Brasil: Nunca Mais

James Wright

Resenhas - Brasil: Nunca Mais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jeff_Rodrigo 02/04/2024

"Temos ódio à Ditadura! Ódio e Nojo!"
Relatos sinistros das práticas de violência e tortura praticadas pelos agentes da Ditadura Militar de 1964-1985. Relatos ricos de detalhes, tanto daqueles que procuraram pelos seus, quanto daqueles que sobreviveram.

Se você ler esse livro e não sentir ódio dos algozes, que pela defesa da burguesia da pátria fizeram o que fizeram, é porque perdeu todo o senso de civilidade. Se não sentir nojo, é porque já perdeu a própria humanidade.
AliJu 02/04/2024minha estante
Isso mesmo! Sem memória, não há futuro!

Amanda Guelso 14/03/2024

Livro mais do que essencial para quem quiser compreender como a tortura era sim algo institucionalizado no período da ditadura militar. O trabalho de pesquisa realizado pelos colaboradores do projeto é de extrema importância histórica, visto que tal período não pode cair no esquecimento. A sociedade brasileira precisa conhecer esse passado recente e entender a importância de fortalecimento da nossa democracia. Ditadura nunca mais!

Maaria_ 26/02/2024

É preciso lembrar para que a história não se repita
Não vou mentir, pulei muitas partes do livro porque os relatos eram muito pesados. Não é fácil ler e saber que tudo isso aconteceu no nosso país e o pior de tudo é que não tem tanto tempo assim que a ditadura se encerrou.
?Não basta refletir, obter maior clareza e falar. É preciso agir. Esta não deixou de ser a hora da ?palavra?, mas tornou-se, com dramática urgência a hora da ?ação??
Helô Kleine 26/02/2024minha estante
Encerrou, mas vivemos na sombra de um retorno.

EvaíOliveira 01/02/2024

Publicado em 1985, este livro resume a pesquisa "BRASIL: NUNCA MAIS" iniciada em março de 1979 como uma investigação sigilosa no campo dos Direitos Humanos sob a Ditadura. Um grupo de especialistas dedicou-se durante 8 anos a reunir cópias de mais de 700 processos políticos que tramitaram pela Justiça Militar, entre abril de 64 e março de 79. Um relato doloroso da repressão e tortura que se abateram sobre o Brasil.

Cecí 12/01/2024

"A verdade é filha do tempo, não dá autoridade".
Registro essencial pra quem quer entender a real dimensão das arbitrariedades do regime militar e do tamanho do aparato criado pra manter essa elite no poder. Sensível, brutal e imprescindível.

najuliass 25/11/2023

"Imagine o senhor a situação psicológica, e quem sabe física, de quem chega ao ponto de se declarar-se assassino, sem o ser!"

Igor.Costa 06/08/2023

É preciso manter viva a história
Por mais degradante, perversa, macabra, ou quaisquer outros adjetivos que venham a descrever a história, é preciso mantê-la viva para que jamais nos esqueçamos das atrocidades que somos capazes de cometer.
O ser humano não evolui simplesmente por que o tempo passou, nossos avanços precisam ser registrados. Somos capazes de repetir tudo mais uma vez caso não estejamos cientes das implicações.
Todos os registros à cerca das torturas nos ensinou que essa prática destrói os envolvidos. O livro é extremamente doloroso, e demonstra mais uma vez que ao fechar os olhos para a história somos capazes de repetir o que se tem de pior. Como Marx no século XIX analisava que a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa, seguimos nesse ciclo de desespero.
Sob a égide das farsas das políticas estadunidenses, principalmente no que se refere à política externa, nos fizemos passar por mais um período humilhante, deletério dos seres humanos.
Estamos em 2023, mas tentamos renascer em 1988, e fomos mal paridos. Não fomos capazes ainda de nos livrarmos de todas as desgraças produzidas nos 21 anos de Ditadura Empresarial Militar instituída no Brasil pelo golpe Militar de 1964 com financiamento e operação de apoio dos Estados Unidos. Criamos verdadeiros monstros ao aderirmos à monstros imaginários estadunidenses. Realizamos atrocidades e não fomos capazes de entender, responsabilizar os culpados, e adotar políticas educacionais para evitar repetir.
Cada mulher ou homem exposto nesse livro às mais diversas torturas, representa o sofrimento de toda a humanidade.
A leitura precisa ser atenta, ela é visceral, mas necessária. Entender que ainda que de um criminoso torturado se extraía a verdade, o mérito é da violência não da inteligência. Mas que fique claro, nem mesmo um criminoso deve receberão tratamento, pois ali está um ser humano, há uma história naquela pessoa e deve ser considerada. Ao se aventurar na desgraça da tortura, torna-se o torturador um criminoso.

