Açúcar de melancia Richard Brautigan

Resenhas - Açúcar de Melancia

Jay 24/07/2022

euMorte
Eu conheci esse livro através do Harry, depois de ler a sinopse fiquei muito curiosa parar saber mais sobre esse mundo de açúcar de melancia.
Quando li a primeira frase do livro tive que lê-la mais umas 3 vezes e pensei "meu Deus ou esse livro é muito difícil de ler ou é muito maluco." Ao decorrer da leitura vi que o livro era muito mais peculiar do que eu imaginava, logo prendendo minha antenção, conseguir devorar inteiro em algumas horas.
Se trata de uma história peculiar, com personagem apáticos, mas curiosos, onde você sempre tentar achar algum significado por trás de tantas coisas e acontecimentos fora do comum, porém dificilmente encontrará.
Fiquei desconfortável em alguns momentos, as vezes pelo nível de estranheza que os personagens me causavam, outras por não entender o significado por trás, mas continuei lendo com a mente aberta, e foi uma baita experiência.
Finalmente depois de acabar, no último capítulo conseguir compreender um pouco o significado de algumas coisas.
Recomendo muito esse livro para todos, mas deixo aqui um aviso, se prepare para uma leitura totalmente diferente de tudo, não desista do livro por achar muito maluco, a experiência vale muito a pena.

*Alerta: contém suicídio.

Ray 23/07/2022

Meu nome depende de você. Me chame do jeito que quiser.
Uma distopia onde a cada dia o sol brilha de uma cor diferente. Onde há tigres que comem nossos pais (e depois nos ajudam com aritmética). Onde há Pauline e mãos (amavelmente especiais). Onde há naFervura que conspira contra euMorte. E euMorte, um vilarejo com uma estranha arquitetura, onde tudo é feito da mesma matéria-prima: Açúcar de melancia.
Açúcar de melancia é uma das minhas obras favorita da vida, com toda a sua peculiaridade ela se torna incrível e mágica de se ler. É um daqueles livros que se torna mais incrível a cada leitura. É bastante "viajado", mas altamente confortável e viciante (em certo ponto, até meio mórbido), um livro que nos tira do presente, e nos leva a outro mundo.

Giulia 16/07/2022

O coração é uma coisa de louco.
Uma leitura relativamente rápida e fácil,uma ótima distopia e ótimo também para iniciar a ler Richard Brautigan.
Li pela primeira vez lá em 2017,pois sou apaixonada pela Camille Rowe e a mesma disse que é seu livro favorito, a ideia de um lugar onde tudo é feito de melancia e tigres falam, pode parecer boba mas na verdade é ótima,podemos ver que a cidade está sempre em mudança o sol de várias cores em cada dia da semana, as várias melancias e também sua linda história de amor com Pauline acho lindo o modo como a relação deles e descrita amo todas as partes em que eles interagem.
Acho que quem for ler esse por indicação do Harry Styles vai ficar meio confuso,já que querendo ou não ele só leu por indicação da própria Camille,então a famosa "Watermelon Sugar" nada mais é do que uma dedicação para Camille e não tem nada do livro na música a não ser o título e talvez o capítulo "morangos".

Viv 02/07/2022

"Todos temos um lugar na história: o meu é nas nuvens."
Primeiro livro que leio do autor, e que surpresa foi ler ele. É um livro leve e bem interessante de ler, e me prendeu do início ao fim. É uma narrativa cheia de coisas peculiares e justamente por isso, te deixa curioso pra saber o que vai acontecer ao decorrer do livro.

Ler sobre a vida do autor e sobre os anos 60, principalmente o movimento hippie dos eua, ajuda a entender melhor esse livro.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 30/06/2022

Indico, mas já aviso que é doído
Sabe aquele livro fácil de ler, com uma linguagem simples, capítulos curtos, personagens intrigantes, então esse é o livro.
O que me faz gostar da leitura é o fato de ser despretensioso, o autor não te promete nada, mas com uma narrativa direta e lúdica ele aborda temas profundos.
Gostei, foi muito útil na minha ressaca e pretendo reler, pois é esse tipo de livro, que merece ser lido várias vezes.

Hellohell 17/06/2022

Um mundo onde tudo é feito de melancia
Açúcar de Melancia é classificado como uma distopia, mas para mim, está mais pra fantasia mesmo. Um mundo onde há tigres e trutas falantes, o combustível é óleo de melantruta... Entre outras coisas, não poderia se encaixar melhor na viagem que é esse livro.

Em alguns momentos você pode se sentir perdido, mas acredite, no final, tudo vai fazer sentido (ou não!).

O posfácio traz um pouco da história de vida do autor, e só aí podemos entender o motivo desse livro ser do jeito que é.

Ficou curioso? Leia! Mas leia com a mente e o coração abertos! Se deixe levar pela história contada por um narrador de nome desconhecido, mas de sentimentos bem notáveis! ?

? Ficou curioso pra ler ou é muita viagem pra vc?

Lia 09/06/2022

Açúcar de melancia
Mds esse livro é perfeito, a escrita é ótima, super facil de entender, estou impactada, que perfeição

Sarah 06/06/2022

Só li por causa do haroldo ( harry styles ) o homi falou pelos quatro ventos q o livro era bom , mas ou eu sou muito burra ou eu não entendi a complexidade dessa obra prima , eu sei que è o tipo de escrita q vc não entende nada mas ao mesmo tempo fica filósofando sobre a vida , a questão è que eu me perdia no time

Julia 31/05/2022

Indicação do Harry Styles
Tive que ler esse livro pois gosto muito do Harry e adorei muito.
Ler enquanto escutava "Watermelon Sugar" foi quase inevitável.

Foi uma leitura extremamente agradável e fácil.
Um pouco peculiar e bem viajado eu diria.
Gostei muito das descrições do autor.

Em alguns momentos eu não entendi muito bem o que estava rolando mas deve ter sido intenção do autor mesmo pois ele utiliza metáforas em algumas partes.

Millee 22/05/2022

Açúcar de melancia
"Vamos entrar de jeito nisso tudo, viajaremos em açúcar de melancia."

Ler esse livro é saber q vc realmente precisa entrar na onda dele. Houve passagens que me fizeram refletir muito, atribuindo significados q até poderia não ser da intenção do autor. Em outras nada parecia fazer sentido. E pra mim todo esse conjunto foi algo bom. Mas é aquilo, cada leitor, uma experiência diferente.

Soph.Victoria 15/05/2022

Indicação do HS
Eu achei o livro bem viajado, e mesmo assim amei bastante, todo o mundo e como ela funciona me deixou bem fascinada, apesar de ter demorado pra ler por motivos pessoais foi um livro muito bom.

Brunatf 14/05/2022

Um livro muito gostosinho, engraçado e mórbido também. Li ele inteirinho ouvindo watermellon sugar versão forró e recomendo.
No final dessa edição tb tem uma biografia do autor, não o conhecia mas achei importante ter lido, mas avisando aqui que é uma história triste.

sara 13/05/2022

Peculiar
A linguagem pode ser estranhada de início, mas quando vc pega o ritmo se torna bem dinâmico. Adorei muito a narrativa e as referências usadas. Genial.

Isadora.Oliveira 13/05/2022

Açúcar de melancia
Não sei explicar a sensação de terminar esse livro.
Ele é tão gostosinho de ler, muito rápido, os capítulos são bem curtos. Não entendi exatamente algumas partes, mas queria que fosse maior, muito pequeno pra ser tão bom, é isso.
Estou triste pq mesmo tentando atrasar a leitura eu li muito rápido.