Alerta Vermelho

Alerta Vermelho Bill Browder

Resenhas - Alerta Vermelho

Miriam 14/01/2024

Miriam Olivia impressões de Alerta Vermelho de Bill Browder
Hoje (2104/2023), após uma semana de grandes projetos e execuções, parei e terminei de ler o livro " Alerta Vermelho" de Bill Browder.

Esse é um livro que eu jamais escolheria, afinal, eu geralmente escolho romances. É o meu tipo

Entretanto, sou grata por esse livro ter chego a mim pela gentil indicação do @bathoryvonsade
Sair da minha "zona de conforto de leitura" valeu muito a pena nesse caso.

É um livro fácil de ler sobre um Homem e sua vida no mundo dos investimentos. O contexto é internacional, mas o enfoque é na Rússia.

Essa parte do "como funciona uma política internacional de investimentos" ou ainda "um capitalista investindo na Rússia" da espaço para uma sensível narrativa sobre pessoas.

Uma história sobre como as pessoas são, pensam e agem na Rússia, seus sofrimentos e marcas deixadas. Em paralelo a estrutura do governo, políticos e instituições.
Todos travando uma batalha em torno de um grande escândalo de corrupção. Essa situação, ao meu ver, não é o centro do livro.

O centro do livro é sobre o impacto que as instituições podem ter nas pessoas.

Não vou descrever mais do livro para não dar spoiler! É um livro incrível e emocionante!

Lucas 02/12/2023

Confesso que não esperava muito do livro porém bastante viciante.

O livro conta a história de um investidor que se tornou um dos maiores inimigos de Vladimir Putin, recomendo a leitura principalmente para quem gosta de investimentos.

Pedro.Luzzi 14/11/2023

O Rebelde Capitalista
A obra se inicia com o autor falando sobre a vida dele, tendo a família toda comunista, inclusive seu avô (se não estou enganado) era líder do partido comunista nos EUA.
Ele traz de forma bem coesa seu envolvimento no mundo de finanças, e depois o conflito com a Russia, que se desenrola para um atrito com Putin.
A história é legal, mas não me envolveu muito.

Rafael 24/10/2023

Da p aprender muito sobre a forma de pensar de um investidor, o dia a dia e as dificuldades enfrentadas no caminho. Muito rico de conteúdo. No final ele mostra uma boa reflexão que existe mais coisas além de investimentos e dinheiro. Essa era a missão que a vida escolheu p ele, não ele que escolheu. Ótimo livro, mas tem momentos q é meio devagar nos detalhes burocráticos sobre o caso magnitsky

João Fraga 17/06/2023

Bill Browder ?????
Fiquei impressionado com o que acontece na Russia. Adoro ler sobre geopolítica e esse livro me ensinou diversas coisas sobre a Russia e o Leste Europeu.

Alê Guimarães 30/12/2022

Uma relato sobre a corrupção na Rússia.
Esse livro me surpreendeu. O autor, de forma biográfica faz uma relato de suas experiências profissionais na Rússia de Putin e mostra todo o aparato sistêmico de corrupção e violação dos direitos humanos. Embora tenha lido Arquipélago Gulag e Contos de Kolima, acreditava que o horror da Justiça e do sistema desumano usado por lá tinha ficado no passado do Stalinismo da URSS. Ledo engano, pois o país parece ter conservado todos os horrores humanos daquele período. Ótima leitura.

João 26/10/2022

Relato visceral
Impressionante. A história nos prenderia apenas pela evolução profissional do autor, mas quando entram em campo ocorrencias absurdas na Russia, o relato fica impressionante.

Daniel Rolim 12/10/2022

A Rússia de hoje é o resultado do que acontece quando um país não tem instituições fortes, seja um legislativo, judiciário ou uma imprensa independentes. E é o resultado, também, de a economia ser baseada apenas na venda de gás e de petróleo, não incentivando a diversificação, concentrando os ganhos nos bolsos de pouquíssimos e fazendo com que o resto seja refém da ajuda estatal.
Assim, cabem dois questionamentos fundamentais:
- De que adianta ganhar tanto dinheiro sendo um petroestado, se ele vai para a aquisição de material bélico ou é desviado para os oligarcas comprarem iates e viverem fora da Rússia?
- Mesmo o estilo de vida ocidental e a política externa norte americana serem cobertos de defeitos, a melhor alternativa é o Estado totalitário (e criminoso) russo sob Putin e o Estado vigilante (e carcerário) chinês sob Xi?

Joshua Amaral 11/09/2022

Verdade?
Uma trajetória de sucesso de um investidor que soube escarafunchar negócios que o transformaram em um milionário, até aí tudo bem. Mas, do nada ele comecou a ser perseguido e tornou-se o inimigo número um do Kremlin. Tenho minhas dúvidas.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 13/01/2022

Alerta Vermelho, de Bill Browder
Alerta Vermelho, publicado pela Intrínseca, mostra como Bill Browder iniciou sua vida adulta como investidor de Wall Street cujos instintos o levaram para a Rússia logo após a queda da União Soviética, expôs casos chocantes de corrupção no país, e tornou-se inimigo número um de Putin. E por muito pouco não consegue escapar com vida.

O relato autobiográfico do jovem — rebelde — investidor na Wall Street nos surpreende pela narrativa dura, direta e, diga-se de passagem, comovente em diversos momentos que prende o leitor do início ao desfecho do livro.

Cotado para ser um negociador americano na Rússia, país que carrega uma tremenda aversão aos Estados Unidos, e, por conta de sua atuação frente à bolsa de valores, em Wall Street, se vê desbravando locais jamais frequentados.

