Fabián e o caos

Fabián e o caos Pedro Juan Gutiérrez

Resenhas - Fabián e o Caos

Vanessa.Vetritti 17/08/2023

A escrita do autor é bem marcante, incomoda em levantar alguns aspectos humanos e sociais que impactam demais ao longo da leitura

Marina 11/08/2023

O livro me despertou um interesse gigante em Cuba e casou com uma viagem que fiz ao país. Ao chegar lá foi incrível ver lugares e entender situações depois da leitura.
Dei nota 3, pois não gostei muito da história em si e achei um final meio sem sentido.
Vale a leitura para conhecer um pouco mais do país, sua história, suas pessoas e seus lugares.
Quero ler mais do autor.

Leonardo Lemes 13/11/2022

FABIÁN E O CAOS
Literatura cubana em uma história que prevalece o contraste entre duas personagens. O enredo trata da busca por autoafirmação e liberdade em um ambiente controlado e opressor, numa Cuba pós revolução. Dentro de uma tríade de condenação: família, religião e Estado, as personagens buscam o equilíbrio entre vitalidade e desespero, cada uma em sua própria jornada interna, já que possuem personalidades extremamente opostas, além da luta que partilham no âmbito social. É uma discussão sobre ideologias governamentais, sobre um duro regime que aprisiona a arte, a vida e a individualidade de seu povo. O enredo traz pautas como a fome, a violência, a moral social, o incentivo à homofobia pelo líder da nação, e sobre diversas tragédias. A narrativa é fluída e o autor mantém um controle estrutural excelente. Apesar da ambientação, as questões levantadas, muitas vezes, não diz respeito somente à sociedade cubana, mas a todas as nações. "Comecei a construir um mundo pessoal, afastado da grande corrente caótica em que o país se transformava: colecionava selos, lia muito, tentava ter alguma namorada, arranjei um violão velho, compunha boleros e me esforçava para tocar e cantar. E me masturbava cinco ou seis vezes por dia."

Emanuell K. 18/05/2022

Uma Cuba que nos surpreende e nos amedronta
Segundo livro lido desse autor, é continua me parecendo incrível a forma como desconstrói uma ideia de Cuba idealizada por uns e horrorizados por outros. Reunindo desde a escatologia à arte, da pra sentir descrições intensas e comoventes, sem deixar de pegar o leitor desprevenido em alguns momentos. Sem contar que tem uma das passagens que mais bem marcadas ficaram na minha memória de leitor!
Recomendo!

Taynan Brandão 13/02/2022

Viva a América Latina
Eu já havia gostado da escrita nua e crua de Pedro Juan Gutiérrez em O rei de Havana e com esse livro ele provou que não dourar a pílula é uma fórmula que soma à narrativa.

Em Fabián e o Caos conhecemos dois rapazes nada parecidos ligados por um laço que não sei se poderíamos chamar de amizade. A Cuba na qual eles vivem é aquela pós-revolucionária que ninguém sabe o que é de verdade e muita gente gostaria de sair dela e naquele país (ou o que sobrou dele) os dois tentam se virar como pode para viver suas vidas cheias de sonhos e de dores.

Um livro maravilhoso e com um final surpreendente.

Tiago 13/12/2021

Pedro Juan coadjuvante
*4.5 estrelas

Pedro Juan Gutiérrez é um excelente contador de histórias. Especialmente quando não escreve sobre si mesmo. Não que desgoste do Pedro Juan personagem. Ele é machista? Sim. Homofóbico? Também. Pervertido? Certamente. Mas a forma como ele admite suas falhas de caráter e como por vezes subverte tais características com atitudes humanas e generosas o tornam um personagem altamente complexo e interessante. Mas aqui já numa terceira leitura após "Trilogia Suja de Havana" e "O Rei de Havana" a tendência é que tudo envolvendo Pedro Juan fique um pouco menos original.

Talvez por este motivo tenha gostado tanto de "Fabián e o Caos". Pedro Juan aqui é um coadjuvante. O primeiro capítulo que narra a história dos pais de Fabián é soberbo. Um controle narrativo, uma fluidez magnífica. E todos os capítulos envolvendo Fabián são interessantes, ousados. É um personagem complexo e muito bem construído. E ainda podemos vivenciar uma Cuba pré e pós revolução numa história super enxuta, mas que traz muitos pontos de reflexão.

Pedro Juan aqui escreve sobre sua juventude, o que diferencia um pouco da fase madura de sua vida em Trilogia e Rei de Havana. Ficaria perfeito se a relação dele com Fabián fosse um pouco mais contundente, coisa que não acontece. Apesar de haver pontos de interseção, por vezes há pouca fluidez entre os capítulos.

Na verdade o Pedro Juan personagem aqui não precisaria necessariamente existir. Mas esta é a marca do autor e eu o respeito por isso. De todo modo, "Fabián e o Caos" é um livro incrível.

