Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Lucianoh 25/01/2017

O Edu como escritor é um ótimo booktuber...
Sou fã do Eduardo Cilto e, consequentemente, de seu canal no youtube. O acompanho há algum tempo, sou inscrito, já vi todos os vídeos, e esperei "em cólicas" por esse primeiro livro. Vibrei mesmo quando soube que ele se aventuraria pelo mundo das publicações. Criei expectativas. Mas, gostar da pessoa não quer dizer que gostaremos de tudo o que ela produz, né?! Pois é.
O livro começa numa pegada romântica platônica, com um ritual curioso e mal enjambrado logo no início, depois a trama se torna uma road trip lá pela metade, e termina com um mistério sendo solucionado no pior estilo dramalhão.
Parece que o Edu quis utilizar diversos temas e artifícios em um único livro e virou uma verdadeira bagunça. Achei sem foco, sem clímax, sem verossimilhança, e etc, etc.
A estória por si só é bem improvável. A co-estrela do livro, Beatriz, chata com força, resolve cair na estrada por um motivo um tanto risível. Pior é o protagonista aceitar segui-la nessa "aventura". Ele, no entanto, tem uma personalidade mais interessante, apesar de mal aproveitada. A terceira personagem, inserida lá pela metade do livro, soou muito forçada, principalmente o desfecho dela. E não posso me esquecer de citar os momentos em que surgem referências e personagens gays, na clara intenção de criar representatividade, porém, tudo muito gratuito e sem nexo.
A escrita não deixa a desejar. Ele domina as técnicas e se expressa bem. Porém, quanto à construção de personagens e desenvolvimento de estória, deixou a desejar. Ficou tudo muito viajante, sem um porquê plausível, pesou a mão em diversos momentos, se perdeu em outros. Enfim, não foi uma leitura satisfatória, mas continuo sendo um admirador do Edu. Não sei se darei chance a outro livro dele, mas, o canal é indispensável pra mim.
Alex_Cossta 16/04/2017minha estante
Concordo muito

Gramatura Alta 12/05/2017minha estante
Cuidado que os fãs cegos vão cair matando kkkkkkk! Ah, e concordo inteiramento com o que escreveu ;)

Lucianoh 15/12/2017minha estante
Tô ligado desse risco, GETTUB, mas preferi ariscar... kkkkk

Helder 14/01/2018minha estante
Resenha perfeita!

Nessa 06/06/2023

Tenho esse e-book há alguns anos e não sabia que era de youtuber. Enrolei anos para lê-lo e ao finalmente fazê-lo poderia eu me atentado a indicação de idade mais apropriada ou coisa do tipo.

Muito juvenil para minha . Cheio de coincidencias , conveniências de roteiro, check-list de pautas a serem tratadas (que são pinceladas ao invés de serem tratadas corretamente) , personagens principais um porre ( vontade de bater no Mateus pra ele acordar e um sopapo na Beatriz pra ela virar gente ) .

- motivação para ir pra SP, banal demais
- motivação estimulada por um sessão de bruxaria que foi jogada no texto como pauta da check-list de assuntos ou temas a serem citados.
- Matheus submisso e confuso
- Beatriz egoísta, manipuladora e egocêntrica pra dizer o mínimo
-Samantha a única que prestava. Boa demais e é claro que lasca como já se esperava. E ainda serve pra um triângulo amoroso invisível com 5 min de aparição .

Triste pq eu gostaria de uma leitura jovem , mas que eu não tivesse que forçar tanto para acreditar.

Não recomendo leitura.

Mortensen 06/06/2020

Será que seguimos os nossos traços?
Fui surpreendida e impactada por essa história de uma forma inesperada. Através de alguns capítulos acabei me encantando cada vez mais por Matheus, que aliás realiza uma ótima narrativa.

Alterações na rotina de Math, começam quando decide ir a sua primeira festa e em seguida participa de um ritual realizado  na residência  da namorada de seu amigo.
Depois do ritual, Beatriz resolve ir para SP(São Paulo),com o intuito de conhecer pessoalmente um vlogueiro, cujo codinome é "Garoto diferente".
Beatriz pede para Matheus acompanhá-la em sua aventura, a fim de planejar os detalhes da viagem, marca um encontro durante a madrugada. Mas a ausência dele sem autorização dos pais, resultou em um enorme desentendimento familiar, onde seu pai o empurrou violentamente no sofá e cuspiu um comentário homofóbico.

