O Diário Internacional de Babi

O Diário Internacional de Babi Chris Salles

Resenhas - O diário internacional de Babi

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Iris Figueiredo 26/09/2016

Viaje com a Babi em suas histórias super divertidas
O diário internacional de Babi é um YA que conta a história de Bárbara, uma adolescente de quatorze anos que teve a vida revirada de cabeça para baixo desde a separação dos pais. Sua mãe resolve recomeçar a vida bem longe da pequena cidadezinha de Estrela, no interior do Rio Grande do Sul, onde Babi viveu a vida inteira. Agora eles estão de malas prontas para Orlando, na Flórida, a cidade onde todo mundo sonha em passar férias, mas Babi não tem a menor vontade de viver.

De uma forma muito divertida e direta, Chris narra em formato de diário o dia a dia de uma adolescente vivendo uma série de mudanças. Babi precisa se adaptar à nova realidade – um país novo, um idioma que não domina, o bullying antes mesmo de começar a escola, as saudades de casa… Além de tudo tem o primeiro amor de verdade, claro.

O ponto mais forte do livro é a forma que a autora conta a história: de um jeito bem ágil e engraçado, é como se você acompanhasse os pensamentos da personagem e pudesse ver as cenas se desenrolarem na sua frente. É um livro bem visual, eu conseguia enxergar a ação se desenrolando. A escrita da Chris me lembrou muito a Meg Cabot.

Babi tem uma família grande e barulhenta à sua volta. Ela faz novos amigos nos EUA e se mete em muitas confusões, mas é bem legal como os personagens que fizeram parte da história da Babi no Brasil não são excluídos da história, pelo contrário. Ela consegue administrar bem todos os núcleos na história, especialmente os conflitos familiares. Babi se sente preterida por ser a filha do meio e isso rende altas cenas no livro.

Eu gosto muito como a Babi parece uma adolescente real. Ela tem asma e usa aparelho, não é uma menina rica que tem tudo na mão e coloca suas inseguranças para fora. É um livro que eu gostaria de ter lido quando era adolescente, acho que me identificaria bastante.

Acho que a autora ainda tem muitos assuntos para abordar – gostaria de ver a adaptação da Babi à escola, por exemplo, já que ela não fala bem inglês, além de como a família vai permanecer nos EUA. Ela tem bastante material para continuações com as aventuras da Babi. Acho que o livro tem tudo para conquistar as leitoras adolescentes. Talvez o público mais velho não se identifique tanto ou ache que já passou da hora de ler, mas ele é uma história ótima para seu público alvo, muito divertida e gostosa. Recomendo para quem quer um romance adolescente leve, que te leve de volta àquela época turbulenta onde usar um aparelho nos dentes era o fim do mundo.

site: https://irisfigueiredo.com.br/2016/07/12/o-diario-internacional-de-babi/

Babih | @babihpb 24/09/2016

Meu diário

site: http://literaduo.blogspot.com/2016/09/resenha-o-diario-internacional-de-babi.html

Lê Golz 21/09/2016

Adorei!
Esse é o primeiro livro que leio do novo selo da Editora Planeta - Outro Planeta -, que parece mesmo ter vindo para agradar. O Diário internacional de Babi é um Young Adult escrito por Chris Salles. Aqui acompanhamos a história de Babi, uma adolescente de 14 anos que tem seu mundo perfeito onde mora em Estrela, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, no Brasil. Mas tudo muda quando sua mãe decide se mudar para Orlando, nos Estados Unidos. Babi não quer deixar seu colégio, suas amigas e nem deixar a tranquilidade de sua cidade, mas se vê obrigada a acompanhar a decisão da mãe. Em Orlando, a certeza de que não quer morar nos EUA se confirma. Em meio a muitos desafios e o bullying que ela sofre, se encaixar nesse mundo fica cada dia mais difícil. Babi então passará por maus bocados tentando se conectar ao novo rumo de sua vida, e definitivamente não será nada fácil.

