Como se estivéssemos em palimpsesto de putas

Como se estivéssemos em palimpsesto de putas Elvira Vigna

Resenhas - Como Se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas

Leticia.Zloccowick 27/01/2019

Um livro sobre o íntimo das pessoas
Primeiro livro da Elvira Vigna que leio. Gostei muito. A escrita é maravilhosa, de um jeito diferente, como se fossem pensamentos, pulando de uma história a outra, conectados mas sem obedecer a nenhuma ordem. Mas o melhor é que a história é muito mais sobre o íntimo das pessoas do que pelas garotas de programa, presentes em todas elas. Muito bom!

Carla 10/09/2017

Dolorosamente despretencioso
Tudo se passa no Rio de Janeiro e é contada por uma narradora da qual não sabemos nome ou qualquer outra informação de sua vida, apenas temos a impressão de que era design e se achava amiga de João de quem ela conta a história. Através dessa narradora conhecemos as peripécias sexuais de João que parece um aficionado por prostitutas. João era casado com Lola e tinha um filho, mas esse não era um empecilho para suas inúmeras aventuras com prostitutas em suas viagens a negócios, mantendo assim uma vida dupla. Esse foi o último livro escrito por Elvira Vigna onde vai costurando as histórias de forma a analisar comportamentos e personalidades e como estes dois elementos influenciam nos relacionamentos que são apresentados e de alguma forma faz o leitor se sentir identificado pelas personagens e acabamos analisando nossos próprios relacionamentos e como reagimos a eles. Recomendo muito!

Pretti 31/03/2023

Sensacional
Gostei de tudo no livro: forma e conteúdo. A linguagem exige certa 'curva de aprendizagem' pra que a gente se acostume com ela, mas nada muito demorado. Depois disso, você percebe como é ritmada e ancorada na oralidade. A história também é interessante, com reviravoltas inesperadas e tudo muito bem amarrado. Gostei muito.

douglaseralldo 10/02/2017

10 Considerações sobre Como Se Estivéssemos Em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna, porque tem dessas coisas, sabe.
1 - Constantemente leitores perguntam-se as diferenças entre aquilo que é tido como literatura (ou alta literatura) ou mero entretenimento, literatura comercial, e por aí vai. Ler Como Se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas te dará um ótimo exemplo do que de fato podemos convencionar como literatura, numa obra em que linguagem e narrativa se coadunam numa literatura raramente vista sendo capaz de ressignificar com sua prosa lindamente escamoteada e sonora uma série de questões da natureza que tão somente uma escritora de enorme talento poderia proceder tal leitura da mundo;

2 - Neste romance, os elementos literários saltam desde sua narradora, uma voz que constrói seu próprio olhar a partir de uma pequena e densa teia de relacionamentos com compromisso literário assumido pela estética da antítese em que mescla fatos e suas próprias percepções do que foi ou do que pode ter sido, para jogar o leitor numa névoa de acontecimentos que a cada página ampliará a sensação de estar diante de um palimpsesto apagado muitas e muitas vezes, mas ainda assim com uma gigantesca e surpreendente carga de revelações;

3 - Com isso, a obra através deste olhar único, quiçá um dos mais elevantes da literatura atual, penetra com grande profundidade aspectos humanos que vão da sexualidade, os desejos, da fuga daquilo que se é, da própria competição masculina, as pressões sociais para que todos cumpram seus papeis determinados, além é claro, da carga pesada e dramática da ausência e da invisibilidade que no romance está presente o tempo todo...

(Veja as considerações completas no Blog)

site: http://www.listasliterarias.com/2017/02/10-consideracoes-sobre-como-se.html

Euler 07/09/2021

Um livro que me fisga por sua engenhosidade, por conseguir desvelar a escritura e o processo imaginativo que é contar/escrever sem que isso se torne teórico ou egoíco demais. Talvez porque a engenhosidade exista exatamente dentro da narrativa, no fato da personagem que conta a história criar e se apoderar da imaginação e das possibilidades subjetivas que tem, para seguir na narrativa. Como num jogo, vamos acompanhando o que ela cria a partir do que ouve, essa escuta que pra mim é tão preciosa para quem escreve e que é uma escuta de sons, de ver as coisas, de sentir o mundo. Sobre o enredo, temos a personagem que ao escutar as memórias de um homem de suas saída com prostitutas, complementa e melhora essas vivências, tornando algumas delas fantasiosas, e deslocadas do original. Ou seja, é o que fazem os escritores. A ironia é outro ponto muito forte, que se intensifica e melhora, inclusive na fase final do livro. Onde uma.personagem quase silenciada ganha grande destaque e como num espelho dessa narradora, se percebe como dona da história. É um texto com fragmentos saborosos e muito criativo, e o estilo próprio -que não consigo comparar com outro - também vale muito a pena??

Leo 26/10/2016

Primeiro livro da autora que li e gostei.

Olgen 31/07/2023

Chato, muito chato
O livro tem uma proposta profunda, mas mal trabalhada. Primeiramente pela escrita poética, linda nas primeiras páginas, que se torna rapidamente repetitiva e enfadonha. Depois, pelas personagens genéricas e, salvo uma, mal desenvolvidas.

Saí com a sessão de ter lido um rascunho, anotações de ideias que mereciam um carinho maior.

Jamille 06/01/2017

Bela surpresa
Foi o primeiro livro que li da autora. Gostei muito. O livro envolve temas que para muitas pessoas podem ter um teor polêmico, como prostituição, gênero e fidelidade. Gostei de como a autora conta a história, e sua escrita fez com que eu me animasse a ler futuramente mais livros de sua autoria. Vale a leitura!