Motivado por todos os fatores ocorrido com seu pai, ele resolve aceitar o convite de Bia e ambos apanharam um ônibus rumo a SP.
Durante o percurso o ônibus quebrou, deixando-os com duas escolhas: retornar a sua cidade de origem ou tentar uma carona para prosseguir com a viagem.
Depois de inúmeras tentativas conseguiram uma carona, o motorista era um homem de meia idade, que mostrara-se muito simpático. No entanto, ele tocou o corpo de Beatriz sem seu consentimento e apresentou de uma forma nojenta, opções que poderiam ser utilizadas para levá-los gratuitamente a seu destino.Quando Matheus tomou ciência da situação exigiu que ele parasse o carro.
Após algumas horas, conseguiram carona com Drags Queens maravilhosas. Enquanto as drags descansavam no hotel bizarro, eles foram a procura de outro ambiente para passar a noite,motivado pela falta de dinheiro,estrutura do local e a forma que foram recepcionados

Quando chegaram em SP, Beatriz e Math começaram a ter alguns desentendimentos referente a alguns acontecimentos na boate onde as drags haviam se apresentado.
Após uma discussão onde Math revela o desaparecimento de três vlogueiros, dentre eles estava o tão aclamado por Beatriz "Garoto diferente". Ambos saem perambulando pelas ruas de SP a procura de um hotel que estivesse dentro de seu pequeno orçamento.

Adentraram em diversos hotéis, Bia visualiza um edifício de aparência   luxuosa, ignorando o pessimismo de Math, ela decide arriscar. Logo a dedução de math foi comprovada. Mas  ocorreu algo inesperado, uma jovem que trabalhava na recepção do hotel, pronunciou o nome Matheus repetitivamente, quando ele resolveu averiguar se realmente estavam se referindo a ele, percebe que a jovem desconhecida, na verdade era Samantha.Uma colega de escola que perdera o contato há alguns anos e diante do carinho que possuía por Math, acabou hospedando-os em sua residência.
Devido a uma transmissão online, descobriram que os vlogueiros estavam sendo mantidos em cativeiro. Para distrair a mente, resolveram acompanhar Sammy em seu trabalho, Bia acabou cochilando.
Sammy levou Math até o terraço, onde conversaram sobre diversos assuntos e Sammy ressaltou a importância de math encontrar/seguir seus próprios "traços". Enquanto eles dialogavam houve outra transmissão transparecendo uma informação, que serviu de motivação para Bia sair em direção ao resgate do Garoto diferente. Assim que notaram a ausência de Betariz, cogitaram a ideia de onde ela poderia ter ido e resolveram ir ao seu encontro. Diante dessa decisão a história obteve um desfecho imprevisível e emocionante.

Particularmente, não imaginava que  esta leitura, seria capaz de alcançar tamanha  profundidade em meu interior. Em razão disso,aconselho esta leitura.

Ju ð 10/12/2021

o livro é interessante e bom, mas ele é aqueles que te ajudam a sair da ressaca literária.
o final é bem triste e tenso.

Ilza 09/03/2022

Perfeito!
Agora tenho um livro nacional para dizer que amo!
A escrita do autor é perfeita, em alguns momentos até a comparei com a do John Green?.
? Traços é um livro fácil e rápido de ler, leve e ao mesmo tempo marcante, a leitura é agradável do início ao fim e o último capítulo é de tirar o fôlego (ainda não superei?).
? Narrado por um protagonista fácil de o leitor se identificar, uma pessoa normal com problemas normais que aos poucos se tornam bem mais interessantes ???.
Os demais personagens são cativantes (Bia, Sammy, Ivo, Fernanda) ambos importantes para o Matheus, e que ao final do livro se tornam importantes para o leitor também.

Leninha Sempre Romântica 22/08/2016

E cá estou eu mais uma vez lendo uma história escrita por um Youtuber, por mais que pareça, isso não está se tornando um hábito, apenas talvez uma coincidência, já que quem me conhece sabe que curto realmente um bom romance, com bastante drama.
Mas vamos lá, vamos falar de Traços, do autor nacional e Youtuber, Eduardo Cilto.

Quando solicitei o livro para a Editora Planeta não esperava encontrar uma história e sim uma biografia, algo que geralmente os Youtubers costumam escrever sobre seu dia a dia, seu cotidiano e aventuras, então foi uma grata surpresa me deparar com uma história, até bem interessante.

Aqui conhecemos Matheus — que acredito deve ter muito da personalidade do autor —, um rapaz tranquilo, daqueles que não curtem muito sair de casa, mas que não resiste a uma nova aventura, por isso ele não resistiu ao convite de Beatriz e decidiu ir a uma festa, mesmo sabendo que não curtia muito os colegas da escola que estariam lá. Porém Beatriz e seus amigos Ivo e Fernanda estavam a fim de algo mais e envolveram Matheus em um ritual que abriu seus olhos, perspectivas e gerou muitas expectativas. Depois dessa noite o que encontramos em cada nova página do livro nos leva a uma história cheia de reviravoltas e muita ação.

