Fabián e o caos

Resenhas - Fabián e o Caos

Tiago 13/12/2021

Pedro Juan coadjuvante
*4.5 estrelas

Pedro Juan Gutiérrez é um excelente contador de histórias. Especialmente quando não escreve sobre si mesmo. Não que desgoste do Pedro Juan personagem. Ele é machista? Sim. Homofóbico? Também. Pervertido? Certamente. Mas a forma como ele admite suas falhas de caráter e como por vezes subverte tais características com atitudes humanas e generosas o tornam um personagem altamente complexo e interessante. Mas aqui já numa terceira leitura após "Trilogia Suja de Havana" e "O Rei de Havana" a tendência é que tudo envolvendo Pedro Juan fique um pouco menos original.

Talvez por este motivo tenha gostado tanto de "Fabián e o Caos". Pedro Juan aqui é um coadjuvante. O primeiro capítulo que narra a história dos pais de Fabián é soberbo. Um controle narrativo, uma fluidez magnífica. E todos os capítulos envolvendo Fabián são interessantes, ousados. É um personagem complexo e muito bem construído. E ainda podemos vivenciar uma Cuba pré e pós revolução numa história super enxuta, mas que traz muitos pontos de reflexão.

Pedro Juan aqui escreve sobre sua juventude, o que diferencia um pouco da fase madura de sua vida em Trilogia e Rei de Havana. Ficaria perfeito se a relação dele com Fabián fosse um pouco mais contundente, coisa que não acontece. Apesar de haver pontos de interseção, por vezes há pouca fluidez entre os capítulos.

Na verdade o Pedro Juan personagem aqui não precisaria necessariamente existir. Mas esta é a marca do autor e eu o respeito por isso. De todo modo, "Fabián e o Caos" é um livro incrível.

Marcelo 11/01/2017

Pedro Juan em grande estilo
"Fabián e o Caos" é a síntese do que Pedro Juan Gutiérrez está lá. O texto escrachado ao estilo Bukowski; A Cuba afundando aos poucos com o bloqueio econômico; Os personagens marginais, depravados, desesperados. Tudo isso numa linguagem crua e direta.

É a poesia tirada das podridão e do caos.

Leituras do Sam 27/12/2016

O caos e a calmaria (nem tanto)
Pedro Juan Gutierrez construiu nesta pequena biografia dá sua vida e de Fabián um retrato de parte da história Cubana. Essa parte conta o lado daqueles que não se enquadravam na padronização requerida pelas forças revolucionárias.
Por motivos distintos, Pedro Juan e Fabián em sua juventude foram taxados de párias dá sociedade.o primeiro por ser o caos, vagabundo e o segundo, "Fabián se deu mal porque é veado"
Acompanhamos em meio ao caos de Pedro e a calmaria de Fabián os primeiros anos de implantação dos idéias socialista na ilha. E aos poucos vamos conhecendo os bastidores dá revolução, suas leis, as dificuldades econômicas, as adaptações que a população precisou fazer em suas vidas em todos os aspectos delas.
Uma narrativa poderosa, lúcida, crua e que me deixou com uma certeza, levará muitos anos pra entendermos o que aconteceu e o que acontece na República de Cuba.

@leiturasdosamm

Emanuell K. 18/05/2022

Uma Cuba que nos surpreende e nos amedronta
Segundo livro lido desse autor, é continua me parecendo incrível a forma como desconstrói uma ideia de Cuba idealizada por uns e horrorizados por outros. Reunindo desde a escatologia à arte, da pra sentir descrições intensas e comoventes, sem deixar de pegar o leitor desprevenido em alguns momentos. Sem contar que tem uma das passagens que mais bem marcadas ficaram na minha memória de leitor!
Recomendo!

Carol.Cuofano 22/01/2021

Caótico
O livro é bastante caótico, como o título diz. Ao acompanhar dois personagens: Fábian e Pedro Juan, dois personagens distintos que acabam se aproximando. Um é totalmente dependente de uma vida desregrada enquanto o outro é absolutamente sistemático. Nenhuma das duas personalidades se encaixa bem no novo regime cubano.
Não gostei da leitura.

