Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Caverna 15/04/2017

Tudo muda na vida de Matheus, um garoto reservado e que obedece as ordens restritas dos pais, quando ele vai à sua primeira festa no colégio antes de começarem as provas do semestre. Ele não tem o hábito de ir em festas como aquela, mas Beatriz, sua melhor amiga, insistiu para que ele lhe fizesse companhia, então Matheus acaba topando. Lá, ele encontra também seu melhor amigo, Ivo, junto de sua namorada, Fernanda. É nessa mesma festa que Matheus experimenta uma – e muitas outras – gota de vodca, e vê Pedro, um dos caras mais durões e descolados da escola, beijando outro garoto.

Após conseguir escapar das ameaças de Pedro, que sabe que viraria piada caso descobrissem que ele era gay, Fernanda convida os amigos para ir até sua casa, onde ela poderá fazer um ritual (ela se considera uma bruxa) e revelar a Beatriz o seu destino.

Aquele papo parecia estranho para Math, assim como Fernanda também era. Tampouco ele acredita em seus poderes, até que Fernanda balbucia palavras que vão mudar todo o futuro dos dois. Beatriz enfia na cabeça que precisa viajar para São Paulo para encontrar o seu destino, e pede que Matheus a acompanhe.

Mais tarde, Beatriz conta a Math que o objetivo da viagem é encontrar o Garoto Diferente, um youtuber com o qual Beatriz se identifica. Todos os seus vídeos e discursos fazem Beatriz refletir sobre a vida e perceber como está cansada de ser controlada.

Matheus, que é doido pela garota, não consegue dizer não. Mesmo sabendo que os pais ficariam furiosos e desesperados atrás dele, ele se joga de cabeça naquela jornada. Ele só não imaginava as aventuras que teria de enfrentar.

Confesso que a primeira coisa que me atraiu nesse livro foi a capa. Depois, a sinopse. E o autor ser nacional fechou o círculo. Eduardo é um booktuber dono do canal Perdido nos Livros, onde ele fala exatamente sobre isso: Livros. E também de séries. E por viver no meio do mundo literário, ele sabia o que estava fazendo. Sua escrita é ágil, objetiva e super leve. Para um autor iniciante, ele está de parabéns. Mas como todo autor tem suas falhas, tive minhas ressalvas também.

O começo pode ser um pouquinho arrastado. A coisa pega fogo de verdade um pouco depois que eles embarcam no ônibus para São Paulo. O ônibus quebra no caminho e eles, determinados, resolvem pedir carona na estrada, o que qualquer um imagina que não vai dar muito certo. Depois de alguns acontecimentos, eles viajam numa van com drag queens, o que sem dúvida foi a parte mais engraçada e divertida. E quando enfim chegam à São Paulo, exaustos e sem conseguir um hotel barato para dormir, Math encontra sua amiga de infância, Sammy, que lhes oferece abrigo.

Vamos começar pelo detalhe que Beatriz é chata e muito egoísta. Tipo, muito mesmo. Ela acha que o mundo gira ao seu redor e não pensa duas vezes antes de largar os outros pra ir atrás do que quer. O motivo para a ida até São Paulo foi completamente ilógica. Num mundo de tecnologia e redes sociais, porque ela não tentou se comunicar com ele através do e-mail antes de se embrenhar pela estrada só pra conhecê-lo? Coisa de fã obcecada, não? Mas era mais do que isso. Era como se ele fosse um anjo que teria todas as respostas que ela desejava encontrar. E o coitado do Math, que está sempre ao seu lado, faz tudo o que ela quer, inclusive apoiar a ideia louca. Esse é outro ponto. Apesar de achar maluquice, em nenhum momento ele tentou convencê-la de desistir da ideia. Beatriz é teimosa e iria de qualquer jeito, mas enfim.

A situação, que já estava turbulenta, piora quando três youtubers são sequestrados, incluindo o Garoto Diferente. Qual era o propósito de seguir até São Paulo se agora eles nem mesmo sabiam se o garoto sobreviveria? E, para piorar, toda noite é exibido um vídeo que mostra os três sofrendo nas mãos do sequestrador.

