Cinco esquinas

Resenhas - Cinco Esquinas

1 | 2 | 3 | 4

Priscilla Teles 15/05/2022

Vargas e o Sexo Gluten Free do pão de queijo
Espero que alguém leia. O livro conta a história de dois casais héteros e ricos num contexto de ditadura e os escândalos e perigos que passam exatamente por serem pessoas de visibilidade social. Nesse meio termo, esses casais de amigos se imiscuem em uma relação de adultério que não gera consequência alguma.
Tem muita coisa errada com o livro, a primeira delas é: a visão do relacionamento entre Chabela e Marisa é nada mais do que um fetiche masculino que perpetua a visão machista da sexualidade feminina como brincadeira ou peripécia. A escrita do Vargas passa a visão de que elas não têm vontade própria ou se envolveram porque queriam, mas simplesmente por um arranjo secreto do acaso para explorar inocentemente uma intimidade feminina. Elas não se relacionam porque eventualmente gostam, mas como algo adjacente. É como se a pessoa um dia quisesse fazer um pão de queijo porque estava entediada, aí do nada ela faz pão de queijo às 3 da manhã sem propósito algum, sem vontade, mas como se fosse compulsório. é a melhor analogia que posso trazer. No começo vc pensa "ah, a pessoa calhou de fazer um pão de queijo porque estava com fome", mas depois ela passou a fazer isso e não se levou em conta se ela estava com fome ou se gostava, ela simplesmente passou a fazer isso compulsoriamente para alimentar a fome hipotética de outros.
Seres humanos reais em algum momento se envolvem emocionalmente e o custo emocional sempre entra na equação. Ainda que não fosse isso, não é realístico que um adultério não influa num casamento ou que não sejam pesadas as ações entre os personagens. Parece que as esposas estão ali, e o adultério entre elas, não implica nada na vida marital, como se fosse totalmente anódino e fetichizado, elas se encontram por pura diversão e não passa "de nada de mais". Tudo é arranjado para a inclusão de um terceiro personagem, como uma preparação para a entrada do homem na relação e aí é que passa a existir o conceito de desejo. O marido, por exemplo, fetichiza com a ideia, nada mais do que a comprovação de que esse relacionamento sexual é apenas um homoerotismo para o deleite próprio. É uma sexualização em prol de um imaginário masculino.
Pode-se aventar que o começo desse relacionamento não foi em prol, mas a continuação do histórico entre elas é totalmente anódino.
Priscilla Teles 15/05/2022minha estante
Eu não fiz uma análise de um ponto de vista feminista militante, foi porque achei muito irreal o que o vargas llosa fez. Se fosse um retrato de um casal de homens gays eu falaria a mesma coisa. Ou qualquer casal, a retratação da sexualidade humana tem que ser pesada para não cair em imaginário bobo e infantil. Especialmente alguns homens fazem com a sexualidade feminina, como se fosse uma algo não autônomo.

Danila 18/08/2022minha estante
Priscilla, estou bem no começo do livro e essa relação entre elas está me incomodando profundamente exatamente pelo mesmo motivo!! Me parece irreal, demostra apenas o fetiche masculino de como duas mulheres amigas agem quando estão sozinhas....

Michel Pinto Costa 31/12/2022minha estante
Pra falar a verdade a relação das duas pouco me interessou. A parte política/criminal foi mais interessante.
No entanto, sexualidade e desejos são pessoais, numa sociedade reprimida, creio que a 'brincadeira' das duas não esteja fora do contexto.

Nat 28/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro já começa com cenas bem calientes entre duas amigas, só para dar o tom de um livro do Llosa. No entanto, há mais nessa história. Um jornalista sensacionalista, que vive de chantagens, morre após publicar fotos comprometedoras de um empresário. O livro segue entre cenas de sexo e o desvendar dessa morte, retratando uma sociedade cheia de corrupção e terrorismo. Gostei bastante!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Leandro190 26/11/2022

América Latina
Poucos escrevem como Llosa, poucos retratam tão bem aquilo que está além das aparências da sociedade latino americana. Sexo, poder, corrupções, traições, Llosa não economiza nos detalhes, o que deixa a trama sensacional. Muito interessante também como ele mostra o papel do jornalismo nesse livro, já havia visto algo parecido em "Pantaleão e as Visitadoras", parece ser um assunto que o incomoda muito a forma como, muitas vezes, se usa o poder das informações. Gostei bastante desse livro, mas se for escolher um único livro dele para ler há obras mais relevantes como "Conversas no Catedral", por exemplo. É um autor que vale a pena conhecer.

