inclusive de suas crises. Triste, mas importante.

Kamilla 12/02/2024

Uma história encantadora e surpreendente
Provavelmente um dos livros mais profundos que eu já li. Virgínia realmente nos entrega uma viagem de auto descoberta e delírios sobre o desabrochar da vida. O final é sensacional e ao mesmo tempo muito melancólico.

Angela Anyelle 31/01/2024

Bom mas esperava mais
É bem escrito, tem diálogos legais, mas achei arrastado e com uns comentarios muito misóginos. E detestei o final.

Elô 23/01/2024

Humanidade pura
Primeiro livro da autora e ela já me conquistou com os seus personagens singularmente comuns. Nem todo autor consegue contar uma história de ser humano para ser humano, sem tornar a leitura entediante, mas Virginia acertou nisso de primeira. Ela simplesmente não te deixa amar nem odiar nenhum personagem, independente do quão frívolo e ignorante este seja.

underlou 22/01/2024

Melancolia do Desapego
"? Nunca houve duas pessoas tão felizes como nós fomos. Ninguém amou como nós amamos."

Logo no primeiro romance da carreira, Virgínia Woolf cria essa passagem impactante, a qual seria citada pela última vez por ela mesma na data da sua morte. "A Viagem" é um livro difícil de acompanhar, de leitura prolongada e pausas indeterminadas; há muita vida correndo por entre as páginas, é preciso digerir tudo com calma, por assim dizer.

A jornada da jovem Rachel Vinrace pelos confins da América do Sul por vezes é lenta e desencoraja um leitor menos ávido. Porém tão logo nos vemos diante do rompante de felicidade que culmina numa tragédia, ficamos estarrecidos com as possibilidades da vida real. Por mais pueril que possa aparecer, resta a indagação: por que acontece o que acontece conosco e com nossos pares enquanto se livram as figuras da maldade?

Virgínia Woolf, enquanto destrincha suas próprias competências literárias ao decorrer da obra (como a inclusão do lendário casal Dalloway - uma das passagens mais fabulosas da história), proporciona uma leitura rígida, oclusiva; mas também, aproveitando o trocadilho com o título, assegura que, encerrada a narrativa, tenhamos a sensação de termos feito uma viagem memorável (só de imaginar o que anuncia o silêncio das ondas quebrando o mar... ah!).

isa farinacio 24/12/2023

Fiquei pensando em como uma história tão simples é impossível de largar, daí lembrei que ela é da VW, e tudo fez sentido

A primeira metade tem uma galera mt irritante com uma mentalidade tão atrasada que me deixou pensando em como a msm autora de um teto todo seu escreveu isso; mas ela continua sendo inglesa, então né
Mas mesmo assim não pensei em largar o livro, pq apesar de não gostar de quase ninguém é mt bem escrito (e é o primeiro romance dela!!)

A segunda metade, minha gente, agora ninguém segura essa mulher
Diálogos maravilhosos e uma narrativa impecável, além de uma construção de cenário linda

Ainda não é em fluxo de consciência, mas dá pra vê-lo despontando nas experimentações dela, é incrível como ela te transporta de um personagem pra outro sem vc perceber, as coisas vão acontecendo tão naturalmente que mesmo os eventos mais chocantes são reais

Enfim, adoro a Virginia, mas não o pessoal do livro (menos vc Rachel), não dá pra não perceber o fato de serem xenofóbicos e misóginos e se acharem superiores às classes trabalhadoras porque sim (??)
isa farinacio 24/12/2023minha estante
Extras com spoilers:
- menção honrosa pra Evelyn que teve coragem suficiente pra fazer o que queria
- tem discussões interessantes sobre temas como religião, amor, vida
- a mrs Dalloway!!! (apesar de q n gostei mt dela aqui)
- alguns trechos lembram Jane Austen, não surpreendente pq VW era fã
- um acontecimento pode mudar completamente a vida de uma pessoa, mas para as outras não há o que fazer além de seguir em frente (é a vida)
- o fim é meio aberto, deu a sensação de ter observado um recorte da vida das personagens mesmo, vou sentir saudade desse livro

renata1004 22/12/2023

Admito que demorei muito pra pegar o ritmo dessa leitura: apesar de gostar da escrita de Virginia, a minha rotina acabou me atrapalhando e consegui avançar mais apenas, propositalmente, na minha viagem Rio - São Luís.

"A Viagem" é uma jornada literal e figurativa para o grupo de personagens escritos por Virginia Woolf. Com um fluxo de consciência, a autora nos apresenta a um mundo de figuras excêntricas e curiosas, muitas delas baseadas em pessoas da sua própria vida. Entre eles, Rachel Vinrace me conquistou como ninguém; me vi nos conflitos dela como jovem mulher e amei descobrir o amor junto com ela, assim como morri um pouquinho em sua trágica morte. Em geral, mais uma leitura satisfatória cortesia da grandíssima Virginia Woolf.

Agradecimento especial mais uma vez a Maria Adelaide. Curioso ter o mesmo gosto de uma mulher tida como mestra (segundo o cartão que estava dentro do livro) em 1990. meio que uma mãe pra mim

Yasmin_Eyre 12/12/2023

Não é uma resenha, é um desabafo
Virgínia é como uma grande mãe pra mim, só que de uma maneira muito mais profunda do que a palavra ?mãe? representa, é como se fosse a mãe natureza me conduzindo pra profundidade da minha própria alma. Leio Woolf imaginando ela me olhando com esse carinho e entendimento que só uma mulher profunda e madura como ela poderia, sinto que ela me entenderia, para uma mulher, ler Virgínia é ser abraçada.