Fe_h 22/06/2021

Podem-se analisar os discursos e documentos da época verificando as palavras que mais se repetem: dignidade, patriotismo, economia, pátria, sacrifício, igualdade, coragem, aplicação da ciência e da técnica, produtividade, entrega, heroísmo, internacionalismo. Toda a minha geração se entregou de corpo e alma à grande e heróica tarefa de construir o socialismo." ?
??????
O livro se passa em Cuba durante a transição para revolução, conhecemos o país dessa época por dois pontos de vistas bem diferentes, Pedro Juan um boêmio que leva uma vida caótica e Fábian, filho de imigrantes espanhóis, pianista e homossexual.
A história de Fábian foi o que me fez continuar a leitura até o final, a profundidade do personagem e o sentimento de solidão nos impacta logo no começo, por ser homossexual Fábian passa a viver à margem da sociedade. As histórias dos personagens se entrelaçam pois os dois são considerados portadores de "desvios ideológicos" perante o Estado.
O autor esclarece que Pedro Juan foi inspirado nele mesmo e Fábian em um amigo muito próximo. A leitura é incômoda e muito forte, mostrando a luta dos personagens pela sobrevivência.
O contexto histórico também é bem impactante, acompanhamos as mudanças de um país que estava em desenvolvimento e que com a revolução, grande parte da população, se viu pobre e sem apoio.

Ve Domingues 17/06/2021

O livro é um soco no estômago. A história é instigante, mas extremamente trágica. Recomendo muito a leitura.

Matheus Silveira 16/01/2021

Fabián e o Caos
"Cuba, anos 60. Em um momento de turbulência política, o acaso une dois rapazes que absolutamente não têm nada em comum". É com este cenário que Pedro Juan Gutiérrez nos introduz ao mundo de 'Fabián e o Caos', sua obra lançada em 2015. Ao longo das páginas do livro, conhecemos com maior destaque quatro histórias de vida: Lúcia e Felipe, um casal de Madrid que, ao viajar para a cidade cubana de Matanzas, buscavam uma vida melhor; Fabián, único filho do casal, jovem talentoso e que desde cedo começa a descobrir melhor sua sexualidade; e Pedro Juan (referências à vida do autor?), seu colega de classe na escola secundária.
Embora outros personagens surjam ao longo do enredo, a história acaba focando em como os quatro personagens atravessam o contexto histórico que Gutiérrez nos apresenta enquanto plano de fundo: a Cuba anos antes e anos após a Revolução Socialista. Interessante notar como, mesmo com poucos momentos nos quais explicitamente os fatos internacionalmente conhecidos do período sejam expostos, as mudanças econômicas, políticas, culturais e ideológicas estão presentes em praticamente todas as páginas; desde quais livros são permitidos nas escolas até quais comportamentos são considerados 'desviantes do ideal revolucionário'.
Uma das partes que mais me chamou atenção foi justamente a urgência necessidade de transformar o país: em questão de dias, pessoas perdiam seus negócios, propriedades e economias construídas durante uma vida inteira. O grande êxodo nesse período é bem retratado, bem como as consequências (inclusive de saúde mental) da população que não possuía capacidades para sair do país.
O livro trabalha fortemente com a realidade do período, em momentos, como se cada personagem sentasse com o leitor para lhe contar sua própria história, em outros, como se a Gutiérrez tivesse sido guardada a confiança em manter tais lembranças. Aos que forem ler, é necessário ter em consciência tanto diversas passagens que retratam violência (em especial contra os animais) além de representações explícitas da sexualidade humana. Mesmo assim, a linguagem direta e a excelente associação de ideias por parte do autor torna a leitura relativamente fluida (nota pessoal: li o livro em um dia pois não conseguia parar enquanto não conhecesse quais seriam os desfechos dos personagens).
Por fim, recomendo 'Fabián e o Caos' para todas as pessoas que buscam a partir da literatura mergulhar em quase três décadas da história de Cuba, assim como para todas as pessoas que queiram sair de sua zona de conforto literárias. Como primeiro contato ao catálogo de Pedro Juan Gutiérrez, foi uma excelente introdução. Já estou animado em conhecer mais de suas obras!.

site: https://www.instagram.com/voltaaoslivros/

Felipe 03/06/2020

A vida de Fabián é brutal. Ambientada na transição da revolução cubana e durante a mesma, mostra como alguns grupos considerados com "desvio ideológico" eram marginalizados pelo regime. É isso que une Fabián e o próprio Pedro Juan, que se conhecem na adolescência e se reencontram em uma fábrica de enlatados. O apreço pela música, delicadeza e invisibilidade de Fabián, contrastam com a vida ao extremo e desapegada de Pedro Juan, mas que são tratados como iguais pelo regime cubano por serem más influências para a ordem social imposta.
Considero a casa onde Fabián vive, uma representação física do que ocorre no interior do personagem, visto que a decadência da casa é acompanhada pelos sentimentos dele.
Um dos melhores livros já lidos. Recomendadíssimo!

