Açúcar de melancia

Açúcar de melancia Richard Brautigan

Resenhas - Açúcar de Melancia

hiniamaria 26/05/2021

"Todos temos um lugar na história: o meu é nas nuvens."

esperava nada desse livro, mas veio aí

Rafael.Tadeu 26/05/2021

Olha, não sei exatamente o que sentir em relação a esse livro, certamente não entendi todas as constantes e críticas que o autor quis trabalhar, mas gostei.

Acaba sendo um "Matadouro Cinco" mas mais leve.Um mundo distópico, surreal,onde as personagens simplesmente vão vivendo a vida delas,e mesmo em meio a tanto non Sense, você compra a ideia e acaba sendo tão gostoso como açúcar de melancia adentrar na vida dessas pessoas.

Gaabiis 21/05/2021

Mó viagem
Fui mais uma que leu esse livro por causa de Harry Styles e seu watermelon sugar hiiigh!
Eu fazia uma pequena ideia que o livro era nonsense, então já fui com a mente aberta.
Muitas coisas não entendi, mas como uma boa noveleira que viu muita novela de Glória Perez eu "aprendi a voar". Então ficou aquilo: entender, entender eu não entendi, mas gostei!
Uma realidade distópica de personagens apáticos, que mesmo diante de grandes acontecimentos, não esboçam muita emoção.
Lendo o posfácio é possível captar um pouco da essência da obra. A vida do autor, que renderia uma bela biografia, dá algumas dicas sobre a história.
Dou 4 estrelas e indico fortemente por ser algo bem diferente do que estamos acostumados a ler, além do fato de ser uma leitura fácil e rápida para relaxar.
Se por um lado estou doida para ir atrás de explicações, por outro talvez eu não queira explicação nenhuma e reflita sozinha sobre a história.

Laura.Qualhano 18/05/2021

Obrigada Brautigan
Em uma vibe meio Revolução dos Bichos, Brautigan nos leva pela comunidade de euMORTE, um lugar onde praticamente tudo é feito de açúcar de melancia, com uma linguagem bem leve, ele faz uma enorme crítica a mecanicidade das nossas ações, com direito a crítica a segunda guerra mundial. No final tem ainda, toda uma explicação sobre o livro.

Maguire 14/05/2021

O livro mais estranho q ja li kkkkk
Gnt q brisado esse livro mds, eh mto sem sentido, e eu ainda achava q era um livro infantil mas n eh n kkkkk. So fui ler esse livro por causa do Harry Styles obv ne! O livro mais estranho, aleatório, sem sentido e bizarro q ja li KKKKK, foi um pouquinho divertido as vezes

Luh 08/05/2021

Achei o livro bem ruim na verdade, bastante sem sentido, não pelo fato de ser super diferente em um mundo super diferentes, pois essa foi a parte que me fez até que gostar dele. Acho que o autor queria trazer algo profundo com isso, e falhou na tentativa, a escrita é bem ruim também e é isso. mas vai de cada gostar ou não.

Maria Clara 26/04/2021

Precisa de uma segunda chance
Um livro leve. Uma história sem partida nem chega, como se se você chegasse na vila de Açúcar de Melancia no meio de uma linha do tempo de uma de suas gerações. É um livro que eu gostaria de dar uma segunda chance, porque acredito que possa encontrar algumas simbologias ou algumas mensagens nas entrelinhas que não sobressaíram nessa leitura. Além disso, acredito que o momento que você vive, se for um que se encaixe bem com a leitura (não de uma forma muito direta), pode contribuir para desfrutar mais da leitura.

Euler 23/04/2021

O que me surpreende na narrativa é como as metáforas e os acontecimentos inusitados emergem de diálogos extremamente cotidianos e diria, irrelevantes. Esse efeito potencializa a narrativa no que se propõe de fantástico e na vontade de nos provocar estranhamento. Propositalmente, há a suspensão dos diálogos quando eles estão prestes a nos dar informações importantes. Na contramão das indicações quase unânimes, nessa obra os diálogos de chá são aceitos e usados com frequência. Há na narrativa o simulacro da escritura, o narrador lembra a todo momento que está escrevendo uma obra, o que dá a sensação de que os fragmentos são retratos de um cotidiano. Mas não qualquer cotidiano, e sim de um local onde tudo é feito de açúcar de melancia vizinho a outro onde se guardam obras esquecidas, e perto de Eu morte onde as pessoas estão sempre bêbadas.. Algumas passagens são tão loucas que parecem que estamos sob efeito de alguma coisa. A obra me acessa mais enquanto projeto do que no vamovê do que está escrito, o que se propõe acaba sendo,para mim, maior do que a execução. Mas, o efeito de estranhamento está posto, e o livro ao contrário do título nãoédoce. Ou é. -entendedores entenderauwn.

alex 21/04/2021

Açúcar de Melancia, de Richard Brautigan (1968)
Leitura leve e gostosinha de mais um autor "beat", do movimento hippie e da contracultura americana do período.

Dá pra ler de um golpe só. É simples, mas é prazerosa na proposta. Cheguei a ele pq o Haruki Murakami disse, numa entrevista, que Brautigan havia sido um de seus influenciadores.

A obra é anunciada como ficção distópica, mas nesse âmbito é diferente do que esperaríamos. Como Joca Terron escreve no posfácio, é uma mistura singular de "quadrinhos underground, ficção científica, letras de rockn'roll, poesia do absurdo".

vifinkler 17/04/2021

As referências que não peguei
É um livro surrealista, e eu não gosto dessa literatura, agora fui ler por que? Por conta do harry styles.
Tô fazendo uma série de leituras que o harry já falou sobre e esse homem gosta muito de surrealismo.
Fiz um vídeo no tiktok falando sobre se quiserem ver @junyavi_

allcalina 05/04/2021

Ótima leitura pra quem gosta de literatura fantástica (fantasiosa?). Muito tranquila.

Nata 30/03/2021

Wow
De longe, um dos livros mais malucos que já li. Geração beat no seu puro suco.

Escrita fácil, rápida, o tipo de livro que você, se gosta de distopias, pode ler tranquilamente para sair de uma ressaca.

Maíra Marques 26/03/2021

É uma distopia que fala da morte do individualismo, numa realidade em que livros são queimados e seitas cometem suicídio coletivo.
Achei a linguagem infantil e cansativa, pois repetia coisas já ditas no parágrafo anterior, sem ter um motivo aparente para essa repetição.
Gosto de distopias. Na minha percepção, faltou um personagens que questionasse a sociedade ou que aprofundasse os acontecimentos, achei superficial.

Louie 11/03/2021

Bem vindos à Açucar de Melancia
Gostei demais do livro. Me apaixonei por esse universo e me senti órfã quando terminei (aliás, o livro é curtinho e fácil de ler, li num fim de semana).
Apesar de ser um mundo bastante surreal, com melancias de diversas cores e tudo feito com açúcar dessas melancias, ainda é um mundo parecido o suficiente com o nosso para que criemos certa simpatia pelas personagens. A escrita simples e quase infantil também ajuda a criar essa sensação de aconchego (foi essa a sensação que eu senti).
No final, fiquei com vontade de ilustrar esse livro todinho. Quem sabe um dia...

Bela 23/02/2021

Açúcar de Melancia
É um livro que você precisa conhecer o contexto histórico no qual foi escrito e entender também a vida do próprio autor. Não tem o formato tradicional dos livros e pode perder alguns pontos inicialmente por isso, mas é justificável quando se compreende a história e o narrador.
O livro é ok, duvido que alguém consiga odiá-lo.