A narrativa é feita em forma de diário, onde Babi relata a confusão que está em sua cabeça e como se sente em relação a tudo. A escrita da Chris é incrivelmente leve, envolvente e descontraída. Até parece que estamos em uma conversa com Babi, ouvindo todas suas confissões.

O que mais gostei foi a forma como me identifiquei com a Babi quando tinha a mesma idade que ela. Não consideraria esse livro como mais um drama adolescente, mas como uma obra cuja protagonista é tão real como eu e você. O incrível foi que me identiquei com a Babi em vários pontos. Nossa protagonista é como todos os adolescentes que já se sentiram menos amados pela mãe entre os irmãos, que já encontrou aquele garoto perfeito e achou que seria para sempre, e entre tantas coisas, só desejou ter seu lugar no mundo e no coração das pessoas que ama. E com todos esses conflitos internos de Babi, é gostoso acompanhar também suas descobertas. Mentir talvez não seja a melhor solução, as pessoas às vezes realizam sacrifícios por nós e nem vemos, ninguém é tão perfeito quanto possa parecer e talvez estejamos procurando nosso lugar ao sol de maneira errada.

Além de adorar acompanhar as descobertas da personagem, a autora me ganhou também por trabalhar o bullying. Esse é um tema, que geralmente é mais temível entre os adolescentes, e apesar de não ser o foco do livro, acabou se tornando um dos desafios da protagonista. Adorei como a autora trabalhou os personagens secundários que cometeram algumas "maldadezinhas" com ela. Isso nos mostra o quanto esse assunto está fortemente presente na sociedade e como muitos pais não notam.

"Sério, não dizem que estou indo morar na terra dos sonhos e das princesas encantadas? Será que não dá para pular a parte do sofrimento e ir direto para o "felizes para sempre"? Estamos precisando tanto disso..." (p. 15)

Além de amar essa história tão gratificante e descontraída, a diagramação está ótima. Contamos com pequenas ilustrações em cada início de capítulo que começa em forma de diário. Adorei a fofura da capa que se conectou perfeitamente com a história e a personagem.

Em linhas gerais, O diário internacional de Babi é um livro para ser apreciado especialmente pelos jovens, mas também por adultos, que se identificarão rapidamente com a protagonista. Um livro lindo e muito bem escrito, com personagens convincentes e um clima descontraído. Simplesmente amei! Dificilmente o leitor se arrependerá da leitura.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/09/resenha-o-diario-internacional-de-babi.html

Catha 18/09/2016

Adorei,o a maneira escrita,a história,e o livro...Nos diverte,contagia e nos conta lições importantes...às vezes complicamos com coisas desnecessárias,e o livro nos ensina,a descomplicar,e mostrar que tudo pode ser bom e lindo,somos responsáveis pela nossa felicidade,portanto,cada um faz do seu lugar o melhor para viver:-)
Amei?

Dreh 26/08/2016

Bom, ainda bem que tive a honra de ler o livro no wattpad.
O que falar das noites ou dias esperando DIB ser atualizado? E ainda ficar roendo as unhas esperando o próximo capítulo? Apesar de não ser fã desse tipo de livro, DIB me trouxe uma sensação incrível e única. Aprendi muita coisa com a Babi e o Théo e espero poder aprender mais em DIB2.

Simeia Silva 19/08/2016

Uma fofura...
Acho que esse é justamente o problema das pessoas: a gente sempre rejeita o que é novo ou o que não entende com medo do que vai encontrar se explorar a fundo.

Os pais de Babi se separam e der repente ela se vê sendo obrigada a fazer as malas para Orlando, e acompanhar sua mãe, sua irmã que até então lhe parece ser muito sem coração e o seu irmão mais novo que cara, é o capiroto mirim encrustado no corpo de uma criança, eu teria dado uns bons tapas nele. Babi não quer deixar o Brasil e muito menos a sua escola e os únicos amigos que viram nela uma garota legal e especial, já que para todos os outros, ela era apenas uma menina sem graça e desajeitada.

