Entre os Atos

Entre os Atos Virginia Woolf

Resenhas - Entre os Atos

Ananas1 23/02/2024

Não há enredo, há história.
Esse livro é muito singular, apesar de tão característico da autora. Não sei nem o que falar, acabei de terminar e tô assim -> ?

Laura.Brito 16/12/2023

Virgínia é sempre avassaladora. Saber que esse foi o último livro dela dá um gosto diferente à leitura. A peça em si é genial, mas o verdadeiro espetáculo está entre os atos. Um livro para ser degustado, lido com calma e lido de novo.

sophia 25/08/2023

?Sou escrava da minha plateia?
LINDO DEMAIS da metade para o fim eu me emocionei muito com as frases e relações que as pessoas faziam, com as interpretações de cada um da peça e das descrições da autora. Uma ótima introdução à Virginia

Si â¤ï¸ 13/08/2023

Os livros de Virgínia, exigem uma leitura, calma e atenta, sempre cheio de detalhes, fazem com que precisamos, e muitas vezes tenhamos que reler para entender. Para mim é uma linda obra, porém pelo fato de ter sido a última coisa que Virginia escreveu antes do suicídio, para mim ficou muito evidente, principalmente nas falas de Isa, o que de fato estava passando em sua cabeça naquele momento. Percebi que muitos que leram esse livro não entenderam de fato a proposta da autora, se analisar bem, ela está colocando em uma ?história? seus pensamentos e questionamentos, se a gente entrelaçar obra e o presente momento em que a autora vivia, percebemos o óbvio, uma pessoa prestes a cometer suicídio, sempre passa por esse momento de questionamento da vida, dessa brevidade, onde tudo parece falso e sem sentido. Os momentos em que se passava a peça, também mostra um pouco das experiências da autora com o teatro, o caos pré peça, e o quanto por mais maravilhosa que seja a peça, o quanto podemos estar a mercê da interpretação dos que assistem, que nem sempre serão boas!
Para mim as obras de Virgínia são sempre maravilhosas, sendo eu suspeita para falar hahaha

Clarispectiana 23/07/2023

Entre os atos
Terminei "Entre os atos" com vontade de devorar o mundo, de seguir caminho fazendo estardalhaço. Tem algo no jeito da Virginia contar histórias que me encanta, anima e da vida. Sinto vontade de ler todos os livros, escutar todas as músicas, me mantém alegre e firme. O que seria de mim sem a literatura? O que seria dos meus dias sem Virgínia Woolf?

Vez ou outra preciso de algo que traga de volta - pois sou mestra em viver longe, em outro mundo - e a Literatura é sempre o estimulo maior, felicidade diária, que droga ps livros tem?

Só sei que "Entre os atos" trouxe a importância dos intervalos, a paciência e impaciência. Linguagem limpa, Woolfiana do inicio ao fim, história que se passa em menos de 24h, muito do que ela trabalhou em Mrs. Dallowey (que ainda não li, estou aguardando o momento certo). Esse é também o seu último livro, triste pelo fim dela. Mas, feliz por dar sentido a minha vida. Obrigada Woolf!

CAcera3 05/07/2023

Entre os atos
Apesar de sempre esperar maravilhas da autora, nesse livro eu não tinha expectativas tão altas. Foi uma grata surpresa encontrar uma narrativa bem humorada, irônica e cheia de alfinetadas. Os temas woolfianos se mantêm aqui, porém eles não ficam tanto nas entrelinhas e por vezes são bem escancarados. Consegui me conectar bastante com alguns personagens e amei a história.

Marilia132 21/11/2022

O que dizer de um vilarejo e seus aldeãs?
Foi o meu primeiro livro da Virgínia e ironicamente o seu último publicado antes de falecer.
E meus caros, sendo bem sincera no início eu pensei: sério? Pois é um início um pouco sem graça e por esse motivo estou dando as 3,5 estrelas. Porém? QUE ATOS! Não é à toa o nome do livro né?
O livro do meio para o fim faz você vê que a Virgínia não tá ali pra brincadeira. A mulher descreve o voar de uma pomba e te toca com isso, ela trás beleza e importância a mediocridade. Ela mistura o clássico antigo com a contemporaneidade. Tudo em um livrinho de poucas páginas, com seus poucos personagens de destaque.
Enfim, leiam e se deliciem com o que é a escrita da Virgínia Woolf. Eu só sei que não vejo a hora de ler o próximo.