Acredito que nesse livro de pra conhecer muito a Woolf, ela fala sobre essa admiração que mulheres sentem por mulheres, da profundidade delas; fala muito sobre a visão da morte e do casamento, além de discutir muito sobre as visões distintas sobre os sexos; além de falar muito sobre a busca do auto conhecimento e insatisfação com a vida. O que me leva a lembrar que nesse livro é possível perceber a própria insatisfação que Virgínia sentia, sendo possível conhecer sua angústia pela vida e depressão.

O final? me abalou.

Eu amo Virgínia e como esse livro
é Virgínia também o amo

Jessica 07/12/2023

Divagações sem fim
A viagem - Virgínia woolf

O desabrochar de uma jovem de 24 anos que até então vivera como uma criança, sem grande preocupações sobre o futuro e com instrução limitada sobre a vida.
É interessante ler sobre uma coadjuvante inglesa de romance que não está interessada em casamento, mas que quer entender outros assuntos. Com frequência maior que o habitual, ela se perde em pensamentos observando a natureza, as cores, o vento ou qualquer outra coisa.
O livro também aborda bastante os costumes ingleses da época, o que faziam as pessoa a cada hora do dia, como eram as festas, o que pensavam sobre política e casamentos, etc.
Do meio pro fim a escrita passou a não me agradar muito, pois há descrições demais sobre ambiente, roupa e pensamentos vagantes dos personagens. Mas pelo que andei lendo, reflete bem o estado mental de Virgínia Woolf enquanto o escrevia, pois ela tinha problemas com depressão e muitas perdas familiares a afligiam desde jovem.

Gabriel 30/07/2023

Uma viagem interna e externa
Estava com vontade de ler esse livro fazia muito tempo e aproveitei uma época mais calma pra ler. Foi o primeiro livro da Virgínia que li e, com certeza, vejo o porquê dela ser uma das melhores escritoras da língua inglesa.

Gostei muito da personagem principal Rachel, adorei que a viagem externa dela para a América do Sul foi o gatilho para que ela se desenvolva depois de passar uma vida sendo reprimida e não podendo descobrir sobre a si própria.

Alguns momentos foram mais complicados pra ler mas tenho certeza que esse é o tipo de livro que melhora a cada releitura. Os personagens são tão profundos e os diálogos também que acaba sendo difícil pegar tudo em uma primeira lida.

Os momentos finais foram emocionantes demais.

CAcera3 05/07/2023

Um começo promissor
Nesse que é o primeiro romance escrito pela Woolf, temos como personagem principal a jovem Rachel. Ela embarca no navio do pai para essa viagem até a América do Sul e nela fará grandes descobertas até encontrar seu destino. Mesmo se tratando de um modelo de narrativa mais tradicional, já temos um vislumbre aqui do que Virginia seria capaz de fazer no futuro ao desnudar os personagens através de seus sentimentos e pensamentos. Um romance com altos e baixos no ritmo da narrativa, mas cheio de reflexões muito bonitas. Gosto especialmente das partes que ele aborda o ato da leitura, a literatura e a escrita.

? ?Finalmente, ela fechou o livro num gesto brusco, deitou-se para trás, respirou fundo, expressando o assombro que sempre marca a transição do mundo imaginário para o mundo real.?

Gabriela.Andrade 28/06/2023

Eu tenho tanta coisa pra falar sobre este livro que não sei nem como começar ou sintetizar..

Mas tentarei passar para palavras o que estou pensando sobre ele.

Em primeiro lugar, de acordo com meu gosto pessoal eu não considerei uma obra prima (mas entendo quem considere), entendo porque é muito bem escrito e por vezes lembra um pouco uma versão da jane Austen moderna com um tom melancólico.. Virgínia era muito fã da jane então era de se esperar!

Não é um livro com muitos plots, achei tranquilo a questão do fluxo de consciência, o que me atrapalhou mesmo foi o nome de alguns personagens.. só no final do livro que eu fui entender que o sr hirst era st. John tb, e sinto que minha interpretação sobre a estória possa ter sido influenciada por essa atrapalhação!

Com ctza irei ler esporadicamente outros livros da autora!

No geral, eu interpretei a conclusão do livro como: a morte de uma pessoa pode ser sentida de diferentes formas por pessoas diferentes e tudo isso depende da proximidade que o morto tenha com a pessoa, porque acima de tudo, tudo passa e a vida tem que seguir

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Te Indico Mulheres - A Viagem
A viagem em específico é o livro indicado de hoje! Foi seu primeiro romance e somos caoazes de perceber a partir daí o quanto sua escrita vem para nos deixar incrédulos e comovidos.

O enredo é extremamente interessante, um romance extenso, marcado por diálogos extensos e cheios de referências que é capaz de proporcionar ao leitor diversos debates.

De início podemos achar ser uma leitura massante, mas com o decorrer das páginas, percebemos o quanto o livro tem para nos proporcionar e nos faze aproximar dos seus personagens e trama.

Embora o livro não tenha sido o meu favorito, admito que foi uma boa surpresa.

site: https://www.instagram.com/p/Cn2sXkjL6oa/

Carolina Del Puppo 24/04/2023

Bom?
Foi desgastante terminar este livro, motivos pessoais, mas achei extremamente chato, não que ele seja em todo ruim, porque afinal é VW, mas mal via a hora de acabar

1 | 2 | 3 | 4 | 5