Começa então a grande aventura e as descobertas na vida de Matheus que nem ele, nem ninguém, imaginou vivenciar.

Não quero falar mais nada sobre o enredo do livro, acho que cabe a cada um tirar suas próprias conclusões, lendo. E eu recomendo a leitura!

O que posso dizer ao leitor desavisado, que pretende entrar na leitura pensando que irá encontrar uma história inesquecível e tal, não é bem por aí, acredito até que o autor quando a escreveu não teve grandes pretensões. Acredito sim, que o Eduardo, como leitor que é, decidiu tirar da cabeça uma aventura que talvez tenha até vivenciado, e quis colocar no papel e compartilhar com a gente. Poucos jovens tem a coragem de escrever o que lhe vem à cabeça, e acho que o autor conseguiu passar uma boa história ao leitor, e criar uma expectativa recompensada com o final.

Traços além de ser uma boa distração, uma leitura leve e despretensiosa, ainda traz mensagens importantes e assuntos que veem sendo debatido por muitos autores, como o preconceito, a homofobia, o bullying, relações familiares advindas de traumas do passado, obsessões, decepções, drogas, e outros tantos temas que ficam criando questões importantes na mente da gente. Gosto de histórias assim, que me fazem questionar até mesmo meus princípios.

Para matar a curiosidade do povo eu digo que não, não conheço o canal do Eduardo Cilto, mas sabe que fiquei curiosa?! Nada melhor do que conhecer uma pessoa pelas histórias que ela conta, e eu gostei do que li.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2016/08/tracos-um-romance-eduardo-cilto.html

Evellyn.Souza 13/02/2022

O livro que estava encalhado na estante, que me fez gostar pela sinopse e pela capa (que pecado) me decepcionou. Eu não gostei de nenhum personagem,exceto a Sammy. Se tem uma personagem mais egoísta e patética que a Beatriz , eu desconheço. O Matheus é tão seguidor da Beatriz que chega a ser engraçado. O enredo é muito bagunçado, tem horas que puxa para o misticismo e tem horas que parece um clichê comum, mas tem horas que parece uma série de aventura, não rolou.
Um ponto positivo é a mensagem que o autor tentou passar sobre destino e inconsequência , sobre o tempo, mas acabou ficando raso com tanta informação.

Sophi 12/01/2022

Não. Apenas.
Não gostei, achei os personagens rasos, as relações fracas, a enredo chega a ser ridículo KKKKKKK
Matheus é um bocó, que tem como personalidade ser apaixonado e ser cachorro da beatriz
Beatriz é inconsequente, egoísta, SURTADA e imprudente
Sammy era a única mais ou menos, mas a personalidade dela era ter um pai alcoólatra e ser salvadora da turma dos otários
Ai, não gosto de falar mal de nacional, ainda mais gostando do Edu, mas não deu mesmo
Marlene.Cristyna 12/01/2022minha estante
Somos 2

Marlene.Cristyna 12/01/2022minha estante
Hahaha

Cacaia 12 29/07/2016

"Pensar nos impede de agir."
Acabei "Traços" neste exato segundo e devo confessar três coisas: a)foi tudo o que eu esperava do Edu, que obviamente escreveria algo MUITO bom, b) chorei muito e c) minha ansiedade valeu a pena.
Recomendo plenamente o livro! A história te prende e lemos rodo o livro como se estivéssemos na cabeça do Math!
As mensagens e os traços deuxados por esse livro na minha vida foram muitos e as horas passadas com este livro foram criando laços tão fortes que, aposto, terei uma grande ressaca literária! ?? Por: @simplesmenteumlivro
JosA225 01/08/2016minha estante
"b) chorei muito" Já quero!

@gguilhermeo 16/02/2021

Sim, sou stan do Eduardo Cilto
AI MEU DEUS! Que livro é esse, eu sou muto encantado por tudo que o Edu faz, e nesse caso não é diferente.
Eu tive um pouco se receio por ser o primeiro livro do Edu e talvez a escrita poderia ser um problema, MAS NÃO, a escrita me envolveu tanto na história que eu li o livro em poucas horas, tudo fluia tão bem e eu consegui identificar os ambientes e os personagens com muita rapidez. O livro é sim mais adolescente, o que não é um problema para mim já que EU sou adolescente kkk, mas também é um livro muito inesperado, os rumos que a história acaba tomando é realmente algo que jamais imaginaria no começo do livro.
Me identifiquei muito com a história de alguns personagens, alguns de forma muito surpreendente como o Matheus e o Guilherme. O livro é extremante estimulante e de fácil leitura, eu sou extremamente orgulhoso do Eduardo, eu o adoro demais e espero ter a oportunidade de conhecê-lo algum dia, quem sabe eu não fuja para São Paulo também ;)
SPOILER
Beatriz é insuportável >:c

Arthuru 24/03/2021

Traços -
Li esse livro em dois dias, a história é muito dinâmica e ótima para ler quando se está no tédio.