Um romance que começa calmo, e aos poucos vai contando com muitas reviravoltas. Math se dá conta de muitas coisas, principalmente que deve traçar o próprio caminho, parar de ser influenciado pelos outros. Quem o ajuda com isso é Sammy, o que me leva ao final desnecessário. Acho que Eduardo botou muita pressão em um livro que era para ser leve. O final não é exatamente feliz, e a conclusão que a gente chega é que Matheus deveria ter ficado em casa. A Sammy é uma personagem incrível, mas que foi pouco aproveitada. Parece que ela foi introduzida apenas para direcionar Math, e depois que seu papel foi cumprido, ela não tinha mais uso. E quanto à Beatriz, eu me senti exatamente como a Thalita Rebouças, que disse na orelha do livro: Um romance pelo qual eu torci muito, depois torci zero, depois muito, depois zero de novo.

Eduardo aborda também assuntos importantes como homossexualismo, assédio e preconceito. Achei interessante ele levantar esses pontos, embora não tenha sido de uma forma branda. Ele quis passar um pouco de lição nas páginas, e funcionou.

Traços é uma história bem construída, com final surpreendente e um mistério instigante. O Eduardo é um ótimo autor com muito potencial, e espero que ele continue desbravando o seu talento e lançando novas obras.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2017/04/tracos.html

Barão 16/06/2017

Para mim, o pior tipo de situação é aquela em que você não tem ideia do que está acontecendo e nem sequer consegue enxergar ao redor. O desconhecido me assusta." - pág 89

A primeira festa no ensino médio é a mais impressionante, e não poderia ser diferente para Matheus, aceitando participar apenas para acompanhar Beatriz, sua melhor amiga e único crush, o garoto jamais imaginaria que acabarei descobrindo o maior segredo do playboy da escola e nem que terminaria a noite em um ritual macabro de bruxaria, que acarretaria em uma história muito pior.

Após Beatriz levar o resultado do ritual tão a sério, a jovem decide que seu destino está em São Paulo, e para quem sobra o pedido de acompanhá-la nesse viagem? Matheus, cego de amor e repleto de carinho pela jovem, ele decide embarcar nessa aventura. Passando por cima de pais e amigos, ambos saem em busca desse destino. Mas, vida de viajante não é fácil, imaginem para dois jovens com pouco dinheiro, sem carro e dependendo totalmente da boa vontade alheia!

E no meio da viagem ambos descobrem que três Vlogueiros bem famosos foram sequestrados e que estão sendo obrigados a participarem de jogos perigosos, tudo isso transmitido ao vivo por suas mídias, sendo um desses, um rapaz que Beatriz idolatra. Desesperada, a garota agora acha que seu destino é salvar o vlogueiro, será coisa do destino ou apenas uma macabra coincidência?

"Passamos tanto tempo arquitetando nossas ideias e ficamos perdidos quando elas realmente se concretizam." - pág 263

Enfim leitores, que livro incrível! Eu adorei a escrita do Eduardo, pense em uma coisa fluida e leve, ao mesmo tempo que aborda temas tão tabus na sociedade: homofobia; alcoolismo; pressão familiar. Enfim, eu só não consegui engolir a Beatriz mesmo, e a história principal do livro, gostei mais das histórias plano de fundo. O final realmente foi inesperado, porém eu necessitava de mais explicações.

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/

Cíntia Costa 03/07/2017

Maravilhoso
Acho que esse livro não é um romance, e sim uma história de aventura, no estilo da série Vaga Lume, com muita ação, reviravoltas, entretenimento. Não consegui largar o livro. Me prendeu do início ao fim. O que não pode se dizer desse livro é que seja parado.
Me identifiquei muito com Matheus, e não gostei da Beatriz (muito individualista). Morri de amores por Samantha.
O fim eu não gostei.

Natalia 09/07/2017

Resenha: Traços de Eduardo Cilto
O livro “Traços” do youtuber Eduardo Cilto trás como personagem principal Matheus, um adolescente nerd que tem uma quedinha por sua melhor amiga, Beatriz, uma jovem de personalidade forte que não mede esforços para alcançar seus objetivos.