Babi não se vê morando com seu pai e a nova mulher dele no Brasil, apesar de ter pensado muito nessa possibilidade, e acaba muito a contragosto se mudando com a mãe para a bendita Orlando, na casa dos primos que ela tanto adorava quando mais nova, e que a detestava. E não pensem que ela estava fazendo birra não, lendo o livro eu percebi que a minha concepção de menina mimada não foi nada confirmada, Babi sofre e muito coitada com o "favoritismo" da mãe pela irmã mais velha e pelo capetinha mais novo.

No Aeroporto acontece aquele clichê gostoso, ela se esbarra com um garoto super legal no avião, o mesmo garoto que ela observou no aeroporto durante algum tempo e que achou esnobe logo de cara, mas claro que dentro do avião, o garoto mostrou que ela estava bem enganada a seu respeito.

Chegando em Orlando ela tem uma surpresa muito boa, sua prima que a odiava se tornou uma graça de menina, mas quanto ao seu primo querido, não foi bem assim, ele acabou se mostrando um obsessivo de marca maior. Quanto ao garoto do avião, lembram dele? Huuum, ele também irá bater cartão em Orlando e será assim, muito, mas muitoooooo fofooooo esse reencontro.🌟❤

E o nome do livro Simeia, o que tem a ver com a história? Bem, na luta da Babi com a mãe para não sair do Brasil, porque se sentiria sozinha por ser tímida e não saber falar inglês, a mãe dela lhe deu um Diário que seria como uma válvula de escape para Babi, seria onde ela contaria tudo que acontecesse com ela antes, durante e quando se acertassem de vez em Orlando.

Entre novos amigos e inimigos, baladinhas, show de bandas, meninas más, ex -ciumenta, sequestro por uma aliciadora de meninas para fazer programa, brigas com sua mãe, sua irmã, primeiro emprego, correria da imigração, vídeos e fotos pela internet virando memes nada engraçados e muitas outras aventuras e micos, dizendo melhor, Kings Kongs enormes, a vida de Babi vai se ajeitando, e no final BAM, uma reviravolta acontece...

É um livro bem adolescente? Sim. Tem assuntos importantes e bem sérios tratados pela autora entre as entrelinhas? Muitos. E cara, gostei muito disso. Adoro livros que durante a leitura, a galerinha mais jovem e até mesmo os mais velhos, podem tirar alguma lição da história. Parabéns Chris, mandou muito bem. Dramas familiares e até um alerta sobre caronas e prostituição infantil/adolescente foi tratado por aqui mesmo que rápido esse segundo.

Devorei o livro em uma tarde, e entre gargalhadas pelos micos de Babi o menina engraçada, mania de brasileiro debochar da própria desgraça, emoções e dramas vividos por ela com a sua mãe, eu fui me encantando pelo jeitinho doido e desajeitado de ser da Babi, e claro que espero ansiosamente pelo segundo volume, para saber como a Babi se sairá em um colégio novo onde não conhece ninguém, mas que todos a conhecem através dos memes e micos que algumas meninas maldosas jogaram na internet. E claro que a reviravolta que aconteceu no final me deixou muito animadaaa, a vida da Babi irá melhorar 90% depois dela.

É um YA bem juvenil mesmo! Mas que me encantou durante a leitura. Leiam e depois me contem o que acharam. Uma leitura divertida e gostosa para descansar em um fim de tarde, e que curou a minha ressaca de quase um mês sem conseguir ler um único livro por completo. A escrita da autora é muito fluida e leve, o que fez minha leitura ser bem rápida.

Quanto a diagramação, só posso dizer que gostei muito das cores usadas na capa, esse tom de verde do título e a fonte dele, ficou muito lindo contrastando com o rosa da mesma. A parte de dentro está uma fofura que só vendo, uma graça os desenhos de arquinho da Disney, pulseira com pingentes, canetas coloridas, etc no começo de cada capítulo 🌟🌟🌟. As folhas são amareladas com uma textura gostosa, e as letras tem tamanho bom para leitura. Quanto aos erros ortográficos, não encontrei nenhum. No mais, leiam o livro gente. E se você não curte YA, dê uma chance para esse livro, vale a pena, você irá se divertir.

