Guia astrológico para corações partidos

Guia astrológico para corações partidos Silvia Zucca

Resenhas - Guia astrológico para corações partidos

Aione 05/10/2020

Guia Astrológico Para Corações Partidos é o chick-lit da italiana Silvia Zucca, publicado no Brasil em 2016 pela editora Suma (na época, Suma de Letras). Reunindo muito humor e astrologia, a história acompanha a jornada de Alice.

O momento não está nada propício para librianos, e Alice é a prova viva disso. Não bastasse seu desastroso histórico de relacionamentos, ela recebe a notícia de que seu ex vai se casar e que um novo consultor foi contratado para melhorar as finanças da empresa onde ela trabalha, o que pode resultar em uma demissão. Assim, ela se permite ser guiada pelos astros, em uma tentativa de minimizar os acontecimentos ruins que a rodeiam.

O humor é o que fala mais alto na escrita de Silvia Zucca. A narrativa em primeira pessoa permite tanto uma grande proximidade entre Alice e o leitor quanto imprime, em cada página, o tom dramático e exagerado que é próprio da protagonista. Além disso, as próprias piadas feitas pela autora são muito bem sacadas — embora haja algumas problemáticas, que fazem humor com situações e temas não mais aceitos como engraçados, considerando-se que o livro foi originalmente publicado cinco anos atrás. Também, o fato da protagonista ser apaixonada por filmes faz com que Guia Astrológico Para Corações Partidos tenha diversas referências, inclusive nos títulos dos capítulos, que trazem trocadilhos entre astrologia e títulos de filmes. Adorei, também, as descrições caricatas de cada signo.

Foi principalmente o humor e a questão astrológica o que me aproximaram de Guia Astrológico Para Corações Partidos. Essa foi a comédia romântica que li em que os signos mais estão presentes e, por ser uma temática do meu interesse, foi um destaque. Contudo, com o passar dos capítulos, esses dois aspectos começaram a ficar um pouco cansativos, visto que a personagem continua a enfrentar situações muito similares até o fim, que saturam o humor, e aprofunda-se cada vez mais na questão astrológica, a ponto de usar termos que não fazem sentido para quem tem um conhecimento mais básico do tema. Mesmo que a intenção seja a de mostrar o exagero astrológico de Alice e a forma absurda com que ela passa a fazer uso da astrologia, foi também fatigante. Ainda, não fui de todo cativada pelos personagens. Embora tenha gostado de Tito, melhor amigo de Alice, sua melhor amiga, Paola, nem sempre me agradou — embora ela faça um bom contraponto à Alice — e o próprio mocinho teve seus momentos questionáveis.

Dessa maneira, fiquei com a sensação da trama e da atmosfera da leitura não saírem muito do mesmo lugar. Deixei de fazer uma leitura atenta, me dispersando em vários momentos. Ainda assim, gostei bastante do epílogo — o capítulo final achei um tanto quanto abrupto. Acho que ele amarrou bem a história, mostrando a evolução da personagem e entregando, também, uma gostosa reviravolta, com uma cena digna de causar suspiros.

No geral, Guia Astrológico Para Corações Partidos começou muito promissor e me arrancando gargalhadas, mas acabou por me cansar em seu desenvolvimento, voltando a ter uma melhora ao final do livro. É uma leitura divertida, para se passar o tempo, e pode funcionar melhor se envolver o leitor por toda a narrativa.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/10/02/resenha-guia-astrologico-para-coracoes-partidos-silvia-zucca/

Rayara.Agaada 29/05/2021

Não é só uma baboseira de signos
De início, ao julgar pelo título, pode parecer ser apenas relatos de horóscopo, signos, mas o livro trás a história da vida de Alice e seus relacionamentos frustrados, que busca na astrologia seu final feliz.

Naty 29/06/2021

Gostoso clichê
Bom sou suspeita a falar, confesso que sou libriana e viciada em astrologia, exatamente como a protagonista!

A história é bem típica das comédias românticas e logicamente daria um filme desses bem clichê baseado em livros iguais a esse, estilo, a barraca do beijo e simplesmente acontece?

O diferencial aqui é a astrologia e inunda a história, completamente incapaz de tomar decisões Alice descobre que talvez todo o acaso da sua vida esteja previsto nas estrelas e usa isso como desculpa para cada escolha errada que faz.

Logo acontece uma reviravolta que a faz entrar numa crise de identidade e que se torna o estopim para que ela tome as rédeas de sua vida e comece arriscar viver e tomar decisões.

Como todo bom clichê, ela vive uma roda gigante com vários períodos por baixo, mas ela tem seus momentos no alto para apreciar as estrelas e enfim aceitar o seu ?viveram felizes para sempre ?, que diga-se de passagem, os astros não previam.
Naty 10/01/2022minha estante
E agora tem um seriado na Netflix baseado no livro?