A cultura russa é estritamente fria, se comparada à cultura americana. Tal aversão fez de Bill Browder, um guerreiro para trilhar o mercado russo, e ali conseguir avançar às regras imposta pelo governo, moldando-se para conseguir escalonar no mercado de ações do país governado pelo presidente ditador, Vladimir Putin.

Inegavelmente não conseguiria agir sem um advogado, ou consultor para lhe auxiliar nas negociações com os russos. Por isso, conta com a ajuda de Sergei Magnisky, advogado que ao longo de sua estadia no país gélido, tornou-se seu amigo, que o tornou o maior investidor estrangeiro na Rússia.

Todavia, não somente de transações de mercado, compõe o livro, mas também escancara um país que desdém dos direitos humanos e, através das ações de Bill para ajudar quem não é merecedor, o tornou um ativista em busca por justiça, declarando a importância de acreditar que a luta por direitos igualitários é importante, senão necessária.

Durante a narrativa impecável com diálogos objetivos, Bill mostra que os abusos ocorridos na Rússia ainda são de natureza grave, por isso, a aversão dos americanos ante ao país comandado pelo ex-agente do KGB no departamento exterior e chefe dos serviços secretos soviético e russo, KGB e FSB, respectivamente, Vladimir Putin.

Durante uma audiência em que Bill Bowder foi intimado, o próprio relata o assombroso cenário russo:

“Isso é a Rússia hoje. Um lugar em que mentiras estão acima de tudo. Um lugar em que dois mais dois ainda são cinco, em que preto ainda é branco e sim ainda é não. Um lugar em que condenações são uma certeza e os réus são sempre culpados. Isso é a Rússia hoje.”

Alerta Vermelho é um livro que prende pela clareza dos fatos, incomoda pelos acontecimentos brutais, porém, mostra que se mantivemos um país democrático, melhor será para os cidadãos que nele habitam, pois, terão o direito de ir e vir. Se expressar e fazer jus ao direito igualitário, diferente da ditadura da Rússia que mostra degradação contínua dos direitos humanos sob a governança de Putin. Um livro necessário.

site: https://bit.ly/iLPost2307

GIPA_RJ 27/11/2021

Imperdível
E pensar que este livro estava esquecido em minha estante , desde 2018 quando comecei a ler e me desinteressei .
Neste segundo olhar , encontrei um personagem admirável , o investidor inglês Bill Browder e sua saga por justiça pela morte de seu advogado russo Sergei MAGNITSKY , que testemunhou contra atos de corrupção na Rússia.
MAGNITSKY foi jogado nas prisões russas , que continuam funcionando como gulags soviéticos , torturado , privado de atendimento médico , espancado até a morte após meses.
Bill Browder lutou corajosa e incansavelmente pela aprovação da Lei MAGNITSKY nos Estados Unidos que bloqueia bens de corruptos russos no exterior.
Recebeu em troca toda a ira de Putin , que tenta até hoje vingar-se dele , sem sucesso.
Já li inúmeras histórias de russos que tentaram confrontar corajosamente o sistema corrupto russo e terminaram assassinados . Com Bill Browder , a história tem sido diferente , e por isso , vale a leitura.

Laís 04/07/2021

Surpreendente de verdade! Comecei a ler na curiosidade e quando percebi estava literalmente comendo as páginas, uma após a outra.
Gostaria que a justiça tivesse realmente sido feita nesse caso, mas ela é tão falha quanto os líderes que deveriam governar em nosso favor.
Angustiante, revoltante... certamente uma das melhores leituras do ano!
Ricardo 30/05/2023minha estante
Eu tenho pelo menos 20 livros novos para ler, mas comprei recentemente esse aqui. Devido ao contexto atual, creio que esse vai furar a minha fila de leitura.

Nadson Cauã 25/03/2021

(08/07/2020) - (27/07/2020)

Paulo Henrique 18/01/2021

Um livro que deveria ser filme.
Um livro de não ficção que poderia ser um filme de suspense, mostrando o lado cruel das ditaturas, do ser humano que brinca de ser Deus, onde o prazer está em destruir todos que pensam diferente. Nesse caso o escritor se opõe ao sistema, mas isso porque ele é de outro país e consegue abrigo, portanto pode lutar e ajudar a mudar a constituição de alguns países contra seu antigo algoz.

Leonardo Rocha 01/05/2020

Uma narrativa de denuncia
Não é de hoje que se ouve falar da URSS e mais precisamente da Rússia como um país que desrespeita totalmente os direitos civis e humanos. Bill, nascido em família cujo berço está alicerçado no comunismo como ideologia de vida, resolve contrariar o curso natural dos seus e opta por trilhar sua vida fundamentada no capitalismo. Depois de passar por alguns empregos buscando se encontrar com algo que o realizasse, descobre o prazer de sua profissão como gestor de um fundo financeiro sediado na Rússia. Num contexto recente de pós queda regime comunista, ele, de maneira astuta e inteligente, se vê lidando com diversos acontecimentos relacionados à política e pessoas públicas daquele país envolvidas em casos grosseiros de corrupção. Tudo acaba com o assassinato cruel, desumano e injusto de um advogado próximo à Bill, um tributarista que morreu escolhendo ser exemplo para os seus e para a população mundial ao defender sua posição na crença por uma justiça justa. Um homem ético, honesto, íntegro que morreu resistindo às privações e condições desumanas impostas pelo governo russo para obrigá-lo a fazer algo errado. Lutou até o último suspiro para defender a justiça. Bill é o resultado de todas as suas experiências e a partir dela escolhe viver a vida em busca da defesa dos direitos humanos se encontrando definitivamente. Uma história belíssima, repleta de detalhes não só no livro mas também dispostos na internet. Vale muito a pena ler essa obra.