Vitor 28/02/2023

Interessante
"Cinco Esquinas" é uma obra que traz muitos elementos da história e da sociedade peruana do início dos anos 90, período marcado pela transição democrática e pelos desafios políticos e sociais que o país enfrentava. A trama é uma mistura de suspense, política e relações pessoais, e repleta de fofoca. Além disso, o livro traz reflexões importantes sobre a ética no jornalismo sensacionalista e o papel da imprensa na sociedade.

Higor 22/01/2017

'Lendo Nobel': sobre a ponta de um iceberg
A mais recente história de Llosa, ‘Cinco Esquinas’, recebeu enxurradas de críticas por ser considerado um livro vazio e algo que não estava à altura da vasta e honrosa obra do autor, com romances inesquecíveis e ensaios de clássicos consagrados. Verdade seja dita: quando o leitor gosta de um autor, sempre espera que ele escreva algo tão bom ou melhor que sua obra-prima, não sendo 'permitido' pelos fãs que ele escreva livros menos elaborados.

Desde ‘Travessuras da menina má’, (obra-prima de Llosa, que impulsionou, inclusive, o retorno dos livros do autor no Brasil, antes do Nobel), o descontentamento é grande. Três livros foram lançados depois, e com pouco entusiasmo por leitores que o acompanham, onde dizem que seus livros não são ‘grandes’, como antigamente.

‘Cinco esquinas’ funcionou, ao menos para mim, mais como um livro para pesquisa posterior sobre o contexto histórico do país que um suspense propriamente dito, daqueles que eu não conseguiria largar, apesar da leitura rápida. A vida dos casais de amigos, empresários em Lima, é sim interessante, assim como a catástrofe que os assola. Um jornalista sensacionalista tem fotos comprometedoras de Henrique, o que pode levar a ruína seu império. Tudo pincelado com um contexto histórico real.

O Peru dos anos 80 sofria na mão de Alberto Fujimori, reconhecido ditador que, sobretudo, violou de maneira impiedosa os direitos humanos, principalmente de mulheres. O que temos em ‘Cinco esquinas’, no caso, é a ponta do iceberg. Llosa aborda a sujeira de Fujimori através da mídia sensacionalista, a imprensa marrom. O Estado calando homens fortes e aparentemente indestrutíveis de maneira vergonhosa.

Henrique, chantageado, se vê obrigado a sustentar uma empresa pertencente ao presidente, pois, caso, contrário, o pior acontece. E daí uma sucessão de fatos impressionantes, mas esperadas, acontece. Fatos corriqueiros não somente no Peru, mas em qualquer lugar do mundo, sem citar o próprio sensacionalismo injetado na programação televisiva brasileira.

O que causou a frustração dos leitores é justamente essa, o aparente plot incrível, mas que foi pouco aproveitado; um iceberg inteiro disponível, mas que foi utilidade quase nada de sua massa. Sim, convenhamos que há, sim, cenas demais de sexo, e elas não acrescentam em nada a história, mas a grande impressão que ficou foi a de que, quando estão lendo um livro, os leitores se esquecem de quem o está redigindo. Esquecem o contexto histórico, as motivações e inspirações para que tal história pudesse ter saído da mente e colocada no papel.

Esquecem-se, ou talvez nem saibam, que Llosa foi candidato a Presidência da República do Peru, sendo derrotado pelo próprio Fujimori. Eventos importantes e desconfortáveis para o nosso autor, não? Como já dito, ‘Cinco Esquinas’ é apenas a ponta de um imenso iceberg. Conhecido pelos mais atentos; ignorado pelos leigos, mas que Llosa talvez não queira mexer tanto, quem sabe para evitar danos maiores, e irreparáveis. Logo, ‘Cinco Esquinas’, tal como está, basta; para ele, não para os leitores.