Beijokas.

site: www.sentaaileitor.com.br

brunadaguarda 15/10/2021

Uma viagem para Orlando com muito drama
Gostei de viajar com a Babi para Orlando. E apesar de o livro não ser muito detalhado me senti na Disney também. Achei a leitura bem fluída, acredito que dá para ler em um dia. Gosto de ler esse tipo de livro mas às vezes acabo enjoando do tanto de drama presente na história, achei Babi um tanto "reclamona", ela nunca para pra pensar no outro lado, só no lado dela. Sobre os outros personagens gostaria de ter conhecido mais sobre eles, como Megan e Zoey, e até Alice a irmã de Babi, tem muito pouco sobre ela, mas isso dá pra relevar porque o livro é o diário de Babi, e por isso só tem a visão dela. Adoraria que o livro fosse um pouco maior ou tivesse um segundo livro do período de aulas, seria bem legal. Enfim, recomendo o livro pra quem gosta de clichês adolescentes, e que tenha paciência com drama.
"A gente rejeita o que é novo ou o que não entendemos com medo do que vamos encontrar se explorarmos a fundo."

Nathalia.Lemos 13/11/2021

sim voce vai passar raiva com esse livro
É a terceira vez q eu leio esse livro e sinceramente amo demais, como eu disse voce vai passar raiva, Babi é uma adolescente de 14/15 anos e esta passando por mudanças grandes, podemos dizer q com certeza o surto vem ai, mas se vc tem a mesma idade que ela recomendo demais a leitura, eu com 15 anos na cara me senti acolhida e tristemente me identifiquei muito com ela nessa releitura.

É um livro super fácil de ler, os capítulos são curtos e à escrita muito fluida, não tem nenhum gatilho que eu lembre, mas tem personagem babaca e insuportável ao mesmo tempo que tem personagens incríveis.

Recomendo demais a leitura e ja digo q é um livro nacional, então não pirateie o livro por favor.

SahRosa 30/07/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Mudar não é fácil, principalmente quando temos pessoas importantes do nosso lado e gostamos da nossa vida como é, Babi vai enfrentar o maior desafio que uma adolescente possa ter, viver em um lugar estranho e que ela simplesmente detesta, sei bem o que nossa protagonista sente, afinal, durante boa parte da minha adolescência e até momentos da vida adulta, eu me vi em locais diferente, cidade, escolas e por ai vai, sei como é ser desajustada, sentir falta daquilo que conhece, dos amigos, da família que ficou para trás, parece que o mundo todo está contra nos e nada dá certo, por conta dessa similaridade com a Babi, acabei vendo um pouco de mim nela, claro que temos alguns diferenças, ela a filha do meio, eu a mais velha, mas os sentimentos, a sensação do novo e desconhecido, eu conheço muito bem, até mesmo nossas personalidades são parecidas e isto foi um dos motivos que O Diário Internacional de Babi me conquistou tanto, eu me vi naquelas páginas, conhecia tão bem a sensação de desconforto de estar em um lugar que você não queria, mas como dizem, as mudanças muitas vezes são benéficas e assim como Babi, também aprendi isso.

Mas se engana quem pensa que Babi possa ser apenas uma adolescente reclamona, que está perdendo a oportunidade de aproveitar um chance sensacional, afinal, sua família muda-se para Orlando, a cidade mágica, sem dúvidas, muitos ficariam encantados, mas Babi é diferente, mesmo que as vezes soe um pouco egoísta, mas compreendo bem sua recusa de aceitar o novo. Eu sei que isto possa ser repetitivo, mas se tem algo que considero o melhor em uma leitura é quando sentimos uma conexão e semelhança com protagonista do livro, pelo menos para mim, é um ponto muito positivo, pois começo a me ver ali e aprender junto, situações que muitas vezes nos passam despercebidas, seja por nossa própria convicção ou não, em seu diário, Babi revela seus medos, inseguranças, sonhos, saudades e amores, ao longo da leitura ela vai crescendo e percebendo que nem tudo é como quer e se deixar a porta aberta, coisas boas podem sim acontecer e essa tristeza de não fazer parte de nada, acaba com o tempo.