Fabrício Goulart 08/01/2017

O duro início do regime cubano
"Fabián e o Caos" apresenta muitos dramas. E os principais estão ligados ao regime cubano - ao qual o autor faz muitas críticas bem pouco veladas. É uma obra que não relata a Cuba ,de agora, mais aberta ao mundo, mas se concentra na ilha do passado - que resultou, obviamente, no que se vive hoje.
É muito interessante a ótica do autor. Normalmente se aborda os anos 60 e 70 - o auge da Guerra Fria - pelo lado da luta. Um período de forte idealismo, em que se busca estruturar um regime, apesar dos desafios impostos pelo resto do mundo. Ou então pela visão dos que desejam fugir do sistema em direção a Miami.
Pedro Juan Gutiérrez mostra uma terceira via: a resistência. A luta daqueles que sofrem com a miséria e os desmandos do regime de Fidel Castro - e que não estão envolvidos com comunismo ou capitalismo. É uma obra crua, que tal como a passagem no abatedouro, está despida de romantismo.
As coisas não se resumem a apoiadores ou desertores. Há muitas vítimas e dores em meio à guerra ideológica e o autor traz isso com uma emocionante narrativa. Mais do que um romance, um livro para entender também a política da ilha caribenha.

Na Literatura Selvagem 19/11/2016

Uma Cuba efervescente como palco de uma amizade improvável... Fabián e o caos, de Pedro Juan Gutiérrez
Pedro Juan Gutiérrez é um dos nomes mais benquistos em meu Acervo Particular... Ler algo que ele escreve é como acariciar uma bomba prestes a explodir. Choca, perturba e me deixa inquieta. Sempre. E pra ser bem sincera, adoro a sensação...

Sobre Fabián e o caos, sua mais recente obra publicada pelo Selo Alfaguara da Companhia das Letras, preciso dizer algo: dilacerante. Me senti em pedaços, juntando cacos de vidro entre lençóis, ao concluir suas quase 200 páginas...

Fabián desde muito cedo aprendeu que ser o que desejava poderia lhe trazer problemas. Não apenas pela sua orientação sexual: um gay na década de 1960 numa cuba revolucionária, como pelo fato de adorar tocar piano, chegando a ganhar uns trocados durante o auge do regime político cubano. Herdou essa paixão e vigor pelo instrumento devido à sua mãe que o pariu tardiamente, com mais de 50 anos, para assombro de seu marido que nunca desejou filhos pois o gasto seria demais, e ele vivia de contar moedas, e nunca gastar: um típico sovina. Mas a revolução veio e confiscou seus bens...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/11/uma-cuba-efervescente-como-palco-de-uma.html

Taynan Brandão 13/02/2022

Viva a América Latina
Eu já havia gostado da escrita nua e crua de Pedro Juan Gutiérrez em O rei de Havana e com esse livro ele provou que não dourar a pílula é uma fórmula que soma à narrativa.

Em Fabián e o Caos conhecemos dois rapazes nada parecidos ligados por um laço que não sei se poderíamos chamar de amizade. A Cuba na qual eles vivem é aquela pós-revolucionária que ninguém sabe o que é de verdade e muita gente gostaria de sair dela e naquele país (ou o que sobrou dele) os dois tentam se virar como pode para viver suas vidas cheias de sonhos e de dores.

Um livro maravilhoso e com um final surpreendente.

Poesia na Alma 05/08/2017

A caixa de pandora da revolução
Pedro Juan Gutiérrez esclarece que esse é um romance autobiográfico e que Pedro Juan é seu alter ego e Fábio um amigo íntimo, da adolescência, que detestava os pais e tinha obsessão pela música, o piano. O autor não poupa esforços em fazer com que a leitura seja um processo de imersão no que seria a caixa de pandora dos primeiros anos da revolução.

continue lendo - http://www.poesianaalma.com.br/2017/08/resenha-fabian-e-o-caos.html

Vinícius 06/12/2016

Pedro Juan Gutierrez é um baita autor. Já li todos seus livros publicados aqui e, tão logo soube desse lançamento, corri pra ter e ler mais uma de um dos meus autores favoritos. Infelizmente esse não é um puro sangue. O livro tem em alguns momentos o ritmo frenético que é peculiar à obra dele, mas é meio enrolado também. Longe de Trilogia ou Animal Tropical, aqui ele parece menos inspirado. Faltou o 'sangue nos olhos" do resto da carreira. As estrelas ficaram mais por conta do escritor que eh admiro do que exatamente pelo livro. Passava sem.
Junior 27/04/2020minha estante
ao contrário de vc eu nunca tinha lido nada dele e resolvi ler esse. fiquei com uma ótima impressão do trabalho do autor. o que me faz pensar que talvez eu não vá gostar de outras obras dele (?)