Castro 26/08/2022

Dispersos estamos...
A ideia de "ponto de vista" apresentada em Mrs. Dalloway na cena em que todos olham para o carro na rua e pensam coisas diversas é com certeza mais trabalhada nesse livro.
Uma peça, muitas interpretações, muitos comentários diversos sobre
Uns gostam, outros não, uns se identificam, outros não...e imagino que foi isso que Virginia quis transmitir mesmo, essa sua experimentação retrata a vida e como somos atores e platéia de nossa própria história.

alex 10/08/2022

Entre os atos, de Virginia Woolf (1941)
"Dispersos estamos..."

Livro lançado postumamente no mesmo ano em que a autora faleceu. De acordo com o irmão, a obra estava pronta e aguardava apenas a última revisão por parte de Virginia.

E que bom q ela foi publicada. Texto inventivo, com aparência despretensiosa. Gostoso de ler, com um final que surpreende: a peça dentro da peça (ou como somos autores e atores de nossas próprias narrativas).

A escritora parece navegar, como um ser onisciente, pelas mentes dos personagens presentes na plateia e na peça ora encenada, resgatando e nos apresentando pequenos fragmentos de seus seres.

Muito bom!

Kaio 24/04/2022

A gente vira a última página, fecha o livro e devolve à estante, mas a história não termina dentro da gente.

Flores, chá, o quarto meio escuro, tensão. Qual era mesmo o nome? Será que fará bom tempo? O que vem a seguir? A Inglaterra. Vai começar o próximo ato. O gramofone não quer funcionar. Funcionou. O ato.

A espinhosa consciência de Virginia que fica cravado na gente e, vire e mexe, nos espeta e convida para relembrar aquele trecho, aquela entrelinha, aquelas três ou quatro palavras em sequencia que significam mais do que deveriam significar e incomodam mais do que deveriam incomodar.

Virginia é surreal!

Marcella Fleury Berquó 24/06/2021

Uma experiência diferente para cada um.
O livro tem um estilo de narrativa bem complexo (pelo menos pra mim), mas com uma linguagem bem acessível. Digo complexo pois, algumas passagens demandam um pouco de reflexão, acho que a reflexão agregaria, mas a sua falta com compromete a história. Os diálogos soam muito reais e as personagens apesar de que às vezes não são formalmente apresentadas, mantêm sua individualidade. As "principais" são bastante profundas e a cada nova informação sobre elas que é dada você fica ainda mais intrigado. Amei que tantas coisas acontecem em apenas um dia, onde os donos da casa vão da completa solidão para a companhia de toda a aldeia e para a completa solidão novamente. Anote os nomes dos personagens (nome e sobrenome)! Ajuda bastante na leitura.
A última frase do livro eleva ainda mais toda a obra e te faz pensar em quantas peças atuamos sem saber (ou por escolha). Incrível.
Acho que deve ser uma experiência diferente para cada leitor.
O fato de ter sido escrito durante a 2ª Guerra Mundial e de ser o último livro escrito pela Virginia Woolf traz um peso diferente pra obra.

Karinny 22/05/2021

Inicialmente, achei o livro superficial, e apesar de ter gostado da estrutura de algumas personagens, considerei a leitura nada atrativa. Eu daria uma avaliação ainda pior, não fosse o encerramento, sobretudo a última linha, que me tocou de forma mais significativa.

manu 03/03/2021

Primeiro contato
Essa foi a minha primeira experiência lendo Virgínia Woolf. Eu não posso dizer que gostei da história porque foi bastante complicada para que eu compreendesse; já que o contexto é a Inglaterra daquela época e faz referências muito específicas a cultura inglesa (além de um período histórico muito mais bem retratado do que o que vemos nos livros de história). Todavia, eu gostei muito da escrita da autora. Me lembrou Clarice Lispector. E eu me divertia muito enquanto as passagens não se relacionavam a cultura da Inglaterra. Quando os pensamentos dos personagens eram mostrados ou a descrição de lugar era feita, eu consegui imaginar tudo perfeitamente e foi mágico para mim! Claro que eu deveria ter começado com outro livro, para uma melhor compreensão e entender melhor história. Mas agora eu já li esse. Então tá tudo bem

tmullerh 30/01/2021

Eu enrolei e demorei muito para ler mas li entre ontem e hoje e não me arrependo de ter adiado essa leitura. Parece que o fim disso me atingiu no ponto certo e exato da minha vida.