Lori 22/02/2022

Parecia que era um livro divertido, mas se tornou cansativo e chato. Me arrastei pra tentar terminar a leitura.

Banks 07/01/2022

Eu nunca vi ngm comentando desse livro. Eu encontrei ele a partir de uma série da Netflix que é baseada nele. Eu rir mt kakakaka a protagonista é um ícone e super fã de cinema,o livro possui várias referências

Beeð 27/05/2021

Romance da sessão da tarde
Esse livro é bem leve, essencial para pessoas que amam astrologia e gostam de ler romances.
Eu gostei muito desse livro, parece muito os filmes da Sandra bullock nos quais ela é desajeitada e tem a vida amorosa super bagunçada.
Achei interessante a forma como a autora incluiu a astrologia de uma forma clara e direta no livro, servindo como base para todo o enredo.
Em alguns momentos essa questão astrológica passa um pouco dos limites, mas não é algo que atrapalhe a história ao ponto de tornar ela ruim.
Os personagens são excelentes e muito bem desenvolvidos, alguns acabam perdidos no meio do caminho e deixam vários pontos em aberto, mas no geral a história é muito boa e vale a pena ler.
Confesso que não teria lido ele se não fosse por insistência de um amigo meu, mas não me arrependo ?

Jéssica 04/11/2021

Bem chato
Quando comecei o livro estava bem animada, pois acreditava que seria um livro bem divertido.
Assim, no começo eu até estava achando legal, porém a protagonista é muito chata, achei ela bem infantil e boba. Na verdade o que me fez não gostar da história foi a protagonista!
O casal principal não convence de forma nenhuma, não entendi e não fui convencida pelo o ?amor? deles, para mim no início estava até tendo uma construção do relacionamento, porém depois é esquecido e do NADA ela aparece apaixonada por ele.
Ele até que convence mais, se eu ignorar algumas coisas posso acreditar nos sentimentos dele, mas ela é tipo - como ele é o único minimamente interessado nela, ela aposta tudo nisso, bemm desesperada por um relacionamento, não importa qual ou com quem!
A astrologia da metade para o fim do livro fica muiiito chato é tanta coisa falada e de novo DO NADA a protagonista se torna uma especialista, honestamente eu simplesmente estava pulando essas partes do livro.

Adrícia 27/06/2022

Um livro leve e cheio de humor, sem aquela teoria forçada sobre astrologia. Pelo contrário, traz de um jeito bem descontraído as características de cada signo no desenrolar do drama de Alice na procura do seu "paraíso astral".

Jacque Mayer 25/11/2021

Achei fofo, divertido em muitas passagens.
Mas não sei uma nota maior por dois motivos: em certo ponto do livro, a história parece perder um pouco o ritmo e fica menos divertida até; e também achei que algumas passagens tem ritmo diferente, em alguns momentos há descrição demais quando não precisava, e em outros, falta descrição da cena.

Mas é uma história leve e divertida.

lewhoviana 08/11/2021

Divertido e leve
Ter maratonado a primeira parte da série em uma tarde me deixou encucada, eu precisava saber o que aconteceria. Apesar de não estar muito afim de ler, li. E ainda bem que o fiz, ô livro gostoso de ler. As vezes me pegava rindo com certas situações, outras só me estressava com Alice. Achei ela bem parecida com Becky Bloom, suas atrapalhadas e obviamente suas tendências a tentar sair das mesmas manias e pá caindo de novo.

Andy.Sena 16/06/2022

Decepção define esse livro. Não sei se minhas expectativas estavam bem altas e minha vontade de ler antes de me aventurar na série na Netflix, mas achei a história tão maçante. Fora que não me convence uma mulher de 30 e poucos anos agindo como uma pré adolescente. E ainda tem o foco total no horóscopo, o que acaba cansando ainda mais. A impressão que tive é que a autora não sabia o que fazer da história e encheu de astrologia e isso acabou não funcionando bem. Achei os 12 signos da Valentina bem melhor do que esse.

Karol 23/11/2021

Fiz meu mapa astral enquanto lia...
Bom... Este livro me lembrou muito os filmes mais antigos de comédia romântica, e eu sei porque muita gente não gostou tanto dele, embora eu tenha gostado.

Ele tem muita astrologia envolvida, a história é 100% com astrologia em todo momento, e não de um jeito superficial. Se o leitor não gostar desse assunto pode se decepcionar e tornar a leitura cansativa.

Meu eu adolescente amava signos e com o tempo fui perdendo o interesse, mas lendo o livro tudo voltou, fiz até meu mapa astral e acabei estudando um pouquinho sobre por se tratar de um assunto que me voltou o gosto.

Já tinha esse livro parado na estante mas não tinha lido ainda, com a série na Netflix fiquei com vontade de ler antes de assistir. A série adaptou algumas coisas do livro e foi feita baseada só na metade da história.