Lucas.Santos 18/11/2021

Eu amei toda a ambientação e o contexto de Cuba que esse livro trouxe. Os temas abordados são muito importantes. A homofobia incentivada por Fidel, a repressão da arte, a fome... e não só isso como também a "moral" da população, a questão dos imigrantes em Cuba. O lado mais podre e cru da revolução é escancarado aqui. O único problema que eu tive na leitura foi detestar o personagem que é autobiográfico kkkk Era o ponto de vista que menos me interessava e isso me dava nojo do autor em alguns momentos, mas acho que esse sentimento faz parte da leitura. Nojo.

mateushillebrand 27/08/2021

a leitura flui bem e os capítulos grandes me impediam de parar, o que fez com que eu lesse rápido. porém às vezes me sentia confuso e precisava me situar pra entender em que ponto da história eu estava.

por vezes o livro se utiliza do fluxo de pensamento pra mostrar a urgência e a angústia da situação.

no fim, senti que era um livro sobre tragédias.

da ditadura.
da mente.

Lú Ribeiro 02/07/2021

Revelador
Esse livro me sacudiu.
Muitos aspectos humanos e da história do mundo são abordados durante a leitura, nas entrelinhas...
Não diz respeito somente a Cuba.

Reflexivo.
Algo se transformou em mim
Sou uma outra pessoa após essa leitura.
Alê | @alexandrejjr 06/07/2021minha estante
Que fantástico saber isso, Lú! É exatamente isso o que eu espero de qualquer leitura que faço: não ser mais o mesmo ao final.

Fe_h 22/06/2021

Podem-se analisar os discursos e documentos da época verificando as palavras que mais se repetem: dignidade, patriotismo, economia, pátria, sacrifício, igualdade, coragem, aplicação da ciência e da técnica, produtividade, entrega, heroísmo, internacionalismo. Toda a minha geração se entregou de corpo e alma à grande e heróica tarefa de construir o socialismo." ?
??????
O livro se passa em Cuba durante a transição para revolução, conhecemos o país dessa época por dois pontos de vistas bem diferentes, Pedro Juan um boêmio que leva uma vida caótica e Fábian, filho de imigrantes espanhóis, pianista e homossexual.
A história de Fábian foi o que me fez continuar a leitura até o final, a profundidade do personagem e o sentimento de solidão nos impacta logo no começo, por ser homossexual Fábian passa a viver à margem da sociedade. As histórias dos personagens se entrelaçam pois os dois são considerados portadores de "desvios ideológicos" perante o Estado.
O autor esclarece que Pedro Juan foi inspirado nele mesmo e Fábian em um amigo muito próximo. A leitura é incômoda e muito forte, mostrando a luta dos personagens pela sobrevivência.
O contexto histórico também é bem impactante, acompanhamos as mudanças de um país que estava em desenvolvimento e que com a revolução, grande parte da população, se viu pobre e sem apoio.

Ve Domingues 17/06/2021

O livro é um soco no estômago. A história é instigante, mas extremamente trágica. Recomendo muito a leitura.

Sayuri 18/04/2021

Fábian e o caos mesmo
Nossa, desde a minha última atualização pensei que a história ia por um caminho, mas no fim o livro se atém mesmo à caracterização de cada personagem. A história de vida, as paixões, tudo numa cidadezinha pacata e que sofre as consequências da revolução cubana, mas sem entender direito seus motivos. É um livro bom pra ver o impacto da revolução na população e o quanto isso influenciou a mentalidades dos jovens daquela época.

Luciano 07/03/2021

Muito bom.
Uma boa surpresa. O livro retrata as dificuldades enfrentadas em Cuba durante a segunda metade do século passado e faz isso pelos olhos de dois personagens: Fabían, garoto tímido, gay e um pianista promissor; e Pedro Juan, sedutor, másculo e de tom perceptivelmente autobiográfico. Acho que este último aspecto foi o que me impediu de dar as 5 estrelas. Pedro Juan fica relatando suas proezas sexuais e dando biscoitos a si mesmo o tempo todo... Fabián, apesar de agir de maneira destestável em alguns momentos, me comoveu bastante.
Klaus Costa 07/03/2021minha estante

Obrigado pela dica! =D

Luciano 07/03/2021minha estante
:D

Bruno Gordiano 08/03/2021minha estante
Já leu O Rei de Havana? É muito bom. Recomendo.

Luciano 08/03/2021minha estante
ei, Bruno. ainda não, mas fiquei bem tentado a ler mais coisas do Gutiérrez dps deste. valeu pela dica!

Carol.Cuofano 22/01/2021

Caótico
O livro é bastante caótico, como o título diz. Ao acompanhar dois personagens: Fábian e Pedro Juan, dois personagens distintos que acabam se aproximando. Um é totalmente dependente de uma vida desregrada enquanto o outro é absolutamente sistemático. Nenhuma das duas personalidades se encaixa bem no novo regime cubano.
Não gostei da leitura.