Carol 29/06/2023

Com toda a certeza um dos documentos mais importantes (e um dos primeiros) sobre o terror que o Estado brasileiro propagou durante a Ditadura Militar. Em diversos momentos tive que parar a leitura pois era difícil digerir o que estava lendo e ficava ainda mais perturbada ao pensar que esse livro é somente um pequeno recorte do que aconteceu.

Ditadura nunca mais.

Laila 24/05/2023

Esse livro é um resumo de uma extensa pesquisa chamada "Brasil: Nunca Mais", a qual aborda a ditadura militar, desde as bases para a instalação desse período, suas ações e configurações de forma profunda até suas consequências.
Extremamente tocante, revoltante, angustante e necessário para que nunca mais isso se repita!

Alessandra.Stanki 28/04/2023

"Brasil: nunca mais" é um livro que denuncia as violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar no Brasil, apresentando casos de tortura, desaparecimentos e execuções sumárias. O livro teve grande impacto na história do país e contribuiu para a redemocratização. É um livro bom, porém, houve muitas partes onde eu não entendia ou simplesmente esquecia o significado das muitas siglas que aparecem no livrokkk
lulu63 17/05/2023minha estante
leu onde?? vai me emprestar

Alessandra.Stanki 18/05/2023minha estante
peguei na biblioteca do colégio cat

Thaina_______ 03/04/2023

Leitura obrigatória para conhecer seu país
Que livro mais difícil de se ler. Entala na garganta porque além de todas as barbáries marradas que te embrulham o estômago, te revolta muito saber que não houve justiça. Que o Brasil é o único país da América Latina que não prendeu um torturador sequer. Que esses monstros vivem ainda entre nós, que procriaram e transmitiram seu legado podre e perverso. Que em pleno século XXI apoiadores dessas monstruosidades chegaram e estão no poder. ?Um país que não conhece sua história está fadado a repetí-la? é a mais pura verdade e me assombra. Livros como esses deveriam ser distribuídos nas escolas, discutidos nas salas de aulas, desde crianças os brasileiros devem conhecer a história repugnante do nosso país e aprenderem a ter aversão a isso, aprenderem a JAMAIS deixar ela se repetir. Milhares de mortos, centenas de desaparecidos até hoje, um sem número de crimes cometidos e nenhuma justiça aplicada. Brasil, o país da impunidade desde sempre.

lettuce.leticia.lettuce 12/01/2023

Livro obrigatório
Leitura obrigatória para se compreender os padrões da opressão ditatorial no país. Sou historiadora, mestre em história política e atualmente faço doutorado em história política, e em todo esse tempo de academia, esse livro esteve comigo em absolutamente todos os meus momentos de escrita, uma vez que estudo política na ditadura de 64. Sério. Leiam. Didático. E triste. Muito triste.

Jpost 11/01/2023

Perturbador e elucidativo para os tempos atuais
Qualquer mané que clame por intervenção militar deveria ler esse livro. Um conjunto de documentos e arquivos que mostram o pior da ditadura militar e como esse regime foi cruel.
Desde o aparato jurídico até a tortura, é possível entender como foi estruturada essa marca escura da nossa história.

Jessica.Soares 02/01/2023

E ainda tem gente implorando por intervenção militar
Esse livro é pesado e denso. Nele estudamos todo o passado intervencionista do exército na política brasileira, as fases da ditadura, os principais alvos da repressão e os crimes contra a humanidade cometidos nessa época, principalmente a tortura, com relatos chocantes.
É necessário para entender o passado de nosso país e para lembrarmos de sempre lutarmos pela democracia e pelos direitos humanos.

Maria.Jaqueline 02/09/2022

Necessário
Foi o primeiro livro que li, no ano de 2022, confesso que foi uma leitura muito difícil e por várias vezes "intragável"... Mas foi muito bom ter concluído, consolidou várias coisas que eu já tinha em mente.
Um fato curioso, esse livro era do meu pai, datado no ano de 1986, minha mãe ia joga-lo no lixo, e por sorte eu consegui evitar.
Por fim, quero encerrar com essa frase. DITADURA NUNCA MAIS! Viva a DEMOCRACIA. ????

1 | 2 | 3 | 4 | 5