Nerve

Nerve Jeanne Ryan

Resenhas - Never

BelaKreuz 23/06/2022

NERVE
Comprei o livro por estar 10 reais; eu vi o trailer do filme quando lançou, mas não sabia que era uma adaptação. E como se encaixa no tipo de livro perfeito para leitura rápida e entre sagas, comprei.

A história é muito legal! E a leitura realmente é bem leve e rápida. Tem um pouquinho de romance pra equilibrar com toda a ação, o que é ótimo. No final eu estava realmente tensa! Sem saber o que poderia ou não acontecer, assim como a personagem.
Só fica aqui a ressalva de que, por mais que eu tenha tentado não, acabei achando o clímax um pouco viajado demais; forçado.

Ainda assim, recomendaria a leitura. Gostosinha e divertida, e terminei louca para assistir a adaptação!

Emily.Medina 07/06/2022

Comprei o livro porque gostei do filme, pensei que talvez tivesse algo diferente na história, porém são idênticos.

Lud 30/05/2022

Prometeu muito e entregou quase nada
Confesso que li o livro porque vi o filme e gostei. A primeira coisa que estranhei é que filme e livro não tem NADA a ver, nem mesmo nos acontecimentos são parecidos. Mas isso já é culpa do filme que veio depois. Mas pra ser sincera, surpreendentemente eu prefiro o filme.
Pela sinopse o livro prometia uma história cheia de tensão e algo que te deixasse com o coração acelerado e cheio de adrenalina. Mas na verdade achei bem sem graça na maior parte do tempo e a ação na verdade me entediou. Não senti emoção quase nenhuma, não gostei nem desgostei de nenhum personagem, nada me fez ter alguma emoção ou reação realmente significativa ao longo da história.
Achei meio sem sentido o casal se conhecer e já ficar junto em poucas horas, não senti química e não teve desenvolvimento nenhum. O plot até que é bonzinho mas não é lá essas coisas e não gostei do final mas sou suspeita pra falar porque não gosto de final em aberto.
Em resumo, acho que o enredo tinha muito potencial mas não foi bem explorado e acabou não sendo o que prometeu.

iza 26/05/2022

reflexivo
não é o melhor livro que eu já li com certeza e parece muito uma fanfic em vários momentos, mas sem dúvida alguma é um livro muito reflexivo, provoca pensamentos e crítica a exposição a internet e a invasão de privacidade pela qual várias celebridades passam, não leria de novo mas não me arrependo de ter lido

emanuele 14/05/2022

Me surpreendi
Ok, esse livro estava parado na minha prateleira há uns 6 anos então resolvi pegar para ler e simplesmente amei.
Ele tem uma pegada meio "Jogos Vorazes" então para quem gostou do livro/filme é uma ótima recomendação!

cinnamon1 18/04/2022

Me fez refletir sobre o uso dos celulares na atualidade e como a pessoas estão sedentas por saber mais da vida de outra pessoa que elas acompanham em redes sociais e muitas vezes é uma vida falsa e artificial.

rani 18/04/2022

Muitas expectativas, era melhor eu ter segurado elas!
Estava bastante ansiosa e criando muita expectativa com esse livro. Eu gosto do filme e queria gostar mais ainda do livro, mas admito que prefiro o filme mesmo. Infelizmente minhas expectativas não foram supridas, o que é realmente uma pena. Acabei esperando algo maior, visto que tem todo um plot bem interessante.

Em questão de detalhes, surpresa, um enredo cheio de perigos, teve bastante até. Porém se eu for comparar, acabei não me envolvendo tanto assim, acho que mais pros capítulos finais, tinha coisas que me faziam pensar "no filme não era tanto assim" e sim, mudou praticamente tudo. Sinto como se o enredo tivesse sido mais trabalhado e bem mais desenvolvido no filme do que no livro que serviu de inspiração. Pelo que me lembro tudo teve um desfecho, só que aqui não vejo isso. Seria melhor se nesse livro tivesse um final bem fechado, não senti que precisava de um final em aberto. O que não tem em "grandes coisas", ele coloca em ideias, o jogo e seus desafios, apesar de ter tido uns(ou vários) com um teor sexual bem bizarro, é até mais bizarro do que os que eu estava esperando. Uma das únicas coisas que se igualam tanto no filme quanto no livro é a sensação de adrenalina, a química do Ian e da Vee e um pouco da amizade também(claro, na minha opinião).

Carol 17/03/2022

Decepção
O livro tem uma premissa muito boa, mas peca muito no desenvolvimento dos personagens, que aliás tem intenções bem duvidosas e estranhas.