Este livro faz parte do projeto 'Lendo Nobel'. Mais em:

site: leiturasedesafios.blogspot.com

luizguilherme.puga 09/10/2021

O livro tem como pano de fundo os anos Fujimori no Peru. Com estrutura simples e narrativa fluída, temos um poderoso empresário caindo numa armadilha. Fotos comprometedoras são publicadas em revista da imprensa marrom e a chantagemcomeça. A partir daí as peças vão formando o painel que é o livro. E assim temos o lado político-criminal, o lado pessoal dos muitos personagens direta e indiretamente envolvidos, o entrelaçamento das histórias e as possíveis soluções. O leitor, tomado de ansiedade e expectativa à medida que avança no enredo, acaba tragado pela história que é previsível e as vezes apelativa, mas não deixa de ser uma interessante experiência.
Ricardo.Bins 27/10/2022minha estante
Oi Luiz. O que achaste previsível já estória?

@blogcoisasdepaloma 18/05/2020

Vargas Llosa sempre arrasa!
A princípio eu tentei fazer a leitura de A festa do bode, considerado a melhor obra do escritor peruano Mario Vargas Llosa, mas a narrativa é complexa demais para esta leitora não tão experiente no meio político, então me recomendaram começar por este livro mais recente, publicado em 2016, para ter um primeiro contato e me acostumar com a escrita do autor.

Deu certo. Li Cinco Esquinas em apenas duas tardes!

O livro começa com uma cena erótica, na qual duas amigas dormem juntas já que a visitante não podia voltar para casa após o toque de recolher. Marisa e Chabela são amigas há muito tempo e ambas têm maridos adoráveis, e naquela noite enquanto dormiam, Marisa sentiu uma atração física muito forte pela amiga e a beijou, em seguida as duas fazem amor. A partir disso, as mulheres passam a se encontrar escondidas, temendo o que os maridos pensariam dessa atitude.

Nisso, o marido de Chabela recebe em seu escritório o jornalista Rolando, que leva fotografias comprometedoras do rapaz, um segredo que não tem a ver com o relacionamento secreto de sua mulher, mas é algo que destruiria sua carreira. Portanto, o homem tem um problema para resolver o quanto antes.

E, o jornalista Rolando Garro tem uma estagiária, apelidada de baixinha, que o ajuda mesmo quando tudo vai de mal a pior. No entanto, há um amadurecimento enorme desta personagem, que nos surpreende muito no final da história.

O livro tem capítulos narrados por Marisa, outros por Quique, marido de Chabela, outros capítulos por Rolando e alguns pela Baixinha também e, uma das coisas que eu achei mais interessante, é que em determinado momento, o autor narra quatro cenas diferentes no mesmo capítulo, cujo cada parágrafo é um trecho da cena que cada personagem está vivenciando naquele instante.

Além disso, gostei do livro porque aborda vários hábitos e costumes da cultura peruana na década de 1990 e, eu nunca tinha lido algo a respeito. Este foi meu primeiro contato com a literatura latina americana, sem contar a literatura brasileira e, também, foi minha primeira leitura de 2019.

site: https://www.instagram.com/blogcoisasdepaloma/

Mariana 19/01/2020

um forasteiro depravado, um milionário emboscado e a bacanal de Chosica
Eu tô com um azar pra livro esse ano que só deus pai.

O título me chamou atenção por ser do Vargas Llosa - nunca tinha lido nada de literatura peruana - e porque a capa dessa edição da Alfaguara é lindíssima. Cinco Esquinas romanceia, dentro do contexto político da ditadura do peruano Fujimori (que existiu na vida real), sobre uma elite que sofre chantagem da mídia caluniadora.

"Todo o Peru poderia satisfazer sua curiosidade mórbida, seu apetite por bisbilhotice, o prazer imenso dos medíocres, a maioria da humanidade, ao saberem que os famosos, os respeitáveis, as celebridades, os decentes também estão feitos do mesmo barro imundo que todos os outros."

Ele vai nos contar sobre um escândalo que ocorre com um milionário da mineração no Peru, que foi chantageado para não ter a verdade sobre sua vida pessoal exposta. E nesse ínterim vai discutindo sobre como a mídia é manipulada, controlada pelo poder, pelos fortes. Só temas batidos que já estamos cansados de ouvir.

Eu imaginei erroneamente que pelo livro prosear sobre a relação entre duas mulheres em um meio elitizado e conservador ele teria algo de crítico e inovador. Mas no final só me pareceu que o autor era um homem qualquer fetichizando a relação homossexual entre duas moças bonitas, que por fim acaba por incluir o marido de uma delas. Praxe né.