Após uma festa junina do colégio, Matheus e Beatriz vão parar na casa de uma amiga – que se diz bruxa – e acabam participando de um ritual meio estranho e Beatriz leva o resultado final desses estranhos acontecimentos muito a sério e resolve que ela precisa ir em busca de seu destino.

Sabe onde ela acha que esta o destino dela? São Paulo, a maior cidade do Brasil e claro que ela convida Matheus para ajudá-la nessa jornada. No começo Matheus fica relutante se vai ou não, mas no fim ele não consegue imaginar sua melhor amiga se virando sozinha na cidade grande e embarca com ela rumo a uma viagem cheia de altos e baixos.

O livro tem um ou outro momento divertido, mas não é aquele NOSSA QUE LIVRO hahaha. A história - bem clichê - é toda narrada pelo ponto de vista de Matheus, e apesar de ser um livro previsível, o final não é, termina justamente da maneira que você jamais esperaria.

Traços não foi um livro que me empolgou e eu não sairia por ai falando: Você precisar ler tal livro! Acredito que muita gente possa gostar dele para passar o tempo, naquele final de semana preguiçoso, mas sem criar expectativas.

site: http://natalia.blog.br
Bruno 14/06/2018minha estante
undefined

Tulio.Ryan 25/07/2017

EU NAO TO BEM
Tá vamo lá , é o 1° livro em português q tive vontade de ler ,e já conhecia o autor então tava empolgado ,o Eduardo tem uma escrita precisa ,ele não descreve muitas coisas ,tipo lugares ,estranhei um pouco mas até achei bom pq nunca conseguia imaginar nada quando o autor descrevia locais . Ele faz referências MARAVILHAS ao mundo geek ,o personagem principal ,confesso que achei ele meio sem atitude mas ele vai evoluindo ,a personagem feminina ,Beatriz , é uma chata ,não consegui gostar ,desculpa .Os personagens secundários no começo é mto clichê mas dps aparece mais alguns daí eu amei .
Lá pelo meio admito que tava achando as decisões muito forçadas ,tipo mto ,não fazia sentido ,até então esse livro ia ser 3 estrelas mas pelo final foi 4,5.Me surpreendi com o final ,com a história (um pouquinho meio loka )que o Eduardo construiu ,apesar de ter milhares de erros ,ser um livro mto lento , é um 1° livro bem bom ,admito tmb q chorei ,oq ajudou na nota.
OBS: PQ DIABOS TA UMA POHA DE "ROMANCE "NA CAPA ?ISSO N TEM QSE NADA DE ROMANCE TA MAIS PRA UMA AVENTURA ,N PRECISAVA.

Karina599 17/08/2017

Gostei bastante do livro mas não vi tantas reviravoltas como prometia o livro.
A narrativa do autor me pareceu ser bem madura, para um jovem que estava escrevendo seu primeiro livro isso foi uma grande surpresa pra mim.

Fernando Nery 24/08/2017

Um Livro para ser refletido
Olá, Galera Literária!
Faz um certo tempo que acompanho o canal Perdido nos Livros, de Eduardo Cilto. Gosto do estilo do rapaz. Ao saber que ele publicaria um livro, fiquei feliz. Quando todo mundo critica os lançamentos de livros escritos por youtubers, surge um romance do Edu.
(Confira a resenha completa na URL escrita abaixo)

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2017/08/tracos-de-eduardo-cilto-editora-planeta.html

Larissa Benevides (Clã) 26/09/2017

Resenha: Traços
"Somente meus atos que definem meu futuro. Eu sou a única pessoa que vive a minha vida."

Traços conta a história de Matheus, um jovem que foi morar no interior depois da morte de seu irmão mais velho. Seus pais são super rigorosos quanto as saídas e o comportamento do rapaz, mas isso nunca foi problema para ele, que sempre preferiu assistir sua séries a ir a uma balada.