Se astrologia é um assunto que você goste, leia, dê uma oportunidade a Alice.
Su_rribeiro 23/11/2021minha estante
Eu assisti a série, achei divertida!

Karol 23/11/2021minha estante
O livro é bem mais engraçado, escutar os pensamentos da Alice faz toda a diferença kk

Su_rribeiro 23/11/2021minha estante
Imagino, a experiência da leitura é sempre mais rica!

de Paula 10/01/2022

Guia astrológico para mentes perturbadas e corações bons
Conseguir este livro foi uma saga! Ele não é mais reimpresso, inclusive, leva o selo antigo da Suma, não tendo o mesmo padrão (pelo menos dos livros do King) atual. Pesquisei em sebos e locais de compra de livro usado e achei por mais de trezentos reais. Por mais que eu quisesse ler, jamais pagaria isso tudo por esse título. Porém, graças a minha intuição de pisciana com ascendente em escorpião, entrei numa madrugada na Amazon e consegui garantir o meu exemplar, ficando muito feliz! Claro que meu interesse por esta obra se deu pela série italiana homônima na Netflix, ainda mais por esse mistério sobre a renovação para a segunda temporada, afinal, a primeira parou em Virgem. Como consegui o meu exemplar, realizei este desejo de saber como termina a história da Alice.

A libriana protagonista é uma mulher indecisa, engraçada, irônica, inteligente, brilhante e não tem ideia do efeito que causa. Alice está cansada de procurar pelo amor e nunca encontrar, pulando de relacionamento vazio em relacionamento vazio a fim de se sentir completa. Depois de uma noite de autodepreciação porque o ex-namorado de dois anos atrás engravidou e vai casar com a atual namorada. Ela não está mal porque ele vai casar, mas por fazê-lo antes dela. Em meio a crise, mal sabe ela o que as estrelas e planetas tem reservado, como um amigo, a astrologia e o verdadeiro amor. O que Alice precisa entender é o que precisa e quando vai alcançar.

É muito engraçado, tanto o enredo, as situações que a Alice se coloca e o bando de gente doida que está ao redor dela. Não tem como passar ileso sem dar boas gargalhadas com os diálogos malucos e até mesmo o vício dela em horóscopo e mapa astral. Tudo entra em xeque, porém, quando ela descobre o verdadeiro horário de nascimento, tudo o que ela acreditava ser e reger sua vida era uma enganação. Isso impulsiona a grande transformação na sua vida e prova que a astrologia pode ajudar, mas a vida não se resume a isso.

É um clichê romântico com pitadas de termos astrológicos, referências a livros e filmes, com quentinho no coração. Mais do que história de amor entre um casal, é sobre o amor entre amigos, é sobre o amor próprio, sobre mudanças e esperança, assim como não se corromper no caminho, vivendo de forma autêntica.

Gostei muito da leitura, no entanto, o desenlace demora muito a acontecer e isso me incomodou. Tem suas diferenças para série o que não estraga a experiência, mas eu estava certa de achar que não vale trezentos reais. Se você tem esse livro na estante ou no leitor digital, leia e dê umas boas risadas, caso não, averigue se não vale só assistir a série, pelo menos até a Suma ou outro selo da Companhia das Letras (Paralela) republicar.
Beca 13/01/2022minha estante
Nossa, não sabia que ele era tão difícil de encontrar. Foi um super achado então, comprei por 10 reais.

de Paula 13/01/2022minha estante
Está uma loucura achá-lo agora, foi um achado mesmo ?

Carlise Paiva 11/02/2022minha estante
Achei com facilidade em formato digital. Cheguei através da série do Netflix e sinceramente não curti o desfecho do casal

de Paula 11/02/2022minha estante
@Carlise Paiva, também não gostei. Espero que a série deixe a história mais emocionante

Issaguedsants_ 15/11/2021

Então, o começo do livro é perfeito, mas depois a protagonista começa a ficar muito obcecada com signos. A metade do livro é signo isso e signo aquilo. ?Mas larissa você leu o nome do livro mulher?? Li sim, mas a protagonista fica obcecado em signos, e julga todos por seus signos e fica nisso até uns três capítulos finais do livro. Poderia ter mais coisas, o livro contém informações bem legais sobre os signos que de fato eu nem sabia ?não que eu acredite?, mas talvez seja do meu gosto mesmo, por exemplo, acho que talvez pessoas que sejam mais ligadas sobre o assunto devam gostar mais e entender à personagem melhor certo?. Tirando essa parte cheia dos signos temos a escrita perfeitinha da autora, eu sempre foco na escrita e na fluidez da leitura, apesar da metade do livro ser só sobre ?julgamento dos signos dos outros kkkk? eu gostei da escrita e estou com um outro livro da autora para ler em minha listinha.