Cássio F B 01/03/2022

"Os adolescentes vão se identificar"
É comum que, na contracapa de livros mais modernos, encontremos um pequeno resumo do enredo e alguns trechos de críticos que enalteceram a obra, incitando o leitor curioso a comprar esse produto. Na contracapa de Nerve, romance jovem adulto de Jeanne Ryan, o comentário que foi incluído para descrever as qualidades do texto consegue, involuntariamente, nos dizer tudo que precisamos saber sobre ele. O School Library Journal afirma que "Os adolescentes vão se identificar. Para fãs de Jogos Vorazes".

No fim, não importa a proposta única e o comentário surpreendentemente bom sobre como a cultura da internet nos fisga e nos isola, crítica que continua sendo atual, mesmo com o livro já completando sua primeira década de vida. O que realmente nos interessa é que Nerve é um romance para "os adolescentes" "se identificar", é um produto genético feito para apelar à grande massa de jovens que se sentiram abandonados na literatura depois do fim de Harry Potter, em 2007, incentivando milhares de escritores a tentarem alcançar um status similar a J.K Rowling criando suas próprias Young Adult Novels.
É justamente essa a desculpa usada para justificar a escrita básica, que não consegue aproveitar as forças da literatura como meio. É daí que vêm os personagens antipáticos e idiotas, a história de romance mal formulada e o péssimo ritmo seguido pela narrativa. Tudo isso culmina em um final insatisfatório, que mostra o desejo da autora em criar sua própria série de livros, bem no estilo de Jogos Vorazes. Após um contraste absurdo de expectativa e realidade, vemos que a vida dos personagens não mudou basicamente nada desde o começo, só que agora a protagonista é famosa e tem um namorado gostosão, que se une a ela na sua luta contra a grande corporação que fez tantas coisas ruins! Um cliffhanger barato que, como dá pra ver pelo histórico de publicação de Jeanne Ryan, não culminou em nada.

Eu pude tirar duas conclusões da minha leitura de Nerve, mas nenhuma delas realmente trata da crítica à internet e à quebra de privacidade que deu origem ao livro. A primeira é que o fim da saga Harry Potter fez mais mal que bem, porque milhares de novas obras genéricas para jovens surgiram na esperança de tomar seu lugar.
Já a segunda é que eu, um adolescente, não me identifiquei com o livro. Entretanto, quem sabe, esse livro simplesmente não seja pra mim, pois eu não sou um fã de Jogos Vorazes.

anevarr 25/02/2022

Apaixonada
Uma garota timida que participa de um jogo para provar, mais para si mesma do que para os outros, que pode sim sair da zona de conforto, que pode ser vista como alguém de verdade, e não só uma pessoa que sempre fica nas sombras dos outros.
Vee é carismática e determinada, conhece Ian que sinceramente é o amor da minha vida de tão fofo ???, ele desde o início mostra respeito e carinho por ela, o que aquece meu coração de maneira absurda.
Os dois como parceiros é incrível de se ver, pois pessoas que se conheceram ali, na hora, com uma conexão tão profunda é lindo, amo o companherismo que eles tem.
A história é incrível, eu sempre amei o filme e agora amo o livro também (apesar das histórias serem contadas de maneiras ben diferentes), nos trás certas reflexões sobre o uso do celular, sobre a alienação em coisas que as vezes nem reparamos...
Simplesmente um livro que deve ser lido e ter reconhecimento, ainda mais com o final que me deixou MUITO pensativa, pq eu gostaria muito de saber QUEM É, tanto que acho que nao vou dormir bem de tanto pensar em possibilidades.... ?

Davi594 22/02/2022

Surpreendente!
Acabei esse livro já tem uns 30 minutos, mas tava até agora sem conseguir raciocinar direito com tudo q aconteceu do meio p final.

Eu gostei bastante do enredo, mesmo a personagem principal tendo um jeito bem impulsivo eu achei legal o jeito como o desenvolvimento dela é construído ao longo do livro, e que as dificuldades que ela tinha são superadas no momento certo da história.

Eu achei que a autora deixou muito a desejar em certas coisas ao longo da história. Coisas que ela fez tanta questão de frisar e reforçar pra deixar o leitor com curiosidade mas que no final não teve tanta explicação como eu gostaria que tivesse.

Fiquei bem agoniado quando tava perto do final pq a história parecia não andar e só restava 50 páginas pra acabar, mas no fim acabou ?tudo bem?.

Sei que tem uma adaptação desse livro mas não sei se vou assistir já que dizem que mudaram bastante coisa no filme ?

danritos 18/02/2022

BOMBA
tempo perdido esse aqui, melhor acompanhar a história pelo filme. A história é chata e massiva apesar de básica e clichê

Luiza 16/02/2022

Livro fraco, com um romance mais fraco ainda.
De novo um livro que eu vinha com expectativas boas por ter gostado do filme e quebro a cara.
Se se pergunta se vale a pena, assista o filme.
Ge 16/02/2022minha estante
primeira vez q eu vejo alguém dizendo q o filme é melhor q o livro akakka