Porém uma noite ele decide atender ao pedido de sua melhor amiga, Beatriz, e vai a festa da escola. Lá ele encontra seu amigo Ivo e a namorada dele, Fernanda. Os quatro jovens resolvem ir para a casa de Fernanda, que afirma saber fazer um ritual para saber o futuro.
"Quando você gosta de alguém, faz loucuras pela pessoa."

Beatriz convida Matheus para acompanhá-la em uma viagem para a cidade de São Paulo para que ela possa encontrar o seu destino. O jovem, que tem uma quedinha por sua amiga, decide acompanhá-la depois de ter um desentendimento com o pai.

A viagem tem vários contra-tempos e confesso que não fui com a cara da Beatriz, desde o começo, ela se mostra uma menina que só pensa em si e que não tem muito juízo.

Ônibus quebrado, carona imprópria, procura por abrigo e comida e até mesmo carona com um grupo de Drag Queens, teve nesse caminho.

Durante toda essa jornada para chegar na capital, Matheus vai refletindo sobre a vida e vamos conhecendo mais sobre o jovem. O legal é que acompanhamos algumas descobertas que ele faz de si e de sua vida e através da reflexão sobre alguns acontecimentos do passado, ele toma decisões sobre o seu futuro.

"Pensamentos são tóxicos, vírus criados para se espalhar por nossa mente e abalar todo o sistema que demorou para ser programado."

Chegando em São Paulo uma notícia bagunça todos os planos de Beatriz e novamente os jovens caem em uma aventura em busca de respostas e o sentido de sua vida na Terra.

Só que dessa vez com uma integrante a mais. Samantha, uma amiga de infância que Matheus reencontra em São Paulo. Eu gostei bastante da Sammy, apesar de algumas inconsistências, conquistou o lugar de personagem favorita. Pois é como dizem: "De perto ninguém é normal" .

Então nessa segunda aventura vamos ter algumas reflexões de Samantha sobre o sentido da vida, conselhos dela para Matheus e também vamos conhecer um pouco sobre a vida da moça.

Consegui enxergar as mensagens que o autor queria passar através do livro, mas a história em si não colaborou. Existem partes clichês e outras absurdas. O final foi interessante e trouxe um pouco mais de realidade para história.
"Nas grandes cidades, as estrelas não estão presentes no céu, mas sim ligadas à terra. Cada luz acesa que você enxerga daqui de cima pode ser considerada uma estrela e, ao mesmo tempo, uma pessoa que com certeza tem mais vida do que qualquer astro celeste presente no espaço."

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2016/08/resenha-tracos-de-eduardo-cilto.html

Mandy 12/07/2019

Matheus é um menino não muito sociável que conheceu Beatriz quando se mudou para o interior após a morte de seu irmão e, a partir daí, viraram melhores amigos. Mas claro que um teria que estar apaixonado né? E nesse caso é o garoto que tem sentimentos fortes pela amiga.
A história começa mesmo quando Beatriz empurra Math com ela a uma festa da escola e lá encontram Fernanda, que acredita ter poderes, e a menina os convence de participar de um ritual no qual ela leria o futuro de Bea. No final disso tudo, Bea acaba acreditando no resultado e decide fugir para a cidade de São Paulo dizendo que seu destino estaria lá e, no meio dessa confusão, seu melhor amigo decide acompanhá-la nesse trajeto.
Os dois partem nessa viajem com o objetivo de Beatriz de conhecer o Garoto Solitário, um youtuber que ela diz entendê-la como ninguém, mesmo sem conhecê-la. Mas ao caminho de cumprirem o desejado, ocorrem reviravoltas que você nem pode imaginar.
Em um primeiro momento você pode pensar que é um livro bobinho de dois adolescentes amigos que ficam juntos no final, mas não é o que a história conta. Além de tratar com vários assuntos da nossa atualidade como homossexualidade, é bem provável que você se identifique com algumas situações e pensamentos.
O livro tem uma escrita muito leve e quando você pega pra ler não consegue mais largar. Com um final incrível, uma história contemporânea cheia de ação que me arrancou risos, lágrimas e situações que me surpreenderam o tempo todo e fiquei boquiaberta.