Comecei enfatizando isto, pois fazia um tempinho que um protagonista não me conquistava tanto, como foi o caso da Babi, normalmente, eu acabo não gostando do personagem principal dos livros que leio, seja por inúmeros motivos, mas Babi é tão encantadora e nossa semelhança foi tão intensa, que eu não conseguia desgrudar da leitura. O Diário Internacional de Babi, é uma obra gostosa de ler, tem uma simplicidade que pode fazer alguns torcerem o nariz, mas entendo a escolha da autora em nos mostrar uma história por meio do diário de uma adolescente. Diferente dos livros de ficção que estamos acostumados, em O Diário Internacional de Babi, vamos ver a trama não apenas pela visão da protagonista (que é narrada em primeira pessoa), mas sim em forma de confissões (quem já utilizou um diário sabe muito bem como é), não há capítulos, mas sim a divisão por dias que Babi escreve, em cada um, uma situação diferente e por ser nesse estilo, a obra acaba sendo mais simples, não há descrições profundas, no entanto, essa característica acaba sendo mágica, pois temos os segredos de uma jovem nessa grande jornada que ela esta vivenciando. Por Chris Salles nos mostrar esse aspecto da trama pelas confissões de uma adolescente, a leitura acaba sendo diferente, acolhedora e ao mesmo tempo intima, afinal, Babi relata seus sentimentos, dúvidas e temores, uma forma diferente de ler uma história e vivenciar uma aventura ao lado de uma personagem tão legal.

Com a mudança drástica, nossa amiga e sua família, precisam se adaptar em um lugar totalmente diferente do Brasil, quem pensa que a terra do Tio Sam é as mil maravilhas, verá quem nem tudo é como imaginamos, mas se dermos uma chance e tentarmos fazer o melhor, podemos sim ter um conto de fadas. Babi tem um pouco de dificuldade em falar inglês, e podem apostar, nossa protagonista viverá aventuras no minimo bem humoradas, muitas vezes me peguei rindo em algumas passagens no livro e outras suspirando ao lado de Babi. Chris Salles revela um romance super fofo em seu livro, como não se apaixonar por Theo? Mas também senti pena muitas vezes de Babi, com um primo controlador e possessivo, uma rival sem escrúpulos e disposta a fazer da vida da nossa amiga um inferno. Este é outro ponto interessante na leitura, além de abordar a mudança, o sentimento que temos com aquilo que nos é querido, Chris Salles também mostrar como o bullying é prejudicial e magoa, além de causar inúmeros problemas. O Diário Internacional de Babi vai muito além da ficção e traz referências do cotidiano muito importantes, é uma leitura que no final nos faz sim refletir e adoro quando encontro um YA que traz temas importantes para pensarmos, mesmo que muitas vezes de uma forma mais sutil.

Com uma escrita fluida e envolvente, Chris tece uma trama fofa, empolgante e humorada, Babi é uma figura, é aquele tipo de garota que facilmente você se torna amiga e em posse do seu diário temos uma história gostosa de acompanhar e que facilmente vai cativar o leitor. O blog foi um dos escolhidos para ler a prova do livro e só tenho a agradecer a editora Planeta pela confiança, a prova ficou muito bonita, adorei a diagramação interna, cheia de detalhes e meiga, estou ansiosa para ver como será o resultado final de O Diário de Internacional de Babi.

Os leitores mais jovens, principalmente adolescentes, irão se identificar bastante com os personagens e o mais velhos terão uma história fofa e romântica em mãos.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/07/resenha-o-diario-internacional-de-babi.html

barb369s 07/06/2022

viro o queridinho da academia? virou.
É uma romance tão gostosinho de lê. Esse virou meu novo livro favorito da vida por eu me identificar (até demais) com a babi e theo casa comigo por você eu bebo o mar de canudinho e atravesso o polo norte de shortinhos ???

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6