Porém, achei o final muito previsível, mais ou menos na página 100 adivinhei a reviravolta no final.

Não sei o porque, mas senti mais empatia por quase todos os personagens secundários do que pelo Matheus e Beatriz.

pablo araujo 01/08/2016

Sobre TRAÇOS
Emocionante, envolvente, engraçado é bem construído, são apenas algumas palavras q poderia usar para definir TRAÇOS.

É um livro sem dúvidas, grandioso. Amei a escrita do Edu, me surpreendi muito pois superou minhas expectativas e, espero que ele lance outros livros. O Brasil tem grandes autores e um deles é Eduardo Cilto. Traços não é apenas um livro, é uma lição de vida.
Gabriel1553 03/08/2016minha estante
Já querooo.

Eduarda Furtado 15/08/2016minha estante
Eu acreditava que estava sendo crítica demais com o livro, mas pelo jeito não foi só eu quem achou o enredo ruim.

ferrarezi.l 04/10/2016

#NJL - Traços - Eduardo Cilto
Matheus e Beatriz são amigos inseparáveis desde a época do colégio, ele é um rapaz tímido, de poucos amigos e que adora história em quadrinhos. Já ela é uma típica garota bonita e popular, cercada de amigos. Mas ao se mudar para o interior Matheus se torna amigo de Beatriz e secretamente vive um amor platônico pelo qual ela nem desconfia.

A escola onde eles estudam vai dar uma festa e Beatriz convence Matheus a ir, apesar dele não gostar de nenhum pouco desse tipo de passeio. Eles acabam conhecendo a Fernanda, namorada do seu amigo, e juntos descobrem que Fernanda pratica rituais mágicos e os convida a participar, curiosos eles acabam aceitando o convite e vão até a casa dela. No meio do ritual algo dá errado e Fernanda começa a passar mal e no meio do ataque diz uma frase que mudará tudo na vida de Beatriz.

Após ouvir o que foi dito por Fernanda, Beatriz resolve sair em busca dos seus objetivos, ela decide fugir para São Paulo e encontrar o youtuber, que ela vem acompanhado seus vídeos de autoajuda, do qual ela está incrivelmente ligada e acredita que ele possa ser a única pessoa que poderá entendê-la. E ela pergunta se o Matheus não quer acompanha-la nessa “aventura”, apesar da relutância ele resolve ir para São Paulo em busca da tal resposta… Será que eles vão encontrar o que procuram?
Primeiro queria dizer que acompanho o Perdido nos Livros há muito tempo, gosto dos mesmos livros que o Eduardo e sempre me divirto vendo os vídeos deles, pois são criativos e irreverentes, ao descobrir que ele lançaria um livro, fiquei MUITO feliz e ansioso para ler a história…Mas assim que comecei a ler vi que o enredo não era o que eu imaginava e esperava.

O livro nos apresenta alguns personagens durante a trama, porém os principais e mais importantes são Matheus e Beatriz, e muitas coisas neles me incomodaram. Beatriz, cada vez mais vai se tornando uma personagem egoísta, imatura, obcecada por um youtuber que ela nem conhece. Já Matheus é muito influenciável e acaba aceitando tudo que sua amiga diz, isso faz com que ele se torne um personagem terrivelmente chato.
Outra coisa que não senti nenhuma conexão com a história foi envolver rituais mágicos no enredo. Qual a necessidade disso? E quem tem um caldeirão de bruxa dentro de casa? Mas o que mais me deixou inconformado foi que nem Beatriz e nem Matheus acreditavam nesses rituais e quando a Fernanda que se diz bruxa diz uma frase Beatriz a leva a sério! Como assim?

Acredito que não só eu, outras pessoas acham chato, ficamos repetindo a mesma palavra várias e várias e várias (e várias) vezes, não é? Isso me deixou maluco a ponto de não me conformar, o uso da palavra “ironizei”, “irônico”, “ironia” e todos os seus derivados para descrever principalmente o Matheus me deixou muito nervoso e irritado, acredito que ele poderia abordar isso com alguns sinônimos ou não falar mais a respeito, pois já sabíamos que ele era uma pessoa sarcástica.

Sei como é difícil escrever um livro, elaborar uma história e desenvolver personagens, mas acredito que este livro deixou a desejar, não sei se estava com a expectativa muito alta e isso acabou me decepcionando. Mas nada impede que você leia e conte sua opinião. ^^

site: https://www.facebook.com/naojulgueolivro/
Dani_LJI 10/10/2016minha estante
Ainda estou digerindo esse livro.