Carolina1935 31/07/2019

Uma história boa com uma escrita pouco cativante
A muito tempo, quando acompanhava mais ativamente o booktube, um dos canais que eu adorava ver era o do Edu, do Perdido nos Livros. Fiquei super empolgada quando descobri que ele lançaria um livro, e minhas expectativas estavam la em cima, por se tratar de alguém que eu "conhecia", mas acabou que esse livro me decepcionou um bocado.

A história vai acompanhar o jovem Matheus, que a muito tem uma crush na sua melhor amiga Beatriz. Depois de um ritual muito louco, Bia decide sair em uma viagem para São Paulo, para encontrar seu ídolo, um youtuber que se intitula "Garoto Diferente", e logo, Matheus se vê envolvido também nessa aventura.

Uma das coisas que fez com que eu não gostasse tanto assim do livro, foi a escrita, que não me cativou logo de início, e só fui realmente me envolver, na reta final, pelos acontecimentos da trama em si. O que é um ponto positivo do livro: o autor trouxe vários detalhes diferentes, aventuras e mistério, tornando esse livro mais que só um romance adolescente "comum".

Matheus não foi um protagonista que consegui gostar, por mais que em alguns momentos ele se mostrasse sarcástico, e um pouco nerd (características que fariam eu me identificar com ele), eu não consegui me apegar realmente a ele, nem a Bia, que no começo achei que seria um tipo de Margot (porque no início do livro me lembrei bastante de Cidades de Papel), acabou sendo uma personagem sem graça e até um pouco burra. Eu até tentei entender algumas atitudes dela, mas depois ficou meio dificil, fora que achei ela bem pouco carismática. A única personagem que eu consegui gostar, foi a Samantha, que além de ser bem inteligente, é madura e batalhadora, mas que ao mesmo tempo não deixa de parecer uma adolescente.

Ao longo do livro o autor vai trazer a tona temas importantes como machismo, assédio, problemas familiares, homofobia, além de falar um pouco sobre esse mundo de internet, e o que as pessoas estam dispostas a fazer por views. Ao final, somos deixados com uma mensagem sobre trilhar nossos próprios caminhos, fazer nossos próprios traços, o que eu achei que super se encaixou com a trajetória do personagem, mesmo que eu não tenha gostado do fim em si, a mensagem que o livro deixa é muito boa.

"[?]você é o desenhista da sua própria história, e os traços feitos são as ações que toma para designar o rumo que sua vida seguirá. Então tenha consciência de que, a partir de agora, é você quem define o desenho que seus traços vão formar.?

Amigos da Leitora 20/09/2019

Terminei de ler o livro “Traços”, de Eduardo Cilto.
O livro é MARAVILHOSOOO!
Nos conta a história do jovem Matheus, muito reservado, poucos amigos e quase não sai. Até que vai, aos dezessete anos, a sua primeira festa a noite, mas os pais deixa claro que o mesmo deve chegar meia noite. Chegando lá, encontro sua melhor amiga (e amor), Beatriz, e seu amigo Ivo e sua namorada, como é festa da escola, não tem bebida, mas, por um esquema a bebida entra e Matheus bebe um pouco de vodka, assim perde a noção do tempo, vai a casa da namora do Ivo, após acontecer muita coisa na festa, mas não vou falar para não dar spoiler, e assim muita coisa acontece, que também não vou falar para não dar spoiler. E com base na pressão dos pais, um passado complicado em sua família, Matheus decide fugir com Beatriz, o motivo disso não vou falar também, leiam!, e assim começa a aventura. O livro trata de amor, amizade, problemas familiares, problemas de homofobia, ego pela fama da era da internet, amizade verdadeira, empatia e sobre buscarmos nossa identidade, nossos princípios e ideais. Amei e recomendo a TODOS.
Livros bem escrito, enredo mara e personagens bem cativantes.
E você, já leu esse livro ou quer ler? Me deixa sua opinião, vou amar saber.

Sergia.Souza 11/01/2020

que livro, que historia, simplesmente um livro para você rir, achar super romântico e se emocinar bastante e chorar muito

Lanna 17/08/2020

É, gostei da história mas foi muito previsível e o desenrolar muito lento pro meu estilo de leitura.