O ritmo da história é gostoso de ler, confesso, tem um quê de thriller e de descobertas que te deixa ansiosa pela próxima página. Mas no geral explora pouquíssimo o contexto político para focar em uma subjetividade rasa da elite peruana (que é rasa não por ser elite, mas pelos personagens serem mal construídos) que se resume em fins de semana em Miami e almoços em restaurantes caros.

No final, é só isso. Um livro bonzinho de ler, que não te diz muita coisa, com temas batidos e personagens pobres. Entretenimento apenas.

Gisele567 06/01/2021

Cinco esquinas
O título da obra é o nome do um bairro de Lima, no Peru que é onde situa a história que tem como pano de fundo um relato da sociedade peruana, no final do seu regime de ditadura. Nesse cenário ocorre o desenrolar do romance, em meio ao erotismo, história policial e jornalismo marrom.

Queila 12/02/2022

O autor conseguiu juntar com maestria assuntos como: o cotidiano da vida, a vida política de um país, as mazelas de um povo e a diferença das classes sociais de maneira leve, envolvente e divertida. A leitura é bastante dinâmica.

Carolizons 15/07/2020

Livro aparenta ser bem despretensioso a partir do que é dito na orelha, mas me surpreendeu absurdamente! Há crimes, mistérios, cenas de sexo, bastidores políticos e jornalísticos, tudo amarrado de maneira envolvente. Recomendo

Michel Pinto Costa 31/12/2022

Esqueça o romance, o interessante é o crime
A livro tem como chamada principal que, durante a Ditadura de Alberto Fujimori, duas mulheres da alta sociedade peruana mantém um caso lésbico. Na verdade esse caso é apenas um apêndice na história que realmente importa.
Imprensa sensacionalista, corrupção, chantagem, tortura, morte e injustiça é a linha principal desse livro.
Um engenheiro é chantageado por um jornalista inescrupuloso e todo um emaranhado político criminal se desenha.

MarianaSATasca 18/07/2023

Curto, coloquial e bastante envolvente.
Há tempos crescia em mim a vontade de conhecer Vargas Llosa.

?Cinco esquinas? foi indicação do meu namorado ? um devorador de livros! rs ? como uma boa obra para se iniciar no autor. De fato, o livro é ótimo. Curto, coloquial e bastante envolvente.

Tendo o Peru de Fujimori como pano de fundo, conta o autor uma narrativa que é parte romance e parte thriller, mesclando os segredos reprováveis da alta sociedade peruana com a classe pobre, ambas fazendo o que podem para tocar o Poder, ainda que minimamente, na sociedade mais fofoqueira e corrupta da América Latina (adjetivos do próprio autor).

De um lado, vê-se as grades de ouro que o dinheiro e o poder podem construir; de outro, o que o jornalismo sensacionalista, única arma da casta inferior, pode destruir.

MCRA 05/03/2023

Bom suspense.
Cinco esquinas é um thriller ambientado no período anterior à queda de Fujimori, que governou o Peru de 1990 a 2000. A narrativa retrata dois casais da alta sociedade, jornalistas e políticos; todos envolvidos em um contexto de traições conjugais, mentiras, chantagens, jogos políticos, extorsões e escândalos. Llosa utiliza como tema principal do livro o financiamento do governo aos meios de comunicação, a fim de coagir empresários a apoiá-lo. Assim, acompanhamos a derrocada do empresário Enrique Cárdenas, um abastado engenheiro, que é chantageado pelo jornalista Rolando Garro, editor de uma revista sensacionalista sobre celebridades. Garro utiliza fotos de uma orgia na qual participou o engenheiro, para tentar alavancar sua revista, a Revelação. O livro tem um interessante clima de suspense, críticas ao contexto político da época, ao jornalismo sensacionalista e uma boa trama, mas é um Llosa menor, na minha opinião, que não se compara a grandes obras como Conversa na Catedral ou Travessuras da Menina Má.
Recomendo para quem se interessa por suspense, pois o livro cumpre bem o papel de envolver o leitor e instigá-lo.

drikamath29 30/03/2021

Interessante
O final do livro foi bem interessante. Llosa sempre com uma escrita maravilhosa.

1 | 2 | 3 | 4